2 de abril de 2014

CHILE AVALIA DANOS PROVOCADOS PELO TERREMOTO

Milhares de chilenos contabilizavam nesta quarta-feira (2) os danos causados no norte do Chile após um terremoto de 8,2 graus de magnitude que deixou seis mortos. O terremoto aconteceu às 20h46 (horário de Brasília) de terça-feira (1°) e durou dois minutos. Muitos voltaram para casa depois de terem sido retirados devido a um alerta de tsunami. 

   Barcos foram atingidos pelo tsunami em Iquique (Foto: Hector Merida/Reuters)                                                                  

Ao amanhecer, o governo já havia cancelado o alerta de tsunami que manteve 972 mil pessoas fora de suas residências ao longo de 4.329 quilômetros de litoral.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou zona de catástrofe nas regiões de Arica e Tarapacá, no norte do país, as mais atingidas pelo terremoto seguido de um tsunami de baixa intensidade. Ela chegou durante a manhã a Iquique para supervisionar a situação e visitar as zonas afetadas.

Em Iquique, cidade mais próxima do epicentro do tremor, e na localidade de Alto Hospicio cinco homens e uma mulher morreram.

Em Iquique, chilenos fazem fila para pegar combustível após terremoto (Foto: Luis Hidalgo/AP)

No sul do Peru, nove pessoas ficaram feridas e algumas casas sofreram danos. "O terremoto foi bastante violento, o mais complicado foi passar a noite. Felizmente, as famílias estavam reunidas e isso favoreceu uma retirada eficiente", declarou Cristián Martínez ao canal 13, enquanto se dirigia para um colégio de Iquique do qual é diretor para constatar os danos.

Na tarde desta quarta-feira (2), já manhã da quinta no Japão, a Agência Meteorológica Japonesa lançou um alerta de tsunami. A agência advertiu que um tsunami, com ondas de até um metro de altura, poderia atingir as regiões costeiras do leste do Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...