9 de julho de 2016

VILA CIDADÃ CHEGA A PARNAMIRIM COM O TEMA “JULHO AMARELO”

Neste sábado (9), os moradores do bairro Bela Vista foram presenteados com o Vila Cidadã, que trouxe como temática, a conscientização das mães para o combate às hepatites virais com o “Julho Amarelo”.

 

 
 
Contando com a segunda participação da Sesap, além de promover cidadania, lazer, educação e serviços às cerca de 3 mil pessoas, foram oferecidos testes rápidos de HIV, exames de glicemia e pressão arterial e distribuição de preservativos.

"O Vila Cidadã é uma ação integrada entre as diversas secretarias do Governo do Estado, coordenado pela Sethas, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã e a cada edição traremos uma temática diferente. Neste sábado estamos enfatizando a luta contra a Hepatite, uma vez que o dia 28 de julho é o dia mundial de combate a essa doença", explicou a secretária e idealizadora do programa, Julianne Faria.
 
 

Reafirmando que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte estará  nas comunidades, junto a todos que necessitem, o governador Robinson Faria agradeceu a presença de todas as famílias na 7ª edição deste grandioso projeto, doando bebidas lácteas, cestas de hortifrútis  e 500 refeições  do Restaurante Popular.

Nosso objetivo maior é oferecer serviços públicos aos moradores das comunidades e bairros em situação de vulnerabilidade social da Grande Natal, bem como do interior do estado. Por isso, hoje viemos ao Bela Vista, viemos escutar o clamor de nossos amigos, dos moradores de toda a Parnamirim, trazendo o governo para junto deles", disse o governador, acompanhado da primeira dama, a secretária da Sethas, Julianne Faria, do deputado estadual Carlos Augusto Maia, da vice prefeita de Parnamirim, Lucinha Tiago, do presidente da Câmara, Ricardo Gurgel, secretários do governo, vereadores e a liderança do município.
 
 
Além de toda cidadania e dignidade levadas àquelas pessoas há muito esquecidas, o governador levou diversas novidades que encheram a todos que ali estavam de muita esperança. "Eu e Julianne temos algumas boas novas para vocês todos. Esta tramitando na Assembleia Legislativa o projeto do 'Transporte Cidadão', que beneficiará - com transporte gratuito - à população abaixo da linha da pobreza, doentes crônicos, idosos e portadores de deficiências, através de linhas de ônibus intermunicipais, espero que ainda essa semana seja votado e eu traga essa notícia. Mas não para por aí, diante dessa crise que está assolando todo o país, que ninguém consegue emprego, por meio da Agência de Fomento, traremos o Microcrédito, para aqueles pais e mães de família, para os jovens poderem abrir o próprio negócio, gerando mais empregos e aquecendo a nossa economia", pontuou.

A segurança também foi assunto abordado pelo chefe do Estado. "Esse é o nosso grande desafio e como um gestor que cumpriu, cumpre e sempre cumprirá com a palavra, vou lutar pela paz de todos os norteriograndenses. Saibam que enquanto eu não vir os potiguares tranquilos, em segurança, não sossegarei", afirmou Robinson.

Para finalizar, o governador anunciou outras duas ações, a instalação da Ceasa e de um Centro de Educação Tecnológica no município de Parnamirim.

PRÉ-CANDIDATO AMAZAN ANUNCIA “ANINHA DE OZIRES” COMO PRÉ-CANDIDATA A VICE

O pré-candidato da oposição, Amazan Silva, anunciou a Dentista Ana Maria, “Aninha de Ozires”, com pré-candidata a vice-prefeita, na chapa da oposição, que após homologada, irá disputar as eleições municipais de Jardim do Seridó.
Muito querida por todos, “Aninha de Ozires” é filha do saudoso ex-prefeito de Jardim do Seridó, Ozires Borges Villar.
Do Blog: Boa sorte!

SE LASCARAM! BANDIDOS MORREM AO EXPLODIR CAIXA ELETRÔNICO NO RS

Dois homens morreram durante a explosão de um caixa eletrônico na cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na madrugada deste sábado (9). A agencia fica às margens da ERS-040.
 
 
Suspeito morreu no momento da explosão em Viamão (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
 
Conforme a Brigada Militar, quatro suspeitos participaram da tentativa de arrombamento dos caixa eletrônico. Dois deles conseguiram fugir, sendo que um deles estaria ferido.
 
Os dois suspeitos que morreram não conseguiram sair da agência na hora da explosão. Foram encontradas marcas de sangue no local, o que sugere, segundo a polícia, que os suspeitos tenham ficado feridos.
 

PP REÚNE PRÉ-CANDIDATOS EM NATAL

Pré-candidatos a prefeito e vereador do Partido Progressista de 25 municípios próximos à Grande Natal participaram de formação para as eleições, na noite desta sexta-feira (08). Foi no auditório do Hotel Holiday Inn, em Natal, com a presença do presidente estadual do partido, professor Betinho Rosado, e do deputado federal Beto Rosado.
 
 

 
A preparação do PP contou com orientações sobre as novas regras eleitorais, feitas pelo advogado Thiago Cortez, e a utilização das mídias sociais, com o jornalista Raildon Lucena.

Neste sábado, será a vez do município de São José de Mipibu receber a formação. O encontro está marcado para as 14h, na sede da maçonaria. Outras formações ocorrerão no domingo (10), em Pau dos Ferros e Mossoró.

EX-POLICIAL BOLA É CONDENADO POR MORTE DE CARCEREIRO

O ex-policial Marcos Aparecidos dos Santos, o Bola, foi condenado nesta sexta-feira (8) a 12 anos de prisão em regime fechado no Tribunal de Júri de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pelo assassinato do carcereiro Rogério Martins Novelo. O julgamento durou dois dias e foi presidido pelo juiz Elexander Camargos Diniz. Em abril de 2013, Bola também foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes.
 
 
Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, durante leitura da sentença em condenação por morte de carcereiro (Foto: Lucas Henrique Andrade/ TJMG Divulgação)
 
Novelo foi assassinado em maio de 2000, em Contagem. Em novembro de 2012, o réu havia sido absolvido da acusação de homicídio, mas o Ministério Público de Minas Gerais recorreu da decisão argumentando que o conselho de sentença decidiu de forma contrária às provas contidas no processo. O recurso foi aceito pela Justiça, e por isso, Bola foi julgado novamente.
 
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a acusação foi feita pelo promotor Daniel Saliba de Freitas. O julgamento começou nesta quinta-feira (7) e durou dois dias.
 
O ex-policial cumpre pena na Casa de Custódia da Polícia Civil, no bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, em regime fechado. Em fevereiro deste ano, uma foto que circulou pela internet mostrava a suposta participação de Bola no que seria um churrasco em uma cela do local.
 
Segundo a denúncia do MP, em maio de 2000, Bola atirou contra o carcereiro Rogério Martins Novelo, que estava dentro de um veículo, em frente ao local onde trabalhava. Para o Ministério Público, o crime teria sido encomendado, já que o réu e a vítima não se conheciam.
 
A Justiça informou que o ex-policial foi reconhecido em 2010 pela irmã de Novelo, que presenciou o crime. Ela identificou Bola como o responsável pela morte do irmão, depois que viu sua imagem sendo veiculada na imprensa pelo suposto envolvimento no assassinato de Eliza Samudio.

AÇUDE DE CUREMAS ATINGE 6,8% DE NÍVEL D’ÁGUA

Dos 591 milhões, 646 mil e 222 metros cúbicos d’água, a Barragem Estevam Marinho, também conhecida como Curemas está com pouco mais de 40 milhões de metros cúbicos, o que representa 6,8% de sua capacidade total d’água. Esses dados são da medição desta sexta-feira (08), feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba e o DNOCS.
 
 
Mãe D’água, que integra o Complexo está com 12,6% de sua capacidade total d’água. A Barragem tem capacidade para 567 milhões, 999 mil e 136 metros cúbicos, e pela medição desta sexta está com 71 milhões, 724 mil e 508 m3.

MINISTRO DO STJ MANDA SOLTAR CARLINHOS CACHOEIRA E EMPRESÁRIOS

O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a soltura do contraventor Carlinhos Cachoeira, dos empresários Fernando Cavendish e Adir Assad e de outros dois presos na semana passada Operação Saqueador, da Polícia Federal.
 




Eles são réus em ação penal e acusados de lavagem de R$ 370 milhões supostamente desviados de contratos de obras públicas realizadas pela construtora Delta.
  
Os presos estão no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
 
Segundo a defesa de Carlinhos Cachoeira, que entrou com o habeas corpus, o pedido questionou a decisão do TRF2 de anular o aval para o contraventor deixar a cadeia e ficar em prisão domiciliar.
 
Na última quarta-feira (6), um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Paulo Espírito Santo, anulou decisão de outro desembargador, Ivan Athié, que havia convertido em domiciliar a prisão preventiva de Cachoeira, Cavendish e outros três presos.
 
O argumento era o de que a prisão preventiva não poderia ter sido restabelecida porque o desembargador Ivan Athié já havia liberado Cachoeira da cadeia. Conforme a defesa, o ministro concordou com o argumento.
 
O ministro determinou que medidas cautelares – como prisão domiciliar e eventual proibição de contato com outros investigados – sejam definidas pelo juiz do caso, no Rio.
 
Embora o habeas corpus tenha sido pedido por Cachoeira, o ministro Nefi Cordeiro entendeu que a situação de todos os acusados é igual e considerou que todos devem ser beneficiados pela liminar (decisão provisória).
 
Quem está de plantão no STJ é a vice-presidente do tribunal, Laurita Vaz, mas, neste caso, ela se declarou impedida de julgar. Por isso, determinou que o caso fosse analisado pelo ministro com mais tempo de tribunal que estava em Brasília - Nefi Cordeiro.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região havia concedido prisão domiciliar aos acusados, mas eles não foram soltos porque não havia tornozeleira eletrônica. Depois, o TRF anulou a prisão domiciliar.

NA 19ª EXPONOVOS, GOVERNADOR ENTREGA KITS DO COMPRA DIRETA E ANUNCIA RECORDE DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA

Centenas de produtores rurais de dez cidades do Seridó foram beneficiados nesta sexta-feira (8) durante a abertura da 19ª edição da Exponovos, feira agropecuária de Currais Novos. No evento, o governador Robinson Faria entregou simbolicamente os kits do Projeto de Apoio e Modernização das Centrais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta), para representantes das cidades de Acari, Bodó, Cerro Corá, Cruzeta, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Currais Novos.
 
 
 
 

Os kits são compostos por duas balanças com cargas máximas de 30 quilos e de 300 quilos, um computador com impressora, freezer, pallets e um veículo utilitário do tipo Saveiro. Os produtos são essenciais para o processo de atualização por que passam as Centrais de Programa, que funcionam da seguinte forma: a produção dos agricultores familiares é adquirida pelo Governo que repassa os alimentos para instituições filantrópicas e escolas, por exemplo, promovendo a inclusão sócio-produtiva no campo. 

A triangulação entre os governos federal, estadual e municipal permite que os agricultores familiares tenham a garantia que a produção será toda vendida, conferindo segurança aos negócios, assegurando emprego e renda no campo e aquecendo a economia regional, sendo desnecessária a figura dos atravessadores. Para isso, são essenciais os produtos como o carro para o transporte, balanças e freezers para conservação de gêneros alimentícios de diversas matrizes. 

O PAA-Compra Direta é uma iniciativa de segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, executado no Rio Grande do Norte pela Emater em parcerias com as prefeituras. Até julho de 2016, já foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões no programa e 10 toneladas de produtos alimentícios já foram adquiridos. Este contrato contempla 161 municípios, tem valor total de R$ 9 milhões, dos quais R$ 5 milhões 884 mil já foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e R$ 50 mil, pelo Governo do Estado.

Também no evento de abertura da 19ª Exponovos, o governador entregou 68 certificados aos agentes de leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, profissionais que passaram por capacitação para aplicar o projeto da melhor maneira nas comunidades rurais.

Com a entrega, os agentes estão aptos a gerenciar 34 bibliotecas rurais divididas por 16 municípios potiguares: Caicó, Acari, Jardim de Piranhas, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Jucurutu, Bodó, Currais Novos, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Santana do Matos, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas e Jardim do Seridó. 

Ainda no evento, o chefe do Executivo Estadual divulgou um dado comemorado pelos produtores rurais. Pela primeira vez na história do estado a vacinação contra febre aftosa atingiu número próximo de 95%. A cobertura, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, é explicada exclusivamente pelo trabalho de campo realizado pelos técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) na sensibilização do produtores rurais. 

O secretário destacou a importância de se manter a vacinação nos outros anos para que o RN possa sair da área livre de febre aftosa com vacinação para área livre. “Nós não podemos perder isso, mas é um trabalho que depende de todo o bloco da região Nordeste. Nós temos os melhores animais da raça sindi, guzerá e o pardo suíço de excelente qualidade genética e dependemos do trabalho de vacinação, conscientização, além das barreiras sanitárias funcionando, para mantermos a exportação, por exemplo, de frutas e outros produtos do RN”, declarou.

Outra novidade é que no próximo dia 22 de julho, será lançada na estação experimental da Emparn Terras Secas, no município de Pedro Avelino, a entrega de 400 títulos de terras que estavam represados em alguns casos, há décadas, e os lançamentos do programa de distribuição de raquetes de palma para platio e de produção de feno a custo reduzido.

O governador fez um balanço das ações realizadas em Currais Novos e em outras cidades do Seridó. “O Programa de Aquisição de Alimentos e do Compra Direta são ações extremamente importantes. É um programa justo e solidário, que garante a renda dos produtores rurais e ajuda no sustento das famílias, ao mesmo tempo que o governo assegura a alimentação para hospitais e escolas públicas, instituições de caridades, entre outros”. afirmou. 

Sobre as outras ações, o governador falou: “Nós temos muito o que comemorar com a vacinação contra a febre aftosa chegando a quase 95%. Isso demonstra a seriedade com que o trabalho da SAPE, por meio do Idiarn, foi feito. Em relação a Arca das Letras, a iniciativa da Seara é importantíssima porque não há caminho para o futuro que não passe pela educação. Esse programa é para as futuras gerações e estamos orgulhosos dos números”, encerrou. 

Na agenda por Currais Novos, o governador Robinson Faria foi acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, do prefeito Vilton Cunha, de auxiliares de governo da administração direta e indireta.
 
CENTRO TECNOLÓGICO
Antes do evento de abertura da 19ª Exponovos, o governador visitou o Centro Tecnológico Mineral, que funcionará nas dependências do campus Currais Novos do IFRN.

O Investimento para construção e compra de equipamentos é de R$ 2 milhões, uma parceria entre o Governo, por meio da Fapern e da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep e  possui 800 m², com laboratórios de preparação de amostras, caracterização tecnológica e de processamento mineral, salas de estudo e pesquisa e incubadoras de empresas.

O Centro vai impulsionar a economia do setor mineral, colaborando para o desenvolvimento de novas tecnologias e processamentos dessa matéria-prima encontrada no Seridó.  Com esse Centro, o Governo vai reunir instituições de ensino, empresas e sociedade para agregar valor a esse nicho econômico.

Pouco depois, Robinson Faria visitou o Centro Tecnológico do Queijo, que também funciona do Instituto Federal. O grupo de pesquisa desenvolve produtos lácteos que são usados no consumo da instituição para alimentação dos alunos e servidores.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...