31 de janeiro de 2015

BRASIL TEVE 98 MORTES POR RAIOS EM 2014

O Brasil teve 98 mortes por raios em 2014 -- uma a menos do que em 2013 -- segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (30), foi feito com base em informações fornecidas pela imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.

Trabalho de resgate das vítimas foi iniciada ainda na faixa de areia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Os estados que apresentaram mais vítimas fatais foram São Paulo (17 mortes), Maranhão (16), Piauí (7), Amazonas e Pará (com 6 mortes cada um).

Segundo o Inpe, São Paulo lidera principalmente em razão de duas tragédias que ocorreram no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro, foram registradas na capital as mortes de três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio. Em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam uma descarga atmosférica em Praia Grande e acabaram morrendo.

Foto eleita pelo Elat-Inpe como a melhor imagem de raio de 2014 foi feita em Londrina, em uma madrugada de agosto (Foto: Fedrizzi Junior/ELAT/INPE)

O episódio do Litoral Sul de São Paulo foi a segunda maior tragédia documentada provocada diretamente por um raio no Brasil. Ainda de acordo com o instituto, as principais circunstâncias de morte permanecem as mesmas de outros anos. 27% das vítimas estavam em atividades agropecuárias quando foram atingidas pelo raio e 20% estavam dentro de casa. Entre todas as vítimas, 56% viviam na zona rural.

Entre 2010 e 2015, apenas em um ano o número de mortes por raios foi maior do que cem. Já entre 2000 e 2009, em nove anos o número de mortes superou uma centena. Estes números sugerem uma redução nas mortes por raios no Brasil, possivelmente devido ao aumento de informações sobre prevenção, explica Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat

ROGÉRIO MARINHO DIZ QUE PETROLÃO OCORREU COM AVAL DE LULA E DILMA

O PSDB reuniu nesta sexta-feira (30) sua nova bancada na Câmara dos Deputados. Em reunião realizada em Brasília, que contou com a presença do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, o deputado federal diplomado, Rogério Marinho, presidente de honra do partido no Rio Grande do Norte, disse que não havia possibilidade do Petrolão ter acontecido sem o conhecimento do ex-presidente Lula da Silva e da atual, Dilma Rousseff, ambos do PT.

Reunião bancada PSDB 2

"O Petrolão, por sua magnitude e extensão, não pode ter acontecido sem o conhecimento e o aval de Lula e Dilma. O contrário disso seria uma enorme e absurda incompetência", disse o parlamentar, que assume o novo mandato em solenidade realizada neste domingo (1º) na capital federal.

Ainda de acordo com o tucano potiguar, o governo o PT demonstrou uma "eficiência extraordinária: em 12 anos desmantelou o setor de energia de tal forma que a Petrobras e a Eletrobrás estão quebradas". Para Rogério, "a crise no setor energético brasileiro desmontou dois mitos da história recente do país, o primeiro é o que Dilma entente algo de energia, e o segundo que a presidente era uma verdadeira gerente. Incompetência é típico do PT".

Reunião bancada PDSD 1

Durante a reunião da bancada do PSDB, o economista Adriano Pires ministrou palestra sobre energia, crise do setor elétrico brasileiro e situação da Petrobras. Mestre em Planejamento Energético, Pires afirmou que o governo Dilma “derrubou” o setor energético brasileiro e fez o alerta: “a sociedade pagará pelas barbeiragens feitas na área de energia e de petróleo e o mais penalizado será o cidadão comum.

Pires expôs aos tucanos os motivos do caos que tomou conta do setor energético nacional. A edição da Medida Provisória 579, anunciada em 11 de setembro de 2012, teria sido, segundo ele, o pontapé inicial para os problemas. A falta de planejamento e a incapacidade em aproveitar a diversidade da matriz energética nacional completam a lista de lambanças da gestão petista.

O governo está levando o problema ao consumidor, que irá pagar por tudo. Zombam da sociedade e mentem descaradamente ao não falar a gravidade dos problemas. O correto agora seria a presidente voltar à TV e pedir à sociedade para economizar energia. Isso seria o honesto.

O economista fez ainda um alerta aos deputados tucanos, que formam a maior bancada de oposição na Câmara. “Esse vai ser o ano do apagão e do petrolão. O partido precisa estar atento e ter posições muito firmes. A população vai sofrer muito e mais penalizado é o cidadão comum. Além de penalizá-lo, esse governo quebrou duas de nossas maiores empresas”, disse Pires.

Rogério Marinho também participou da escolha do novo líder da bancada do PSDB na Câmara, realizada já na tarde desta sexta. Para a função foi aclamando o nome do deputado Carlos Sampaio (SP). O tucano paulista tratou de apresentar as prioridades da legenda para 2015 no Legislativo, como a retomada das investigações do Congresso sobre os escândalos de corrupção na Petrobras.

VEXAME! VICE NÃO ACEITA DERROTA E ARRANCA COROA DE MISS AMAZONAS APÓS RESULTADO DO CONCURSO – (Veja Vídeo)

A edição 2015 do concurso Miss Amazonas terminou em confusão na noite de sexta-feira (30). Ao ouvir o resultado, que deu a vitória à Carol Toledo, a segunda colocada, Sheislaine Hayalla, arrancou a coroa da vencedora. A reação da vice causou tumulto e corre-corre no Centro de Convenções Vasco Vasques - Zona Centro-Oeste de Manaus -, onde foi realizado o concurso. Veja a galeria de fotos do Miss Amazonas 2015.

Antes da confusão, campeã e vice aguardaram o resultado de mãos dadas (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Sheislane disse que não aceitou o resultado. "Simplesmente, em Manaus, é o dinheiro que manda e eu estou mostrando para o povo amazonense que o dinheiro não manda aqui. Ela não mereceu!", reclamou a concorrente.

A reportagem chegou a procurar a organização do concurso, que não quis falar sobre o ocorrido e nem sobre uma possível punição a Sheislane. As finalistas do segundo ao quinto lugar devem participar de concursos ao longo do ano.


A vencedora não quis comentar a confusão e preferiu falar sobre a vitória. "É uma emoção inexplicável. Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. É um frio na barriga muito gostoso. É uma honra poder representar o meu estado no Miss Brasil. Eu vou honrar com toda a garra e o povo amazonense vai ter muito orgulho de mim", garantiu.

Carolina Toledo foi a grande vencedora do Miss Amazonas 2015 (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Aos 20 anos, Carol deve representar o Amazonas na versão nacional do concurso. Em entrevista, ela disse que deve começar logo a preparação para ser escolhida a mulher mais bonita do Brasil. "Uma Miss não pode ter só beleza. Além do carisma, ela tem que ter uma representação ativa na sociedade e é por isso que estou aqui. Não sou só um rostinho bonito. Quero me engajar em muitas causas sociais, mas o primeiro passo é comemorar com a minha família. Eu não estaria aqui se não fosse por eles", enfatizou.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...