2 de fevereiro de 2009

MICHEL TEMER É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA O BIÊNIO 2009/10

O deputado Michel Temer (PMDB-SP), apoiado por um bloco de 14 partidos, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2009/10, com 304 do total de 509 votos. É a terceira vez que Temer ocupa a Presidência da Casa. Ele também esteve no cargo nos períodos de 1997-1999 e 1999-2001.

O deputado Ciro Nogueira (PP-PI), do PP, ficou em segundo na eleição, com 129 votos. Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do bloco PCdoB-PSB-PMN-PRB e Psol, foi o terceiro colocado, com 76 votos. Não houve votos em branco e nulos.

Quem é Michel Temer


Filho de um comerciante de origem libanesa, o paulista Michel Miguel Elias Temer Lulia, 68 anos, cravou um feito histórico ao eleger-se presidente da Câmara pela terceira vez. Antes dele, no período republicano, somente dois homens conseguiram a mesma proeza: o também paulista Ulysses Guimarães e o piauiense Flávio Marcílio.

Advogado pela tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), casado pela segunda vez e pai de quatro filhos, Michel Temer sempre teve uma atuação no meio jurídico paralela à vida política. Mestre e doutor em Direito, deu aulas na PUC de São Paulo e na Faculdade de Direito de Itu (SP). É autor de quatro livros, sendo que o mais recente, sobre Direito Constitucional, está na 22ª edição.

Vida política

A iniciação política ocorreu no início dos anos 60, como oficial de gabinete de seu ex-professor Ataliba Nogueira, um intelectual conhecido na área jurídica, secretário de Educação do governo Adhemar de Barros. A partir daí, Temer ocupou diversos cargos, como o de procurador-geral do estado de São Paulo e de secretário de Segurança Pública - este último a convite de dois governadores (Franco Montoro e Luiz Antônio Fleury Filho). Coube a ele, como secretário, criar a primeira Delegacia da Mulher do País, em 1985.

A estreia no Congresso ocorreu em 1987, como deputado constituinte. De lá para cá foram seis mandatos, sempre pelo PMDB, partido que preside desde 2001. Foi também líder do seu partido entre 1995 e 97 e do bloco PMDB/PSD/PSL/PSC de 1996 a 1997. No Parlamento, Temer destacou-se pela capacidade de articulação e o trânsito entre oposição e governo.

Na eleição de hoje, contou com o apoio de 14 legendas. O arco partidário foi do PT ao DEM, juntando aliados e oposicionistas ao governo Lula. Por causa dessa costura política, os partidos divulgaram uma declaração na qual afirmaram que o novo presidente era "um candidato da instituição".

Atuação na Câmara

Na Câmara, Temer ocupou também a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, além de ser uma figura cativa do PMDB na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, a mais importante da Casa e a que concentra o debate constitucional sobre os projetos.

Nos últimos anos votou a favor de projetos importantes, como o da Lei Seca e o que aumenta as penas para o crime de pedofilia (Leis 11.705/08 e 11.829/08). É autor dos projetos que originaram as leis dos juizados especiais (9.095/95) e de repressão ao crime organizado (9.034/95).

Fonte: Câmara Federal

3 comentários:

  1. Michel Temer é uma farsa,

    ResponderExcluir
  2. Deputados,


    veja só quem está falando!....falta coerência...Video para comprovar.



    Frase publicada na mídia:

    "O papel do governo é como o papel de uma mãe. Tem que tratar todos com muito carinho, com muito amor. Não deixar faltar nada para ninguém. E jamais uma mãe iria descobrir um filho para cobrir outro..." afirmou o presidente.
    Fonte: Estadão



    ENQUANTO LULA FAZ A SUA IMAGEM DE "bonzinho" vejam a evidente má vontade do Presidente da Câmara e dos 512 deputados da casa legislativa. Não reparamos, em nenhum momento, interesse e agilidade nas votação das PLs 01 e 4434 do Senador Paim. Os contribuintes da Previdência Geral pagaram ao longo de 30/35 ano. O governo gastou, não devolveu o dinheiro e agora não quer nem tomar conhecimento de sua inadimplência, para não dizer furto. Alegar "déficit" isso é conversa de vigarista (cobra e não entrega). Do discurso abaixo( repito ...É exatamente o contrário, porque aí que ele vai precisar de recursos, vai precisar também de um pouco de dignidade) a coincidência é evidente com aposentados e pensionistas da previdência geral. Ou será que humano é só o servidor?

    Agora apresentam propostas para aposentadoria por invalidez no valor integral para servidores. Os deputados consideram um direito, um justiça para os servidores. Para os aposentados da previdência geral não há justiça, independente do governo tê-los furtado. O regime próprio de previdência pública tem previsão superior a "déficit de 37 bilhões para 2009. A fonte qual será para essa nova despesas? O bolso
    do cidadão - mais tributos e menos beneficios para a sociedade.

    Dos discursos na Câmara:
    A proposta vem reparar uma injustiça que se comete com servidores que, indenpendentemente da idade ou do tempo de serviço, vierem a ser acometidos de uma doença grave e por isso terem uma redução dos seus proventos. Como se, uma vez doente, ele não precisasse mais do dinheiro. É exatamente o contrário, porque aí que ele vai precisar de recursos, vai precisar também de um pouco de dignidade. Não é porque ele ficou doente que ele tenha que diminuir os seus recursos", disse.

    Haubert concordou em separar a tramitação da PEC que trata da aposentadoria por invalidez da PEC que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados.
    Observação nossa: por quê? os proventos são integrais! quem custeará? a sociedade já subtraída e empobrecida?

    Parecer
    O relator da PEC, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), disse que vai tentar apresentar seu parecer o mais rapidamente possível, a fim de que a proposta possa ser votada logo e encaminhada ao Senado.

    A autora da proposta, deputada Andréia Zito (PSDB-RJ), acha que a aprovação da PEC é uma questão de justiça.

    O presidente da Comissão Especial que examina a PEC, deputado Oswaldo Reis (PMDB-TO), disse que o parecer do relator deve ser votado brevemente.


    Mariza Silva

    Marli Azevedo

    Sandra Motta

    Tania Araújo

    ResponderExcluir
  3. Passei pelo seu blog. Dê uma passada pelo meu e leia matéria sobre IPM/PREVIFOR, regime próprio dos servidores municipais de Fortaleza, Ceará. Com um déficit de mais de 4 bilhões. Como os demais fundos municipais de previdência do Ceará, QUEBRADO! Conhece algum com superavitário, viável, transparente e bem administrado??? Diga-me qual, por favor! Leia e comente em: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...