6 de julho de 2016

SARGENTO DA PM É BALEADO NO PESCOÇO DURANTE ASSALTO NO RN

Um sargento da Polícia Militar foi alvejado na tarde desta quarta-feira (6) após ser surpreendido por dois homens, em uma motocicleta que tomaram sua arma, no bairro do Golandim, em Natal. O sargento Almir Medeiros da Fonseca acabou baleado na altura do pescoço e foi socorrido por médicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Hospital Clóvis Sarinho.
 
 
 
 
 
A PM informou que já tem as características dos suspeitos e iniciou diligências com o apoio da aeronave Potiguar 01 para tentar capturar os criminosos.

GOVERNADOR ANUNCIA SÉRIE DE MEDIDAS DE REDUÇÃO DE DESPESAS NO RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou uma série de medidas que visam a redução de despesas de custeio nos órgãos e entidades do Executivo Estadual. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (5) e determina ainda a apresentação de uma proposta de Lei Complementar para a realização de reforma administrativa no Estado.
 
De acordo com o governo do Estado, o decreto leva em consideração a frustração de receita no primeiro quadrimestre deste ano, que já alcançou montante superior a R$ 155 milhões, e a necessidade de priorizar os pagamentos dos servidores estaduais e a redução de despesas com pessoal em adequação ao limite de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
O documento traz diretrizes sobre a contenção de gastos em contratos com empresas de terceirização de mão de obra, locação de veículos, equipamentos, imóveis e combustível e dá, à Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), um prazo de 30 dias para apresentar a proposta de Lei Complementar sobre a reorganização do Executivo.
 
A respeito dessa Lei Complementar o decreto define que terá entre os objetivos promover “a racionalização da estrutura, com redução do quadro de cargos comissionados e funções gratificadas dos orgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta” além do “aumento da eficiência, eficácia e efetividade do gasto com cargos comissionados e funções gratificadas”. O Rio Grande do Norte já é o estado com o menor índice de cargos comissionados, com 1.139 cargos em um total de 60 mil servidores ativos.
 
Contratos
Com a publicação da norma, está fixada a redução em 25% das despesas em contratos com empresas terceirizadas de mão de obra e de locação de veículos e equipamentos. Órgãos que possuem imóveis locados deverão realizar revisão de contratos para buscar uma redução de 20%, sendo prioridade para a substituição de locações os imóveis de propriedade do Estado.
 
O decreto não se aplica à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que deverão apresentar em até 30 (trinta) dias estudos que demonstrem o percentual máximo de contratos e outros acordos passíveis de redução.
 
Telefonia e veículos
Outra meta é a economia de 20% na redução do número de telefones celulares utilizados pelos órgãos do Executivo e 30% no consumo mensal dos aparelhos. Em relação aos veículos oficiais próprios, locados, cedidos, doados ou que estejam devidamente autorizados a prestar serviços ao governo, a meta é reduzir em 20% o consumo de combustíveis.
 
Os veículos oficiais deverão ser recolhidos no último dia útil da semana no fim do expediente, com exceção dos que desempenham atividades de fiscalização, segurança pública e de emergência médica.
 
Em relação à cessão de servidores, a determinação é que a remuneração dos profissionais cedidos seja custeada pelo órgão de destino, sendo revogada automaticamente caso não haja o cumprimento do pagamento do ônus.
 
O decreto também limita a quantidade de servidores em viagens oficiais e veda o custeio de viagens para congressos, seminários e afins.
 
O cumprimento das medidas previstas no Decreto será fiscalizado pelas secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e pela Controladoria-Geral do Estado (CONTROL), por meio de relatório circunstanciado.

ILUSTRE JARDINENSE, DR. MANOEL DE BRITO, COMPLETA 88 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA, (06)

O ilustres Jardinense, Dr. Manoel de Medeiros Brito, carinhosamente tratado por “Seu Manoel Brito”, completa nesta quarta-feira, (06/07), 88 anos de vida.
Sempre muito respeitado por todos, “Seu Manoel Brito”, é uma das maiores reservas morais de todo o RN.
Bem feitor, o aniversariante sempre militou na política, usando seu prestígio e força política para beneficiar os mais necessitados, trazendo importantes obras, ações e programas sociais para o Seridó, principalmente para sua terra natal, Jardim do Seridó.
Em reconhecimento, por todo que fez e ainda faz, nesta data, parentes, amigos e o povo em geral, “curva-se” ao grande homem público, desejando-lhe muitos anos de vida, com muita saúde, paz e alegrias.
Do Blog: Parabéns, meu ilustre conterrâneo, “Seu Manoel Brito”!

EM CARTA À COMISSÃO, DILMA SE DIZ 'VÍTIMA DE FARSA JURÍDICA E POLÍTICA'


A presidente afastada Dilma Rousseff enviou carta à comissão do impeachment no Senado em que se diz vítima de uma "farsa jurídica e política". A carta de Dilma foi lida pelo advogado dela, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, na sessão do colegiado desta quarta-feira (06).
 
Cardozo iniciou às 12h09 a leitura da defesa da presidente afastada.  Como a petista decidiu não comparecer à sessão para responder a questionamentos, coube ao ex-ministro ler o posicionamente da defesa, que tem 30 páginas.
 
"O destino sempre me reservou grandes desafios. Alguns pareciam intransponíveis, mas eu consegui vencê-los. Já sofri a dor indizível da tortura, já passei pela dor aflitiva da doença, e hoje sofro a dor igualmente inominável da injustiça. O que mais me dói neste momento é a injustiça. O que mais dói é perceber que estou sendo vítima de uma farsa jurídica e política", escreveu Dilma.
  
Na carta, a presidente afastada disse que não “houve ilegalidade” na edição de decretos de crédito suplementar sem a devida autorização do Congresso Nacional.
 
A acusação afirma que Dilma desrespeitou a Lei Orçamentária Anual ao autorizar, em julho e agosto, dotações orçamentárias baseadas em uma revisão da meta fiscal que ainda não havia sido aprovada pelo Legislativo. O PLN 5/2015 só foi aprovado em dezembro daquele ano.
 
 
Não há, na edição desses decretos, a menor possibilidade de que se possa configurar juridicamente a ocorrência de qualquer crime de responsabilidade [...] Não houve desrespeito às metas financeiras estabelecidas. Não houve, no caso, qualquer comportamento ilícito e grave capaz de configurar um verdadeiro ‘atentado’ à nossa Constituição”, afirmou a petista no documento lido por Cardozo.
 
 
Dilma também disse, no texto, que não houve má-fé de sua parte na edição dos decretos, tese que vem sido defendida por aliados dapetista na comissão especial do impeachment e pelo advogado José Eduardo Cardozo.
 
Os decretos foram editados com base na interpretação técnica e jurídica dominante, acolhida expressamente e manifestada por todos os órgãos responsáveis pelo exame da matéria. Onde está o dolo grave?”, questiona a petista na carta.
 
Dilma finaliza o documento dizendo que a consumação do impeachment será “uma grande injustiça” e afirma que o Brasil “não merece viver uma nova ruptura democrática”.
 
Os que forem verdadeiramente isentos e justos jamais vincularão suas biografias a esta farsa”, disse Dilma em apelo aos senadores que vão julgar o seu afastamento.

JUSTIÇA BLOQUEIA QUASE 5 MILHÕES DE PREFEITURA DE CIDADE DO RN PARA PAGAMENTO DE TERCEIRIZADA

Em decisão referente a outra demanda movida pelo MPT/RN, o juiz do Trabalho Vladmir Paes de Castro determinou o bloqueio de R$ 4.851.584,01, nas contas do município de Mossoró, para pagamento de débitos com a empresa terceirizada Certa.
O MPT havia obtido o reconhecimento da empresa e a renúncia dos créditos que esta possui com o Município em favor dos trabalhadores e para pagamento das diversas reclamações trabalhistas em curso.

Sobre as decisões judiciais, o procurador Afonso Rocha, do MPT de Mossoró, ressalta que “a Justiça do Trabalho cumulou rigor técnico, celeridade e uma atuação que demonstra o compromisso com a efetivação dos direitos sociais básicos dos trabalhadores das diversas prestadoras de serviço do município de Mossoró”.

O procurador ainda destaca que “é importante frisar que a responsabilidade pelo pagamento dos créditos trabalhistas é conjunta das empresas prestadoras e do município. Porém, é imprescindível cobrar continuamente do ente público transparência nos recursos e repasses existentes às prestadoras de serviço para garantir o pagamento dos créditos trabalhistas”.

A íntegra da decisão pode ser acessada no www.trt21.jus.br através do número 0000211-71.2015.5.21.0011.

TURISMO DE AVENTURA AVANÇA PARA GANHAR ROTEIRO PRÓPRIO NO RN

Três municípios potiguares estarão em breve na rota de aventureiros e adeptos das trilhas, escaladas e outras modalidades do turismo de aventura. Uma equipe especializada, incluindo consultores do Sebrae/RN, acompanha técnicos da Setur RN e da Emprotur desde ontem e durante todo o dia de hoje (6) no Monte das Gameleiras, Serra de São Bento e Passa Fica para avaliação do potencial turístico e da estrutura de apoio necessária à atividade na região. A intenção é consolidar o segmento de ecoturismo e de turismo de aventura com todas as suas especificidades, pré-requisitos de segurança e regulamentações ambientais para a área a ser explorada.
 
 
 
 
Este será um primeiro passo para integrar potencialidades do interior do nosso Estado em roteiros organizados, passíveis de promoção em eventos de turismo e junto a operadores”, enfatiza a presidente da Emprotur, Aninha Costa. O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, lembra a necessidade de municípios com esses atrativos adiantarem a logística necessária para recepcionar o turista. “Muitas vezes itens básicos como banheiros não tem nem nas proximidades. Então não podemos vender esses destinos porque em vez de atrair, vai afastar o turista”, avalia.
 
A visita técnica pretende avançar com um projeto de turismo sustentável, integração da comunidade e produção associada na região, notadamente nos três municípios, que já possuem estruturas em meios de hospedagem e gastronomia. “Consideraremos também o diagnóstico realizado pelo Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável do Polo Agreste-Trairi, que está sendo elaborado pela Secretaria. Vamos verificar o que poderá ser feito e executado na região, num período de 20 meses, pelo Governo do Estado, com recursos do RN Sustentável, e ainda parcerias com o Sebrae e outras fontes de recursos”, explica a subscretária de Turismo, Solange Portela.
 
Um dos principais atrativos que possibilitam a prática de esportes de aventura na região proposta para o projeto é o Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna (PB), fronteira com o RN. Por isso há no planejamento das ações um encontro da representação potiguar com o Governo do Estado da Paraíba para propor uma ação conjunta. “Se a Pedra da Boca está do lado paraibano, do lado de cá da fronteira estão hotéis, restaurantes, lojas, agencias de viagens e guias e turistas à espera da consolidação desse destino”, lembra Aninha Costa.

SEMARPES DIVULGA SEGUNDA LISTA DOS MELHORES DE 2015 EM CARNAÚBA DOS DANTAS


Após uma pesquisa realizada, do dia 22 ao 28 de Junho de 2016que apontou a preferência da população de Carnaúba dos Dantas  dos serviços oferecidos por profissionais, pelo comércio, indústrias e prestadores de serviços, durante o ano de 2015, a SEMARPES, (Seridó Marketing& Pesquisas) começa a divulgação dos resultados.
 
 
Para melhor divulgação, dividiremos a publicação da relação dos ganhadores com os resultados em 3 matérias, sendo uma nesta terça-feira, (05), outra nesta quarta-feira, (06,) e por último na quinta-feira, (07). Os escolhidos serão agraviados com os diplomas de consagração pública, em cerimônia que acontecerá no auditório do centro pastoral José Adelino Dantas, nesta quinta-feira, (07), em Carnaúba dos Dantas.
 
  
Por fim agradecemos e parabenizamos os indicados que de forma muito democrática, foram apontados como sendo os melhores.
 
 
Posto de Combustível
1. Laís:  117 votos, 50%
2.  Joaquim Azevedo: 62 votos, 26%
3.  São Pedro: 59 votos, 24%
Obs.:  Percentual só dos 238 votos válidos.
 
Oficina de Carros
1. Adalto Car: 81 votos, 47%
2.  Carlos e Família: 47 votos, 27%
3.  JK Pneus: 40 votos, 23%
4.  Borrac. Stª. Rita:  8 votos, 3%
Obs.:  Percentual só dos 178 votos válidos.
Oficina de Motos
1. “Xororó”: 101 votos, 43%
2.  Gean: 60 votos, 26%
3.  Isaias: 45 votos, 19%
4.  “Catucho”: 30 votos, 12%
Obs.:  Percentual só dos 236 votos válidos.
 
Moto-taxista
1. Marcílio Máximo: 57 votos, 43%
2.  Valdo: 17 votos, 13%
3.  Gilvan: 14 votos: 11%
4.  Dedé: 13 votos, 10%
5.  José: 12 votos, 9%
Obs.: Mais 5 profissionais apareceram na pesquisa, mas obtiveram menos de 2%. Percentual só dos 136 votos válidos.
Lanchonete
1. Maria Bonita: 94 votos, 42%
2.  “Guducha”: 69 votos, 31%
3.  “Gena”: 24 votos, 10%
4.  Naire: 21 votos, 9%
5.  Frei Damião: 8 votos, 3%
Obs.: Percentual só dos 221 votos válidos.
 
Armarinho
1. “Duê”: 108 votos, 77%
2.  Couro e Assessórios: 10 votos, 7,2%
3.  “Biroquinha”: 8 votos, 5,4%
4.  Tam Tecidos: 7 votos, 5%
5.  Magnólia: 6 votos, 4,2%
Obs.: Percentual só dos 139 votos válidos.
 
Panificadora
1. Bom Gosto: 116 votos, 40%%
2.  Duas Irmãs: 70 votos, 24,3%
3.  São João: 69 votos, 23,7%
4.  A Nordestina: 19 votos, 6,5%
5.  Stª. Rita: 9 votos, 3,1%
6.  São Jose: 7 votos, 2,4%
Obs.: Percentual só dos 290 votos válidos.
Advogado(a)
1. Dr. Elói: 122 votos, 93%
Obs.: Mais 3 advogados apareceram na pesquisa, mas obtiveram menos de 2%. Percentual só dos 128 votos válidos.
Buffet
1. Marinara Recepções - Jacira: 105 votos, 98%
    3.  Edilma: 3 votos, 1,8%
Obs.:  Percentual só dos 189 votos válidos.
 
Emissora de Rádio
1. 93 FM: 151 votos, 68,6%
2.  Cabugi do Seridó: 68 votos, 31,4%
Obs.: Percentual só dos 219 votos válidos.
 
 
 
 
 
 


ARMAS E CELULARES FORAM APREENDIDAS DURANTE REVISTA EM CADEIA DO RN

Por volta das 11h e 13h desta terça-feira, 05/07, foi realizada na Cadeia Pública de Caraúbas, uma revista no pavilhão "B" da Unidade Prisional.
 
 


Na ocasião, o "pente" fino foi realizado com o apoio da Guarda Militar, ROCAM, escolta local, PM local e os agentes de plantão.

Foram apreendidos nas celas, um verdadeiro "arsenal" de armas artesanais, celulares e carregadores.

Na ocorrência foram utilizadas bombas e outros equipamentos militares.

A revista foi realizada após todos os detentos do pavilhão fossem levados ao pátio.

Fonte: Blog do João Marcolino.

EDUARDO CUNHA ORIENTOU REPASSE A HENRIQUE EDUARDO ALVES, DIZ JANOT

A Procuradoria Geral da República investiga pagamentos da empresa Carioca Engenharia em um conta na Suíça ao ex-ministro do governo Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB). E de acordo com Janot, procurador geral, esse dinheiro foi repassado para o peemedebista a mando do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
 
O dinheiro tinha como origem propina cobrada da empresa em troca da liberação de recursos do fundo de investimento FGTS, da Caixa Econômica Federal, para obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. O valor repassado a Alves totalizam pelo menos US$ 300 mil.
 
No despacho, Janot, relaciona o ex-ministro a um "grupo criminoso". "Por ocasião da cobrança de vantagem indevida feita aos empresários da construtora Carioca, Cunha indicou para o depósito da propina outra conta, esta de Henrique Eduardo Alves", disse.

CAICÓ LANÇARÁ CARTÃO DE DESCONTOS CDL

O estimulo para que os caicoenses realizem suas compras no comércio local e assim fortaleçam a economia do município é um dos objetivos do Cartão de Descontos CDL que será apresentado no próximo dia 12 de julho aos sócios da Casa do Empresário.
 
Iniciativa pioneira no Estado, o Cartão de Descontos é mais um produto oferecido pelas entidades empresariais de Caicó para estimular o consumo entre os associados. As empresas associadas poderão participar de duas maneiras: oferecendo desconto para clientes e disponibilizando o cartão para os sócios e colaboradores.
 
Não haverá mensalidade para os usuários do cartão, apenas o custo de confecção. O cartão terá validade de dois anos. As empresas interessadas assinarão contrato de adesão e termo de parceria. Várias empresas já estão se habilitando, sendo elas dos mais diversos segmentos de comércio e serviços.
 
 

REVOLTANTE! MÃE É PRESA EM MG E CONFESSA QUE MATOU BEBÊ DE 18 DIAS PORQUE ELE CHORAVA MUITO; PAI É PRESO POR OMISSÃO

Uma mãe foi presa suspeita de matar o filho de 18 dias nesta terça-feira (5) em Ituiutaba. De acordo com a delegada da Polícia Civil, Alessandra Rodrigues da Cunha, a jovem de 20 anos confessou que matou o filho porque o bebê chorava muito. O laudo do médico legista constatou que a causa da morte foi asfixia. O pai do bebê foi preso por omissão e o casal será indiciado por tortura e homicídio triplamente qualificado.
 
 
Casal suspeito de matar filho em Ituiutaba (Foto: Theo Vieira/G1)
 
A delegada titular da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso em Ituiutaba contou que o corpo do bebê tinha sinais de engasgadura e arranhões no pescoço. Além disso, a dona de casa confessou que o filho estava com a clavícula quebrada devido a agressões anteriores.
 
 
A Polícia Civil disse que o casal levou a criança ao Pronto Atendimento por volta de 10h desta terça-feira, (05). Ao chegar ao local o médico plantonista constatou o óbito e a unidade acionou o Conselho Tutelar. Os conselheiros desconfiaram do homicídio e acionaram a Polícia Civil.
 
 
A Polícia Civil disse ainda que o outro filho do casal, uma criança de um ano também pode ter sido torturada. A delegada contou que desde o primeiro mês de vida do menino o Conselho Tutelar recebe denúncias que a criança estava sendo agredida.
 
O casal foi encaminhado para o Presídio Municipal de Ituiutaba. A delegada disse que dentro de 30 dias encaminhará o inquérito para a Justiça.
 
 

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...