16 de agosto de 2016

FUGITIVO DO PEREIRÃO DE CAICÓ É RECAPTURADO JUNTO COM MAIS DOIS NO RN

Três fugitivos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte foram recapturados no final da manhã desta terça-feira (16) em Macaíba, cidade da Grande Natal. Segundo o delegado Normando Feitosa, a ação foi batizada de 'Operação Retorno'. Com eles foi apreendido um revólver.
 
 
 
 


Os fugitivos foram identificados como João Marcos Moura da Silva, de 23 anos, e Jadson Ênio Charles Trajano, de 21, fugitivos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e Carlos Francisco da Silva, 26, fugitivo da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o ‘Pereirão’, em Caicó.
 


Ainda de acordo com Normando, o trio estava em uma casa no loteamento Santo Antônio, que fica na zona urbana do município. "Foi um trabalho muito bem feito pelo nosso setor de inteligência", ressaltou o delegado. "Os três tinham mandados de prisão em aberto. Vale ressaltar que o Jadson, por ter assumido a propriedade da arma, foi autuado por posse de arma de fogo", acrescentou o delegado.


Somente este ano, 293 presos já escaparam do sistema penitenciário potiguar. Em 2015 foram 212. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) sabem precisar quantos fugitivos foram encontrados e levados de volta aos presídios.

MULHER E FILHO DE LULA NÃO COMPARECEM A DEPOIMENTO SOBRE SÍTIO

A mulher e o filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceram ao depoimento marcado para esta terça-feira (16) na Polícia Federal e seus advogados justificaram a ausência baseados em preceitos da Constituição e do Código do Processo Penal, que preveem que a testemunha tem direito a se manter calada em algumas situações. O depoimento de Marisa Letícia e Fábio Luis Lula da Silva sobre o sítio em Atibaia, solicitado pela Polícia Federal em Curitiba, dentro do âmbito da Operação Lava Jato, e ocorreria às 10h na sede da PF de São Paulo.
 
 
 
Advogados da família de Lula (Foto: Tahiane Stochero/G1)
 
A força-tarefa da Operação Lava Jato suspeita que a propriedade seja do ex-presidente e que tenha sido omitida nas declarações de renda. Por outro lado, Lula afirma que ele e a família frequentam o espaço na condição de amigos dos proprietários – os sócio de Fábio Luis Lula da Silva, Jonas Leite Suassuna Filho e Fernando Bittar.
 
 
Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, o inquérito que apura a propriedade do sítio já deveria até ter sido extinto, pois já está comprovado nos autos de quem é o sítio.

'NÃO ME ARREPENDO', DIZ SUSPEITO DE MATAR EMPRESÁRIO NO LITORAL SUL DO RN

É o tipo da coisa, quando você faz uma coisa não adianta você ficar choramingando ou ficar arrependido. Para quê? Você não já fez? Então segura a onda. Eu não me arrependo”. Foi desta forma que Leonardo de Melo Barros, de 26 anos, respondeu sobre seu envolvimento na morte do empresário Alexandre Alter Wainberg durante o interrogatório da Polícia Civil. Wainberg, de 54 anos, foi assassinado a facadas em julho do ano passado em Tibau do Sul. O suspeito foi preso na manhã desta segunda-feira (15), em Fortaleza.
 
 
 
Leonardo de Melo Barros foi preso em Fortaleza (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
 
 
 
Durante a confissão, gravada pela assessoria de comunicação da Polícia Civil, Leonardo diz que matou o empresário após ser maltratado durante a realização de um serviço na fazenda de camarões e ostras em que trabalhava. Segundo Leonardo, Alexandre costumava humilhar os funcionários.
 
 
"O que aconteceu foi que desde que eu o conheci, ele era um cara que nunca respeitou ninguém. Ele se achava o dono do mundo, era o que ele falasse e pronto. Desde que eu comecei a trabalhar com ele que eu vi ele humilhar do mais novo ao mais velho. Gente com a idade dele que ele humilhava. E pelo fato da galera ser pai de família, com filhos pequenos, ficavam ali sujeitos aquelas humilhações. No meu caso, como sou novo, não tinha filho pequeno para criar, aconteceu o que aconteceu. Ele chegou para me gritar, o sangue ferveu na hora e eu acabei fazendo”, disse.
 
 
Segundo Leonardo, o crime aconteceu por volta das 8h. Cerca de 20 minutos antes o empresário teria sido 'ignorante' com ele. O suspeito negou ter discutido com o empresário.
 
 
"Não foi uma discussão. Foi um trabalho que a gente estava fazendo, e acabou, como sempre, com ele ignorante. A gente não chegou a discutir. Isso foi no galpão. No viveiro, quando estávamos para despejar as larvas, eu fique naquilo 'faço ou não faço' e acabei fazendo. A gente não chegou a discutir", detalhou.
 
 
Alexandre Wainberg tinha 54 anos (Foto: Arquivo Pessoal) Alexandre Wainberg morreu enquanto era socorrido por outros funcionários, que impediram o suspeito de continuar com as agressões. Leonardo ainda conseguiu atingir o suspeito com duas facadas. O homem fugiu enquanto o empresário era socorrido.
 
 
"Saí em disparada com a minha moto. Não tinha um canto específico para onde ir. Qualquer canto que eu não conhecesse ninguém e que ninguém me conhecesse estava bom para mim. Por que Fortaleza? Porque era o canto mais próximo. Como eu gostava muito da minha família, eu não queria ficar longe", diz no depoimento.
 
 
Apesar de escolher o destino para não ficar longe da família, Leonardo diz só ter se comunicado por meio de telefone. Na capital cearense, ele diz ter vivido da venda de CDs e de trabalhos temporários. O homem mudou a aparência, mas disse não se surpreender com a chegada da polícia e que espera que a 'Justiça seja feita'. "Quem faz uma coisa, um dia paga. De um jeito ou de outro", disse.
 
 
"Se eu falar que eu estou arrependido eu vou estar mentindo para você e para mim mesmo. Não estou arrependido. Não é uma coisa que me orgulho e que vou me orgulhar, mas aconteceu. Não adianta você fazer uma coisa para se arrepender depois. Não me arrependo", diz o suspeito.

 
Leonardo trabalhava há mais de quatro anos na fazenda do empresário e era tido como um funcionário de confiança. À época do crime, o delegado André Gurgel, da Polícia Civil do RN, afirmou que o empresário foi morto por um motivo banal. "O Alexandre teria falado alto com o Leonardo, reclamado de um serviço que o funcionário não estava fazendo direito. Com raiva, ele matou o patrão", relatou.
 
 
Ainda de acordo com Gurgel, também houve premeditação no crime. "Depois de o Alexandre repreender o Leonardo, os dois foram de caminhonete até um dos viveiros de camarão. Ou seja, o Leonardo teve tempo suficiente para pensar e esfriar a cabeça. Mas, pelo visto, ele premeditou o crime. Quando desceram do veículo, o Leonardo o esfaqueou e fugiu para o mato. A faca, do tipo peixeira, não foi encontrada", acrescentou.
 
 
Fonte: G1/RN.
 

 

JOÃO HAVELANGE, EX-PRESIDENTE DA FIFA, MORRE AOS 100 ANOS NO RIO

O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) João Havelange morreu na manhã desta terça-feira (16), no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ele estava internado para tratamento de uma pneumonia desde julho. O enterro está marcado para às 15h desta terça, no cemitério São João Batista.
 
 
No final do ano passado, Havelange foi internado no mesmo hospital em decorrência de problemas pulmonares. Ele completou 100 anos de idade no último dia 8 de maio.


Em nota, o hospital não informa a causa da morte, diz apenas que "a instituição se solidariza com familiares e amigos do dirigente esportivo."
 
 
O presidente em exercício, Michel Temer, divulgou nota lamentando a morte de Havelange. "O esporte mundial perdeu hoje um dos seus mais expressivos líderes. João Havelange se dedicou com afinco ao desenvolvimento do esporte e, principalmente, do nosso Futebol. Presto solidariedade aos familiares e amigos neste momento de pesar", diz a nota.

URGENTE! DESEMBARGADOR MANDA ANUNCIAR JULGAMENTO DE PROCESSO DE FÁTIMA ARAÚJO, PREFEITA DE OURO BRANCO

Na tarde desta terça-feira, (15), o desembargador do TJ/RN, João Rebouças, fez a última movimentação em um dos vários processos da atual prefeita de Ouro Branco, Fátima Araújo. Os processos são oriundos da comarca de Jardim do Seridó/Ouro Branco, na qual a gestora foi condenada em várias ações movidas pelo Ministério Público por ato de improbidade administrativa.
 
 
 
 
O julgamento do recurso deve acontecer muito em breve, e caso a sentença da MM Juíza da comarca de Jardim do Seridó não seja reformada, a prefeita terá seus direitos políticos cassados, ficando assim inelegível, além de ter que cumprir as demais penalidades da sentença.
Do Blog: Se mantida a sentença da MM Juíza pelo TJ/RN, a prefeita ficará “FICHA SUJA”!

“SERGINHO” REGISTRA CANDIDATURA A PREFEITO DE SERRA NEGRA

É tempo de mudança”. Este é o nome da coligação que tem Serginho Fernandes (PSDB) como candidato a prefeito de Serra Negra do Norte. A chapa, que ainda conta com João Enéas (PSB) como candidato a vice-prefeito, foi registrada com a presença dos dois nesta segunda-feira (15) na 26ª zona do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 
 
 
Segundo Serginho, a população de Serra Negra do Norte terá a oportunidade, a partir desta terça-feira (16), quando começam oficialmente as eleições, de mudar a cidade e recolocar o município no trilho do desenvolvimento.
 
 
O sentimento de mudança bate no peito do serra-negrense. Todos nós sabemos que nossa cidade merece e pode muito mais. Vamos apresentar nossas propostas, debater com a população e mostrar que a mudança já começou”, disse Serginho.

ENDOCRINOLOGISTA ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE DIABETES INFANTIL

Chocolates, balas, pirulitos, refrigerantes e biscoitos recheados. Guloseimas como essas fazem parte da rotina das crianças. Contudo, o consumo excessivo de açúcar entre os pequeninos tem ocasionado no aumento significativo de diabetes infantil. Somente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas têm diabetes; destas, mais de um milhão são crianças e adolescentes. A diabetes consiste na alteração de níveis de açúcar do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.

A endocrinologista do Hapvida Saúde, Jamile Santos, esclarece que na infância e na adolescência a incidência maior é a diabetes mellitus tipo 1, doença do sistema endócrino caracterizada por hiperglicemia crônica. “A diabetes tipo 1 é causada pela destruição pelo sistema imune das células do pâncreas secretoras de insulina. Já a tipo 2 é muito mais frequente no adulto, porém sua incidência vem aumentando na infância devido ao número crescente de casos de obesidade infantil. Nesse último caso, o organismo produz insulina, mas fica mais resistente a seus efeitos”, explica.

Por isso, os pais precisam estar atentos aos sinais. “Os sintomas da diabetes tipo 1são sede excessiva, cansaço para brincar e estudar, muita vontade de urinar, aumento do apetite e perda de peso. Já os sintomas da diabetes tipo 2 na infância são mais brandos e muitas vezes inexistentes, podendo em casos avançados ocorrer sede, perda de peso, cansaço e visão turva”, acrescenta Jamile.

A endocrinologista alerta para que o tratamento se inicie o quanto antes com a supervisão de um médico especialista. “A demora em procurar atendimento pode ter como consequências cetoacidose diabética cujo tratamento envolve internação e pode levar à desidratação severa, vômitos e coma. Como na diabetes tipo 1 o pâncreas não produz insulina, o tratamento consiste na aplicação exógena diária desse hormônio e no controle alimentar aliado à prática de exercícios físicos. No tipo 2, a mudança no estilo de vida é ainda mais importante e pode ser associada também a medicações orais e em casos mais graves, trabalhamos com a aplicação da insulina”, finaliza a médica.

“MIÚDA” E “BORREGO” REGISTRAM CANDIDATURAS, E PARTICIPAM DE ENCONTRO COM JOVENS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Nesta segunda-feira (15) os candidatos a prefeita e vice de São José do Seridó, respectivamente, Miúda e Borrego, ambos do PMDB, registraram suas candidaturas pela coligação São José do Seridó Cada Vez Mais Bonita (PMDB, PSDB e Solidariedade) no Fórum da 056 zona eleitoral, no município de Cruzeta.
 
 
Tanto a candidata quanto o seu vice se mostraram felizes e motivados com o início do período eleitoral a partir desta terça-feira (16). “Estou confiante numa grande vitória no próximo dia 02 de outubro”, disse Miúda, ressaltando seu agradecimento ao prefeito Jackson Dantas (PMDB) e a população são-josé-seridoense pela confiança depositada em seu nome. Já Borrego, frisou que “a campanha será feita na humildade, com os pés no chão, mostrando o que foi realizado nos últimos oito anos e o que será feito no futuro”.

Posteriormente ao registro de suas candidaturas, Miúda, Borrego e os candidatos a vereador pela coligação atenderam ao convite do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Jovens (NUCA) de São José do Seridó e se dirigiram ao Centro Paroquial Bento XVI, para mais uma rodada de discussões, visando à construção do plano de governo que norteará a futura administração.

GOVERNO PRORROGA POR 8 DIAS PRESENÇA DE TROPAS FEDERAIS NO RN

O governo federal decidiu prorrogar, por mais oito dias, a presença de tropas federais do Exército na região metropolitana de Natal (RN). O decreto com a decisão, assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, deve ser publicado na edição desta terça-feira (16) do "Diário Oficial da União".
 
 
 
 
 
Os militares começaram a atuar no dia 4 de agosto, com o prazo para permanecer nas ruas até esta terça (16), mas na última sexta (12), Robinson Faria voltou a entrar em contato com o governo federal e solicitou, via ofício, a prorrogação da permanência das tropas do Exército na região da Grande Natal por mais 30 dias.
 
 
 
Conforme o governador, apesar de a situação na região de Natal ter apresentado "significativa melhora, persistem indicativos de rebeliões a serem deflagrados em unidades do Sistema Penitenciário".

CAMPANHA ELEITORAL COMEÇA NESTA TERÇA, (16) EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL

Com o prazo para o registro das candidaturas encerrado nesta segunda-feira (15), os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 5.568 municípios brasileiros darão início nesta terça-feira (16) à campanha mais curta dos últimos 18 anos: 45 dias, em vez de 90.
 
O primeiro turno está marcado para 2 de outubro, e os candidatos terão, a partir desta terça, 45 dias para realizar comícios, distribuir material gráfico e organizar passeatas e carreatas.
 
 
Ao longo dos últimos dois anos, mudanças na lei eleitoral foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo governo.
 
 
Com as modificações, as campanhas, que antes começavam após 5 de julho (conforme a Lei 9.504/97), tiveram o início adiado para depois de 15 de agosto (de acordo com a Lei 13.165/15), o que reduziu o período de 90 para 45 dias.

CARRETA QUE VINHA DO GO PARA O RN É APREENDIDA COM 43 TONELADAS DE FEIJÃO

Um carregamento com cerca de 43 toneladas de feijão foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (15), na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. A carga foi interceptada logo após passar pela divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Segundo o Fisco Estadual, o carregamento estava com irregularidades na nota fiscal.
 
 
 


 
 
De acordo com o auditor-fiscal Osvaldo Dunga, a carga havia saído do estado de Goiás e teria como destino o estado do Rio Grande do Norte. As 43 toneladas de feijão estavam sendo transportadas em uma carreta do tipo bitrem.
 


Ainda de acordo com o auditor-fiscal, as fiscalizações de carregamento de alimentos estão sendo intensificadas nos últimos meses, devido a escassez e variação de preços de alguns produtos. 

 
O Fisco Estadual da Paraíba ainda não havia calculado o valor da carga. A multa para regularização do carregamento vai custar 27% do valor total do produto.

NILDSON DANTAS REGISTRA PEDIDO DE CANDIDATURA PARA PREFEITO DE CAICÓ

O vereador Nildson Dantas, registrou sua candidatura junto à Justiça Eleitoral nesta segunda-feira, 15 de agosto. O candidato do PSD forma chapa com o candidato a vice-prefeito o irmão Assis da Cosern (PTN), na coligação “Caicó em Boas Mãos”, que conta com 42 candidatos de quatro partidos: PTN,PMN, PSD e PEN.
Quando todos não acreditavam na coragem de ser candidato por não possuir medalhões, Nildson segue ao lado do povo e com um currículo capacitado para à disputa de outubro próximo. Em seu plano de governo, o candidato a prefeito, colocou como prioridade os desafios em melhorar a qualidade da educação, saúde pública, incentivos para a juventude, cultura e Turismo, além de outros pontos que devem ser respeitados para dar uma melhor qualidade de vida ao caicoense.

CONTRATOS DE GESTÃO DO GOVERNO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA PÚBLICA

Os primeiros três contratos de gestão do Governo do Estado assinados pelo governador Robinson Faria estão disponíveis para consulta pública no portal do projeto Governança Inovadora. Os documentos foram assinados com os gestores das secretarias de Planejamento e Finanças, Infraestrutura e Turismo. O portal www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br informa todos os detalhes sobre indicadores e metas dos projetos prioritários presentes nesses contratos.

O monitoramento das metas acontece a cada dois meses. Uma sala de situação será montada nas próximas semanas na governadoria e na SEPLAN para o acompanhamento dos projetos. Até o final de setembro o governador Robinson Faria assina mais 15 contratos de gestão com as seguintes secretarias e órgãos: Tributação, Desenvolvimento Econômico, Jucern, IPEM, Potigás, AGN, Fapern, Gabinete Civil, Esporte e Lazer, Procuradoria geral, ARSEP, DER, Detran, EMGERN e Emprotur.

O Governança Inovadora é o maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Rio Grande do Norte. A iniciativa é coordenada pela secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) com o apoio do Instituto Publix. O projeto é financiado com recursos do tesouro estadual por meio do financiamento do Banco Mundial/RN Sustentável.

MORRE ELKE MARAVILHA, AOS 71 ANOS, NO RIO DE JANEIRO

A atriz Elke Maravilha é uma das maiores estrelas do Brasil. Nascida na Rússia, veio ainda jovem para o país do Carnaval e ficou maravilhada com o que viu por aqui.
 
Internada devido a uma úlcera há quase um mês na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, ela estava em coma induzido desde a sua última cirurgia.
 
Infelizmente, nesta madrugada de terça-feira, (16), ela acabou não resistindo e faleceu.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...