1 de dezembro de 2020

MÉDICO POTIGUAR MORRE COM COVID-19

O médico Jorge Cavalcante Boucinhas, de 70 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (1º) com Covid-19 em Natal. A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.

 

 

Endocrinologista e especialista em Medicina Estética, Boucinhas estava internado há cerca de duas semanas na ala de Covid-19 do Hospital João Machado, na rede estadual de saúde. 

 

 

Boucinhas também era professor aposentado do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde ingressou como docente em 1974 e aposentou-se em 2003. O médico completou 70 anos no dia 7 de março. 

 

 

Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento do profissional.

GENIVAL LACERDA É INTERNADO COM COVID-19 EM UTI DE HOSPITAL

O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, de 89 anos, está internado no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, na região central do Recife. Segundo o filho dele, o cantor João Lacerda, o artista está com Covid-19 e recebe tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

 

Por telefone na tarde desta terça (1º), João Lacerda informou que o pai deu entrada no centro de saúde, na segunda (30), sendo levado para a UTI.

 

 

“[Ele] fez um exame, que deu positivo para Covid-19. Ele está respirando com a ajuda de aparelhos”, disse João Lacerda.

VIVALDO COSTA DESTACA IMPORTÂNCIA DO PROJETO SERIDÓ PARA O RN

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) foi um dos oradores desta terça-feira (1º) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a importância do Projeto Seridó que vai trazer segurança hídrica para o Estado, atendendo 24 municípios do Seridó e beneficiando mais de 208 mil famílias, numa ação decisiva do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional.

 


 
“O Projeto Seridó vai trazer tranquilidade no abastecimento pelos próximos durante 50 anos e deve aposentar o carro-pipa”, celebrou Vivaldo. Em sua fala, o “Papa do Seridó” destacou a luta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) pela viabilização desse projeto, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “A maior liderança política do Seridó e uma das maiores do Estado, o deputado Ezequiel Ferreira, fez um trabalho junto ao ministro Rogério Marinho, que é do RN, para que esse projeto saísse do papel. Sem a sua contribuição não estaríamos comemorando esse êxito”, reconheceu.


 


Vivaldo destacou o compromisso de Rogério Marinho com o Brasil e o carinho com o RN. “Ele absorveu os ensinamentos de Dix-Huit Rosado, quando dizia que o político que não faz pela sua terra não faz pela de ninguém. Rogério sempre receptivo aos clamores do povo do RN, traduzidos pelas palavras do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira”, destacou.

 


 
Por fim, Vivaldo Costa voltou a comemorar a assinatura da ordem de serviço da obra de restauração da Barragem das Traíras, localizada entre os municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó, uma das mais importantes da região e faz parte do conjunto de barragens da bacia do rio Piranhas-Açu. “Um momento único para o povo mais carente do meu Seridó”, finalizou.

NICETTE BRUNO TEM PIORA E É ENTUBADA APÓS DIAGNÓSTICO DE COVID-19

Nicette Bruno teve uma piora em seu quadro clínico e preciso ser entubada. As informações foram dadas pela filha da atriz, Beth Goulart, em um vídeo publicado nas redes sociais. Nicette, de 87 anos, foi internada em um hospital do Rio após ser diagnosticada com Covid-19.

 

 

A atriz ainda pediu uma corrente de orações diárias para a mãe, às 18h. "Vamos rezar todos os dias até ela estar recuperada, com saúde, com sua energia e alegria."

 

 

Beth também foi responsável por anunciar a internação da mãe após o diagnóstico da doença.

COVID-19: MPRN RECOMENDA QUE PREFEITURAS ATENTEM AOS RISCOS DA REALIZAÇÃO DE GRANDES EVENTOS

O número de casos de Covid-19 no Estado parou de diminuir desde o final de agosto, conforme dados da Secretaria de Saúde do RN (Sesap). Em algumas cidades, os casos vêm crescendo. Por isso, visando o controle da pandemia e a garantia da assistência aos cidadãos que se contaminarem, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encaminhou uma recomendação para os gestores municipais.

 

 

 
Assim, prefeitos e secretários municipais de saúde devem fortalecer as ações de prevenção e de monitoramento da Covid-19 e ficar atentos aos riscos da realização de grandes eventos. Até agora, 12 Municípios receberam a recomendação ministerial: São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Caiçara do Norte, Pedra Grande, São Bento do Norte, Poço Branco, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Caicó e Serra Negra do Norte.
 
 
 
 
A principal medida a ser seguida diz respeito à necessidade de os gestores avaliarem a  possibilidade de não autorizar ou cancelar evento já agendado, quando as condições epidemiológicas do Município não estiverem favoráveis (aumento do número de casos e de óbitos).
 
 
 
 
Ainda é desejável que não sejam realizados eventos que propiciem a aglomeração de pessoas quando a cidade estiver com classificação 3 ou 4 (amarelo) e 5 (vermelho), segundo o indicador composto criado para se ter uma visão global da epidemia no Estado do RN. De acordo com o Comitê Científico da Sesap para o enfrentamento da pandemia, esse indicador tem nove variáveis, relativas à assistência (ocupação de leitos), à situação epidemiológica (tendência de casos e óbitos e taxas populacionais) e à testagem.
 
 
 
 
 
Outra orientação refere-se à necessidade de autorização prévia dos eventos de massa como shows e festas com aglomerações, além da intensificação da fiscalização sobre o cumprimento das exigências referentes às normas de saúde pública que tratam sobre o coronavírus. Esses eventos só podem ocorrer mediante uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores do evento, aferição de temperatura, distanciamento mínimo, entre outras providências, assim como seguir um protocolo de biossegurança por evento. 
 
 

PRAZO DE ADESÃO AO SUPER REFIS NO RN É PRORROGADO ATÉ 29 DE DEZEMBRO

O governo do Rio Grande do Norte decidiu prorrogar a adesão ao Programa de Regularização Tributária (Super Refis 2020) até o dia 29 de dezembro. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (30), quando terminaria o prazo inicial. A motivação foi o alto volume de pedidos na data final, além da instabilidade do sistema da Procuradoria Geral do Estado (PGE) durante todo o dia. 

 

 

Para aderir ao refinanciamento dos débitos fiscais anteriores a julho deste ano, o contribuinte precisa acessar a página https://refis2020.set.rn.gov.br e clicar em uma das duas opções - "Débitos Fiscais" ou "Divida Ativa".

 

 

De acordo com o governo, até agora foram computadas cerca de 3 mil adesões, o que representa um volume negociado e parcelado da ordem de R$ 100 milhões, sendo cerca de R$ 20 milhões à vista, isto sem contabilizar as adesões efetivadas pela PGE, órgão encarregado da cobrança da dívida ativa e cujos débitos também são objetos do Refis e passíveis de refinanciamento.

BRASIL REGISTRA 317 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA FICA EM 518

O país registrou 317 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 173.165 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 518. A variação foi de -7% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, quando não há aumento ou queda significativos.

 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...