3 de maio de 2016

'VOU QUEBRAR A ZONA DE CONFORTO DOS PRESOS', DIZ SECRETÁRIO DA SEJUC NO RN

Temos que mexer com esses presos. Puni-los administrativamente. Suspender visitas íntimas. Vou quebrar a zona de conforto dos presos”. A declaração é de Wallber Virgolino da Silva Ferreira, de 37 anos. Ele, que é delegado de Polícia Civil na Paraíba, foi anunciado no último final de semana como novo secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, em substituição ao advogado Cristiano Feitosa, que deixa a Sejuc para assumir a Secretaria Estadual de Administração.
 
 
Wallber Virgolino é o novo secretário de Administração Penitenciária da Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Virgolino disse que já está de malas prontas e deve se mudar para Natal ainda esta semana. "Estou esperando apenas o governador da Paraíba me liberar", afirmou.
 
Nesta terça-feira, (03), Virgolino comentou a nova tentativa de fuga registrada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior presídio do sistema prisional potiguar. Um grupo de detentos conseguiu sair do pavilhão 3 e tentou cavar um buraco no pé do muro da unidade. Guardas perceberam a movimentação e conseguiram impedir a debandada. “Isso é só falta de fiscalização e comprometimento. Mudança de mentalidade e adoção de procedimentos de rotina somados a punição de presos e agentes”, afirmou.
 
Ainda de acordo com o delegado, uma medida imediata que deverá ser tomada por ele quando assumir a Sejuc será determinar que um trator, do tipo escavadeira, passe ao redor de Alcaçuz para que eventuais túneis sejam descobertos e destruídos. “Tem que passar um trator em volta dos pavilhões que os túneis apareceram. Concretar o chão das celas. Transferir presos como forma de punir pra ficarem longe da família, etc”.

JANOT AFIRMA QUE CUNHA ERA 'UM DOS LÍDERES' DE CÉLULA CRIMINOSA EM FURNAS

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou em um pedido de inquérito enviado nesta segunda-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) era um dos líderes de uma organização criminosa que atuava em Furnas, uma das maiores subsidiárias da Eletrobras na produção de energia elétrica.
 
"Pode-se afirmar que a investigação cuja instauração ora se requer tem como objetivo preponderante obter provas relacionadas a uma das células que integra uma grande organização criminosa -- especificamente no que toca a possíveis ilícitos praticados no âmbito da empresa Furnas. Essa célula tem como um dos seus líderes o presidente da Câmara dos Deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro", escreve Janot na peça.
  
 
A investigação é baseada na delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que, em depoimento aos investigadores da Operação Lava Jato, afirmou que Cunha era ligado ao ex-presidente de Furnas entre 2007 e 2008 Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio de Janeiro.
 
O pedido de inquérito, que só pode ser autorizado pelo ministro Teori Zavascki, do STF, contém pedido para que Cunha deponha sobre o caso em até 90 dias. A PGR suspeita que ele tenha cometido os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ao comentar o pedido de abertura de inquérito nesta segunda-feira (02), Cunha afirmou que o procurador-geral da República continua "despudoradamente seletivo" em relação ao presidente da Câmara.
 
Disse ainda que, se o critério fosse a delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o procurador deveria ter aberto inquérito para investigar também a presidente Dilma Rousseff, citada pelo senador por práticas de obstrução à Justiça.

FUGITIVOS DE CADEIA DO RN SÃO PRESOS DURANTE ASSALTO AOS CORREIOS NA PB

Os foragidos da Justiça Francisco Mikael Teixeira Pinto, de 20 anos, e Washington Martins da Rocha, de 28 anos, foram presos na tarde de segunda-feira (02), durante um assalto aos Correios da cidade de Paulista, no Sertão da Paraíba.
 
 


Ambos são fugitivos da Cadeia Pública de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte. Eles conseguiram escapar durante fuga em massa registrada no dia 05 de março.

Segundo a polícia paraibana, a dupla foi presa enquanto assaltava os Correios da cidade. Eles invadiram o estabelecimento, fizeram reféns, mas foram cercados e acabaram se entregando.

Três armas de fogo foram apreendidas.

Washington Martins confessou que foi um dos criminosos que assaltou a agência dos Correios de Governador Dix-sept Rosado no dia 29 de março, onde roubou R$ 50 mil e a arma do vigilante. Ele responde a 7 processos na Justiça pelo crime de roubo à mão armada.

A dupla foi conduzida para a Delegacia da Polícia Federal em Patos/PB, para realização dos procedimentos necessários. Não há data prevista para a transferência dos suspeitos ao Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte.
Fonte: Mossoró Hoje.

WHATSAPP VOLTA A FUNCIONAR NO BRASIL, APÓS BLOQUEIO DA JUSTIÇA

A Justiça de Sergipe derrubou o bloqueio que havia sido determinado pelo juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe.
 
Ele havia determinado que TIM, Oi, Claro, Vivo e Nextel suspendessem o acesso ao WhatsApp por 72 horas a partir das 14h desta segunda-feira. O WhatsApp conseguiu obter uma decisão favorável da Justiça de Sergipe e derrubou o bloqueio.
 
O desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima aceitou um pedido de reconsideração dos advogados do WhatsApp.
 
Com isso, o serviço deveria voltar a funcionar assim que as operadoras fossem notificadas e fizessem ajustes em sua rede de telefonia.
 
Os advogados do WhatsApp haviam entrado com um recurso contra a determinação, mas não obtiveram sucesso, pois o desembargador Cezário Siqueira Neto negou o pedido.

PINACOTECA DO ESTADO RECEBE NESSA SEXTA-FEIRA, (06), UMA DAS MAIORES COLETIVAS JÁ VISTAS EM NATAL

As mais diversas linguagens visuais produzidas no Rio Grande do Norte estarão reunidas no Salão Dorian Gray de Artes Visuais, a partir da próxima sexta-feira, 6 de maio, às 19h, na Pinacoteca do Estado. O edital criado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAP), uma entidade sem fins lucrativos, abriu seleção para sete categorias: pintura, escultura, fotografia, gravura, performance, arte digital e arte em movimento. Cem artistas foram selecionados, num total de cerca de 300 obras que estarão à disposição do público. "O Salão não tem caráter meritório, ele será aberto ao público até dia 2 de julho para comercialização das obras, com a venda sendo feita diretamente entre o autor e o interessado. O artista potiguar merece esse espaço e essa valorização do seu trabalho. Estamos muito satisfeitos com o resultado e o público visitante também sentirá o mesmo", afirma Isaura Rosado, uma das idealizadoras da SAP.
 
 

 
No Salão Dorian Gray a máxima quantidade não é qualidade cai por terra e dá lugar a outra afirmação: diversidade é qualidade. A mistura de estilos, técnicas e visões artísticas confere à mostra um caráter ímpar, colocando no mesmo espaço traços inconfundíveis como o do artista Vicente Vitoriano e Diógenes Dantas, que não é o presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, e sim um jovem desenhista, nascido em Carnaúba dos Dantas, cujos desenhos, mais parecem fotografias, tamanha a fidelidade com o real.

 
 
"Recebemos muito material do interior do Estado. Isso prova que a arte está além fronteiras das grandes cidades e que é realmente uma linguagem universal", disse o presidente da Sociedade Amigos da Pinacoteca, Iaperi Araújo, um dos responsáveis pela seleção do trabalho. Para a filha de Dorian Gray, o homenageado dessa mostra, Dione Caldas, o Salão leva o nome do pai e glorifica não só sua arte já imortalizada, como também estimula e valoriza o que vem sendo produzido por nomes já conhecidos e até então desconhecidos.

INCRÍVEL! CAVALO VAI PARAR DENTRO DE AMBULÂNCIA EM COLISÃO NA BA; MOTORISTA NADA SOFREU

O motorista de uma ambulância sobreviveu após um cavalo entrar pelo para-brisa do veículo em um acidente na BA-290, no município de Medeiros Neto, localizado no extremo sul da Bahia. Apenas as patas traseiras do animal, que morreu com a colisão, ficaram pelo lado de fora do veículo. O condutor do carro só sofreu escoriações leves.
 
 
Cavalo entrou por para-brisa de carro em acidente na Bahia (Foto: Sessé Guimmas/MedeirosDiaDia)
 
 
O motorista, que tem 29 anos, falou sobre o susto. Sem querer ter o nome divulgado, o condutor disse que trafegava a cerca de 100 quilômetos por hora quando colidiu com o cavalo e afirma ter sobrevivido por um milagre.
 
"Eu tinha levado um paciente e um acompanhante do Hospital de Medeiros Neto para uma unidade de saúde em Teixeira de Freitas, e na volta sofri o acidente. Tinham dois cavalos na pista. Consegui desviar de um, mas não teve como escapar do outro. Ele entrou pelo lado do passageiro. Felizmente eu estava sozinho no carro, sem acompanhante. Sou evangélico e acredito que foi um milagre", destacou.
 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu a cerca de oito quilômetros da entrada da cidade. O motorista teve apenas ferimentos leves na mão direita, causados pelos estilhaços do vidro dianteiro do carro.
 
 
Cavalo entrou por para-brisa de carro em acidente na Bahia (Foto: Sessé Guimmas/MedeirosDiaDia)

 
O condutor é funcionário do Hospital de Medeiros Neto e trabalha transportando pacientes pela região há mais de sete anos. Ele conta que acidentes como esse são constantes na BA-290, devido ao grande número de animais que ficam nas margens da rodovia, mas que essa foi a primeira vez que se envolveu em uma colisão.
 
"Na hora, eu tomei um grande susto. A pancada do lado do carona foi muito forte. Só ficou as pernas do cavalo pelo lado de fora. E ainda tive que jogar o carro no acostamento com o cavalo no para-brisa para que um caminhão que vinha atrás de mim não batesse na ambulância. Graças a Deus não aconteceu nada comigo e até continuei trabalhando. Com relação à ambulância, não teve jeito, foi perda total. Ficou muito danificada e não tem mais o que fazer", conta o condutor.
 
 
Motorista da ambulância sofreu apenas ferimentos leves (Foto: Sessé Guimmas/MedeirosDiaDia)
 
Marcio Rocha Oliveira, recepcionista do Hospital de Medeiros Neto e amigo do motorista, afirma que viu o momento em que o colega chegou ao hospital após o acidente visivelmente abalado.
 
"Ele estava bastante assustado e eu nem quis conversar com ele. Deixei para falar com ele hoje. É um cara super tranquilo, disse que tentou desviar do cavalo, mas que não conseguiu. Como ele e evangélico e costuma orar bastante, creio que foi coisa de Deus mesmo", afirmou.
 
Fonte: G1/BA.

DESMANTELO! AMBULÂNCIA DE SANTANA DO SERIDÓ NÃO TEM MANUTENÇÃO

Apesar de ter menos da metade de muitos outros municípios que recebem o mesmo valor em repasses, o município de Santana do Seridó continua sendo motivo de denúncias por causa do “desastre” administrativo.
 
 
 
Conforme fotos enviadas para nossa redação, uma ambulância da cidade tem problemas simples, que poderia ser resolvido com pouco dinheiro, mas, nem isso é feito, e o veículo continua circulando com os problemas.
 
 
Irresponsavelmente, o município deixa o veículo circular com vidro lateral quebrado, banco de acompanhante quebrado, maçaneta da porta também quebrada, entre outros defeitos, simples de consertar, mas que podem causa danos aos usuários da ambulância.
 
 
Aonde será que estão gastando tanto dinheiro que o município recebe? Será que estão "guardando" para “gastar” durante a campanha política? Olho vivo no dinheiro público, pessoal!
Do Blog: Isso é um desmantelo da “moléstia dos cachorros”!

WHATSAPP RECORRE DA DECISÃO DA JUSTIÇA DE BLOQUEAR O APLICATIVO NO BRASIL

O bloqueio ao aplicativo WhatsApp começou a valer a partir das 14 horas desta segunda-feira (02) para clientes de TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. A empresa afirma que recorreu da decisão e, em comunicado, lamentou a decisão e disse não ter a informação exigida pelo juiz.
 
A Justiça de Sergipe mandou as maiores operadoras de telefonia do Brasil suspenderem o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea por 72 horas.
 
A multa para as empresas em caso de descumprimento é de R$ 500 mil. Segundo o Sinditelebrasil, sindicato das operadoras, todas as empresas – TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel – foram notificada e afirmaram que vão cumprir a determinação judicial.
 
A decisão é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe. O magistrado atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público.

“ROBERTO GERMANO NÃO VAI VENCER NINGUÉM PORQUE ELE NÃO É LÍDER”, DIZ VIVALDO COSTA


O deputado Vivaldo Costa (PROS) em recente entrevista, respondeu as provocações do prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), que disse que o Papa Jerimum não teria coragem de enfrentá-lo nas urnas. O parlamentar falou que Roberto é um “pau mandado” pois nunca ganhou uma eleição. “Roberto Germano não vai vencer ninguém porque ele não é líder, ele não é comandante de sistema nenhum. O comandante do PMDB é Álvaro Dias ou Lobão que é histórico da bandeira de Manoel Torres”.
 
 
Vivaldo ainda disse que Roberto Germano pegue a vassoura e vá varrer as ruas de Caicó pois estão sujas, em alusão a uma música que foi cantada nas eleições ‘Varre, Varre, Vassourinha’. “Se prepare Roberto para enfrentar o candidato do Papa, doutorando em medicina, que chama-se Tadeu”, finalizou.

ACIDENTE DEIXA FILHO DE EX-VEREADOR MORTO E SECRETÁRIA FERIDA E NA PB

A secretária de Infraestrutura do município de Monteiro, no Cariri paraibano, Beatrice Sousa, ficou ferida e o filho de um ex-vereador da cidade morreu em acidente de carro na tarde desta segunda-feira (2).




O acidente aconteceu perto do Posto da Polícia Rodoviária Federal, da Farinha, entre Campina Grande e a ‘Praça do Meio do Mundo’ que dá acesso aos municípios do Cariri paraibano pela BR-412.

Beatrice teve escoriações e passa bem. Já o homem, de nome Eliomarques, filho do ex-parlamentar Genin, ficou preso as ferragens e não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. Ele estava conduzindo o veículo no momento do acidente.

Fonte: Mais PB.

PSDB APRESENTARÁ CARTA COM 15 ITENS PARA PARTICIPAR DE EVENTUAL GOVERNO TEMER

O PSDB apresenta nesta terça-feira (3) ao vice-presidente Michel Temer uma carta em que relaciona uma série de medidas e princípios.
 
 
 
  
O documento é uma espécie de programa mínimo, de 15 itens, que reúne aquilo que o partido considera fundamental para participar de um eventual governo Temer – se o Senado aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
 
Essa participação do partido teve que ser costurada. O vice-presidente queria o PSDB inteiro, mas havia resistência, principalmente do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido.
 
O PSDB decidiu então elaborar um documento que define as condições  para apoiar um possível governo Temer – um  programa mínimo de governo que deve ser encampado por Temer se quiser a participação dos tucanos.
 

São os seguintes os 15 pontos relacionados no documento do PSDB:
 
1. Combate irrestrito à corrupção. Que se assegure expressamente que todas as investigações, em especial a Operação Lava Jato, com foco no combate à corrupção, tenham continuidade. E que seja garantida a independência funcional da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União, da Polícia Federal e do Ministério Público.
 
2. Reforma política imediata. Imposição de cláusula de desempenho eleitoral mínimo para o funcionamento dos partidos políticos e adoção do voto distrital misto e do fim das coligações proporcionais. Além disso, que se volte a discutir a implementação do parlamentarismo a partir de 2018.
 
3. Renovação das práticas políticas e profissionalização do estado. Combate incessante ao fisiologismo e à ocupação do estado por pessoas sem critérios de competência.
 
4. Manutenção e qualificação dos programas sociais. Em especial o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Pronatec, o Fies e o Prouni.
 
5. Revisão dos subsídios fiscais para fomentar o crescimento.
 
6. Responsabilidade fiscal. Governo não pode gastar mais do que arrecada. O executivo deverá apresentar em no máximo 30 dias um conjunto de medidas para a recuperação do equilíbrio das contas públicas.
 
7. Combate à inflação, preservando o poder de compra dos salários.
8. Simplificar o sistema tributário, torná-lo mais justo e progressivo. Apresentar nos primeiros 60 dias de governo uma proposta de simplificação radical da carga tributária.
 
9. Reformas para a produtividade.
 
10. Maior integração com o mundo, reorientando a política externa e comercial.
 
11. Colocar em prática a sustentabilidade.
 
12. Reformulação das políticas de segurança pública.
 
13. Educação para cidadania. Apoio a estados e municípios que cumprirem metas rigorosas de cobertura e melhoria da qualidade e equidade nos sistemas de ensino.
 
14. Mais saúde para salvar vidas.
 
15. Nação solidária, com mais autonomia para estados e municípios.

“SÃO DIREITOS HUMANOS QUE ESTÃO EM JOGO”, DIZ DOM ANTÔNIO CARLOS SOBRE LUTA DOS AGRICULTORES DE OITICICAS

O bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos teve um encontro, na tarde deste domingo (01) com os moradores do Distrito de Barra de Santana, e demais agricultores que integram o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção da Barragem de Oiticicas. Carlos ouviu a comunidade sobre a paralisação das obras, e fez questão de destacar o cenário e momento conturbado que vive o Brasil.
 
Vim um pouco para ajudá-los a perceber o momento em que estão vivendo, ser realista para não criar falsas expectativas, mas ao mesmo tempo convidá-los a não perder as esperanças. O movimento é deles, eles é quem tem que decidir o que é melhor pra eles, e a função da Igreja é apoiá-los a não se dividir, lutar pelos seus direitos e não serem manipulados”.
 
Outra preocupação colocada por Dom Antônio Carlos, durante a reunião com os agricultores de Barra de Santana, foi a dificuldade de dialogar com o Governo Federal, em um momento onde não se prioriza mais nada no cenário político nacional, que não seja a votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
 
 
 
 
Quem vai ser o interlocutor nesse momento, já que tudo indica que o impeachment vai adiante, e a presidenta será afastada por seis meses, vamos ter um interlocutor provisório por seis meses? Depois desse período quem será nosso interlocutor? Todos nós sabemos que nesse momento o julgamento da conjuntura nacional é muito mais técnico do que politico. E quando todos os holofotes estão voltados para o impeachment e, depois as eleições municipais, e o risco é que luta como essas possam ficar à sombra”, destacou.
 
Dom Antônio fez questão de reforçar que o Movimento dos Atingidos e Atingidas não é contra a barragem, e disse que a Igreja Católica, através da Diocese de Caicó não poderia ter outra postura, que não fosse de apoio à luta dos agricultores pela garantia de seus direitos sociais. “Quem pode ser contra uma barragem numa área seca como a nossa? O que eles estão dizendo é que a obra não pode avançar sem respeitar os direitos deles. A obra física está bem avançada, mas o que foi feito com relação à nova Barra de Santana, o cemitério, a agrovila? São direitos humanos que estão em jogo”, finalizou.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...