19 de maio de 2023

PF E RECEITA FEDERAL INVESTIGAM ESQUEMA DE EXTRAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO IRREGULAR DE MINÉRIOS NO SERIDÓ POTIGUAR E PB

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) deflagraram a Operação Cordyceps, com o objetivo de  combater a extração e venda irregular de minérios, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação ocorre simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.


25 policiais federais e 8 auditores estão sendo cumpridos 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal/RN, nas cidades de Parelhas/RN, Junco do Seridó/PB e Campina Grande/PB.


A operação apura indícios encontrados durante as investigações de extração e aquisição de minérios sem autorização legal, por parte de pequenos produtores locais, os quais depois de beneficiados são comercializados com empresas nacionais e do exterior.


Os levantamentos também buscam comprovar crime contra a ordem tributária, devido a contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades, além de crime ambiental, em razão da extração ocorrer sem autorização dos órgãos competentes.


O nome da operação Cordyceps faz referência a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agir em seu interesse, uma alusão ao fato dos investigados se utilizarem de pequenos produtores para explorar irregularmente minérios.

RN TEM A QUARTA MAIOR TAXA DE DESEMPREGO DO BRASIL NO 1º TRIMESTRE DE 2023

O Rio Grande do Norte teve a quarta maior taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2023. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE.

 

A taxa de desocupados foi de 12,1% entre os meses de janeiro e março no RN, segundo a pesquisa. No último trimestre de 2022, havia sido 9,9%. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal apresentaram crescimento na taxa neste período.

PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO CONTRA FORAGIDOS DA JUSTIÇA EM CIDADES DO RN

A Polícia Federal prendeu nas últimas 24h, no Rio Grande do Norte, três pessoas condenadas pela justiça que se encontravam foragidas.


Na primeira ação do Grupo Especial de Capturas  foi preso no município de Touros, Litoral Norte Potiguar, um homem de 54 anos condenado por envolvimento com tráfico de drogas. Ele tinha mandado de prisão expedido pela 12ª Vara Criminal de Natal/RN e, no ano de 2008, havia sido preso em flagrante, juntamente com outros três comparsas, na posse de 170kg de Maconha. 


Já na cidade de João Câmara, Região do Mato Grande, foi detida uma mulher de 64 anos que tinha mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Regional de Execuções do Tribunal de Justiça/RN. Ela foi condenada no âmbito da Operação Richter, deflagrada no ano de 2010 pela Força-Tarefa Previdenciária composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência e Ministério Público Federal, como participante de organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias.


A terceira ação que resultou em mais um cumprimento de mandado de prisão, expedido pela Vara Única da Comarca de Angicos/RN, aconteceu nesta quarta-feira (17) na cidade de Alto do Rodrigues, Região Oeste Potiguar, contra um homem de 53 anos, condenado por estupro de vulnerável.


CPI DO ABUSO DE AUTORIDADE GANHA FORÇA NA CÂMARA

Deputados independentes e da oposição articulam a criação de CPI para apurar supostos abusos de autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já são 139 assinaturas pela instalação. O Novo, que criou até abaixo-assinado pró-CPI, fala que a comissão objetiva restabelecer o “equilíbrio entre os Poderes”. Eduardo Ribeiro, presidente do partido, diz que “houve excessos no Judiciário e todo e qualquer indício de abuso de autoridade precisa ser investigado”.

 

O movimento ganhou força após o TSE cassar mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), eleito com quase 350 mil votos.

 

A coleta de assinaturas corre a sete chaves na Câmara. Deputados apostam que o governo irá interferir para esvaziar a comissão.

 

Instalada a CPI do Abuso de Autoridade, decisões monocráticas como as de Alexandre de Moraes (STF) devem virar alvo das investigações.

 

O grupo articula para ocupar uma das vagas de CPIs que ainda podem ser criadas. Só cinco podem funcionar simultaneamente e já tem três.

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...