15 de julho de 2010

ESTUDO REVELA QUE O RN TEM O SEGUNDO MENOR ÍNDICE DE POBREZA DO NORDESTE

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com segundo menor percentual de pessoas pobres. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que emitiu um balanço sobre a projeção da pobreza no Brasil nos últimos 14 anos.

Segundo o relatório, no RN a pobreza absoluta está abaixo da média do Nordeste, que é de 49,7%. A pobreza extrema também está abaixo da média do Nordeste, de 24,9%. No estado, a taxa de pobreza absoluta (quando o rendimento médio domiciliar per capita é de até meio salário mínimo mensal) passou de 63,8% em 1995 para 44,2% em 2008. A de pobreza extrema (quando o rendimento médio domiciliar per capita é de até um quarto de salário mínimo) passou de 34,3% para 20,2%.

Outro aspecto observado pelo levantamento do IPEA é a desigualdade de renda que apresentou queda e passou de 0,60 para 0,55 numa escala que varia de 0, quando não há desigualdade, a 1, quando a desigualdade é máxima. No Brasil, esse índice é de 0,54.

Entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta no Brasil. Na região nordeste, a taxa de pobreza absoluta caiu 28,8% e a taxa de pobreza extrema caiu 40,4%.

O demonstrativo do IPEA ainda prevê que o Brasil possa vir a superar a condição de pobreza extrema e reduzir a taxa de pobreza absoluta no ano de 2016.


DEPUTADO FELIPE MAIA VISITARÁ VÁRIAS CIDADES SERIDOENSES NESTE FINAL DE SEMANA

O deputado Felipe Maia (DEM) terá intensa agenda no Rio Grande do Norte neste final de semana. A começar na sexta-feira (16), em que participa da missa dos Mártires em Canguaretama. No sábado, o parlamentar vai à feirinha de Currais Novos e em seguida será recebido por amigos para um jantar em Parelhas. Já no domingo (18), Felipe Maia acompanha as comemorações da Festa do Agricultor nos municípios de Cruzeta e Ouro Branco. Por fim, o deputado encerra sua agenda de atividades em Japi, onde visitará lideranças locais.


AGONIA! PSF IV AINDA CONTINUA SEM MÉDICO; É A CARA DA ADMINISTRAÇÃO JOCIMAR DANTAS

Cada dia é decisivo para a saúde de Jardim do Seridó que amarga os efeitos da falta de capacidade administrativa da atual gestão pública, principalmente na área da saúde, já que os pacientes do PSF IV estão proibidos de adoecerem desde o mês de maio, e poderão perder o referido PFS, caso a secretária de saúde não arranje um médico que queira atender na equipe.

O PSF IV encontra-se sem médico desde o mês de maio, e até o momento não existe nenhuma comunicação de que a vaga será preenchida, pois os médicos parecem não quererem trabalhar no município, já que vários médicos já passaram pelos PSFs, mas rapidinho vão embora, o que poderá provocar o fechamento dos atendimentos no PSF IV, tendo em vista que o programa não poderá ficar sem um médico por mais de três meses, que os recursos serão automaticamente cortados pelo Ministério da Saúde.

Ademais, resta saber onde está sendo aplicado o recurso que é destinado a pagar os serviços do médico do referido PSF, pois até o momento, a poderosa secretária de saúde não divulgou nada a respeito do problema, nem muito menos o que está sendo feito para atender os pacientes daquela área, que certamente estão se valendo do Hospital Dr. Ruy Mariz.

Como não seria de se estranhar, caso a secretaria de saúde consiga um médico para preencher a vaga, vai ser um tal dos babões colocarem notícias como que seja uma grande ação da atual administração, esquecendo o sofrimento dos que procuram o referido serviço público e ficam ao Deus dará.

Esse é um dos grandes motivos das perseguições contra o “Blog Barra Pesada”, pois desde que a atual administração assumiu os destinos do município que a saúde está na UTI, mas que não aceita de forma alguma qualquer crítica, o que mostra além da falta de competência, a falta de humildade. Cadê as dezenas de médicos das passeatas durante a campanha política? Será que os pacientes terão que apelar pelas curas do prefeito? Cadê a eficiência da secretária de saúde? Quem será que o marido da secretária vai querer agredir agora? Mas a verdade tem que ser dita, doa a quem doer!


ACUSADOS PRESOS E SOLTOS EM SEGUIDA EM CAICÓ FAZEM PARTE DE PERIGOSA QUADRILHA

Os integrantes de uma das quadrilhas mais conhecidas do Brasil, os “Irmãos Ponath”, foram presos no município de Santana do Matos e, ao chegarem em Caicó, liberados por falta de informações. Os acusados, também conhecidos como “Caixeiros”, são praticamente os inventores do arrombamento de caixas eletrônicos.

Os irmãos Ponath são naturais de Joinvile, em Santa Cataria, mas, são conhecidos nacionalmente e têm passagem pela polícia em estados como Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Na madrugada desta quarta-feira (14), foram presos Jackson Luís Ponath e Idenildo Brito. Os dois são velhos conhecidos da polícia do Rio Grande do Norte, mas, passaram despercebidos pelos policiais de Caicó.

Jackson Ponath (confira mandado de prisão definitiva expedido pela 3ª Vara Criminal) havia sido preso no fim do ano passado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, juntamente com mais três pessoas, em Ponta Negra, acusados de arrombar caixas eletrônicos. Ontem, ele estava no município de Santana do Matos com Idenildo.


(foto: Quadrilha em ação na cidade de Jucurutu)

O delegado de Caicó, George Leão, contou à reportagem que a Polícia Militar de Santana do Matos recebeu denúncias de que dois homens teriam entrado no Banco do Brasil e colocado silicone nos caixas eletrônicos.


Com isso os policiais ficaram em campana e esperaram os criminosos voltarem. Mas, eles acabaram sendo detidos em uma blitz, pois não apresentaram documentos do carro”, conta o delegado.


Já em Caicó, o delegado George Leão afirma que na primeira consulta não foi constatada nenhuma irregularidade sobre os acusados. Apesar disso, ele reconheceu que na manhã de hoje, já com a dupla em liberdade, descobriu-se que eles e, principalmente, o Jackson, respondem a processos em vários estados, inclusive, com mandados de prisão.


Uma fonte da reportagem contou que tanto o Jackson quanto o Idenildo são velhos conhecidos da polícia do Rio Grande do Norte e não deveriam ter sido liberados. O próprio delegado de Caicó, George Leão, confirmou que vários arrombamentos a caixas eletrônicos estão sendo realizados nos municípios de Patu, Umarizal, Florânia, Jucurutu, e Caicó.


Agora, o delegado George Leão informou que vai consultar as imagens do circuito interno de vigilância do Banco do Brasil de Santana do Matos. Ele afirma que em análises preliminares é possível ver um homem com características de Jackson Ponath.

Fonte e foto: Cardoso Silva.


VERBA DA PRAÇA CONSTRUÍDA NO POVOADO CURRAIS NOVOS TAMBÉM FOI EMPENHADA EM 2008

Outra verba conseguida pelo então prefeito Dr. Edmar Medeiros Dantas para Jardim do Seridó, foi a da praça que está em construção no povoado Currais Novos, no valor de R$ 97.500,00 que também foi empenhada em 01 de Julho de 2008.


Conforme oficio nº 0116/2008 emitido pelo MTUR/ministério do Turismo e CEF/ Caixa Econômica Federal, (acima postado), a referida verba destinada para construção e urbanização de praça pública teve como favorecida a prefeitura municipal de Jardim do Seridó.

O “Blog Barra Pesada” sempre terá o cuidado de mostrar a verdade, usando para isto as provas documentais, mesmo que isso me renda muitas perseguições de alguns poderosos que não querem que a verdade seja mostrada, mas que os impedem de tentarem ludibriar a população.

Todos que acompanham o “Blog Barra Pesada” desde sua criação, são testemunhas das tentativas da atual administração e seus babões oficiais em prejudicar o meu trabalho, chegando ao ponto de inventarem várias mentiras contra minha pessoa, mas graças a Deus, até o momento ainda não conseguiram.

DEICOR PRENDE ESTELIONATÁRIA PROCURADA EM SANTA CATARINA

Procurada em Santa Catarina (SC) há meses, foi presa nesta terça-feira (13), em uma residência no bairro de San Vale, Zona Sul de Natal, uma mulher identificada como Catarina Nogueira Torres Moreira Silva, de 41 anos. Ela é acusada de crime de estelionato envolvendo comércio e financiamento de veículos, cujo prejuízo gira em torno de R$ 1 milhão.

O marido da acusada, José Plácido Moreira da Silva, foi preso há cerca de um mês pela prática do mesmo crime, em uma blitz no município de Caicó, quando seguia com destino à cidade de Fortaleza. Desde essa data, a polícia procurava pela mulher, até receber informações de que ela estaria escondida em uma casa na cidade de Natal. Ela foi detida por volta das 17h de ontem.

O mandado de prisão contra a dupla foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Palhoça – SC. A prisão da estelionatária foi efetuada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, que também irá investigar se acusada pode ter se envolvido em algum crime no Rio Grande do Norte.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...