28 de janeiro de 2011

CORPO DO MONSENHOR ERNESTO DA SILVA ESPÍNOLA ACABA DE SER LIBERADO; SEPULTAMENTO SERÁ ÀS 18:00HS DESTE SÁBADO

O corpo do Monsenhor Ernesto da Silva Espínola, acaba de ser liberado pelo hospital da UNIMED de natal, e será neste momento encaminhado para o centro de velório “Morada da Paz”, local onde o corpo será preparado para seguir viajem para Jardim do Seridó.

Diferentemente do que havia sido informado, o corpo do Monsenhor Ernesto não mais será velado durante duas horas em Natal, tendo em vista a demora para que o mesmo fosse liberado. Portanto, logo mais o cortejo fúnebre conduzindo o corpo do Monsenhor Ernesto deverá deixar a capital Potiguar com destino à Jardim do Seridó.

A chegada do cortejo está sendo prevista entre 1:00 e 2:00 horas da madrugada desta sábado (29), e o sepultamento foi marcado para as 18:00hs de amanhã, com missa de corpo presente. O corpo será velado na Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de onde sairá em cortejo para a Igreja Matriz onde será sepultado logo após a missa de corpo presente.

URGENTE! MORRE EM NATAL O MONSENHOR ERNESTO DA SILVA ESPÍNOLA

Faleceu aos 83 anos de idade, no final desta tarde de sexta-feira (28), no hospital da UNIMED de Natal, o Reverendíssimo Monsenhor Ernesto da Silva Espínola. Monsenhor Ernesto da Silva Espínola, que por várias décadas esteve à frente das paróquias de Jardim do Seridó, Cruzeta, Ouro Branco e São José do Seridó, estava internado na enfermaria do Hospital da UNIMED em Natal.

O corpo do Monsenhor Ernesto da Silva Espínola deverá chegar na manhã desde sábado (29), e irá direto para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de onde sairá para a matriz, onde acontecerá a missa de corpo presente e posteriormente seu sepultamento.

Ainda não tem a confirmação do horário do sepultamento, já que seu falecimento acabou de acontecer. O “Blog Barra Pesada” ficará de plantão e a qualquer momento trará mais informações
.

ATENÇÃO! POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ JÁ ESTÁ NO CASO DIVULGADO PELO “BLOG BARRA PESADA”

Após contatos com a Ouvidoria da Polícia Civil e a Ouvidoria Geral do Estado do Paraná, de forma muito respeitosa e atenciosa foi atendido pelo Delegado da delegacia do adolescente, Dr. Robson, que por sua vez acessou o “Blog Barra Pesada” e ao tomar conhecimento do fato mandou que eu entrasse em contato com o SICRID, órgão da polícia Civil, já que a delegacia na qual o mesmo é lotado cuida apenas de delitos cometidos por adolescentes, e não contra adolescente.

Apesar de o SICRID cuidar apenas de casos de crianças, e não de adolescente, o investigador Marcos me atendeu com a maior presteza, e após pegar todas as informações se comprometeu em mobilizar a polícia civil para investigar e tentar localizar o adolescente, e assim termos um desfecho do caso.

Antecipadamente, gostaria de agradecer o respeito dispensado por toda Polícia Civil do Estado do Paraná para com o “Blog Barra Pesada”, que a qualquer momento poderá solucionar o caso e informar o paradeiro do adolescente Jardinense, para alivio da família e de todos que estão torcendo por um final feliz. Obrigado!

Do Blog: Com um pouquinho de boa vontade tudo é possível!


PASMEM! VEREADORES DE TENENTE LAURENTINO CRUZ APROVAM LEI QUE CONSELHEIROS TUTELARES AGORA SERÃO VOLUNTÁRIOS

Em primeira mão chega à informação ao “Blog Barra Pesada” de que os vereadores da cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN, cidade que fica na região da Serra de Santana, aprovaram uma lei sugerida pelo executivo municipal, de que os Conselheiros Tutelares do município agora deverão trabalhar voluntariamente, ou seja, sem receberem salários.

Esperamos que tudo não passe de uma brincadeira de mau gosto, pois o próprio ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente) é bem claro, criança e adolescente é prioridade absoluta, o que não condiz com a suposta atitude dos senhores vereadores da referida cidade.

Resta ainda a confirmação, mas caso seja comprovada a aprovação da suposta lei, a sociedade de Tenente Laurentino Cruz precisa protestar, e exigir que a lei não seja sancionada pelo prefeito. será que os vereadores também aprovariam uma lei para eles próprios não receberem salários? Aguardem mais informações aqui no “Blog Barra Pesada”, sem medo da verdade!

DR. EDIMAR É HOMENAGEADO EM BONITA CRÔNICA DE JORNALISTA QUE TEVE SUA AVÓ TRATADA PELO MÉDICO JARDINENSE

O jornalista Potiguar, Rubéns Lemos Filho, publicou em sua coluna intitulada “passe livre” do “Jornal de Hoje” no último dia 04 de janeiro, uma crônica onde o médico ortopedista e ex-prefeito de Jardim do Seridó, Dr. Edimar Medeiros Dantas, (foto ao lado) é homenageado por ter cuidado da avó do mesmo. Rubéns diz em um dos trechos da sua crônica de agradecimentos, que o diploma do Dr. Edimar era para ao invés de “Ortopedista” está escrito “Humanista”, em referência ao carinho do médico para com sua querida avó.
Esse tipo de reconhecimento poderia e deveria ser copiado por muitos Jardinenses, que da mesma forma que a avó do colega Rubéns Lemos, sempre recebem do Dr. Edimar Medeiros o mesmo tipo de tratamento, mas, que por causa das paixões políticas partidárias preferem constrange-lo de forma por vezes até que covardes, apenas com intuito de agradar seus “coronéis”, tentando macular a imagem de quem sempre só fez o bem ao seu povo.

Por fim, o “Blog Barra Pesada”, em nome da grande maioria do povo de Jardim do Seridó agradece o reconhecimento do colega do Jornal de Hoje, e lhe deseja muitos anos de vida, com paz, saúde e muito sucesso no Jornal do Hoje. Obrigado!

Segue a crônica que foi publicada no jornal. Leiam com atenção!


Obrigado, doutor

Rubéns Lemos Filho

Jornalista

O título acima é cópia despudorada de uma das piores séries exibidas pela Rede Globo há exatos 30 anos, em 1981, com Francisco Cuoco no papel-título. Brega é apelido. Suportar Francisco Cuoco somente as solteironas. Foi ele quem inventou o canastrão brasileiro. Só teve uma boa atuação em Pecado Capital, versão original, napele de um malandro que termina assassinado por ser obcecado por dinheiro. Se todostivessem o fim dele, o personagem Carlão, o Brasil seria melhor.

Arrebato sem a menor cerimônia o título da série que teve o magistral Ferreira Gullar entre os seus redatores, para dizer que a medicina eletrônica pode ter os melhores equipamentos, mas o melhor da medicina é o ser humano. E que ela não é,assim como o Direito, uma ciência de regras e códigos, é, sim, uma prova de que osentimento verdadeiro cura.

Tenho me relacionado com meus poucos leitores na mais absoluta franquezadesde que comecei aqui no Jornal de Hoje, há quase nove meses, uma gestaçãoobstetra. Assuntos pessoais não devem ser levados a público nem a jornal, porquevocê consume um produto que consome neurônios e o quer bem feito. Dane-se o que passa pela vida de Rubens Lemos Filho.

Fui desafiado no pior ano de minha passagem pela vida. Desejo a 2010(salvo raras exceções), o pior fogo dos infernos, a cutilada da faca mais atroz, o tiro maiscerteiro disparado pelo Bope, o batalhão do qual sou fã, amigo e torcedor, para desespero dos humanistas que defendem direitos de facínoras.

O desano (neologismo inaugurado agora) que passou, me tirou amigos, me fezpercorrer cemitérios com a intimidade dos coveiros. E justamente no seu debater dedesespero, resolveu me causar a pior das dores.

Tenho uma avó, Maria do Carmo Carneiro de Melo, de 91 anos, que nasceu, claro, em 1919. É do tempo dos bondes, da Praça Pio Décimo, e detentora da maiordoçura que o meu coração cansado e calejado conheceu.

No dia 24 de dezembro, Natal dos cristãos fervoroso feito ela, minha avó
fraturou o fêmur. Sofreu o que não merece porque sua vida foi um doce martírio. Servidora letra “D” estadual, do antigo Setor de Pagamento, nunca teve função gratificada. Entrou no Governo Dinarte, passou pelo de Aluísio Alves, seu ídolo, Monsenhor Walfredo Gurgel, Cortez Pereira, Tarcísio e Lavoisier Maia e aposentou-se no primeiro mandato de José Agripino. Todos lhe queriam bem. Dona Carminha, para os (poucos) remanescentes.

Ganhava pouco e dedicava muito amor. Um doce. Ver minha avó, que foi meu
abrigo, refúgio de carinho, imobilizada numa cama, tomando sangue, gemendo e pedindo a Deus que acalmasse seu flagelo, me faz chorar de impotência e revolta.

Encontrei alento em amigos que o hospital transforma em corrente invisível de solidariedade, como o professor Geraldo Queiróz, coração gigante, alma generosa ecoragem cívica, pois deputado pelo MDB em, 1966, quando corriam os cassetetes.

Encontrei afeto em Genibaldo Barros, que foi reitor da UFRN , vice-governador do Estado e, se quisesse, poderia ficar em sua casa sossegadamente, lendo e contando histórias. Mas esteve fazendo do seu juramento, cordão de apoio, na simplicidade com que vai ao banco e tira o seu extrato, com que vai à banca e compra o seu jornal. É da geração dos bons de sangue. Modéstia mesmo que não queira.

O que eu não posso, jamais esquecer, é de agradecer, de coração e alma abertos, ao médico Edmar Medeiros Dantas, o Doutor Edmar de Jardim do Seridó. Conterrâneo do meu exímio Manoel de Brito. Foi ele quem atendeu minha avó à crucial hora, com ela estabeleceu uma afinidade de carinho, de bem-querer à primeira vista. Edmar é sertanejo e sertanejo chama no brio a lâmina da emoção.

Edmar Dantas, o médico, me oxigenou de esperanças, me estimulou com força e generosidade, palavras que não são escritas no jornalismo moderno e impessoal.

Ao Doutor Edmar Dantas, filho de seu Esmerino e Dona Luzia, digo muito obrigado. A ele, e à sua equipe. A ele pelo que é. Pelo que continuará sendo. Por terfeito dele também o tesouro da minha vida. Diz Edmar que no diploma está escrito ortopedista. O certo é humanista, especialidade que faculdade nenhuma ensina.

PS. Na hora em que adianto o texto para voltar ao hospital, minha avó segue lutando pela vida. E eu a querendo mais ainda.

Crônica publicada na Coluna Passe Livre, do jornalista Rubens Lemos Filho, Jornal de Hoje, em 04 de janeiro de 2011.


JOVEM QUE VIAJOU COM ADOLESCENTE JARDINENSE PARA O PARANÁ FALA AO “BLOG BARRA PESADA”

O então adolescente na época da viagem de Jardim do Seridó com destino ao estado do Paraná, Cícero Augusto, “Gordo”, procurou o “Blog Barra Pesada” e contou toda a historia envolvendo sua ida e do adolescente que encontra-se desaparecido em Curitiba.
Segundo informações do agora maior de idade, “Gordo”, (quando fez a viagem também era menor), eles foram aliciados com a promessa do seu primo identificado por “Raimundo Araújo Miranda” (salvo o engano) popularmente conhecido por “Iquinho”, (foto ao lado) de bons empregos na capital Paranaense, o que despertou o interesse dos adolescentes, quando os mesmo foram pegos pelo pai de Iquinho em Jardim do Seridó e levados para a cidade de Belém de Brejo do Cruz/PB, aonde os mesmo embarcaram em um caminhão baú com destino ao PR.

Apesar das promessas de trabalho no comércio informal com as populares vendas de porta em porta, ao chegarem ao PR os adolescente foram obrigados a trabalhar na venda ilegal de DVDs piratas, o que rendia por dia cerca de R$ 200,00 (cada um deles) para o patrão, enquanto que os mesmos só tinham direito a comida e hospedagem em um quartinho localizado próximo a “SS Informática e Lan-house” no Bairro Pinheirinho, em Curitiba/PR, que nas imediações é conhecido por “Quartos do Gaúcho”, mas que depois nem a comida lhes era mais fornecida.

Diante das dificuldades e a falta de alimentação “Gordo” entrou em contato com sua família, tendo seu pai enviado o dinheiro para que o mesmo voltasse para casa, o que não aconteceu com Jénison da Nóbrega Cunha, já que segundo “Gordo” o mesmo optou por ficar na capital Paranaense, apesar dos muitos conselhos dos colegas de vendas.

Ademais, “Gordo” (foto ao lado) afirma que eles foram com o conhecimento e consentimento de suas famílias, e que falou para o garoto que o dinheiro que seu pai havia enviado daria para os dois se alimentarem durante a viagem de volta, mas o mesmo não quis voltar para casa.

Resta apenas agora que a Polícia do estado do Paraná consiga localizar os envolvidos, e que o adolescente de uma vez por toda possa falar se realmente ele quer permanecer no Paraná ou se quer voltar para casa, deixando assim sua família tranqüila, além de coibir essa prática abusiva de aliciamento de menores com promessas de empregos com ganhos que não existem.

O ”Blog Barra Pesada” já entrou em contato com a Ouvidoria da Polícia Civil do estado do Paraná, tendo sido encaminhado para a Ouvidoria Geral do Estado do Paraná, e posteriormente para o SICRID da Polícia Civil, onde recebeu de forma muito atenciosa a promessa de empenho para desvendar o caso, e saber aonde anda o adolescente.

AÇUDE DE CIDADE POTIGUAR AMEAÇA ARROMBAR E DEIXA MORADORES DE 5 CIDADES DESESPERADOS

Se o clima em Jucurutu é de revolta com o alagamento de mais de cem casas, nas cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta, o clima é de ansiedade. O motivo não está em nenhum desses municípios. O problema é o açude Guarita, localizado em Tangará. Quem faz o alerta é o prefeito de Tangará, Jorge Eduardo Bezerra. A parede do açude está comprometida e, caso caia uma chuva forte ou outro açude próximo, o Gaspar, arrebente, o açude Guarita pode não agüentar a pressão e acabar rompendo. A água seguirá o curso do rio Trairi.



O açude Guarita já apresenta rachaduras na base do muro, provocando apreensão nos moradores. Construído em 1948 e com capacidade para 5 milhões de metros cúbicos de água, o açude, na última segunda-feira, recebeu água de dois açudes menores que arrebentaram. Com o acúmulo da água, o açude Guarita sangrou. A lâmina d’água atingiu os trinta centímetros. “A sangria acabou gerando uma erosão na parede externa do açude. Nunca tinha acontecido isso antes”, disse o prefeito Jorge Eduardo Bezerra, que é proprietário do reservatório.

A erosão foi muito forte e a pressão no açude é grande. O resultado é que já existem algumas rachaduras na base do muro do açude, o que os técnicos chamam de revensa. Na tarde de ontem, o engenheiro do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Flávio Maranhão, visitou o açude e demonstrou preocupação. “A situação é preocupante, requer cuidados e esperamos que não chova mais”, disse. No momento em que a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local, o engenheiro aguardava a chegada de máquinas para começar o trabalho de alargamento do açude. “Vamos fazer isso para diminuir a pressão na parede”, colocou.

As preocupações do prefeito de Tangará e do engenheiro do Dnocs, não se limitam ao açude Guarita. Preocupa o fato de o açude Gaspar também estar bastante cheio. De estrutura menor, o açude Gaspar está localizado a cinco quilômetros do açude Guarita. Se o Gaspar arrebentar, o efeito cascata será inevitável. “O resultado: cidades debaixo d’água. Estamos trabalhando o mais rápido possível, mas tem a burocracia e impede que trabalhemos mais rápido”, reclama o prefeito Jorge.

O prefeito disse ainda, que já havia alertado o Governo do Estado, em 2001, sobre os riscos dos açudes menores que arrebentaram na segunda passada. “Esses açudes, inclusive, foram construídos de forma irregular, sem autorização de nenhum órgão”, revela. Segundo o prefeito, as autoridades de Boa Saúde - cidade que seria mais atingida no caso do rompimento da parede do Guarita - já foram avisadas do risco.


EMPRESÁRIOS DA FAZENDA CASA SHOW PROMETEM MAIOR SEXTA-FEIRA DE CARNAVAL DO SERIDÓ

Ainda com o pedido de não divulgarmos as 3 Grandes atrações que deverão “arrebentar” na sexta-feira de carnaval, os empresários da “Fazenda Casa Show” de Jardim do Seridó, prometem que farão a maior festa carnavalesca de 2011 no primeiro dia de carnaval de clubes privados.

O intuito dos diretores da “Fazenda Casa Show” é resgatar as tradições do nosso carnaval, já que a sexta-feira de carnaval sempre foi uma grande atração do então Palhoção, que hoje foi transformado na “Fazenda Casa Show”.

As atrações serão anunciadas no ensaio do carnaval que será promovido na referida casa de shows no próximo dia 05 de fevereiro, e que terá como atrações, “Furação do Forró Elétrico”, “Marquinhos Carreira e Sacolejo” e “DJ Deborah Sayonara”. Aguardem!


SUCESSO! MAIS JARDINENSES QUE BRILHAM NOS ESTUDOS

O “Blog Barra Pesada” continua homenageando aquelas pessoas que passaram no vestibular, ou que concluíram seus estudos na faculdade, e que me dão o prazer de mostrá-las aqui na minha humilde página de notícias, já que em suas grandes maiorias são pessoas humildes, que conseguem driblar as adversidades e vencerem na vida através dos estudos.



Desta vez as homenagens vão para a Jardinense Francelina Cunha de Azevedo Neta, que no último dia 20 recebeu seu diploma pela sua formatura em “Terapia Ocupacional”, e sua prima Laura de Medeiros Leite, que concluiu o curso de “Enfermagem”. A Festa de colação de grau aconteceu no Centro de Convenções da Via Costeira, e a missa na Igreja Nossa Senhora de Santana em Capim Macio em Natal.

O médico ortopedista e ex-prefeito de Jardim do Seridó, Dr. Edimar Medeiros Dantas se fez presente a missa em ação de graças.

Do Blog: Parabéns e muito sucesso!


BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...