25 de março de 2016

SIGNIFICADO DE SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira santa é um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias.
 
A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa.
De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Após a definição da data da sexta-feira santa, outras comemorações são estabelecidas, como o domingo de Páscoa, a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e o Carnaval.
Para os cristãos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.
É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do "mundo dos mortos".

ADOLESCENTE FAZ JOVEM CAVAR A PRÓPRIA COVA, E O ENTERRA APÓS MATA-LO A FACADAS EM NATAL

Um adolescente de 15 anos procurou a Delegacia de Plantão da Zona Norte, em Natal, para assumir o assassinato de um jovem de 21 anos. De acordo com o delegado Cláudio Oliveira, o adolescente admitiu ter esfaqueado a vítima após mandar que ele cavasse uma cova no quintal de casa, na noite dessa quarta-feira (23), no bairro do Pajuçara, na Zona Norte de Natal. O crime teria sido motivado por ciúmes. Após se apresentar à polícia e confessar o crime, o adolescente foi liberado.

 
De acordo com o delegado, o adolescente procurou a delegacia na manhã desta quinta-feira (24) para assumir o crime. "Ele disse que ao chegar na casa onde mora com a namorada, de 14 anos, encontrou ela em companhia da vítima. Ao questionar o que a vítima fazia ali, a namorada teria dito que o jovem tinha tentado estuprá-la", relatou o delegado.
 

 Ainda de acordo com Oliveira, o adolescente teria dito que fingiu estar com raiva da namorada antes de matar o jovem. "Ele mandou o jovem cavar uma cova no quintal da casa, pois iria matar a namorada. O jovem teria concordado com o plano, mas quando a vítima acabou de cavar, ele desferiu as facadas e o enterrou", explicou.
 

"Ele disse que ainda desenterrou o corpo na manhã desta quinta, mas que depois de conversar com a namorada, decidiram que era melhor que ele se entregasse. Como ele não tinha nenhum mandado de apreensão em aberto e a apresentação foi voluntária, tivemos que liberá-lo", concluiu Oliveira.
 

A vítima foi identificada como Bruno Ricardo da Silva. Técnicos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) estiveram no local para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
 
Foto: Ilustração.

JARDIM DE PIRANHAS REALIZARÁ O ESPETÁCULO “A PAIXÃO DE CRISTO” NESTA SEXTA-FEIRA, (25)

Será realizado nesta sexta-feira, (25), o auto da Paixão de Cristo em Jardim de Piranhas. O espetáculo será apresentado às 19h ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos.
 
 
 
O evento realizado por meio da Coordenadoria da Cultura da Secretaria Municipal de Educação, conta com artistas da própria cidade como Diassis Silva (Jesus), Maria Terezinha (Maria mãe de Jesus) e outros.
 
A Paixão de Cristo de Jardim de Piranhas tem o apoio da Prefeitura Municipal, através do prefeito Elídio Queiroz, e contribuição do comércio, empresários, personalidades, imprensa e parte da sociedade jardinenses que está incentivando financeiramente a realização do espetáculo que vem acontecendo desde o ano de 2013.
Foto: Arquivo blog.

MORRE ATOR QUE FEZ PEDRINHO DO ‘SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO’

 
De acordo com a Central de Óbito de Tubarão, Daniel Lobo tinha um tumor e estava internado no hospital. Ele morreu às 19h40 desta quinta, aos 43 anos. O velório e enterro devem ocorrer nesta sexta (25) em Tubarão.
 
No teatro, Daniel Lobo atuava na peça "Nise da Silveira - Guerreira da Paz", sobre a história da psiquiatra alagoana discípula do psicanalista alemão Carl G.Jung. Ele também era o diretor do espetáculo. Em Santa Catarina, a peça foi encenada em Florianópolis em julho do ano passado.
 
A peça estava sendo apresentava no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Porém, após 6 semanas, ele precisou interromper a peça por motivos de saúde.

PMDB DO RJ AVISA QUE VAI DESEMBARCAR DO GOVERNO DILMA

O PMDB do Rio de Janeiro avisou para integrantes do comando nacional do partido que vai desembarcar do governo Dilma Rousseff. Mesmo assim, alguns integrantes do partido devem votar pela permanência da legenda no governo, como o líder da bancada, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Isso porque ele recebeu o apoio do Palácio do Planalto para sua recondução no comando da bancada.

O PMDB do Rio representa cerca de 10% do diretório nacional do partido. Isso deve dificultar ainda mais a situação do governo, que já reconhece que o PMDB vai deixar a base aliada. Emissários do Planalto agora tentam um acordo para manter no governo os ministros. Seria uma forma de conseguir alguns votos na bancada contra o impeachment. A reunião do diretório nacional que vai definir o destino do partido foi
agendada para terça (29).

O presidente do PMDB local, Jorge Picciani, disse: “Não há uma posição unânime (nacional do PMDB), mas majoritária. Eu vou votar para sair. O governo não consegue consenso mínimo. Essa situação não pode perdurar. A economia piora diuturnamente. É uma situação muito difícil, inclusive aqui no Rio. Precisamos de uma saída para essa situação. Ao PMDB, cabe uma saída honrada. Temos 12 dos 119 votos. Unanimidade não vai ter. Alguns companheiros têm dificuldade, mas eu tenho certeza que em outros estados pode haver maioria expressiva”. Jorge Picciani também é presidente da Assembleia Legislativa do Rio e é pai de Leornado Picciani.
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...