6 de julho de 2016

TURISMO DE AVENTURA AVANÇA PARA GANHAR ROTEIRO PRÓPRIO NO RN

Três municípios potiguares estarão em breve na rota de aventureiros e adeptos das trilhas, escaladas e outras modalidades do turismo de aventura. Uma equipe especializada, incluindo consultores do Sebrae/RN, acompanha técnicos da Setur RN e da Emprotur desde ontem e durante todo o dia de hoje (6) no Monte das Gameleiras, Serra de São Bento e Passa Fica para avaliação do potencial turístico e da estrutura de apoio necessária à atividade na região. A intenção é consolidar o segmento de ecoturismo e de turismo de aventura com todas as suas especificidades, pré-requisitos de segurança e regulamentações ambientais para a área a ser explorada.
 
 
 
 
Este será um primeiro passo para integrar potencialidades do interior do nosso Estado em roteiros organizados, passíveis de promoção em eventos de turismo e junto a operadores”, enfatiza a presidente da Emprotur, Aninha Costa. O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, lembra a necessidade de municípios com esses atrativos adiantarem a logística necessária para recepcionar o turista. “Muitas vezes itens básicos como banheiros não tem nem nas proximidades. Então não podemos vender esses destinos porque em vez de atrair, vai afastar o turista”, avalia.
 
A visita técnica pretende avançar com um projeto de turismo sustentável, integração da comunidade e produção associada na região, notadamente nos três municípios, que já possuem estruturas em meios de hospedagem e gastronomia. “Consideraremos também o diagnóstico realizado pelo Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável do Polo Agreste-Trairi, que está sendo elaborado pela Secretaria. Vamos verificar o que poderá ser feito e executado na região, num período de 20 meses, pelo Governo do Estado, com recursos do RN Sustentável, e ainda parcerias com o Sebrae e outras fontes de recursos”, explica a subscretária de Turismo, Solange Portela.
 
Um dos principais atrativos que possibilitam a prática de esportes de aventura na região proposta para o projeto é o Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna (PB), fronteira com o RN. Por isso há no planejamento das ações um encontro da representação potiguar com o Governo do Estado da Paraíba para propor uma ação conjunta. “Se a Pedra da Boca está do lado paraibano, do lado de cá da fronteira estão hotéis, restaurantes, lojas, agencias de viagens e guias e turistas à espera da consolidação desse destino”, lembra Aninha Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...