30 de março de 2015

JUIZ DE CURRAIS NOVOS BUSCA APOIO DA ASSEMBLEIA PARA NOVA UNIDADE JUDICIÁRIA NO MUNICÍPIO

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (30) com o Juiz Marcus Vinicius Pereira Junior, da Vara Cível da Comarca de Currais Novos. Durante o encontro foi discutida a possibilidade de criação de uma nova vara cível no município, especializada em família, infância e juventude.


O juiz trouxe à Assembleia sugestões para a melhoria na esfera judiciária de Currais Novos. As propostas apresentadas contam com o apoio da Casa e serão avaliadas na tentativa de viabilizarmos essas solicitações”, disse Ezequiel.

Para o juiz Marcus Vinicius, o município de Currais Novos apresenta uma demanda muito alta de processos e a criação de uma nova unidade juricional trará melhores resultados na prestação dos serviços jurídicos oferecidos aos cidadãos.


O município de Currais Novos conta com apenas três Varas. Na Vara Cível, por exemplo, circulam aproximadamente quatro mil processos por mês. As unidades existentes não são suficientes para a quantidade de processos que tramitam hoje na Comarca. A criação de uma vara especializada em família, infância e juventude trará melhoras significativas ao setor judiciário da Comarca de Currais Novos”, afirmou Marcus Vinicius.


Centro de Detenção


Outro tema abordado durante o encontro foi a construção de um novo Centro de Detenção Provisória (CDP) no município. O jurista propõe a realização de uma parceria público privada para que a sede do CDP de Currais Novos seja desativada e transferida do centro da cidade para outra área do município.


Algumas entidades privadas já demonstraram o interesse em adquirir o prédio onde hoje funciona o CDP de Currais Novas e custear a construção de uma nova sede em outra área. Seria uma obra sem custos para o Governo do Estado e atenderia uma reivindicação antiga da população de Currais Novos, que sofre com as tentativas de fuga ocorridas na unidade”, declarou o juiz.


O CDP de Currais Novos funciona atualmente no centro da cidade e a população local teme pela insegurança da unidade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ PAGA SERVIDORES NESTA TERÇA-FEIRA, (31)

salarioOs servidores públicos da prefeitura de Caicó receberão nesta terça-feira (31) os vencimentos referentes ao mês de Março de 2015. A informação foi confirmada pela secretária de tributação em finanças, Marleide Carvalho, e ratificada pelo prefeito Roberto Germano. A folha de pagamento foi repassada nesta segunda-feira e nesta terça-feira, (31) e os servidores já podem sacar o dinheiro até as 12h00.

A folha de pagamento do funcionalismo caicoense gira em torno de três milhões e setecentos mil de reais.

CHILENO E MAIS TRÊS SÃO PRESOS PELA PRF COM DROGAS EM ESTRADA DO RN

Policiais rodoviários federais prenderam quatro pessoas, no início da tarde deste domingo (29), sendo um dos suspeitos um chileno, que não teve nome divulgado. Os quatro homens foram flagrados com aproximadamente 3 kg de maconha, 1 kg de crack e 300 gramas de cocaína.

A droga estava num Fiat Palio abordado às 13h30 na altura do km 116 da BR-101, em São José de Mipibu, na entrada da estrada de Monte Alegre.

De acordo com a PRF, os suspeitos são de Santo Antônio e alegam que não sabiam que a droga estava embaixo do banco do motorista. O veículo pertence a outro estrangeiro e estava emprestado ao chileno.

Um dos presos já responde por homicídio e estava no regime semiaberto. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil, na zona Sul de Natal

Fotos: Divulgação / PRF.

QUADRILHA MORTA EM CONFRONTO VINHA SENDO MONITORADA

Os homens mortos em confronto com a polícia, em Currais Novos na madrugada deste domingo (29), vinham sendo investigados e monitorados pela Polícia Civil na Operação Hefesto (nome do Deus dos ferreiros, do fogo, dos metais, dos artesãos e dos escultores), comandada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

IMG-20150329-WA0011-tile

De acordo com informações da polícia, a quadrilha seria presa durante a ação deste domingo, após uma ação de monitoramento que contou com auxílio do Batalhão de Operações Especiais Policiais (BOPE). No entanto, como os criminosos abriram fogo contra os policiais, houve o revide e eles acabaram levando a pior.

A Polícia Civil ainda não divulgou detalhes das investigações e nem da atuação da quadrilha. Isso será feito em uma entrevista coletiva, nesta segunda-feira (30), às 10h.

VIROU ROTINA! PROMOTOR PEDE ANULAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE OURO BRANCO POR INDÍCIOS DE FRAUDE

O Ministério Público ingressou com outra Ação Civil Pública contra atos do executivo de Ouro Branco, desta vez, pedindo a anulação do processo seletivo ocorrido recentemente no município.

IMG_0383

IMG_0382Após uma minuciosa investigação feita pelo Promotor de Justiça, Dr. Gláucio Pinto Garcia, restou comprovado fortes indícios de que houve fraude nas seleções, e por isso a ação foi protocolada na justiça.

Em pouco mais de dois anos de administração da atual prefeita, Maria de Fátima Araújo da Silva, o Ministério Público já detectou várias irregularidades, todas elas convertidas em ações civis públicas.

Resta agora aguardar o resultado de mais esse processo.

Do Blog: Será desonestidade ou incompetência?

LUTO! JORNALISTA BEATRIZ THIELMANN, DA TV GLOBO, MORRE EM SÃO PAULO

A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos.

Beatriz Thielmann (Foto: Renato Velasco/TV Globo)

Em nota, a Rede Globo diz: "Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual".

Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.

A primeira escolha profissional foi o curso de direito, mas, depois de dois anos, trocou pelo de jornalismo. No final de 1982, Beatriz ficou sabendo que a Globo abriria uma vaga de editor de texto. Entrou para o estágio e acumulou duas funções. Uma no jornal impresso e outra na TV. Na Globo, passou por Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter, além da GloboNews. Cobriu diversas áreas, entre cidade, economia e política.

Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Ela viajou junto com o ministro das Relações Exteriores na época, Abreu Sodré, e mais uma equipe de sete jornalistas e colunistas. Era a única repórter de televisão. A jornalista também acompanhou, por quase 20 dias, uma viagem do então presidente da República, José Sarney, à União Soviética e ao Leste Europeu.

Em 2003, escreveu o livro “De mulheres para mulheres” com a médica Odilza Vidal, contando o que a medicina apresentava de novo para a vida da mulher depois dos 40 anos. Beatriz também roteirizou e dirigiu dois documentários. Um foi “O Bicho Dá. O Bicho Toma”, em 2005, a convite da ONG Renctas, que luta pela preservação dos animais silvestres. O outro foi em 2007, “Vento Bravo”, documentário sobre a história musical de Edu Lobo, que dirigiu em parceria com a jornalista Regina Zappa.

"DILMA JOGA CONTAS DO GOVERNO PARA OS MAIS POBRES", DIZ ROGÉRIO MARINHO AO DEFENDE CORTE DE MINISTÉRIOS

Rogério MarinhoOs juros não param de subir no Brasil. Dados do Banco Central apontaram que o juro médio do crédito foi a 54% ao ano em fevereiro, o maior desde o início da série histórica. Já os juros do cheque especial passaram a 214,2%, o maior patamar desde abril de 1996. Outro indicador expressivo está nos juros do crédito rotativo do cartão de crédito: 342,2% ao ano, segundo o BC.

Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), ao manter a elevação dos juros - além do aumento de impostos - o governo Dilma Rousseff (PT) joga a conta do poder público nas costas dos mais pobres. O tucano defende que o governo tome medidas mais efetivas do que as do ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O parlamentar sugere, entre outras ações, o corte no número de ministérios - hoje são 39 - e de cargos comissionados da gestão petista.

"Ao agir assim, a presidente Dilma pelo menos passaria a impressão de que está falando sério quando propõe um novo ajuste fiscal na tentativa de sanear as contas do país, e não apenas jogar a conta para os mais pobres, como tem feito atualmente", disse Rogério.

O deputado lembrou que o cenário atual da economia brasileira difere bastante do apresentado pela presidente Dilma Rousseff ao longo da campanha eleitoral do ano passado – na ocasião, a petista negou que o Brasil vivia uma crise, o que foi desmentido pouco tempo depois por atos do próprio governo.

Rogério define a situação econômica do país como preocupante e afirma que é possível que os números se tornem ainda mais negativos ao longo do ano. “Não é os brasileiros desejam, mas é o quadro que enfrentamos. Além dos juros ao consumidor altos, temos também a Selic elevada e um desempenho do PIB que pode ser negativo neste ano. Então é provável termos esses juros ainda mais altos ao longo de 2015”, alertou.

Para o tucano, a economia brasileira, ao longo dos 12 anos de governo do PT, foi construída com fundamentos que afastaram investidores, atacaram a solidez do sistema e criaram efeitos que são sentidos principalmente pela população mais pobre.

Como exemplo dessas consequências, Marinho destacou a inflação. “Devemos ter uma inflação próxima de 10% neste ano. É um número ruim, e para os mais pobres é ainda superior, já que a inflação para os produtos de primeira necessidade está em patamares mais elevados”, disse.

AUDIÊNCIA PÚBLICA RESULTA EM PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL CONTRA A SECA EM EQUADOR

O município de Equador foi palco, no último dia 26, de uma importante audiência pública sobre o tema “Ações de combate e convivência com a seca em Equador”. A discussão resultou em um plano de ação emergencial a ser executado para amenizar a situação enfrentada no município, incluindo perfuração de poços, criação de ave caipira com assistência técnica e treinamento da Emparn e também de uma unidade demonstrativa de palma forrageira, técnicas de ensilagem e fenação, minicursos na área de fenação e melhoramento genético do rebanho.

au01

Ficou definida a realização de uma audiência pública sobre os recursos hídricos de Equador envolvendo várias instituições através do vereador Lutemberg Vanderley e o Tenente Bonfim, do Batalhão de Engenharia de Caicó, responsável pela Operação Carro-Pipa, ficou de levar a situação do Açude Mamão e do município para as autoridades competentes, buscando uma maior assistência. O professor da UFCG e presidente da audiência pública, ex-prefeito Zenon Sabino, convocou todos os presentes a se comprometerem com tudo o que foi discutido e que as ações se tornem realidade em Equador. Já o secretário de Administração, Júnior Alves, falou sobre a importância de políticas públicas por parte do Governo do Estado.

au02

 
Estiveram presentes na audiência o secretário de Administração, Júnior Alves, representando a prefeita Noeide Sabino; o professor da UFCG, ex-prefeito Zenon Sabino; representando a Câmara Municipal de Equador, o vereador Lutemberg Vanderley; Bosco, representando a CAERN; Cristiano, representando a Emater; Tenente Bonfim, do 1º Batalhão de Engenharia de Caicó; os meteorologistas da EMPARN, Márcio e José Augusto; os secretários de Agricultura, Rogério Silva, Obras, Francisco Gambarra, e Assistência Social, Regina Oliveira; Maria Vitória, do Sindicato dos Trabalhadores, e o mestre cerimonial Vicente Vanildo. Na plateia, agricultores, professores, agentes de saúde e a comunidade.

EQUIPE ESPORTIVA DA RÁDIO SERIDÓ RECEBE PRÊMIO DA ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS DO RN

A Equipe de Esportes da Rádio Seridó recebeu prêmios de destaque na cobertura do futebol estadual assinados pela Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN) e da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB). Os radialistas; Orlando Batista(Narrador), Rovaní Lopes (Comentarista), Eduardo Dantas e J. Alves (Repórteres) também receberam o prêmio destaque da crônica esportiva Potiguar.

ACERN 2

Fundada em 26 de julho de 1985, A Rádio A Voz do Seridó, tem uma longa historia em coberturas esportistas tendo grandes nomes nas suas equipes de esportes, entre eles o saudoso F.Gomes que começou sua historia no Rádio atuando como repórter esportivo na Rádio Seridó. Integrante da Rede Tropical de Comunicação a rádio pode ser ouvida pela frequência 1100 AM e ainda pela internet no mundo todo.

O Presidente da ACERN, Walfran Valentim, entregou os certificados aos integrantes da equipe de Esportes da Seridó neste domingo no Marizão e parabenizou a todos pela qualidade do trabalho desenvolvido pela imprensa esportiva de Caicó que é referência no Estado.

ACERN 1

DESTAQUE

A equipe Esportiva da Seridó já tinha sido premiada em 2013, numa votação realizada pela ACERN aberta ao voto dos internautas. Já o prêmio destaque de 2014, recebido neste domingo, foi concedido, através dos votos dos cronistas associados à ACERN.

Do Blog: Parabéns, companheiros!

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...