2 de fevereiro de 2009


MICHEL TEMER É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA O BIÊNIO 2009/10

O deputado Michel Temer (PMDB-SP), apoiado por um bloco de 14 partidos, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2009/10, com 304 do total de 509 votos. É a terceira vez que Temer ocupa a Presidência da Casa. Ele também esteve no cargo nos períodos de 1997-1999 e 1999-2001.

O deputado Ciro Nogueira (PP-PI), do PP, ficou em segundo na eleição, com 129 votos. Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do bloco PCdoB-PSB-PMN-PRB e Psol, foi o terceiro colocado, com 76 votos. Não houve votos em branco e nulos.

Quem é Michel Temer


Filho de um comerciante de origem libanesa, o paulista Michel Miguel Elias Temer Lulia, 68 anos, cravou um feito histórico ao eleger-se presidente da Câmara pela terceira vez. Antes dele, no período republicano, somente dois homens conseguiram a mesma proeza: o também paulista Ulysses Guimarães e o piauiense Flávio Marcílio.

Advogado pela tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), casado pela segunda vez e pai de quatro filhos, Michel Temer sempre teve uma atuação no meio jurídico paralela à vida política. Mestre e doutor em Direito, deu aulas na PUC de São Paulo e na Faculdade de Direito de Itu (SP). É autor de quatro livros, sendo que o mais recente, sobre Direito Constitucional, está na 22ª edição.

Vida política

A iniciação política ocorreu no início dos anos 60, como oficial de gabinete de seu ex-professor Ataliba Nogueira, um intelectual conhecido na área jurídica, secretário de Educação do governo Adhemar de Barros. A partir daí, Temer ocupou diversos cargos, como o de procurador-geral do estado de São Paulo e de secretário de Segurança Pública - este último a convite de dois governadores (Franco Montoro e Luiz Antônio Fleury Filho). Coube a ele, como secretário, criar a primeira Delegacia da Mulher do País, em 1985.

A estreia no Congresso ocorreu em 1987, como deputado constituinte. De lá para cá foram seis mandatos, sempre pelo PMDB, partido que preside desde 2001. Foi também líder do seu partido entre 1995 e 97 e do bloco PMDB/PSD/PSL/PSC de 1996 a 1997. No Parlamento, Temer destacou-se pela capacidade de articulação e o trânsito entre oposição e governo.

Na eleição de hoje, contou com o apoio de 14 legendas. O arco partidário foi do PT ao DEM, juntando aliados e oposicionistas ao governo Lula. Por causa dessa costura política, os partidos divulgaram uma declaração na qual afirmaram que o novo presidente era "um candidato da instituição".

Atuação na Câmara

Na Câmara, Temer ocupou também a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, além de ser uma figura cativa do PMDB na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, a mais importante da Casa e a que concentra o debate constitucional sobre os projetos.

Nos últimos anos votou a favor de projetos importantes, como o da Lei Seca e o que aumenta as penas para o crime de pedofilia (Leis 11.705/08 e 11.829/08). É autor dos projetos que originaram as leis dos juizados especiais (9.095/95) e de repressão ao crime organizado (9.034/95).

Fonte: Câmara Federal

CÉU ESCURECE EM PLENA TARDE EM JARDIM DO SERIDÓ



Somente as fotos falam tudo que poderíamos dizer desta tarde de Segunda-feira (02) em Jardim do Seridó, agora a pouco, por volta das 15h35min o céu nos proporcionou uma das mais lindas cenas da natureza, mais a chuva não veio até agora, os relâmpagos e trovões estão anunciando que ela vai chegar.

Pelo ao menos bem próximo da Cidade da pra notar que ela já ta caindo, enchendo os nossos olhos com um grande espetáculo, e os nossos corações com esperança de um bom inverno se Deus quiser
.

JOSÉ SARNEY RECEBE 49 VOTOS E É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO SENADO


Três horas após o início da primeira reunião preparatória para a eleição do presidente do Senado, nesta segunda-feira (2), os senadores escolheram José Sarney (PMDB-AP) para conduzir a Casa no biênio 2009/2010. Todos os 81 senadores participaram da votação, dos quais 49 deram seu voto a José Sarney (eram necessários os votos da maioria dos presentes para que ele fosse eleito), enquanto seu concorrente, o senador Tião Viana (PT-AC), recebeu 32 votos. Após ter a vitória proclamada pelo então presidente do Senado Garibaldi Alves Filho, José Sarney assumiu a função destacando o compromisso de fazer um Senado melhor e mais renovado.

No discurso de posse, José Sarney afirmou assumir o cargo pela terceira vez com o senso da maior responsabilidade e a consciência do desafio que esta eleição representou em sua carreira política. Além de agradecer a Deus o destino a ele reservado, saudou os senadores que votaram em Tião Viana; assinalou a admiração, o carinho e o respeito angariados por Garibaldi no exercício da Presidência da Casa e prometeu reafirmar a independência do Senado e exigir respeito à instituição.

Logo após a divulgação do resultado, Tião Viana se disse honrado com os 32 votos recebidos e expressou seu respeito aos votos dados a José Sarney. Depois de desejar "pleno êxito" ao senador pelo PMDB, sustentou que fará o melhor para o Senado no exercício de seu mandato.


Fonte: Senado Federal

CONCURSADOS RECEBEM MANDADO DE NOTIFICAÇÃO


Os Servidores Públicos Municipais Concursados que foram chamados pelo Ex-Prefeito Dr. Edimar Medeiros Dantas, passam por mais uma das tristes fases de suas vidas profissionais, ao receberem individualmente Mandados de Notificação exigindo que os mesmos, caso queiram, comprovem a legalidade das suas admissões no prazo de 10 dias.

Eles foram chamados por terem sidos aprovados em concurso público Municipal, este que legalmente foi homologado dentro da data prevista pela lei, por tanto dar-se a entender que esta é uma forma do chefe do Executivo poder disponibilizar de vagas para agraciar seus Eleitores.

Uma cena não muito rara, hoje em Jardim foi assistida por nós em frente a Câmara Municipal, onde uma jovem Servidora se sentido totalmente humilhada deixava as lagrimas que caiam dos olhos falarem por se só, fazendo transparecer seu sofrimento por tudo que estar passando, escreveu-se, estudou, fez a prova, passou, foi chamada, assumiu e agora é humilhantemente desprezada.

O mais inexplicável, é que o Prefeito foi à imprensa radiofônica local e disse que não tinha vagas para esse povo, e que isto iria prejudicar sua administração, mais vale a pena salientar que entre esses concursados tem dois agentes de endemias, e no lugar deles foram contratados sete, não se entende, se não tem vaga para dois, e se coloca sete no mesmo lugar.

Estivemos no escritório dos Agente de endemias, e nos surpreendemos, muitos Servidores contratados pelo Prefeito lá estavam, mais ninguém podia dizer nem os próprios nomes, como se ali não fosse um órgão municipal onde todo Cidadão tem direito a toda informação, entre eles um filho de um dono de uma Bicicletaria da Cidade, que atende pelo apelido de “Filho”, só de bermuda, e com se não estivesse em um órgão público nos tratou com muita arrogância e ignorância.

PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ FOI MULTADO POR EXTRAPOLAR GASTOS EM CAMPANHA

O atual Prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas de Araújo, foi multado por extrapolar nos gastos da campanha para Prefeito em 2008, conforme sentença do processo nº. 6.736/2008-23ª ZE, proferida pela então meritíssima Juíza desta comarca, Drª. Maria Nivalda Neco Torquato Lopes, segundo as prestações de contas, o então candidato gastou muito mais do declarado.

LEIA PARTES DA SENTENÇA:

Por fim, quanto ao extrapolamento de gastos, prevê a Resolução TSE 22715/2008, a aplicação de multa (art. 2º § 4º).

Em conseqüência do extrapolamento de gastos informados à Justiça Eleitoral, Condeno o Candidato JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO, ao pagamento de multa no valor de 05 (cinco) vezes a quantia em excesso, a qual deve ser recolhida em cinco dias úteis, contando da data da intimação.

O Prefeito Jocimar Dantas, recorreu da sentença ao TER, o Processo RE nº. 9041, foi recebido no dia 29/12/2008, e encontra-se na PRERN-Procuradoria Regional Eleitoral do RN, e tem como relator o Desembargador Dr. Cláudio Manoel de Amorim Santos.

Não tivemos acesso ao valor da multa, mais informações extras oficiais é de que o montante seria de mais ou menos uns R$ 21.000,00 (vinte e hum mil reais), valor este muito irrisório, perto do valor que se comenta nas conversas de esquinas e botequins que teria sido gastos pelo sistema político do Prefeito nas eleições passadas.
(Foto divulgação: Jocimar Dantas)

ZECA PANTALEÃO E LEONARDO ROLIM, EM BUSCA DE EMPREGOS PRA CARNAÚBA

Preocupados com o crescente desemprego e empenhados na busca de uma nova alternativa de trabalho para os moradores da cidade de Carnaúba dos Dantas, estiveram em visita a cidade de Lages Pintada/RN, um grupo de 21 carnaubenses, objetivando conhecer a atividade associativista, desenvolvida por moradores daquela cidade, com artesanato em sisal e pedra sabão.

A cidade de Lages Pintada tem se destacado no RN, na produção e venda de artesanato para diversas redes de lojas nacionais, como também na exportação de peças para outros países, participando de Feiras e Exposições por diversas regiões.

A comitiva chefiada por Zeca Pantaleão e Leonardo Rolim, foi recebida pela diretoria da Associação Trairiense, proporcionando uma rica troca de experiências, e firmando uma parceria de trabalho, no desenvolvimento de artesanato de qualidade, possibilitando emprego e renda para os carnaubenses.

Fonte: Chagas Silva

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...