2 de julho de 2020

JORNADA EM DEFESA DA VIDA DE PESSOAS IDOSAS É PROMOVIDA PELA FRENTE PARLAMENTAR DA ALRN

Será realizada na próxima segunda-feira (06) a "Jornada em Defesa da Vida de Pessoas Idosas", promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), que tem à frente o deputado Ubaldo Fernandes (presidente) e o presidente do Conselho Municipal das Pessoas Idosas do Natal, André Arruda (vice-presidente). "A ideia deste encontro é debater novas ações para proteger nossos idosos e rever o que tem sido feito para a promoção da saúde e do bem-estar dessa população tão importante em nosso Estado ", explica Ubaldo Fernandes.





A Jornada ocorrerá das 9h às 12h, por videoconferência, e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelos canais 51.3 (TV aberta) ou 18.1 (em várias regiões do RN), pelo YouTube e pelo site da ALRN (www.al.rn.leg.br). Os interessados ainda podem participar, enviando perguntas pelo WhatsApp (84) 98848-8516. Na oportunidade, será lançada a "Rede de Proteção e Valorização à Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte", com objetivo de garantir o direito da pessoa idosa a viver em paz e com dignidade. "Esta Rede trabalhará, de forma integrada, para fortalecer os serviços já existentes e apoiar novas iniciativas que assegurem a dignidade e a visibilidade das pessoas idosas do Estado", ressalta o parlamentar. 




Participarão como convidados desta Jornada Maria Socorro de Morais, primeira Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Suely Magna Nobre Felipe, promotora do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN); Terezinha Peixoto Cabral, representante da Associação do MP/RN; Deborah Cartagenes, presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da OAB; Crismedio da Costa Neto, gerontólogo e ativista do Intercâmbio 60+; senador Paulo Paim (PT/RS); deputada federal Tereza Nelma (PSDB/AL); e deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP).

VIVALDO COSTA LAMENTA MORTE DO EX-DEPUTADO FEDERAL WANDERLEY MARIZ

O deputado Vivaldo Costa (PSD) apresenta sentimento de pesar à família do ex-deputado federal Wanderley Mariz. Internado em Natal, em decorrência da Covid-19, o filho do ex-senador Dinarte Mariz, teve morte cerebral confirmada pelos médicos na manhã desta quinta-feira (2). Vivaldo e Wanderley foram parceiros políticos em três eleições, onde fizeram dobradinha em todo Rio Grande do Norte, nos anos de 1974, 1978 e 1982.





Wanderley Mariz era chamado carinhosamente pelos amigos de infância de Titi. Uma grande figura. Meu amigo e companheiro na política de Caicó e do Seridó. Fizemos dobradinha política, durante três eleições seguidas, ele federal e eu estadual. Nas ruas do Seridó cantávamos a música ‘é madrugada, já ganhou quem eu queria’. Presto minha homenagem a este grande homem, filho do senador Dinarte Mariz, o senador do coração do povo. Wanderley construiu uma legião de admiradores e deixa muitos amigos, a família e parentes. Meu fraterno abraço”, disse Vivaldo.

VEREADORES DE CIDADE POTIGUAR APROVAM AUMENTO DE SALÁRIO DE 100% PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO

A Câmara Municipal de Patu, votou e aprovou um projeto de lei que reajusta o salário de vereadores e secretários, além de dobrar os vencimentos para os cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade. O projeto foi sancionado pelo prefeito Rivelino Câmara (MDB) no fim de junho. 




Constitucionalmente, no último ano de mandato as câmaras municipais devem definir as remunerações para os cargos de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que assumirão os postos no mandato seguinte. No entanto, o reajuste de até 100% em Patu durante contexto de pandemia do coronavírus chamou a atenção de algumas autoridades. 




A votação que aprovou o reajuste contou com a presença de seis, dos nove vereadores da cidade. A votação foi de 5 votos pelo aumento contra 1 voto contrário. Kaka de Bodim, única vereadora presente a se posicionar contrário ao aumento, reconhece a obrigatoriedade da Câmara em estabelecer os novos valores para o próximo mandato, mas considera o aumento "imoral". 
 

NOVO CORONAVÍRUS É DESCOBERTO EM AMOSTRA DE ESGOTO DE NOVEMBRO DE 2019 NO BRASIL


Um estudo divulgado nesta quinta-feira (2) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) afirma ter descoberto partículas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em duas amostras do esgoto de Florianópolis colhidas em 27 de novembro de 2019. A pesquisa ainda não publicada por revista científica que tenha como critério uma revisão por pares (cientistas da mesma área). 




O primeiro caso clínico da Covid-19 – infecção provocada pelo vírus – foi relatado no Brasil em janeiro deste ano. 




Intitulado "SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019", o novo estudo tem participação de pesquisadores da UFSC, da Universidade de Burgos, da Espanha, e da start-up BiomeHub, de Florinapólis. 




Segundo a UFSC, uma versão preliminar do artigo foi enviada na sexta-feira (26) à plataforma MedRxiv, que reúne pesquisas ainda não divulgadas em revistas científicas, ou seja: que ainda não foram revisadas por outros cientistas dos comitês das publicações. Nesse processo, cientistas normalmente anônimos e especialistas na área abordada pelo estudo fazem avaliação e sugerem modificações ou mesmo a rejeição da pesquisa. 




Conforme o estudo divulgado pela UFSC, até o momento essa é a amostra mais antiga do novo coronavírus nas Américas. Embora a primeira descrição do vírus seja de 31 de dezembro de 2019, pesquisas semelhantes constataram que já havia SAR-CoV-2 no esgoto de Wuhan, na China, em outubro, e na Itália, no início de dezembro.

MORRE O EX-VEREADOR JARDINENSE, MOZART DOS SANTOS MEDEIROS


Morreu em natal, onde se encontrava hospitalizado, o ex-vereador de Jardim do Seridó, Mozart dos Santos Medeiros. 



Além de vereador por vários mandatos, Mozart também foi secretário em gestões passadas. 



Até o momento, não se sabe de detalhes, mas, possivelmente, o sepultamento deverá seguir as orientações das vítimas do Covid-19.



Do Blog: Fica aqui minhas condolências á todos os familiares.

PREFEITO DE CIDADE SERIDOENSE É INTERNADO EM NATAL COM COVID-19

O prefeito Elídio Queiroz foi diagnosticado com covid-19, segundo relato de familiares. Apesar de não apresentar compilações mais sérias, o gestor foi encaminhado para Natal devido ser hipertenso e portador do diabetes.



Nas redes sociais a filha do prefeito de Jardim de Piranhas deixou uma mensagem tranquilizando os familiares, amigos e a população daquele município. Dois médicos acompanham o paciente, já que Elídio tem comorbidades.



Fonte: Jair Sampaio. 

GOVERNADOR DE SC TESTA POSITIVO PARA O NOVO CORONAVÍRUS


O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), testou positivo para o novo coronavírus, informou o governo do estado. Desde então, o chefe do Poder Executivo está em isolamento total e ainda aguarda o laudo de uma contraprova. 



Moisés é o oitavo governador a ser diagnosticado com Covid-19. O exame foi feito depois que ele apresentou sintomas como tosse, dor de garganta, dor de cabeça, e febre baixa. 



Em suas redes sociais, o governador catarinense disse que está bem e acompanha os trabalhos realizados pelo governo em função dos danos provocados pela formação do 'ciclone bomba' na terça.

COM 04 EMENDAS ENCARTADAS, COMISSÃO ESPECIAL APROVA PEC DA PREVIDÊNCIA

Com quatro emendas encartadas ao projeto original pelo relator da matéria, deputado Raimundo Fernandes (PSDB), a Comissão Especial da Reforma da Previdência Social do Estado aprovou o relatório a ser encaminhado à votação final no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (1°) pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR).









Além do que foi aprovado em seu relatório, duas outras emendas dos deputados Albert Dickson (Pros) e Dr. Bernardo (Avante) vão ser levadas ao plenário como destaque. “Temos que ir em frente, olhando para o Rio Grande do Norte. Nós temos responsabilidade muito grande com o nosso Estado e não podemos fazer demagogia. O que resolve é a realidade, porque a nossa responsabilidade imensa é com o futuro do nosso Estado”, disse o relator da matéria, deputado Raimundo Fernandes.





Antes da discussão e votação do relatório, o presidente da Comissão, deputado George Soares (PL) fez um histórico do trabalho da Comissão, que tinha feito a sua última reunião em 16 de março, mas que o trabalho do relator estava em prosseguimento. O deputado lembrou que a Lei Federal estabelece um prazo até 31 de julho para que os Estados e o Distrito Federal façam suas reformas previdência. “Se o prazo não for cumprido os Estados e Distrito Federal não receberão os repasses do governo Federal”, enfatizou.





O relatório será publicado nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial Eletrônico e encaminhado para ser colocado na Ordem do Dia para a votação final em Plenário. Participaram da reunião os deputados George Soares, Raimundo Fernandes, Souza Neto (PSB) Albert Dickson e Dr. Bernardo.

CONGRESSO NACIONAL ADIA ELEIÇÕES PARA NOVEMBRO


O Congresso Nacional aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. 




O calendário inicial, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado, previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. A PEC aprovada pelo Congresso adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro




O adiamento foi debatido pelo Congresso em audiências com especialistas e integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...