30 de dezembro de 2020

GOVERNO CONVOCA 1.336 PROFESSORES PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO

O governo do RN fez o anúncio da convocação de novos 1.336 educadores para a rede pública estadual de ensino, em uma solenidade nesta quarta-feira (30), no auditório da Governadoria, em Natal. A lista com todos os profissionais convocados será publicada na edição ordinária desta quinta-feira (31), do Diário Oficial do Estado (DOE).

 
 
Do total de profissionais que serão nomeados, 593 serão efetivos e 743 temporários. Os professores temporários substituirão educadores afastados por motivo de doença, como, por exemplo, aqueles acometidos pela COVID-19, licença para estudo e nos casos em que o professor titular assume função de direção, deixando a vaga em sala de aula.

PROJETO DO DEPUTADO UBALDO PROPÕE MAIOR TRANSPARÊNCIA PARA OS PROCESSOS LICITATÓRIOS

Na última sessão ordinária de 2020, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei n° 185/2020, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PL), que propõe a obrigatoriedade da implementação, por parte das entidades públicas estaduais e municipais, do uso de novas tecnologias para oportunizar à população maior transparência na realização de seus processos licitatórios no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. 

 



De acordo com a Lei, que recebeu substitutivo na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), os órgãos públicos do Estado ficam obrigados a gravar em áudio e vídeo e a transmitir ao vivo os processos de licitações públicas via internet, em link disponibilizado nos sites das respectivas instituições, ou pelas redes sociais e demais canais oficiais de informação. Além disso, será necessário disponibilizar um endereço eletrônico próprio, em site oficial de transparência pública, para acesso das gravações e das transmissões ao vivo.  

 



"É importante registrar que presenciamos, quase que diariamente, vários escândalos divulgados pela imprensa e redes sociais relativos a fraudes, esquemas e falta de transparência pública em processos licitatórios. É sabido por todos que neste período difícil de pandemia mundial, muitos gestores e servidores públicos se envolveram em verdadeiros assaltos aos cofres públicos. A utilização de novas tecnologias nos permite uma série de ferramentas disponibilizadas de forma gratuita, ou seja, sem ônus ou gerando o mínimo de gastos para a implementação e utilização das mesmas", explicou Ubaldo Fernandes.

 

 

O parlamentar lembra que o uso dessas tecnologias fortalece a gestão da administração pública, uma vez que pode fazer a diferença na publicitação de dados de maneira inteligível, clara e de grande alcance social. Pelo projeto, a transmissão ao vivo compreenderá a etapa da conferência da documentação relativa à habilitação das empresas, a etapa do julgamento das propostas e a etapa da homologação e adjudicação da empresa vencedora. O projeto segue, agora, para apreciação do Executivo.

MENINO DE 2 ANOS É ATINGIDO NA CABEÇA POR TIRO DE ARMA DO PRÓPRIO PAI NO RN

Um menino de 2 anos de idade foi atingido na cabeça por um tiro de arma de fogo que seria do seu próprio pai, segundo a Polícia Civil. O caso aconteceu em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. 

 

 

A criança foi socorrida, passou por cirurgia durante a madrugada desta quarta-feira (30) e está internada no Hospital Walfredo Gurgel em estado grave. As circunstâncias do disparo ainda são investigadas. 

 

 

De acordo com o hospital, a criança está sedada, internada em uma unidade pediátrica de terapia intensiva, após passar pela cirurgia de emergência. De acordo com um dos médicos que atendeu o menino, a bala atingiu a parte frontal e entrou da cabeça dele. 

 

 

De acordo com a corporação, o pai trabalha como segurança privado e tem registro de duas armas de fogo. Inicialmente, o homem afirmou à polícia que a arma caiu do alto de um guarda-roupa (ou armário) e teria disparado, atingindo a criança. 

 

Fonte: G1/RN - Foto: Ilustração.

BANDIDO É MORTO E MULHER É BALEADA E PRESA EM TROCA DE TIROS COM A PM LOGO APÓS ASSALTO NO RN; OUTRA MULHER É FERIDA POR BALA PERDIDA

Um assaltante morreu após troca de tiros com policiais militares nesta terça-feira (29), na Avenida Rio Branco, no bairro de Cidade Alta, em Natal. Durante a ação, a mulher que estava com o bandido acabou baleada e foi presa. Outra mulher também foi atingida por uma bala perdida. 

 

De acordo com a Polícia Militar, o casal teria feito um assalto a uma farmácia minutos antes, na Avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, em outra região da capital potiguar. Policiais interceptaram o carro em que os dois suspeitos estavam e o confronto começou na Rua Vigário Bartolomeu, na Cidade Alta. 

 

Os suspeitos atiraram contra a viatura e, durante a perseguição, o tiroteio acabou chegando à Avenida Rio Branco, na altura do cruzamento com a Rua Apodi, onde o homem foi baleado. A mulher que teria participado do assalto também foi baleada na perna e presa. Ela foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel e depois à delegacia de plantão. 

 

Uma outra mulher que caminhava pela Rua Apodi foi atingida por uma bala perdida durante o tiroteio. Segundo a PM, o tiro partiu dos bandidos, que estavam do lado oposto. Ela recebeu atendimento e não corre risco de morte - a bala atingiu o ombro.

 

“VIVA”! SENADO DA ARGENTINA APROVA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO NO PAÍS

O Senado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira (30), após 12 horas de debate, o projeto de lei de autoria do governo do presidente Alberto Fernández para legalizar o aborto no país.

 

Foram 38 votos a favor da legalização, 29 contra e uma abstenção.

 

 "É aprovado, vira lei e vai para o Executivo", declarou a vice-presidente Cristina Kirchner, que preside o Senado.

 

O texto aprovado hoje estabelece que as mulheres têm direito a interromper voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou quando a concepção é fruto de um estupro.

 

Pelo Twitter, Fernández comemorou a aprovação do projeto:

 

"O aborto seguro, legal e gratuito é lei. Hoje somos uma sociedade melhor, que amplia os direitos das mulheres e garante a saúde pública", escreveu o presidente argentino na rede social.

 

O projeto de lei havia sido aprovado pela Câmara em 11 de dezembro, quando recebeu 131 votos favoráveis e 117 contrários dos deputados. Seis parlamentares se abstiveram.

 

Do Blog: Só não respeitam as leis de Deus! Um feto é uma vida! Se não quer engravidar, previna-se.

BRASIL REGISTRA 1.057 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 633

O país registrou 1.075 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 192.716 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de óbitos registrados em um só dia desde 15 de setembro -- o que pode estar relacionado a dados represados do feriado de Natal. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 633. A variação foi de -7% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...