2 de abril de 2014

CROCODILO DE 1 TONELADA SUSPEITO DE TER COMIDA 4 PESSOAS É CAPTURADO

Um enorme crocodilo capturado pela Autoridade de Vida Selvagem de Uganda chamou a atenção dos moradores da Vila de Kakira, no leste do país, enquanto era transportado.

Crocodilo pesa 1 tonelada (Foto: Peter Busomoke/AFP)

O bicho foi capturado após denúncias de que teria matado e devorado 4 pessoas, de acordo com o site do diário local "New Vision". O animal de 1 tonelada tem cerca de 80 anos e será transferido a um parque nacional, informou o jornal.

Moradores da vila de Kakira, no leste de Uganda, observam um enorme crocodilo capturado pela Autoridade de Vida Selvagem após denúncias de que o animal matou e devorou 4 pessoas. O animal de 1 t tem cerca de 80 anos e será transferido a um parque nacional (Foto: Peter Busomoke/AFP)Fotos: Peter Busomoke/AFP.

FÁBIO FARIA DISCUTE COM MINISTRO DA INTEGRAÇÃO PROBLEMAS GERADOS PELO AVANÇO DO MAR EM TOUROS

O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, recebeu o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), em audiência nesta quarta-feira (2). Dentre outros assuntos, o parlamentar pediu a liberação de recursos para obras de contenção do avanço do mar no litoral do município de Touros. O ministro afirmou já ter conhecimento do caso e determinou agilidade na análise técnica do projeto apresentado pelo prefeito Ney Leite.

020414Ministro Integracao - Adalberto Marques (3)

Os prejuízos são bem consideráveis. Hoje, a rua principal está inundada, porque a maré subiu e o rio Maceió transbordou. A Prefeitura não tem recursos para enfrentar o problema sozinha e precisa de apoio urgente do governo federal. Além de recuperar ruas, o calçadão da praia e equipamentos destruídos, será preciso investimento na contenção do avanço do mar”, argumentou o deputado Fábio Faria.

O ministro Francisco José Coelho afirmou que, em vez de medidas paliativas, será preciso investir no que chama de “engordamento” da praia, com aterro, e edificações permanentes capazes de segurar o avanço da maré. Por telefone, sugeriu ao prefeito Ney Leite que apresente um novo estudo, atualizado, para pleitear a reconstrução da área prejudicada.

CHILE AVALIA DANOS PROVOCADOS PELO TERREMOTO

Milhares de chilenos contabilizavam nesta quarta-feira (2) os danos causados no norte do Chile após um terremoto de 8,2 graus de magnitude que deixou seis mortos. O terremoto aconteceu às 20h46 (horário de Brasília) de terça-feira (1°) e durou dois minutos. Muitos voltaram para casa depois de terem sido retirados devido a um alerta de tsunami. 

   Barcos foram atingidos pelo tsunami em Iquique (Foto: Hector Merida/Reuters)                                                                  

Ao amanhecer, o governo já havia cancelado o alerta de tsunami que manteve 972 mil pessoas fora de suas residências ao longo de 4.329 quilômetros de litoral.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou zona de catástrofe nas regiões de Arica e Tarapacá, no norte do país, as mais atingidas pelo terremoto seguido de um tsunami de baixa intensidade. Ela chegou durante a manhã a Iquique para supervisionar a situação e visitar as zonas afetadas.

Em Iquique, cidade mais próxima do epicentro do tremor, e na localidade de Alto Hospicio cinco homens e uma mulher morreram.

Em Iquique, chilenos fazem fila para pegar combustível após terremoto (Foto: Luis Hidalgo/AP)

No sul do Peru, nove pessoas ficaram feridas e algumas casas sofreram danos. "O terremoto foi bastante violento, o mais complicado foi passar a noite. Felizmente, as famílias estavam reunidas e isso favoreceu uma retirada eficiente", declarou Cristián Martínez ao canal 13, enquanto se dirigia para um colégio de Iquique do qual é diretor para constatar os danos.

Na tarde desta quarta-feira (2), já manhã da quinta no Japão, a Agência Meteorológica Japonesa lançou um alerta de tsunami. A agência advertiu que um tsunami, com ondas de até um metro de altura, poderia atingir as regiões costeiras do leste do Pacífico.

GOVERNADORA ENTREGA LICENÇA DE OPERAÇÃO PARA FÁBRICA DE TORRES EÓLICAS DE AREIA BRANCA

A Governadora Rosalba Ciarlini entregou a licença de operação de uma fábrica de torres eólicas instalada em Areia Branca para os representantes da empresa espanhola Acciona Windpower na tarde desta quarta-feira (2).

Acciona Windpower empresario Espanhol fot Ivanizio Ramos2

A Acciona, que é uma das maiores do mundo no setor de energia eólica, é a 18a empresa a se instalar no RN nos últimos três anos em função dos programas de incentivo fiscal do Governo do Estado.

Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o momento é importante para a economia do estado, principalmente na geração de emprego e renda. "Temos outras treze empresas com protocolo de intenções de se instalar aqui. Vamos fazer todo o esforço para tornar esse desejo realidade".

A Acciona produzirá armações de concreto, um tipo de tecnologia desenvolvida para captação de vento em maiores altitudes. Foram investidos R$ 20 milhões na construção da fábrica, que já tem contratado 411 megawatts e gerará 280 empregos diretos na cidade.

Em Mossoró, a Acciona terá um centro de manutenção e operação onde concentrará as atividades dos parques que se estendem do Ceará a São Miguel do Gostoso.

De acordo Christiano Forman, diretor da companhia no Brasil, o apoio dado pelo Governo do RN foi essencial para a instalação no estado: “O trabalho de prospecção realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Idema nos ajudou muito", disse Forman.

Participaram da cerimônia os secretários do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, da Sedec, Sílvio Torquato, o diretor-geral da Acciona, José Luiz Blanco, Luiz Sávio, diretor de operações da empresa, e José Mário Gurgel, coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec.

JUSTIÇA DETERMINA QUE AERO CLUBE DESOCUPE ÁREA EM 90 DIAS

untitledO juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a retomada do imóvel onde se localiza o Aero Clube do Rio Grande do Norte, situado na situado na avenida Hermes da Fonseca, 1296, Tirol, Natal - RN, em favor do Estado do Rio Grande do Norte. Com isso, o Aero Clube deve entregar as instalações ao Estado no prazo de três meses, a contar da intimação da decisão.

O Estado afirmou ser detentor de justo título alcançado através de Ação que tramitou na Justiça Federal e que resultou, ao final, na imissão de posse em favor do Estado do Rio Grande do Norte, com consequente restauração do registro imobiliário em seu favor.

Após reconhecimento da propriedade do Estado do Rio Grande do Norte, com o respectivo registro imobiliário e diante da recusa do Aero Clube em desocupar o bem imóvel, foi subscrito, no ano de 2006, um termo de cessão de uso, pelo prazo de cinco anos, com término em 2011.

Após posterior desconstituição do registro imobiliário, antes deferido em favor do Rio Grande do Norte, uma nova decisão da Justiça Federal restabeleceu, em definitivo, o registro imobiliário em favor do Estado.

Contudo, o Aero Clube insiste em permanecer de forma irregular na posse do imóvel, mesmo com o prazo de cessão expirado e após ter sido notificado extrajudicialmente, em 10 de abril de 2013.

O Aero Clube declarou, entre outras alegações, desconhecer a existência do contrato de cessão de uso entre as partes, sendo do conhecimento público as diversas atividades desenvolvidas pelo Aero Clube na cidade.

“A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE JARDIM DO SERIDÓ ESTÁ SOFRENDO DE AMNÉSIA?”, QUESTIONA IRON JÚNIOR

IronUm fato intrigante foi levado à público durante a sessão da câmara de Jardim do Seridó desta terça-feira, (01), quando o vereador da oposição, Iron Júnior, leu um ofício da secretaria de educação em resposta à um pedido de explicação sobre a falta de transporte escolar para uma criança da zona rural.

Segundo o vereador, o caso foi levado até a referida secretaria em fevereiro, mas insatisfeito com a resposta da secretária que, apresentou a mudança do período da manhã para o período da tarde como única forma de resolver o problema da criança, o mesmo (Iron Júnior) acompanhou a mãe da criança até o Promotor.

Ao responder ao pedido de explicações do Ministério Público, a secretária afirmou que não tinha conhecimento do caso, e que a mãe não havia lhe procurado, fato totalmente questionado pelo vereador. “A Secretária de Educação está sofrendo de amnésia? Acho que sim, pois ela respondeu ao nosso requerimento pedindo explicações sobre o caso em FEVEREIRO, depois em MARÇO ela responde ao Promotor que não tem conhecimento do caso!”, questionou o edil.

Por fim, vale salientar que, mesmo com a interferência do Legislativo e do Ministério Público, até o momento nada foi feito pela secretaria de educação para resolver o problema da falta de transporte para a referida criança.

Do Blog: A mesmice é predominante na pífia gestão na pasta!

FORTE TERREMOTO NO CHILE DEIXA MORTOS

O forte terremoto de magnitude 8,2 que sacudiu o norte do Chile na noite desta terça-feira (1°) matou ao menos cinco pessoas e deixou três feridos graves, informou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo. As vítimas fatais correspondem a quatro homens e uma mulher. As causas das mortes seriam ataques cardíacos e esmagamento.

Pessoas buscam refúgio em estádio após um terremoto de magnitude 8 e um alerta de tsunami  no Chile. (Foto: Aldo Solimano/AFP)

Anteriormente, o governador de Iquique, Gonzalo Prieto, confirmou a uma rádio local as mortes de duas pessoas em seu território.

O número de vítimas, no entanto, ainda é incerto e pode aumentar. O prefeito de Alto Hospicio, Ramón Galleguillos, por exemplo, informou que outras duas pessoas morreram após o tremor, ambas de ataques cardíacos.

O governo do Chile informou ainda que, após o tremor, alerta de tsunami afetou toda a costa chilena - de 4 mil quilômetros de extensão. "Todos os comitês de emergência estiveram em operação, e a evacuação em toda a costa litorânea foi preventiva", disse o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy.

O alerta de tsunami foi extendido por pelo menos 6 horas após o sismo e foi suspenso durante a madrugada desta quarta (2).

A Marinha do Chile afirmou que um tsunami atingiram áreas no norte do país. O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) disse que a alteração gerada pelo tremor chegou à região de Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,5 metro.

Apesar do frio, moradoresde Iquique  passam noite em gramado de estádio. (Foto: Aldo Solimano / AFP Photo)

Em entrevista no Escritório Nacional de Emergência (Onemi), em Santiago, Aleuy afirmou que foi registrado um deslizamento de terra no Morro de Arica, no extremo norte do Chile, que há estradas e ruas bloqueadas na cidade de Colchane.

A respeito do alerta de tsunami, Aleuy disse que as maiores ondas foram registradas na cidade de Iquique, a 1.857 km ao norte de Santiago, onde alcançaram 2,5 metros de altura.

Ainda de acordo com ele, a torre de controle do aeroporto internacional de Iquique está fora de serviço, e a cidade está às escuras, sem energia elétrica.

Homens do Exército e da polícia estão nas ruas de Iquique, para evitar saques.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou área de desastre nas regiões de Arica e Tarapacá, duas das mais afetadas pelo terremoto. Ela assinou o decreto no palácio de La Moneda.

Bachelet viajará nesta quarta para as áreas afetadas.

Moradores se reúnem na rua em frente ao Hospital d'El Salvador, no Chile, após um forte terremoto atingir a costa do país e autoridades emitirem alerta de tsunami.. (Foto: Francesco Degasperi/AFP)

Redes de TV locais informaram que os navios da Marinha deixaram o porto de Valparaíso rumo a mar aberto para evitar um eventual tsunami. O mesmo fizeram navios no porto de San Antonio, situado a 102 km a sudoeste de Santiago.

Além disso, vários voos com destino ao norte do país foram cancelados, afirmaram as autoridades aeroportuárias chilenas.

Bombeiros tentam extinguir incêndio em restaurante à beira mar após um terremoto de gnitude 8 atingir a costa do Chile. (Foto: Aldo Solimano/AFP)

O Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile, informou que o forte terremoto foi sentido às 20h47 locais (mesmo horário em Brasília), a uma profundidade de 10 km, e que seu epicentro foi registrado a 85 km a sudoeste de Cuya e a 99 km da costa da cidade de Iquique, na província de mesmo nome.

Após o terremoto, houve mais de dez réplicas, muitas de magnitude entre 4 e 5 graus, que provocaram o corte total da energia elétrica nas cidade do norte chileno. O fornecimento de água potável também foi suspenso.

O prefeito de Arica, a 1.660 km de Santiago, Salvador Urrutia, disse que a cidade registrou feridos após o forte tremor destruir algumas casas e causar danos em alguns prédios. “Há feridos leves que foram ao hospital e também estão sendo atendidos em abrigos”, afirmou. “Não registramos mortos”, acrescentou.

De acordo com o site do jornal “El Mercurio”, do Chile, nas regiões das cidades de Arica, Parinacota e Tarapacá, a população ficou com medo e foram registrados congestionamentos de carros que buscavam áreas mais seguras.

Em 2010, um tremor de magnitude 8,8 gerou um tsunami que causou grandes danos nas regiões centro-sul do país e matou centenas de pessoas.

POLÍCIA TROCA TIROS COM BANDIDOS, PRENDE QUADRILHA E EVITA ASSALTO À CASA LOTÉRICA NO INTERIOR DO RN

Na tarde de terça-feira, (01), por volta das 12h20min., quatro elementos em um Fiat Uno Prata com Placa de São Paulo/SP foram presos depois de trocar de tiros com policiais no centro da cidade de Serra Caiada/RN. Os mesmos se preparavam para assaltar a lotérica, e em uma ação rápida da policia junto com a população foi evitado mais um assalto ao estabelecimento.

Os 4 elementos foram identificados como: Luiz Antonio de Oliveira 39 anos Mateus Nascimento da Silva 18 anos, Josevaldo Oliveira 34 anos e o menor de (17 anos), todos da Zona Norte da cidade de Natal/RN.

O grupo pretendia também assaltar uma farmácia da cidade e estava de posse de dois revólveres, eles foram conduzidos para a Delegacia de Tangará e foram autuados por formação de quadrilha, porte ilegal de arma e disparos em via pública.

Com Informações de: Blog do Willian.

FÁBIO FARIA DISCUTE EMENDAS PARA SEVERIANO MELO COM PREFEITO DAGOBERTO

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) recebeu nesta terça-feira (1º), em Brasília, o prefeito do município de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, o vereador Berg Monteiro e o secretário Libério Maia. Na reunião, foram discutidas as obras que serão financiadas por emendas parlamentares destinadas pelo segundo vice-presidente da Câmara, bem como apoio na execução de projetos do governo federal nas áreas de saúde e infraestrutura urbana.

Severiano Melo

"Dagoberto é um prefeito que tem se destacado no PSD do Rio Grande do Norte pela sua capacidade de gestão e compromisso com o município de Severiano Melo. Como médico, tem se preocupado muito com a saúde pública e estamos assegurando apoio para que possa melhorar cada vez mais a assistência à população", disse Fábio Faria.

Também visitou o deputado o chefe de gabinete da Prefeitura de São Pedro, Rodrigo Ribeiro, que manteve reuniões em ministérios acompanhando projetos desenvolvidos pelo município.

EXAMES DE DNA SÃO RETOMADOS NO RN

imagesCAM76T63O serviço de exame de DNA, custeado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para pessoas com baixa renda, foi reestabelecido após ter sido interrompido no final do ano passado. A retomada dos testes é fruto do trabalho em conjunto realizado pela 18ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró e 7ª Promotoria de Justiça de Natal, do Ministério Público Estadual.


Os exames não estavam sendo feitos devido a falta de repasse financeiro por parte do Estado ao laboratório DNA Center, contratado para o serviço. O Estado quitou o débito com o laboratório e renovou o contrato. Assim, para este ano estão assegurados 600 exames de DNA, sendo 450 com entes vivos e 150 pós-mortem.

Há prioridades, no entanto, para os procedimentos que ficaram pendentes em 2013 por causa da suspensão do serviço. Apenas em Mossoró, de acordo com informações do Promotor de Justiça Hermínio Perez, 45 processos ficaram parados.


O representante ministerial lembra que as coletas são realizadas em Natal e também em Mossoró. Em Mossoró o ponto de coleta passou a funcionar após instauração de procedimento conduzido e já concluído pela 18ª Promotoria de Justiça.


Para a realização dos testes de DNA as partes poderão agendar a coleta diretamente nos laboratórios Cacim (Mossoró) e DNA Center (Natal), de forma presencial ou por telefone.

VICE-PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ RENUNCIA AO CARGO

untitledConforme estava previsto, por força de uma recomendação do Ministério Público, o vice-prefeito de Jardim do Seridó, Anchieta Moura renunciou ao cargo na tarde desta terça-feira, (01).

Resta saber agora quais as providências a serem adotadas, pois entende-se que, com a comprovada ilegalidade na ocupação do cargo por parte do médico, o mesmo seria obrigado a devolver os salários recebidos indevidamente.

Ademais, resta saber se o mesmo também sofrerá as sessões previstas na lei que pune os que praticam crime de improbidade administrativa, o que o deixaria inelegível e proibido de celebrar contratos com o executivo por determinado período.

Por fim, para Jardim do Seridó nada muda, pois incontestavelmente o cargo ocupado pelo médico só serviu para acomodar sua família em empregos públicos.

Do Blog: Ainda bem que esse já saiu de vida pública e entrou na privada.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...