1 de abril de 2016

PRESO É MORTO NO MESMO DIA QUE SAI DE PRESÍDIO DO RN


Um presidiário de 35 anos foi morto a tiros no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, na noite desta quinta-feira (31). Segundo a Polícia Militar, bandidos invadiram a casa em que o homem estava e dispararam repetidamente. O homem havia recebido o direito à progressão de regime no mesmo dia.

A vítima foi identificada como Francisco Canindé Bernardo dos Santos. De acordo com testemunhas, homens encapuzados entraram na casa da mãe da vítima e o executaram a tiros dentro na sala. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi identificado.

Francisco Canindé havia sido liberado da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde cumpria pena por porte ilegal de arma, ainda nesta quinta. De acordo com o ofício expedido pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Natal, o preso não tinha nenhum mandado de prisão preventiva em aberto contra ele. No entanto, o homem respondia por dois homicídios em Natal.

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal.

URGENTE! MORRE O EX-PREFEITO DE EQUADOR, “CHICO FUMEIRO”


O Seridó perde mais uma das suas reservas morais da política. Faleceu na manhã desta sexta-feira, (01), em Campina Grande/PB, o ex-prefeito de Equador, Francisco Sabino de Oliveira, popularmente conhecido como “Chico Fumeiro”.
Prefeito por três mandatos, “Chico Fumeiro”, que também foi vereador, era muito querido na cidade de Equador, e gostava de tratar a todos com seu conhecidíssimo bordão, “Amigo Velho”.
Chico Fumeiro” era pai do também ex-prefeito, Zenon Sabino, sogro da atual prefeita de Equador, Noeide Sabino.

Do Blog: Tive o prazer de conviver com esse ser humano maravilhoso. “Seu Chico” deixará muitas saudades e muitos ensinamento. Que Deus lhe conceda o reino do céu, e que dê o conforto pertinente à família. Amém!

TODOS OS ESTADOS E O DF TÊM ATOS PRÓ-DILMA E CONTRA O IMPEACHMENT

Manifestações a favor da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e contra o processo de impeachment aconteceram em todos os estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (31). Houve também atos em Lisboa e em Londres.


 


Ao menos 75 cidades registraram atos. No total, foram 824 mil manifestantes, segundo organizadores, e 159 mil, segundo a polícia.


No exterior, houve um ato em Lisboa, com cerca de 50 manifestantes, em frente à Faculdade de Direito da Universidade da cidade, onde acontece o Seminário Luso-Brasileiro com autoridades e políticos brasileiros, como os senadores José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG). Também houve manifestação em Londres.

MULHERES ACUSADAS DE ESQUARTEJAR MOTORISTA EM SP SÃO CONDENADAS

As três mulheres acusadas de matar um motorista de ônibus, esquartejar e espalhar as partes do corpo dele em São Paulo foram condenadas nesta quinta-feira (31), em julgamento realizado no 1º Tribunal do Júri do Fórum Criminal central. Os crimes foram cometidos em março de 2014.


Polícia chegou a divulgar à imprensa foto das três mulheres acusadas de matar o motorista (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Marlene Gomes foi condenada a 19 anos e dez meses de prisão, por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Francisca Aurilene Correia da Silva e Marcia Maria de Oliveira foram condenadas por ocultação de cadáver, a um ano de reclusão, em regime aberto.

O julgamento, que deveria ter ocorrido em 27 de janeiro, foi adiado pela Justiça a pedido da acusação, que alegou não ter tido acesso a todas as provas.

As prostitutas Marlene Gomes, de 57 anos, e Francisca Aurilene Correia da Silva, 35, e a vendedora Marcia Maria de Oliveira, 33, responderam presas pelo assassinato de Álvaro Pedroso, 55. Elas estão detidas preventivamente na Penitenciária Feminina de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

O corpo do motorista foi cortado em 20 pedaços, que foram ensacados e espalhados na região do Cemitério da Consolação, em Higienópolis, e na Praça da Sé, ambos no Centro da capital. Câmeras de segurança gravaram as mulheres dispensando os pacotes.

Segundo o Ministério Público (MP), Marlene premeditou a morte de Álvaro, que era seu cliente e amante. De acordo com a acusação, o motorista queria terminar o relacionamento com a prostituta e parar de dar dinheiro para ela.

Na denúncia, o promotor Tomás Busnardo Ramadan escreveu que isso incomodou a garota de programa, que não aceitava ficar sem o dinheiro de Álvaro. Então, para se vingar, ela decidiu matá-lo.

De acordo com a Promotoria, Marlene combinou o assassinato com Marcia e Francisca. Para isso, atraiu Álvaro para o prédio onde trabalhava, o embriagou e depois as três golpearam a cabeça do motorista com um machado.

Para o promotor, as três mulheres participaram do assassinato, esquartejamento e ocultação do corpo da vítima, inclusive arrancando os dedos para dificultar a identificação pelas digitais. O MP informou que elas teriam usado uma serra para separar o cadáver

NATAL JÁ É DESTINO MAIS PROCURADO DO NORDESTE NA AGÊNCIA DECOLAR.COM

O Governo do Estado tem marcado presença nos principais eventos do turismo nacional e internacional. Os efeitos desse investimento já são nítidos. Pesquisas locais e de operadoras e instituições nacionais apontam o crescimento do turismo no Rio Grande do Norte. Durante a WTM Latin América, que acontece em São Paulo até hoje (31), uma das principais agências virtuais de viagem – a Decolar.com – também apresentou planilha em que Natal aparece como destino mais procurado do Nordeste em 2015.


Outro dado chama a atenção na planilha: afora o turista brasileiro, com 58,69% da demanda, o argentino é quem mais procurou Natal, com praticamente o restante do percentual: 38,64%, seguido do Chile, com 1,87%. Desde o ano passado, o Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur), viabilizou um novo voo Buenos Aires/Natal, com ampla divulgação dos destinos potiguares na Argentina, que colaborou de forma direta com esse resultado.


Nada vem por acaso. Tínhamos um déficit enorme de divulgação dos nossos destinos nos últimos anos, no plano nacional ou internacional. Vínhamos perdendo posições significativas nessas pesquisas e hoje não só revertemos o quadro, como estamos na liderança em muitas delas”, celebra o secretário de Turismo, Ruy Gaspar. A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressaltou a participação do RN em eventos de turismo e o foco em alguns mercados potenciais ao fomento do turismo potiguar.


Aninha tem participado de rodadas de negócios promovidas na WTM e uma demanda inusitada tem chamado atenção. “Recebi visita de pelo menos dez operadores peruanos em nosso estande. Eles estão em busca de novos destinos no Brasil e Natal está na preferência. Estão inclusive interessados em fam tours e press trips, que pretendemos viabilizar para também consolidar esse mercado para nosso Estado”, comemorou Aninha, que também recebeu operadores de outros países latino americanos, além da Alemanha, Espanha e Itália.


Entre as feiras e eventos de turismo realizadas ano passado com presença do Rio Grande do Norte, estiveram a rodada de negócios BNT Mercosul, no Chile e no Peru, e já com presença confirmada do Estado potiguar na edição deste ano, que acontece em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Lima (Peru). A WTM também é evento presente no calendário do RN desde o ano passado. Este ano a participação se dá com dois estandes, sendo um viabilizado com recursos do RN Sustentável e outro no espaço do Ministério do Turismo.

FLAGRANTE! CAMINHÃO QUE CAIU EM CANAL DURANTE CHUVA É RESGATADO EM PARELHAS – (IMAGENS)

Uma operação foi realizada em Parelhas para resgatar um caminhão pipa, que caiu dentro de um canal de corta a cidade. O acidente aconteceu  durante uma das chuvas que caíram recentemente na cidade e região.



Muitas pessoas acompanharam o resgate. Primeiro foi içado o tanque, e depois o caminhão. Apesar da gravidade do acidente, os dados foram apenas materiais.

“NÃO É APENAS PELOS 20 CENTAVOS”, DIZ FELIPE MAIA AO DEFENDER IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

Em analogia às manifestações que aconteceram em junho de 2013, iniciadas pelo aumento da tarifa de ônibus, em São Paulo, o deputado federal Felipe Maia (DEM) disse, em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (31), que o impeachment da presidente Dilma Rousseff “não é apenas pelos 20 centavos”. Ou seja, para o parlamentar, há uma série de argumentos jurídicos que embasam o pedido de afastamento da presidente da República. No entanto, as questões econômicas e sociais são uma importante mola que motiva a desaprovação da chefe do Executivo.
 
Não foi apenas pela fraude fiscal que mais de seis milhões de pessoas foram às ruas em todo o país. Foi também pela falta de solução para as dez milhões de pessoas sem emprego; pela ausência de ações econômicas para que o Brasil não tenha nova queda do PIB (Produto Interno Bruto); pela roubalheira que existiu com a Petrobras. Não é apenas pelos 20 centavos, não é somente pela fraude fiscal”, afirmou.
 
Felipe Maia destacou, entretanto, os argumentos jurídicos que justificam o processo de impeachment da presidente. O principal deles é o caso das chamadas pedaladas fiscais, em que o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu parecer reprovando a conduta, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe operações de crédito entre bancos públicos e o governo, enquanto beneficiário do empréstimo. Além disso, de acordo com o parlamentar, a presidente cometeu, entre outros, crime eleitoral e abuso de poder econômico, ao utilizar estruturas do governo antes e durante a campanha eleitoral; e crime de extorsão, já que o ex-presidente da UTC, Ricardo Pessoa, afirmou em sua delação, ter pago propina para a campanha presidencial de 2014 mediante ameaças de cancelamento de contratos.
 
Crime eleitoral, improbidade administrativa, pedaladas fiscais para mascarar a real situação das contas públicas. Não faltam crimes para este governo incompetente e que não tem planejamento nem execução. Somado a isso temos o desemprego, a crise econômica, a roubalheira. Resultado disso está na pesquisa Ibope divulgada esta semana, em que 82% dos brasileiros desaprovam a maneira de governar da presidente. Não vai ter golpe, vai ter impeachment baseado na Constituição Federal”, disse Felipe Maia.

REVOLTANTE! ASSASSINO DE F. GOMES VAI PARA AS RUAS ATÉ NOVO JULGAMENTO

O juiz caicoense, Luiz Cândido de Andrade Villaça, mandou soltar nesta quinta-feira (31), o comerciante Lailson Lopes, que também é conhecido como “Gordo da Rodoviária”. Ele é um dos réus apontado pela Polícia Civil, como sendo partícipe da morte do jornalista F. Gomes.

De acordo com a decisão, o advogado reclamou o excesso de prazo e o magistrado de acordo com os termos do artigo 5º, inciso LXVI, da Constituição Federal c/c os artigos 310, 311, 312, 313 e 316 do Código de Processo Penal, concedeu.

A ele foram aplicadas medidas cautelares, quais sejam: Comparecer perante a autoridade, sempre que intimado, para atos do inquérito e da instrução criminal e para o julgamento; Não mudar de residência, sem prévia permissão deste Juízo; Não se ausentar, por mais de 08 (oito) dias, de sua residência, sem comunicar a este Juízo o lugar onde será encontrado e comparecer diariamente a Penitenciária Estadual do Seridó (PES) para assinar livro de presença diária, entre o intervalo de 18:00 horas às 19:00 horas, como forma de fiscalização da medida.

O comerciantes Lailson Lopes, estava detido no CDP da cidade de Patu/RN. Ele foi condenado em julgamento popular ocorrido em Caicó, mas, o Ministério Público, recorreu para o Tribunal de Justiça, para que a pena fosse aumentada. Os desembargadores entenderam que na verdade, deveria ocorrer outra sessão de júri, o que foi determinado, mas, a data ainda não foi agendada. Enquanto, isso, o réu aguardava pelo julgamento de recursos impetrados pelo advogado Anesiano Ramos.

A Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão contra Lailson Lopes no dia 22 de fevereiro de 2011, em Caicó.


Do Blog Barra Pesada: Pena mesma só para a família do colega F. Gomes, que ficou condenada à viver sem ele o resto da vida, e para F. Gomes que ficará preso para sempre. Revoltante!

Fonte: Sidney Silva.



STF MANTÉM DECISÃO QUE TIROU DE MORO APURAÇÃO SOBRE LULA

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (31) a decisão da semana passada do ministro Teori Zavascki – relator dos processos da Lava Jato na Corte – de retirar do juiz federal Sérgio Moro as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O magistrado também havia determinado o sigilo sobre gravações do ex-presidente com diversas autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff.
Com a decisão, os autos irão ficar sob a responsabilidade do STF, que depois vai analisar, no mérito do caso, o que deve permanecer sob investigação da Corte e o que deverá ser remetido de volta para a primeira instância, por envolvimento de pessoas sem prerrogativa de foro.

As apurações tratam, por exemplo, da suspeita de que construtoras envolvidas em corrupção na Petrobras prestaram favores ao ex-presidente na reforma de um sítio em Atibaia (SP) e de um tríplex em Guarujá (SP).

Votaram favoravelmente à decisão liminar (provisória) de Teori Zavascki os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

Somente os ministros Luiz Fux e e Marco Aurélio Mello votaram a favor de separar, de imediato, as investigações, para trazer ao STF somente elementos relacionados a autoridades com o chamado foro privilegiado.

Tanto a decisão liminar de Teori Zavascki, quanto o julgamento desta quinta, não interferem na
liminar concedida no dia 18 pelo ministro Gilmar Mendes que suspendeu a nomeação de Lula  para a chefia da Casa Civil.

Formalmente, portanto, Lula continua sem o chamado foro privilegiado. As investigações subiram ao STF por causa do envolvimento de outras autoridades que só podem ser investigadas pela Corte.

Ao reafirmar sua decisão liminar na sessão desta quinta, Teori argumentou que a decisão de Moro de divulgar as conversas interceptadas de Lula “feriu a competência” do STF.

O magistrado, ao constatar a presença de autoridades com prerrogativa de foro, deveria encaminhar conversas interceptadas para o
Supremo Tribunal Federal. A decisão de divulgar as conversas da presidente, ainda que encontradas fortuitamente, não poderiam ter sigilo retirado por juiz de primeira instância”, afirmou.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...