18 de junho de 2020

PESQUISA NACIONAL APLICARÁ TESTES RÁPIDOS EM MORADORES DE NATAL, CAICÓ E MOSSORÓ

Pesquisadores do Ibope Inteligência vão realizar a terceira etapa de uma pesquisa sorológica sobre o novo coronavírus, entre os dias 21 e 23 de junho, em três cidades do Rio Grande do Norte. Eles vão visitar residências em Natal, Caicó e Mossoró e fazer testes rápidos para Covid-19 em alguns moradores. 




O estudo, denominado “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19”, acontece em todo o Brasil e é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 




De acordo com o Ministério da Saúde, que é quem financia os trabalhos, a intenção dessa coleta de dados é conhecer o nível de propagação e o comportamento da Covid-19 no Brasil e auxiliar na criação de políticas públicas. 




As casas que serão visitadas nas cidades serão escolhidas por sorteio. Os pesquisadores vão promover um questionário para os moradores responderem. Um dos moradores da casa também será escolhido por sorteio para se submeter ao teste rápido: será retirada uma amostra de sangue para saber se ele está ou já foi infectado pelo novo coronavírus. 




Os pesquisadores estarão devidamente identificados e paramentados para garantir a segurança de todos os envolvidos.

MÉDICO E EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DO RN MORRE DE COVID-19 EM NATAL

O médico anestesiologista Adelmaro Cavalcanti morreu nesta quinta-feira (18) vítima da Covid-19 em Natal. Adelmaro tinha 62 anos e estava internado desde o início do mês no Hospital Promater, na Zona Sul. 



Adelmaro Cavalcanti foi secretário de Saúde Pública do Rio Grande do Norte na gestão de Wilma de Faria. O médico também foi candidato a vice-prefeito de Natal, na chapa com Fátima Bezerra em 2004. Em 2012, Adelmaro tentou vaga na Câmara Municipal da capital.

IRMÃS MORREM DE COVID-19 NA MESMA NOITE 10 DIAS APÓS PERDEREM A MÃE TAMBÉM PARA O VÍRUS NO RN

Duas irmãs moradoras da Vila de Ponta Negra, em Natal, morreram entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17), vítimas da Covid-19. Maria José da Silva, de 55 anos, era dona de casa, e Maria Gorete da Silva, 49 anos, era cabeleireira, proprietária de um salão de beleza no bairro. A família ainda vivia o luto pelo falecimento da mãe delas, Leonice da Silva, de 80 anos, no último dia 6, também com coronavírus. O Rio Grande do Norte registra 626 mortes pela Covid-19. 




Gorete estava há 15 dias na UTI do Hospital da Liga, enquanto Maria José ficou três dias internada no Hospital de Campanha de Natal. O sepultamento aconteceu nesta quarta-feira, na cidade de Pureza, terra natal da família, a 52 km da capital potiguar. 





ALERJ INICIA ANÁLISE DE DENÚNCIA PEDINDO IMPEACHMENT DO GOVERNADOR


A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment do governador Wilson Witzel (PSC), tem o primeiro encontro nesta quinta-feira (18). A reunião para instalação, marcada para as 13h, será presencial, de acordo com a assessoria da Alerj. 




Na reunião, serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador, que terá um prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar a defesa. 




O pedido de impeachment aceito pelo plenário foi o dos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que acusam Witzel de crime de responsabilidade.




Entre os argumentos, estão improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público, conforme despacho do Superior Tribunal de Justiça na Operação Placebo, e os fatos ligados à Operação Favorito, que apura desvios em contratos na área da saúde envolvendo organizações sociais.

MORRE O EMPRESÁRIO NEVALDO ROCHA, DONO DAS LOJAS RIACHUELO

O empresário Nevaldo Rocha morreu na noite desta quarta-feira (17), em casa, em Natal. Ele tinha 91 anos.




Nevaldo Rocha foi o fundador do grupo Guararapes, dono das lojas Riachuelo. Nascido em Caraúbas, no interior do RN, trilhou uma trajetória de sucesso que começou na década de 40 quando abriu sua primeira loja em Natal, chamada A Capital. 




Na década de 70 a empresa já se chamava Guararapes e contava com duas fábricas. Foi quando o empresário decidiu comprar as lojas Riachuelo.




Nevaldo Rocha era viúvo e deixa três filhos: Flávio Rocha, Lisiane Rocha e Élvio Rocha.

VIVALDO SOLICITA PROGRAMA QUE GARANTA ÁGUA NAS COMUNIDADES MAIS CARENTES DO RN DE FORMA IMEDIATA

O deputado Vivaldo Costa (PSD) foi um dos oradores desta quarta-feira (17), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa. O parlamentar voltou a demonstrar preocupação com a população mais humilde do Estado. Vivaldo informou que requereu a governadora Fátima Bezerra (PT) que crie um programa que garanta água nas comunidades mais carentes do RN.




Lembrando sua história, Vivaldo disse que ao longo da sua vida pública sempre fez uma opção de lutar pelos mais humildes. “Como deputado, prefeito, médico, sempre dediquei minha energia, meu trabalho aos mais pobres. Peço ao Governo que possa garantir ações imediatas, para levar água de qualidade aos que não tem. Muitas vezes é apenas uma extensão, um simples chafariz, aqui no Planalto tem uma comunidade que não tem água para nenhuma das suas necessidades. Que a governadora leve água para todas as regiões desse Estado”, justificou.




O parlamentar disse ainda que se preocupa muito com a qualidade das habitações das periferias. “A governadora deve fazer um programa que melhore as condições de habitação do povo do RN. Com pequenas ações, ela pode transformar a vida dessas pessoas. A governadora vem de origem popular e como tal precisa olhar para essa população. Mas é preciso ação, por que se for esperar pela burocracia não dá em nada”, disse.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...