31 de julho de 2018

BOA! PM CONDENADO POR MATAR ADVOGADA SERIDOENSE A PAULADAS NO RN SERÁ EXPULSO DA CORPORAÇÃO E TRANSFERIDO PARA ALCAÇUZ

O soldado da PM potiguar Gleyson Alex de Araújo Galvão, condenado na semana passada a 20 anos de prisão por ter matado a pauladas sua ex-namorada, a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos – deve ser expulso da corporação. O crime aconteceu em fevereiro de 2013 dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, distante 70 quilômetros de Natal. Gleyson ainda deve deixar o batalhão onde está preso, em Mossoró, na região Oeste do estado. 


 






As determinações para a perda do cargo público e da transferência para um presídio comum são da juíza Marina Melo Martins Almeida, em complemento à sentença inicial. Advogado e assistente de acusação, Emanuel de Holanda Grilo explicou que a sentença proferida no dia do júri não havia determinado essas medidas, levando o Ministério Público a apresentar embargos. “E que agora levaram a juíza a suprir essas lacunas”, complementou. 





Segundo a própria PM, Gleyson deve ser transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz assim que o comando for notificado da decisão. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. Maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, a penitenciária foi reformada após o massacre de 26 detentos, ocorrido em janeiro de 2017. Lá, existem celas reservadas para ex-agentes da segurança pública. 





Gleyson foi condenado pelo crime de homicídio triplamente qualificado, cometido por motivo fútil através de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena foi de 18 anos, acrescida mais um ano devido ao meio cruel e, outro ano, devido ao crime ter sido cometido contra uma mulher. 

DETENTOS SÃO MORTOS DURANTE REBELIÃO EM PRESÍDIO NO PA

Dois detentos morreram durante rebelião ocorrida nesta terça-feira (31) no Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRP), sudeste do Pará. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), quatro agentes foram feitos reféns. A rebelião começou por volta de 11h30 e encerrou à 15h30. 








O tumulto ocorreu durante uma tentativa de fuga no momento do banho de sol dos presos. Os detentos depredaram parte das celas do bloco anexo e subiram no telhado do presídio. 





Representantes da Justiça e do Ministério Público estiveram no local para ajudar nas negociações da rebelião que durou cerca de 4 horas. A Polícia Militar reforça a segurança no local e uma revista geral está em andamento na unidade prisional. 





O Instituto Médico Legal já foi acionado para fazer a remoção dos presos mortos que ainda não foram identificados. De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, nenhum preso conseguiu fugir da unidade prisional. 





Atualmente, o CRRP custodia 247 presos. A capacidade é para 214 vagas prisionais. Um inquérito policial foi aberto para apurar as circunstâncias da tentativa de fuga.

TRAGÉDIA! AVÔ MATA NETO A FACADAS E SE JOGA DO SÉTIMO ANDAR DE PRÉDIO NA CAPITAL POTIGUAR

Um avô assassinou o próprio neto de 22 anos com uma facada no pescoço e em seguida se jogou do sétimo andar de um edifício no Barro Vermelho, localizado na rua Felipe Guerra, zona Leste de Natal, na tarde desta terça-feira, 31.








O senhor foi identificado como Sebastião Dantas, e seu neto Lucas Matias Xavier Dantas. Primeiras informações dão conta de que o jovem sofria de transtorno bipolar. O histórico da família, inclusive, é marcado por suicídios. O pai de Lucas e seu bisavô também tiraram a própria vida anos antes. O rapaz morava com os avós e dois irmãos adolescentes, um menino e uma menina, desde que o pai deles faleceu. A mulher não soube informar se o avô passava por problemas psicológicos.






O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) compareceu ao local para remoção dos corpos.

PF PRENDE PASSAGEIRO QUE EMBARCAVA ARMADO NO RN


Policiais federais prenderam na manhã desta terça-feira, (31), no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, um Funcionário de uma multinacional, pernambucano, 34 anos, acusado de porte ilegal de arma de fogo.






O homem pretendia embarcar com destino a Goiânia, porém ao passar pela fiscalização de raios X foi detectado na esteira que ele conduzia na bagagem de mão, um revolver Cal. 22 e cerca de 20 munições.







Conduzido para as formalidades na sede da Polícia Federal em Lagoa Nova, o acusado alegou que a arma era utilizada para sua defesa pessoal, mas não apresentou qualquer documentação pertinente. Disse ainda que “esqueceu” o revólver e as munições na bolsa quando foi embarcar. 





Ele foi autuado acusado do delito previsto no Art. 14 da Lei do Desarmamento.

MÉDICOS DO RN ELEGERÃO NOVA DIRETORIA DO CREMERN PRÓXIMA SEMANA

Médicos de todo o Estado devem participar, na próxima terça-feira dia 7 de agosto, da Eleição do Conselho Regional de Medicina do Rio Grade do Norte – CREMERN. A votação irá acontecer entre 8h às 20h, em Natal e Mossoró. Neste dia serão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para a gestão 2018-2023. A votação terá chapa única e o médico deve estar adimplente com o Conselho.  




O voto é obrigatório para todos os médicos inscritos no Rio Grande do Norte, exceto para o médico exclusivamente militar, e facultativo para os médicos com idade a partir de 70 anos.




A Comissão Regional Eleitoral do CREMERN 2018 é formada pelos médicos Glay Nogueira Fernandes Gurjão, Ricardo José Curioso da Silva e Roberto Furtado de Mendonça. Os nomes que compõem a chapa “Defesa da Medicina com Ética e Dignidade” você confere no site www.eleicoes.cremern.org.br




A eleição acontece de forma mista, sendo o voto presencial e por correspondência: Para o voto presencial, os médicos de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz votam na Sede, na Av. Rio Branco, 398, Cidade Alta - Natal/RN e os médicos que residem em Mossoró votam na Delegacia Regional do CREMERN, localizada na Rua Julita Gomes de Sena, 20, Nova Betânia, Mossoró/RN.




Para o voto por correspondência, o kit de votação foi enviado via Correios. Para saber mais sobre este tipo de voto e verificar sua situação eleitoral, acesse o endereço: www.eleicoes.cremern.org.br ou entre em contato com a Sede ou Delegacias Regionais do CREMERN (Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros).
    



O médico que não votar e não apresentar justificativa no prazo de 60 dias estará sujeito à cobrança de multas.

“BACURAU NA GAIOLA”! JUSTIÇA DO RN CONDENA EX-GOVERNADOR FERNANDO FREIRE A MAIS 13 ANOS DE PRISÃO POR PECULATO

O juiz Bruno Montenegro, integrante do Grupo de Apoio a Meta 4 do CNJ, condenou o ex-governador Fernando Freire, a uma pena de 13 anos e sete meses, por desvio de recursos do Estado. O esquema consistia em concessão fraudulenta de gratificação em nome de diversas pessoas, sem o consentimento ou o conhecimento delas, para pagamento ilegal à Wilson Chacon Júnior, que também foi condenado, a uma pena de 8 anos e quatro meses de reclusão. De acordo com o MP, Wilson Chacon trabalhou em empresas de Fernando Freire e tinha créditos trabalhistas a receber.





Fernando Freire já havia acumulado uma pena de 13 anos e sete meses em março de 2017 pelo esquema conhecido como “Máfia dos Gafanhotos”. Ele está preso desde 2015. A antiga condenação do ex-governador é referente a um processo da 4ª Vara Criminal de Natal e teve o sigilo levantado pelo juiz Raimundo Carlyle no dia 3 de março de 2017.





Nesta nova decisão judicial, o Ministério Público Estadual acusou o ex-governador, além de Maria do Socorro Dias de Oliveira e Wilson Chacon da prática do crime de peculato, praticado entre agosto de 2001 a dezembro de 2002, e, ainda, a prática de falsidade ideológica.




A acusação afirmou que o desvio de dinheiro ocorria dentro de um esquema comandado por Fernando Freire, que consistia na concessão fraudulenta de gratificação de gabinete em nome de diversas pessoas. Segundo a acusação, a coleta de dados era operada por Maria do Socorro, que exercia o cargo comissionado de coordenadora-geral da Vice-Governadoria e da Governadoria do Estado.





Fernando Freire possuía o domínio organizacional do fato, gerindo a máquina pública de maneira irregular, e direcionando o numerário que controlava em razão de seu cargo da forma que lhe aprouvesse”, explicou o juiz Bruno Montenegro.





No total, R$ 88.240,00 foram desviados em favor de Wilson Chacon Júnior, através de 11 guias de cheque e 16 cheques salários, emitidos no nome de familiares de Wilson.





O esquema foi descortinado a partir da reclamação de diversos contribuintes, que fizeram declaração de isenção do imposto de renda no ano de 2003 e findaram caindo na popularmente chamada ‘malha fina’, pois a Receita Federal tinha informações sobre o recebimento, por estas pessoas, de rendimentos tributáveis acima do limite de isenção, tendo como fonte pagadora o Estado do Rio Grande do Norte”, explicou o juiz na sentença.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...