29 de dezembro de 2014

TRAGÉDIA! RAIO MATA 4 DA MESMA FAMÍLIA E DEIXA 4 FERIDOS EM PRAIA DE SP

As quatro pessoas mortas durante a queda de um raio na tarde desta segunda-feira (29) em Praia Grande, no litoral de São Paulo, já foram identificadas pela polícia. Além das vítimas fatais, outras quatro pessoas foram atingidas durante o incidente, sendo que uma encontra-se em estado grave. Três estão fora de perigo e passam por avaliação buco-maxilo-facial, pois tiveram ferimentos no rosto.

O internauta Marcelo Vianna estava no local e fez imagens da equipe do Corpo de Bombeiros tentando reanimar as vítimas. O flagrante mostra a ação dos homens da corporação, que tentam fazer massagem cardíaca, e várias pessoas em volta.

1239801_524802640923988_2129504999_nMorreram durante a descarga elétrica Zenildo Tadeu Vieira, coronel aposentado da Polícia Militar, de 69 anos; sua esposa, Andrea Boaretto, de 41 anos; a sobrinha do casal, Kátia Boaretto, gestante de cinco meses; e seu marido, Luciano D’alessandro. (foto do casal ao lado) O bebê de Kátia também não resistiu. Todos eram moradores da capital paulista.

Em observação no Hospital Irmã Dulce, no bairro Boqueirão, estão mãe e duas filhas, moradoras de Franca. Em estado mais grave, está uma comerciante ambulante de Praia Grande.

O raio caiu durante uma forte chuva nas proximidades do Quiosque 15, situado na altura das ruas Rui Barbosa e Mauricio José Cardoso, no bairro Canto do Forte. A tempestade também atingiu outras cidades da Baixada Santista no início da tarde e provocou vários estragos, como quedas de árvores e inundações.

SECRETÁRIOS DE GOVERNO TERÃO DOIS MESES PARA APRESENTAR PLANO DE METAS ‏

imagesEm entrevista coletiva nesta segunda-feira para anunciar segunda etapa de nomes da sua equipe de Governo, Robinson Faria, destacou que dará um prazo de dois meses para os secretários apresentarem um plano de metas de cada pasta.

Ou seja, um planejamento para cada setor. Eu só confio no governo que tem planejamento e cada um terá o desafio de apresentar metas inovadoras, de modernização e, sobretudo, para melhorar a nossa economia, a eficiência no serviço público e transformar o nosso Estado num Estado moderno como Pernambuco e Ceará e colocar o Rio Grande do Norte no patamar que o povo espera”, explicou.

Robinson ressaltou ainda seu compromisso de campanha de montar um secretariado com perfil técnico, o que está sendo cumprido. Essa equipe, disse ele, terá a missão de planejar o Rio Grande do Norte para além de sua gestão. Ele ressaltou que desde os anos 70 não se projetam ações visando o futuro.

O governador que tomará posse dia 1º de janeiro ressaltou ainda que seu Governo não terá ilhas dentro da administração, com secretarias funcionando como feudos, de portas fechadas e sem comunicação com as demais pastas.

HOSPITAL DE JARDIM DE PIRANHAS RECEBE DOAÇÕES DE COLCHÕES

Sábado 27, a unidade mista de saúde Francisca Pereira Mariz recebeu 20 colchões D-45, da Ortobom, provenientes de doações de pessoas da comunidade. Segundo a senhora Maria de Fátima Pereira (Lilia) diretora do hospital, garantiu que na primeira quinzena de janeiro o hospital vai receber novas camas, também vindas de doações.

colchoes

A administração do prefeito Elídio Queiróz vem buscando melhorias para a saúde do município em estrutura física e profissionais capacitados, são mais de 10 especialistas que atendem o ano todo no município.

ADOLESCENTE É MORTA A FACADAS E TEM O CORPO QUEIMADO POR MENOR EM CIDADE DO RN

Uma adolescente identificada como GABRIELE GEIZE BARBOSA DE SOUZA, foi encontrada morta, na madrugada desta segunda-feira, (29),  no banheiro de uma residência, na rua Santa Luzia, no centro da cidade de Poço Branco, distante 64 Km de Natal. De acordo com a polícia a vítima foi esfaqueada, atingida por pauladas e em seguida teve o corpo queimado. O suspeito do assassinato também é menor de idade e já foi apreendido após confessar.

Segundo o sargento Galvão, do policiamento da cidade, a adolescente estava na residência acompanhada de outros cinco menores, todos consumindo drogas no local. Em um dado momento, houve uma discussão que culminou na morte. “Ainda não sabemos o que pode ter motivado o assassinato, mas provavelmente algo relacionado a drogas, visto que a casa onde ela foi encontrada é usada por viciados para o consumo”, disse.

No local a polícia encontrou vestígios de crack, alguns comprimidos de Rivotril e uma faca usada para ferir a vítima. Gabriele tinha marcas de queimaduras no peito e em parte do rosto, no pescoço existiam sinais de violência além de um afundamento no crânio provocado possivelmente por um objeto que não foi encontrado.

No início da manhã os policiais conseguiram localizar e identificar o suspeito de ter tirado a vida da menor, trata-se de um adolescente de 17 anos, jovem foi conduzido à delegacia durante o interrogatório assumiu ter matado a garota. O policial ainda informou que “Gaby”, como era mais conhecida a adolescente, era suspeita de ter cometido um assassinato na cidade de Taipu, há seis meses.

Fonte: Blog Portal BO.

GOVERNADORA DO RN PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA BR-110 JUNTO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, ao lado do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da inauguração da BR-110, trecho Campo Grande - Mossoró, na manhã desta segunda-feira (29), em Mossoró, no acesso a cidade de Upanema. A BR-110 beneficia diretamente os municípios de Mossoró, Campo Grande e Upanema que se interligam pela rodovia.

Governadora inaugura a BR 110 - Elisa Elsie (9) 

A construção do trecho era esperada há pelo menos 50 anos pela população que circula diariamente pela região. Em 2011, a Governadora Rosalba Ciarlini, em seu primeiro ano de mandato, enviou ao Ministro um ofício solicitando uma série de obras para as rodovias federais que cortam o RN. No mesmo ano, o Rio Grande do Norte foi contemplado com o início da obra na BR-110. Além do trecho da BR-110, estavam no ofício a duplicação da BR-304 (Reta Tabajara), a BR-226 (trecho Patú-Pau dos Ferros), a BR-401 (Litorânea Via Mar), a BR-401 (Contorno de Caicó) e a BR-437 (Estrada do Cajueiro).

Governadora inaugura a BR 110 - Elisa Elsie (1)

O serviço representa R$ 11O milhões de investimento entre Ministério dos Transportes e o Governo do RN. "O relato da população local coincide com muitos outros pelo Brasil porque hoje temos uma Presidenta sensível ao desenvolvimento e, assim como a BR-110, trouxe para o RN a BR-226, e está atenta as demais necessidades como a duplicação da BR-304, no trecho de Macaíba", relatou o Ministro.

MISSA MARCA A DESPEDIDA DO PE. ALEXANDRE E ENTREGA DE TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE IGREJA NA ZONA NORTE DE CAICÓ

A Igreja de São Joaquim durante a missa matinal foi cenário de um dos momentos de despedida do Padre Alexandre, que esteve como pároco local durante 22 anos. A comunidade Boa Passagem compareceu para se despedir do Padre Alexandre, que celebrou sua última missa no templo. A celebração contou com a participação do Prefeito Roberto Gemamo acompanhado da 1º Dama e do Vereador Rubão Germano que juntos homenagearam o Padre Alexandre.

02 
Durante a missa, o reverendíssimo Pe. Alexandre ainda recebeu das mãos do Prefeito Roberto Germano e cópia do Projeto de Lei que autoriza a doação de um terreno para a construção da Igreja de Santa Clara na Comunidade Nova Caicó, de autoria do vereador Rubão Germano.

 01

Ao final da celebração, o Padre Alexandre pediu aos fiéis da zona norte para comparecerem na Missa de Ano onde o mesmo entregará as chaves da Paróquia ao Bispo e por sua vês ao novo pároco. Em seguida ou um café da manhã no colégio Antonio Aladim.

GOVERNADOR ELEITO ANUNCIA NOVOS NOMES E CONVOCA REUNIÃO DO SECRETARIADO

imagesO governador eleito do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) recebeu a imprensa em uma coletiva na manhã desta segunda-feira (29), na vice-governadoria, para anunciar os secretários e dirigentes da administração direta e indireta do Estado. A equipe já tem uma reunião marcada para hoje, às 17h, na Escola de Governo. Na ocasião, o governador falará sobre as diretrizes da gestão, primeiras medidas e receberá o relatório produzido pela equipe de transição.

Administração Direta:

Secretaria de Administração e Recursos Humanos - Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira

Administrador, Psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão. Professor universitário. Experiência na administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte – George Câmara

Vereador de Natal, advogado e industriário. Funcionário da Petrobras. Publicou o livro “Da Janela da Metrópole e a publicação “Gestão Metropolitana de Natal”. Integrante de conselhos de transportes, Região Metropolitana, saneamento, Cidades e proteção ambiental.

Secretaria da Juventude – Maria Divaneide Basílio

Possui graduação em Ciências Sociais- Bacharelado em Antropologia e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal. Exerceu ainda a função de Consultora Nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, no tema juventude e territórios.

Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - Raimundo da Costa Sobrinho

Atualmente é Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte. Foi Coordenador da Assessoria Técnica da FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte). Exerceu os Cargos de Diretor Nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA/MDA e também foi Secretário Nacional Adjunto da SRA/MDA, em Brasília-DF.

Secretaria das Mulheres - Maria Teresa Freire da Costa

Servidora Pública Estadual. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1985), com especialização em Saúde Pública (1992), Educação Sexual (2000), Intervenção Familiar Sistêmica (2004) e em Gestão de Hospitais Públicos (2008) e Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN (2013). Coordenadora técnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura “Mulheres Arteiras”.

Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente- Orlando Gadelha Simas Neto

Administração Indireta:

Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas

33 anos da Polícia Militar, especialista em segurança pública e cidadania. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e sub-comandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar.

Delegacia Geral da Polícia Civil – Estênio Pimentel

Delegado da Polícia Civil desde 1997. Stenio Pimentel é bacharel e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi Corregedor Auxiliar da Corregedoria Auxiliar de Correições e de Controle de Inquéritos e Procedimentos Policiais. Esteve a frente de várias delegacias, como a DP de São José de Mipibu, DP de Goaininha, DP de Macaíba, 1ª. DP de Parnamirim, 3º.Distrito Policial da capital, 13ª. DP e DEFUR RN.

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros - Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza

Bacharel em Direito e Pós Graduado em Políticas Públicas. Vinte e sete anos de serviços prestados ao CBM/RN.
Principais Funções Exercidas: Comandante da Seção Contra-Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Chefe de Gabinete do Comando Geral, Assessor Militar do Tribunal de Justiça e Secretário Executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNSEP/SESED). Desde agosto de 2010 é o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Procon – Cyrus Benavides

Advogado, consultor jurídico com pós graduando em Ciências Penais e concluinte da especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN. Professor substituto da UFRN. Experiência como Procurador Geral do Município de Nova Cruz e atuou em Juizados Especiais.

IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente - Rondinelle Silva Oliveira
Graduado em engenharia agronômica (agronomia), biologia e matemática. Graduando em engenharia civil. Possui especialização em geoprocessamento e cartografia e mestrado em produção e tecnologia de alimentos. É doutorando em engenharia ambiental.

Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Cesar Oliveira

É agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, pós-graduado em Formulação e Análise de Políticas Agrícola e Agrária (Instituto de Economia da Unicamp). Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais (UFRN), onde realiza estudos sobre a agricultura familiar do Rio Grande do Norte. Foi Superintendente do INCRA, no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2005, Diretor Nacional do INCRA (2005-2011) e Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011-2013).

Departamento Estadual de Imprensa –Paulo Araújo

Formado em Comunicação Social pela UFRN há 15 anos. Trabalhou por oito anos nas revistas Veja na Sala de Aula e Nova Escola, da Editora Abril, em São Paulo, na revista Época, da Editora Globo, foi consultor do 1o jornal de Economia e Finanças de Angola, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra e SimTV e editor da revista da Assembleia Legislativa do RN. Cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN. Secretário de Comunicação do RN.

Fundação José Augusto - Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico)

Ator e Produtor Cultural é formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral, experiências como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o Prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN (2009).

Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes Júnior

Advogado, ex-vereador de Natal. Foi coordenador do Procon Estadual.

Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque

Formado em Ciências Sociais. Professor da Academia Nacional de Polícia. Agente especial da Polícia Federal, especialista em negociação de crise e segurança aeroportuária.

No dia 23 de dezembro o governador eleito anunciou os primeiros nomes para compor a equipe do Executivo a partir do dia 1º de Janeiro de 2015.

Outros nomes da administração:

Conheça o perfil dos secretários que iniciam o trabalho no dia 1º de Janeiro de 2015.

Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha

Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa do RN, Conselheira suplente do CARF, exerceu o cargo de Consultor Geral do Estado do RN (de 2003 a abril de 2010), professora universitária da UFRN e participou da equipe de transição.

Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie

Advogado, Procurador do Estado do RN desde 1997, ex-professor da UFRN, presidente da Associação dos Procuradores e doutorando em Direito Constitucional.

Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre

Subprocurador da República aposentado, professor de Direito, especialista em Direito do Trabalho. Juiz de Direito. Foi corregedor geral do Ministério Público Federal. Autor de livros na área jurídica.

Secretaria Estadual de Tributação –André Horta Melo

Auditor Fiscal do Rio Grande do Norte, presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN. Formado em Administração, Bacharel em Direito e Filosofia. Mestrando em Filosofia Política.

Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo

Engenheiro Civil, Jornalista, MBA em turismo. Consultor do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e consultor da Fundação Getúlio Vargas. Com cursos na área de Orçamento Público e Execução Orçamentária, Planejamento Estratégico e situacional.

Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório

Geólogo, servidor do IDEMA e integrante da Diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores ANORC –desde 2004.

Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca

Médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce a direção geral do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Secretaria Estadual de Comunicação –Georgia Nery

Jornalista, assessora de imprensa de empresas privadas e públicas, ocupou o cargo de Assessora na Assembleia Legislativa e diretora da TV Assembleia.

Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito

Administrador, ex-prefeito por três mandatos, ocupou o cargo de assessor de gabinete do deputado federal Fábio Faria em Brasília, ex-secretário executivo do Gabinete Civil e ex-presidente da COAHB.

Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar

Engenheiro civil pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves

Advogada, delegada civil, ocupou os cargos de secretária-adjunta de Segurança, Corregedora da Polícia Civil, interventora da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) e participou da equipe de transição.

Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria

Bacharel em Direito, graduada em tecnologia da Informação e integrante da equipe de transição.

Secretaria Estadual de Educação –Francisco das Chagas Fernandes

Formado em Letras pela UFRN, ex-secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação.

Secretaria Estadual de Infraestrutura– Jáder Torres

Engenheiro Civil, ex-diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e ex-secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França

Graduado em Ciências Econômicas, possui mestrado em economia, doutorado em Engenharia de Produção. Professor da UERN e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró.

Administração Indireta

Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano

Engenheiro civil, ocupou o cargo de assessor especial de empreendimentos da presidência da Caern, foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).

Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra

Engenheiro e suplente da senadora Fátima Bezerra.

Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior

Perito Criminal Federal, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Instrutor da Academia Nacional de Polícia. Atua na área de laboratório, balística forense, local do crime, documentos, veículos e bombas.

Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) - José Marlúcio

Atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais.

Departamento Estadual de Trânsito –José Marcos Freire

Administrador e empresário.

Diretor Presidente da Potigás –Carlos Alberto Santos

Administrador, empresário. Com experiência na área de combustíveis e derivados do petróleo.

Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj

Advogada, pós-graduada em gestão pública

OBJETOS DETECTADOS NO MAR NÃO PERTENCEM AO AVIÃO DA AIRASIA QUE ESTÁ DESAPARECIDO

Os objetos avistados durante a busca do avião desaparecido da AirAsia não pertencem à aeronave, anunciou nesta segunda-feira, (29),  o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, desmentindo informações de que uma aeronave de vigilância australiana havia detectado alguns destroços que poderiam ser do voo.

untitled

"Foi verificado e não há provas suficientes para confirmar estas informações", disse Kalla em uma coletiva de imprensa no aeroporto de Surabaya, de onde saiu na madrugada de domingo o avião desaparecido com destino a Cingapura.

O Airbus A320-200 da AirAsia desapareceu na manhã de domingo, (28), quando viajava da Indonésia para Cingapura.

FESTA DOS NEGROS DO ROSÁRIO COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA, (30), EM JARDIM DO SERIDÓ

10893845_10202106933313278_1154628302_nComeça nesta terça-feira, (30), a partir das 18 horas, em Jardim do Seridó, a festa de São Sebastião e de Nossa Senhora do Rosário, popularmente conhecida como ‘Festa dos Negros do Rosário’.

A procissão de abertura da festa com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário sairá da Casa do Rosário, com destino à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde acontecerá o hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra a São Sebastião.

Na quarta-feira, dia 31/12 é a Véspera da Festa. Às 9 horas Batizados na Igreja Matriz. Às 12 horas a Salva. Às 15h30 reunião chamada Mesa, com a Irmandade na Casa de Cultura. Às 19h30 ocorrerá o Encontro dos dois grupos de Negros do Rosário Jardim do Seridó e Boa Vista dos Negros de Parelhas, Coroação do Rei e Rainha do Ano no patamar da Matriz e em seguida Celebração em honra a Nossa Senhora do Rosário.

Na quinta-feira, (01),  às 10 horas acontece a celebração da Missa Solene da Festa na Matriz, presidida por sua Excia. e Revma. Senhor Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos. Às 17 horas haverá Procissão com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, encerrando-se com a Solene Bênção do Santíssimo Sacramento, Coroação do Rei e Rainha da Festa de 2015, leitura do resultado financeiro parcial da Festa e descida dos Estandartes.

SUSPEITO DE ASSALTOS QUE TIRAVA FOTOS OSTENTANDO DINHEIRO É ASSASSINADO NO RN

Um jovem suspeito de assaltos foi assassinado, na noite desta sexta-feira (26), na Rua São João, no Jardim Lola. Che Guevara Alves Felipe, também conhecido como “Boy Thales do Vale Dourado” ou “Che”, foi morto a tiros. O rapaz era conhecido da polícia e costumava postar fotos nas redes sociais ostentando dinheiro e armas.

“Boy Thales” foi surpreendido por homens armados e não teve tempo de reação. O jovem foi baleado e caiu em via pública. Depois disso, populares acionaram a Polícia Militar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi acionado, mas a vítima não resistiu.

De acordo com o soldado pessoa, da Polícia Militar, o crime o correu por volta das 21h e foi praticado por dois adolescentes que chegaram e fugiram em uma motocicleta de placa não identificada.


Uma equipe da Delegacia Especializada em Homicídios também esteve no local, no entanto, não conseguiu muitas informações sobre o assassinato. A suspeita, pelas características do crime, é que “Boy Thales do Vale Dourado”  tenha sido executado por acerto de contas.

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CASSAÇÃO DE 13 DEPUTADOS POR REPASSE ILEGAL DE VERBAS EM SE

O ano de 2014 termina também com histórias que deixam todos os brasileiros indignados, histórias de corrupção eleitoral. O Ministério Público pediu a cassação de nada menos que 13 deputados estaduais em Sergipe. A Assembleia tem 24. O motivo: repasse ilegal de milhões de reais.

Uma residência humilde pode ter recebido R$ 500 mil do poder público? E quem consegue achar R$ 480 mil do contribuinte em outra casa inacabada?

No papel, os dois endereços são de entidades que recebem dinheiro da Assembleia Legislativa de Sergipe por propostas de emenda dos deputados. É a chamada verba de subvenção, a que todo parlamentar tem direito em Sergipe, segundo uma lei de 2003.

O valor era de no máximo R$ 900 mil. Este ano - ano de eleições -, o limite passou para R$ 1,5 milhão. O aumento chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral, que investigou o repasse do dinheiro.

A maior parte dessas entidades não existia ou quando existia funcionava de forma bastante precária”, afirma Eunice Dantas, procuradora do MPF-SE.

Um lugar deveria ser a sede da Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Siri. Por indicação dos deputados Gustinho Ribeiro, do PSD, e Augusto Bezerra, do DEM, essa associação recebeu R$ 500 mil. Na verdade, no local fica uma residência.

Município de Pacatuba, a quase 100 quilômetros da capital sergipana. Segundo o Ministério Público, a Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição recebeu R$ 480 mil por indicação do deputado Jeferson Andrade, do PSD. Na época do repasse, a sede da associação era apenas um terreno. Agora no local está subindo uma casa.

Antes dessa obra, a procuradora que investiga os repasses esteve lá e entrevistou Edna dos Santos, representante da associação.

Município de Muribeca, a 73 quilômetros da capital. A Associação de Moradores e Agricultores do Povoado Vesgueiro também recebeu R$ 480 mil por indicação do deputado Jeferson Andrade. O mesmo que indicou a suposta associação em Pacatuba.

No endereço, consta o número 839, que seria exatamente um terreno, que pertence ao Seu José.

Na capital, fica a entidade que recebeu mais dinheiro: foram R$ 2,3 milhões para a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Veneza. A suposta instituição foi indicada pelos deputados Augusto Bezerra, do DEM; Paulinho das Varzinhas Filho, do PT do B; e pela ex-deputada Suzana Azevedo, hoje conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

Uma vizinha conta o que acontece na tal sede. “Forró, que teria domingo, e aluga para festa. Só”, diz Carla Lóes.

Ao Ministério Público, uma integrante do conselho fiscal da associação confirma a farra.

Ao todo, o Ministério Público pediu a cassação de 13 deputados envolvidos no repasse ilegal de verbas, que chega a R$ 12 milhões.

Por se tratar de ano eleitoral, há indícios fortes que todo esse valor foi revestido em prol da candidatura do deputado que encaminhou para lá”, destaca a procuradora Eunice Dantas.

GOVERNADORA INAUGURA DE ESTRADA DO ROTA DO SOL NASCENTE COM DUPLICAÇÃO ENTRE MOSSORÓ E TIBAU

A Governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, neste sábado (27), a obra de duplicação da RN-013, que liga Tibau, no litoral norte do Estado, a Mossoró. A expectativa é que a ampliação fomente o turismo e proporcione mais segurança aos tibauenses que se deslocam para Mossoró constantemente.

Estrada de Tibau fot Ivanizio ramos18

A RN-013, chamada também de Rota do Sol Nascente, tem 28 km de extensão e a principal porta de entrada para Tibau, onde a população da Região Oeste costuma passar o período de veraneio.

 Estrada de Tibau fot Ivanizio ramos2

A principal expectativa com relação a estrada é que seja possível atrair mais turistas para a cidade.

O investimento do Governo do RN para a duplicação da via foi de R$ 47 milhões. Para o Deputado Federal Betinho Rosado a realização de um pleito antigo de moradores e visitantes.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...