8 de maio de 2025

ROBERT FRANCIS PREVOST É O NOVO PAPA E ESCOLHE O NOME LEÃO XIV

O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevost é o novo pontífice e escolheu o nome de papa Leão XIV.

 

A escolha de Prevost, de 69 anos, foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice.

 

De perfil progressista e próximo a Francisco, o novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti. Ele abriu seu primeiro discurso falando de paz.

 

"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.

 

Primeiro papa norte-americano da história, Prevost, que havia se tornado cardeal há apenas dois anos, liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.

 

Nascido em Chicago, Prevost construiu sua carreria eclesiástica no Peru — em seu discurso, inclusive fez uma mensagem em espanhol agradecendo à Diocese do país latino-americano. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.

 

Ele também e é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal em 2023, indicando que o conclave seguiu a tendência de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático. Prevost é também considerado discreto e conciliatório.

 

Ele fez menção ao antecessor em seu primeiro discurso nesta quinta. "Obrigado, papa Francisco", disse o novo papa.

ELEMENTOS MORREM EM TROCA DE TIROS COM A PM NO INTERIOR DO RN

Uma troca de tiros entre dois suspeitos e a Polícia Militar na zona rural de Triunfo Potiguar, terminou com os dois elementos mortos. Tadeu Almeida de Aquino, vulgo “Tejinho Vaqueiro”, e  Françuar Araújo, vulgo, “Fanfan do Grau”, ainda foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. “Fanfan” havia sido preso recentemente em Jucurutu, e “Francuar” era investigado acusado de homicídio também em Jucurutu. A polícia apreendeu armas de fogo utilizada durante o confronto, além de uma motocicleta em que os dois estavam.

SARGENTO ENGANOU POLICIAIS PARA MATAR ESPOSA DURANTE CONSULTA MÉDICA EM SP

Samir Carvalho, o sargento que matou a esposa dentro de uma clínica médica em Santos, no litoral de São Paulo, enganou policiais militares para cometer o crime, segundo um registro feito pela Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), no entanto, apresentou outra versão, indicando que os policiais encontraram a mulher morta e a filha do casal ferida por disparos de arma de fogo na clínica. O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.

 

O crime aconteceu na Avenida Pinheiro Machado, no bairro Marapé. De acordo com a Prefeitura de Santos, Amanda Fernandes teve a morte constatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local. A filha do casal também foi atingida e socorrida para a Santa Casa de Santos, que informou não ter autorização para prestar informações sobre o estado de saúde dela.

 

De acordo com o registro da Polícia Civil, Samir Carvalho soube que a esposa e a filha estavam em uma consulta médica na clínica. Amanda teria tido ao médico que o marido estava "atrás dela". Com isso, o profissional se trancou em uma sala com a mulher e a menina enquanto a PM era acionada.

 

Ainda segundo o registro, os PMs chegaram ao local e Samir Carvalho levantou a camisa, mostrando para eles que não estava armado. "Porém, assim que o médico abriu a porta da sala, o policial [Samir] pegou uma arma, em uma outra sala, veio por trás dos policiais e efetuou diversos disparos, atingindo sua esposa e sua filha", pontuou a corporação no texto.

 

O criminoso também pegou uma faca e, ainda de acordo com o registro, desferiu cerca de dez golpes em Amanda, que morreu em seguida.

 

MALAFAIA AFIRMA QUE FUX ACABOU COM ‘A FARSA DO GOLPE’

Durante a manifestação pró-anistia realizada nesta quarta-feira (7) em Brasília, o pastor Silas Malafaia afirmou, em discurso no palanque, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, teria desmentido o colega Alexandre de Moraes ao apontar a ausência de provas sobre tentativa de golpe de Estado nos atos de 8 de janeiro de 2023. 

 

Segundo Malafaia, Fux “acaba com a farsa do golpe” ao declarar que não há evidências de associação armada ou de intenção de abolir o Estado Democrático de Direito durante os atos. 

 

“O ministro Fux acaba com a farsa do golpe. O ministro Fux desmascarou Alexandre de Moraes. Ele diz que não tem prova de golpe de Estado, não tem prova de associação armada, não tem prova de abolição violenta de Estado Democrático.” afirmou. 

 

O pastor também reforçou que o julgamento dos réus cabe ao Judiciário, mas que a concessão de anistia é prerrogativa do Legislativo. 

 

Ao fim de sua fala, Malafaia convocou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a colocarem em pauta o projeto de lei que propõe a anistia aos condenados.