8 de junho de 2011

JUSTIÇA FEDERAL REJEITA AÇÃO IMPOSTA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE EQUADOR CONTRA EX-PREFEITO ZENON SABINO E O EX-TESOUREIRO

O processo trata-se de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa movido através de Vanildo Fernandes, atual prefeito de Equador, contra o ex-prefeito Zenon Sabino (foto ao lado) e o ex-tesoureiro Mariano Noberto.



Na referida ação o prefeito alega que os mesmos não efetuaram o repasse das contribuições, no caso o INSS, relativa ao mês de dezembro de 2008 e 13º salário, alegando que os mesmos apropriaram-se e desviaram esses recursos. Entretanto, a Justiça Federal em consulta ao INSS e a Receita Federal do Brasil não constataram dívidas referentes aos servidores no mês de dezembro de 2008, rejeitando a ação de improbidade administrativa contra ambos.


Vejam dados e sentença abaixo postadas:


Processo nº 2009.84.02.000154-4
Classe: 2 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA
AUTOR: PREFEITURA MUNICIPAL DE EQUADOR
RÉU: ZENON SABINO DE OLIVEIRA E MARIANO NOBERTO DA SILVA
SENTENÇA


Trata-se de Ação de Civil Pública em que o MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN im Administração Pública (art. 11, da lei n.º 8.429/92), em virtude de supostamente terem deixado de repassar aos cofres da Previdência Social os valores recolhidos a título de contribuição social dos servidores públicos da referida Edilidade, bem como o mono doloso animador de suas condutas nem a indispensável má-fe reputada necessária à caracterização do ato ímprobo.


Consta promoção ministerial às fls. 83/85, em que o Parquet, na condição de fiscal da lei, pugnou pela intimação do promovente a fimobidade noticiados na exordial.


O Município de Equador peticiou às fls. 90/92, asseverando que a responsabilidade do requerido Mariano Noberto da Silva decorre do fato de ele ter exercido o cargo de Tesoureiro da Edilidade ao tempo dos fatos narrado, foi expedido ofício ao INSS e à Receita Federal do Brasil, requisitando informações acerca da possível existência de procedimento administrativo fiscal relativo ao não repasse de contribuição previdenciária relacionada aos servidores do Município de Equadessa feita, processo administrativo fiscal na Seção de Fiscalização do Órgão.


Com vista dos autos, o Parquet Federal pediu que fosse oficiada novamente à Autarquia Previdenciária a fim de que ela informasse se o Município de Equador encontra-se em déno referente ao questionamento supracitado, que o Município de Equador possui débito de natureza previdenciária decorrente de divergências da GFIPXGPS, na competência 08/2010, no montante de R$ 67.597,75 (sessenta e sete mil, quinhentos e noventa e sete r Instados a se pronunciarem acerca da manifestação ministerial, o Município de Equador e os requeridos quedaram inertes.

É o relatório. Fundamento e decido.

A inclusão pelo legislador dos parágrafos 7º e 8º ao artigo 17to da inicial em decisão fundamentada e de rejeitá-la nos casos em que ficar convencido da inexistência de ato de improbidade, da improcedência do pedido da ação ou de inadequação da via eleita.

No caso dos autos, enxergo presentes os requisimputada aos denunciados consiste, fundamentalmente, no fato de terem, na qualidade de ex-prefeito e de ex-tesoureiro do Município de Equador, deixado de repassar aos cofres da Previdência Social os valores das contribuições previdenciárias recolhidas dos io autor não logrou demonstrar os fatos ilícitos imputados aos denunciados, sendo necessário destacar, ainda, que todas as providências probatórias adotadas no sentido de confirmar minimamente os indícios de improbidade administrativa articulados na exordinte político, os relacionados a divergências GFIPXGPS, concernente à competência 08/2010, não referindo, contudo, a existência de qualquer débito previdenciário em face da citada Edilidade relacionado aos fatos articulados pelo autor na inicial, corresponduanto inexiste registro na Receita Federal do Brasil de suposto débito previdenciário da referida Edilidade, na competência de 12/2008, sendo o débito informado não condizente com os atos ilícitos articulados na inicial.

Ante a ausência de existência do ato de improbidade apontado, REJEITO a presente Ação, com base no art. 17, § 8º da Lei nº 8.429/92.

Sem condenações em honorários advocatícios, em virtude do diposto no art. 18, da Lei n.º 7.357/1985.

Intimem-se
CAICÓ 9ª VARA FEDERAL

Do Blog: Zenon agora deveria processá-lo por denunciação caluniosa!




ESMOLA! PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ QUER AJUDAR CARROS DE ESTUDANTES COM 200 REAIS

Parece até mentira, mas é pura verdade! A prefeitura municipal de Jardim do Seridó devolveu o projeto de lei que legaliza a ajuda para os carros que transportam estudantes para outras cidades da região, com uma ajuda que foi classificada pelos vereadores de “Esmola”.


Diferentemente da gestão passada, quando o prefeito ajudava os estudantes com 35% dos valores dos carros, a atual administração não ajuda em nada, e após muita “zuada” quer “contribuir” com 200 reais para cada ônibus, o que não chega nem mesmo ao preço pago por um único aluno que viaja para Patos/PB.


A gestão na área da educação é pífia, e ainda tiveram a “ousadia” de divulgarem um prêmio que teria sido “ganho” pela atual secretária de educação como estando entre as 100 melhores do país, mas tudo não passou de uma manobra para ludibriar a população, e que foi desmascarado pelo “Blog Paulinho Barra Pesada”.


Talvez para a grande maioria dos “apaixonados” políticos, e dos estudantes “covardes” que não tiveram coragem de brigar pelos seus direitos, a ajuda é suficiente, pois estão todos bem caladinhos, esperando serem beneficiados sem mostrarem as caras.


Cadê os conselhos escolares que antes eram tão atuantes? Cadê os babões oficiais que se diziam defensores dos estudantes? Cadê os que só viviam usando microfones para reclamar das administrações passadas? Falta de aviso é que não foi!

SEMINÁRIO SOBRE O TRABALHO INFANTIL ACONTECERÁ NESTA MANHÃ EM NATAL

Os graves problemas sociais e trabalhistas serão temas discutidos no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Trabalhador Adolescente – FOCA, por meio do “Seminário Alusivo ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil”. A programação consta de várias palestras sobre o tema, além da apresentação de uma maquete com algumas atividades exercidas por crianças, como as casas de farinha e as feiras livres.

O seminário contará com a presença de vários palestrantes dentre eles, Marinalva Cardoso Dantas Coordenadora da Rede Foca, Dr. Xisto Tiago de Medeiros Neto Procurador do Trabalho, Dr. Sasha Alves do Amaral Promotor Coordenador do CAOP Infância e Juventude, Herculano Ricardo Campo Psicólogo, Eugênio Parcelli jornalista, dentre outras autoridades. Na ocasião será apresentada uma maquete com algumas atividades de trabalhos exercidas por crianças no RN, como as casas de farinha e as feiras livres. Outro foco, debatido será a campanha deste ano que traz como tema a Educação, lembrando que deixar de estudar é um dos riscos para a criança ser inserida no trabalho precoce.

O evento acontece nesta quarta-feira, (08), a partir das 8h, no auditório da FIERN, Informações: (84) 3220-2035.



PREFEITO DE CIDADE SERIDOENSE LEVA EMPRESÁRIO PARA AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO ESTADO

O Prefeito de Santana do Seridó Iranildo Pereira (PMDB) e o empresário Ataxerxes da Mineração PRIME se reuniram na manhã desta sexta-feira (06) com o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues. O objetivo da audiência era viabilizar incentivo fiscal do Governo do Estado através do PROADI para a empresa que está se instalando no município.

As visitas se estenderam até a secretaria de desenvolvimento econômico e IDEMA. Todos esses preparativos são para a visita que a governadora fará na sexta-feira (10), onde visitará a empresa PRIME, a obra de ampliação da Escola Estadual João Vilar da Cunha e participará das festividades de abertura do 15º Santo Antônio do Povo na cidade.


Do Blog: Notícia de geração de emprego e renda sempre será muito bem vinda aqui. Parabéns!

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...