27 de outubro de 2020

POLÍCIA FEDERAL USA DRONES PARA FISCALIZAR ELEIÇÕES 2020

A Polícia Federal, com o objetivo de auxiliar na prevenção e repressão de crimes eleitorais, utilizará 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas (drones), em todo o território nacional nas Eleições 2020. Os equipamentos serão alocados estrategicamente, sobrevoando zonas eleitorais e locais considerados de grande incidência de crimes eleitorais.

 

 

 



Ao flagrar uma situação suspeita, os operadores dos drones transmitirão as imagens à equipe mais próxima da Polícia Federal, que, imediatamente, se deslocará ao local para realizar a abordagem e conduzir os envolvidos à unidade policial, para a formalização dos procedimentos.

 

 


Os drones que serão utilizados possuem tecnologia de ponta, sendo capazes de se tornarem imperceptíveis ao realizarem voo em elevada altitude, e de identificarem suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, capturando imagens de alta nitidez.

 

 


A ação inovadora é uma das metas da Direção Geral da Polícia Federal, que tem orientado a utilização de novas tecnologias na repressão de delitos, e representa mais um esforço da instituição em cumprir seu papel constitucional de polícia judiciária eleitoral, mostrando que está preparada para combater os crimes eleitorais, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer livremente seu direito de sufrágio, nos limites da legalidade.

 


No RN, a Superintendência da PF em Natal e a Delegacia em Mossoró têm realizado uma série de treinamentos e simulações com drones, para que as ações tenham êxito durante o pleito eleitoral que se
avizinha.

DR. TIAGO LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS E CHEGA A 47,5% DAS INTENÇÕES DE VOTO EM PARELHAS

O Médico ortopedista Dr. Tiago e o seu vice Humberto, ambos do (PSDB), lideram corrida para Prefeitura de Parelhas. Pesquisa realizada pela AgoraSei mostra que no cenário espontâneo, Dr. Tiago abriu uma vantagem de 11 pontos percentuais (45,8%), uma maioria de 1.816 votos de acordo com o colégio eleitoral do município.

 

 




A pesquisa indica também a vantagem da chapa Dr. Tiago e Humberto Gondim no cenário estimulado, ou seja, onde há indicação dos nomes dos candidatos, eles aparecem com 47,5%, enquanto Alexandre com 37,3% e Aurélio em terceiro lugar com 5,5% das intenções de voto.

 

 

 

Na pesquisa foi avaliada o nível de confiança sobre a decisão de voto, quando os entrevistados foram questionados quanto a mudança de voto, 78,2% afirmaram que daqui para o dia da votação não mudará de voto. Da amostra total, apenas 1,5% disseram que não sabem e demais que sim, mudaria de voto, representando 20,3%. Isso consolida muito o cenário propício para vitória de Dr. Tiago e Humberto Gondim (PSDB).

 

 



A percepção dos eleitores em relação a quem vencerá, quando indagados: “Independente em quem você vai votar, em sua opinião, quem vencerá a eleição para Prefeito de Parelhas?” segundo a pesquisa, Dr. Tiago tem a maior percepção de vitória, chegando a 47,5%, o segundo lugar Alexandre com 34,5% e Aurélio com 2,8%. 

 



A pesquisa foi registrada no TRE-RN sob número RN-01126/2020 com margem de erro de 4.8 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. A Empresa AgoraSei entrevistou 400 pessoas em 19 de outubro de 2020.

PF INVESTIGA GRUPO CRIMINOSO E COMBATE CONTRABANDO DE CIGARROS E PRODUTOS FALSIFICADOS NO RN

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal do Brasil e da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI), deflagrou na manhã desta terça-feira, (27), em Mossoró/RN, a Operação Falsos Heróis, que investiga as atividades de organização criminosa voltada à prática de contrabando de cigarros e produtos falsificados.

 

 

 



 

Cerca de 165 policiais federais estão cumprindo 26 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva nos estados do Rio Grande do Norte (Areia Branca, Tibau e Mossoró), Pará (Belém e Ananindeua) e São Paulo (capital), além de ter sido determinado o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão com relação a outros nove investigados, bem como o sequestro judicial de 22 contas bancárias.

 

 


As diversas diligências realizadas no curso da investigação permitiram identificar a existência de uma organização criminosa bem estruturada, cujo modus operandi consiste no transporte naval de produtos contrabandeados (cigarros, vestuário e equipamentos eletrônicos falsificados) com origem no Suriname, os quais são internalizados de forma clandestina em pontos da costa dos municípios potiguares de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau, sendo posteriormente transportados para diversos estados, principalmente São Paulo, onde são comercializados em locais notadamente conhecidos por esta prática. Somente entre os anos de 2018 e 2019, a Orcrim movimentou cerca de 185 milhões de reais, revelando a alta lucratividade da empreitada criminosa.

 

 


Dentre os investigados, constam empresários, policiais civis do Rio Grande do Norte, além de um secretário municipal da cidade de Areia Branca/RN.

HOMENS SÃO MORTOS A TIROS ENQUANTO CONVERSAVAM NA CALÇADA DE UMA CASA NO RN

Três homens foram assassinados a tiros no bairro das Quintas, em Natal. De acordo com a Polícia Militar, o triplo homicídio ocorreu no início da tarde desta terça-feira (27). 

 

 

As três vítimas estavam conversando na calçada quando homens em um carro Onix, de cor prata, chegaram e realizaram os disparos. Uma das vítimas morava na rua onde aconteceu o crime, em uma vila, e ainda tentou correr, segundo a PM, morrendo a cerca de 100 metros de distância dos outros dois.

JORNALISTA SEQUESTRADO É ENCONTRADO COM PERNAS E BRAÇOS QUEBRADOS EM RR

O jornalista Romano dos Anjos, de 40 anos, sequestrado da própria casa, foi encontrado vivo na região do Bom Intento, zona Rural de Boa Vista, na manhã desta terça-feira (27). Ele teve as pernas e os braços quebrados, de acordo com a Polícia Civil.

 

 

Romano estava em casa, jantando com a esposa, quando bandidos encapuzados e armados invadiram o imóvel, por volta de 20h40 dessa segunda-feira (26), no bairro Aeroporto, zona Oeste.

 

 

O jornalista foi encontrado ferido, informou o coronel Miramilton de Souza, subcomandante da Polícia Militar de Roraima. Ele foi levado ao pronto socorro do Hospital Geral de Roraima (HGR).

 

 

"Ele foi achado por um funcionário da Roraima Energia que estava fazendo uma medição em uma área rural, na segunda ponte do Bom Intento. Ele estava machucado, consciente, mas um pouco abalado", disse o coronel, que acompanhou a chegada de Romano no HGR.

 

Fonte: G1/RR - Foto: Arquivo Pessoal.

PACIENTES COM COVID VOLTAM A LOTAR UTI DE HOSPITAL NO AM

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) denunciou uma série de irregularidades no tratamento e internação de pacientes do Hospital 28 de Agosto, em Manaus. Macas amontoadas, aglomeração entre pacientes e acompanhantes.

 

 

 


 

O hospital é uma das unidades que atendem pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado. Um novo avanço da doença, após quatro meses de flexibilização, tem causado quase 100% de ocupação de leitos de UTI no hospital referência para tratamento da doença, o Delphina Aziz. Até domingo (25), o novo coronavírus já infectou mais 157 mil pessoas e matou 4,4 mil em todo o estado.

 

 

 

Para pacientes que não estão com a Covid, os problemas se concentram na falta de equipamentos para exames ou procedimentos cirúrgicos, como é o caso dos internados com problemas renais.

GAROTO DE 16 ANOS É MORTO A PEDRADAS NO RN

Um adolescente de 16 anos foi morto nesta segunda-feira (26) a pedradas no município de São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal. Yuri Alzaniel Batista da Silva foi encontrado por populares e comerciantes em um terreno às margens da BR-101, ao lado de uma madeireira. 

 

 

Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

 

 

No local, era possível ver pedras, com muitas marcas de sangue, que estavam ao lado do rapaz quando ele foi encontrado já praticamente sem vida. Segundo a Polícia Militar, o rosto dele estava desfigurado. 

 

 

O jovem, chamado carinhosamente de Niel pela família, tinha saído da casa da mãe, onde dormiu naquela noite, sem avisar ainda durante a madrugada. E levou roupas numa mochila.

ALELUIA! COM MENOS DE 300 MORTES POR COVID-19 EM 24 HORAS, BRASIL TEM MÉDIA DE MORTES ABAIXO DE 500

O país registrou 288 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 157.451 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 461, a menor marca desde o dia 7 de maio, quando estava em 460. A variação foi de -8% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, ou seja, quando não houve aumento ou queda significativa no período.

JUSTIÇA ELEITORAL INDEFERE MAIS DE 10 MIL CANDIDATURAS NO BRASIL

Com a maior parte dos pedidos de registro de candidaturas julgados pela Justiça Eleitoral até esta segunda-feira (26), mais de 10 mil postulantes ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito em todo o Brasil tiveram a candidatura indeferida.

 

 

 

Se forem somados os falecimentos e as renúncias, o número de candidatos inaptos supera os 16,5 mil. A maior parte, no entanto, cerca de 10,6 mil casos, é formada por candidatos que não poderão concorrer porque não atenderam a algum requisito legal.

 

 

 

Os candidatos inaptos representam cerca de 2,9% do total de casos analisados, um percentual, por enquanto, menor que o registrado em 2016 (3,4%). O prazo final para a conclusão dos julgamentos termina nesta segunda. Mas 112 mil pedidos ainda aguardam parecer da Justiça Eleitoral.

BANCO MUNDIAL DETERMINA NOVA LICITAÇÃO PARA BARRAGEM DE PATAXÓ

Para atender uma determinação do Banco Mundial, o Governo do Estado está preparando uma nova licitação da barragem de Pataxó, em Ipanguaçu. Depois de exigir a elaboração de um novo projeto que cumprisse todas as diretrizes do Painel de Segurança de Barragens – que acabou por alterar o valor inicial previsto de R$ 3,2 milhões para R$ 10 milhões -, agora a instituição financeira solicitou a realização de uma nova licitação. Quando pronta, a obra de recuperação da barragem de Pataxó irá beneficiar mais de 15 mil pessoas em Ipanguaçu e entorno. 

 

 

 

“O Banco fez a análise do novo projeto e percebeu que, com as adequações para atender ao Painel de Segurança, o projeto havia mudado de maneira tão significativa que, legalmente, não poderíamos aditivar o contrato existente. E orientou que o projeto só poderia ser aprovado pela instituição caso fosse feita uma rescisão do contrato e realizada nova licitação. A prioridade do Governo é cumprir as determinações do Banco, principalmente no que concerne à segurança das barragens, porque não queremos aqui o que aconteceu em Brumadinho”, explica o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do projeto Governo Cidadão, órgão responsável pela obra, Fernando Mineiro.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...