13 de agosto de 2020

MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE VACINA BRITÂNICA É A MELHOR OPÇÃO NO MOMENTO

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (13) que os dados sobre a vacina russa contra o novo coronavírus ainda são incipientes e que a melhor opção continua sendo a vacina de Oxford.

 

 

Pazuello participou nesta quinta de uma audiência pública na comissão mista do Congresso que acompanha os gastos do governo no combate à pandemia.

 

 

O Brasil assinou em julho com o laboratório AstraZeneca um documento que dará base para o acordo de parceria na elaboração da vacina de Oxford, batizada de ChAdOx1 e em teste no Brasil. O acordo prevê que a Fiocruz (RJ) será responsável pela produção da substância no país, seu envase e o controle de qualidade.

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o documento trata da transferência de tecnologia e da produção de 100 milhões de doses da vacina, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. A produção deve começar em dezembro. 

 

VIVALDO FAZ APELO AOS MINISTROS DO RN E GOVERNADORA PARA QUE DESENVOLVAM POLÍTICAS PÚBLICAS EM FAVOR DA JUVENTUDE

O pleito de 2020 foi o tema central do pronunciamento do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) em sessão remota da Assembleia do RN, na manhã desta quarta-feira (12). Usando como ponto de partida o Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta quarta-feira (12), o parlamentar convocou os jovens a refletirem sobre a responsabilidade que terão nas eleições que se avizinham. 

 

 

Vivaldo protocolou requerimento aos Ministros Potiguares, General Ramos Pereira (Ministro-chefe da Secretaria de Governo), Rogério Marinho (Ministro do Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Ministro das Comunicações), pedindo a destinação de políticas públicas de proteção à juventude. A mesma solicitação também foi encaminhada para a governadora Fátima Bezerra (PT). “Precisamos urgentemente desenvolver em nível de Brasil e Rio Grande do Norte, políticas públicas que defendam os jovens, que estão abandonados nas periferias”.

 

 

 

 

“A eleição de 2020 será atípica. Diante da pandemia, os idosos vão ficar em casa temendo o contágio. Então essa eleição será da juventude. Por isso é muito importante que a juventude discuta com os candidatos, as políticas públicas que já não existem mais no Brasil. O que vemos é que os jovens de hoje em dia não têm alternativas”, destacou e complementou: “Tanto a governadora quanto o presidente devem priorizar a juventude”.

MÃE MORRE AO TENTAR DEFENDER FILHO DE HOMICÍDIO NO CE

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros, ao tentar salvar o filho de 18 anos da ação de criminosos em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará. Segundo informações da polícia, o crime aconteceu em frente à casa da vítima no Bairro Limoeiro. 

 

 

Os suspeitos estavam em duas motos e, de acordo com a polícia, a dupla chegou ao local realizando vários disparos de arma de fogo. A mulher, identificada como Francisca Etelvina da Silva, se colocou na frente do filho. Ela foi baleada e chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. O filho não ficou ferido.

 

 

A polícia informou que o rapaz já havia sofrido outras tentativas de homicídio, mas não repassou informações sobre a ficha criminal do homem. 

 

 

Ainda segundo a polícia, no momento da fuga, umas das motocicletas foi abandonada pelos suspeitos e levada para a delegacia da área. Ninguém foi preso.

 

Fonte: G1/CE.

CORONEL AZEVEDO CRITICA HUMILHAÇÃO DA GOVERNADORA À POLICIAIS EM EPISÓDIO DO IFRN

Com mais de 30 anos dedicados à Polícia Militar, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) criticou a postura da governadora Fátima Bezerra com os policiais militares envolvidos no episódio ocorrido no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “Quero registrar minha indignação e meu apoio incondicional aos policiais militares do meu estado, humilhados pela governadora no episódio lamentável da baderna”, declarou.

 



O parlamentar ressaltou a postura contrastante de Fátima Bezerra. “Na verdade, a governadora tem se comportado como uma leoa. Uma leoa contra os humildes, contra os policiais, servidores aposentados, funcionários da saúde. Na relação com os poderosos, Fátima se comporta como um cordeirinho, obediente e conivente”, afirmou.  

 



Ainda a respeito do episódio no IFRN, Coronel Azevedo argumentou que “contrariando normas de aglomeração na pandemia do Covid-19, diversas pessoas invadiram o gabinete do reitor e passaram a xingar os policiais militares chamados ao cumprimento do seu dever, de restabelecer a ordem no local”. 

 


 
Segundo ele, os policiais foram desrespeitados, xingados, humilhados, alguns agredidos e a atitude da governadora Fátima Bezerra foi de punir o chefe da guarnição, num ato absurdo e contrário à realidade dos fatos. “Ela tratou a polícia como inimiga, atingindo a profissionais que agiram no cumprimento do estrito dever legal”, criticou. 

 


 
Dentro de sua fala, o deputado estadual lembrou o episódio do Consórcio Nordeste e os R$ 5 milhões em respiradores, além das ambulâncias alugadas por 230 mil reais cada que até agora não se tem qualquer explicação. “Vai ficar tudo como está?”, questionou.

 


 
Ao encerrar seu pronunciamento, Coronel Azevedo declarou: “só me resta dizer: Governadora, leoa contra os humildes, pede pra sair!”

JARDIM DO SERIDÓ VIRA UM GRANDE CANTEIRO DE OBRAS DURANTE A ADMINISTRAÇÃO AMAZAN SILVA

A administração Amazan Silva transformou a cidade de Jardim do Seridó em um grande canteiro de obras, com obras importantes que beneficiarão diretamente todos os moradores da cidade, como é o caso da drenagem e pavimentação do Canal.

 

 

 

 

 

Em sua segunda e última etapa, a obra de drenagem e pavimentação do canal livra toda a população da fedentina que era causada pelos esgotos que corriam à céu aberto, e pela lama que acumulava, e que servia também como criadouro de insetos nocivos à saúde.

 

 

Além da importante obra acima descrita, outras importantes obras estão em andamento, e muitas outras em fase de licitações e assinaturas de contratos para em breve serem executadas.

 

Do Blog: Parabéns prefeito!

PF PRENDE JOVEM COM QUASE 16 KG DE MACONHA EM AEROPORTO NO RN

A Polícia Federal prendeu em flagrante na tarde desta quarta-feira, (12), no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, um motoboy, catarinense, 20 anos, acusado de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos 15,79 Kg de maconha.

 

 

A ação aconteceu durante uma fiscalização de rotina ocasião em que uma das bagagens inspecionadas nas imagens de raios-X apresentou uma coloração suspeita. Os policiais então separaram a mala que havia chegado num voo que teve origem em Florianópolis/SC e aguardaram que o passageiro fosse resgatá-la. Quando isso aconteceu, o homem foi abordado e indagado sobre o que tinha no seu interior ficou bastante nervoso, dizendo não saber e nem ter o segredo para abrir a fechadura. A mala então teve a tranca rompida e no seu interior, enrolado em peças de roupas, estavam 16 tabletes de maconha.

EZEQUIEL RECEBE SETOR PRODUTIVO E GARANTE APOIO A LEI DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Os micro e pequenos empresários do Rio Grande do Norte estão próximos de aproveitar um ambiente mais favorável aos negócios no estado. Na tarde desta quarta-feira (12), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu representantes do setor produtivo potiguar para discutir o projeto de lei que institui e disciplina a Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas no estado e garantiu total apoio à proposta. O presidente do Legislativo, inclusive, anunciou que vai formar um grupo de parlamentares para acompanhar e debater junto ao empresariado o aperfeiçoamento da proposta.

 

 



Ezequiel Ferreira conversou com o representantes da Federação das Indústrias (Fiern), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais (Facern), Federação da Agricultura e Pecuária (Faern) e Associação Comercial do Rio Grande do Norte (ACRN), além da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), Confederação dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) e do Sebrae/RN. No encontro, o presidente da Assembleia disse que estava à disposição do setor produtivo para ajudar na tramitação e na discussão da proposta. Para o deputado, o projeto é fundamental para a economia potiguar.



A minuta da matéria propõe uma série de instrumentos normativos nas áreas de políticas de desenvolvimento, desburocratização, assim como compras governamentais e incentivos tributários para empresas de pequeno porte, microempresas, Microempreendedores Individuais (MEI) e empreendimentos econômicos solidários. A expectativa é que a nova lei amplie a geração de emprego e renda, principalmente após as perdas econômicas decorrentes da pandemia do coronavírus.



BRASILEIROS DESCOBREM QUE ANTICORPO DE CAVALOS CONTRA A COVID É ATÉ 50 VEZES MAIS POTENTE

Cientistas brasileiros anunciarão nesta quinta-feira (13) em sessão da Academia Nacional de Medicina uma nova descoberta. Cavalos receberam a proteína Spike do Sars CoV-2, responsável por infecção das células humanas, e desenvolveram um anticorpo neutralizante 20 a 50 vezes mais potente contra a Covid-19

 

 

Jerson Lima Silva, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), e Adilson Stolet, médico e presidente do Instituto Vital Brazil (IVB), entraram com o pedido de patente da tecnologia.

 

 

"É importante fazer esta etapa de patente. Tudo foi desenvolvido aqui no Brasil e é importante fazer essa proteção intelectual", disse Silva em entrevista.

 

 

O pesquisador da UFRJ disse que o próximo passo será a aprovação dos estudos clínicos, os testes em humanos, para averiguar a segurança de um tratamento sorológico contra a Covid-19. Ele disse que está em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e explicou que a potência 50 vezes maior do anticorpo dos cavalos é um número conservador.

 

 

"Encontramos nos experimentos anticorpos até 100 vezes mais potentes. Nós fomos acompanhando cinco cavalos semanalmente e quatro deles tiveram uma resposta até mais alta do que 50".  


Fonte: G1 - Foto: Arquivo IVB.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...