25 de fevereiro de 2019

BRASIL QUER VENEZUELA DE VOLTA AO 'CONVÍVIO DEMOCRÁTICO' SEM 'MEDIDA EXTREMA', DIZ MOURÃO

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira (25), na Colômbia, que o governo brasileiro acredita que é possível encontrar uma solução "sem qualquer medida extrema" para, segundo ele, "devolver a Venezuela ao convívio democrático das Américas". 




Mourão deu a declaração durante pronunciamento em encontro do Grupo de Lima realizado nesta segunda em Bogotá. O governo brasileiro foi representado pelo vice-presidente e pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. 





O Grupo de Lima foi criado, em 2017, por iniciativa do governo peruano com o objetivo de pressionar o regime Nicolás Maduro a restabelecer a democracia na Venezuela. Além de Brasil e Peru, mais 11 países integram o grupo: Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá e Paraguai. 





"O Brasil acredita firmemente que é possível devolver a Venezuela ao convívio democrático das Américas sem qualquer medida extrema que nos confunda com aquelas nações que serão julgadas pela história como agressoras, invasoras e violadoras das soberanias nacionais", discursou Mourão diante dos representantes dos outros países do Grupo de Lima. 





O vice-presidente ressaltou ainda que, no contexto atual, o governo brasileiro reconhece que a Venezuela "não vai conseguir se livrar sozinha do regime Maduro". De acordo com ele, só haverá uma alternância de poder no país sul-americano se houver uma ajuda externa. 

TRAGÉDIA! BATIDA ENTRE CAMINHÃO E CARRO DEIXA 08 MORTOS NO INTERIOR DA BA

Uma batida entre um caminhão e um carro, ocorrida na noite de domingo (24), no norte da Bahia, deixou oito mortos, segundo informações da Polícia Militar. O acidente ocorreu na rodovia BA-052, em trecho da cidade de América Dourada. 








Por meio de nota, a polícia disse que as oito vítimas estavam no veículo de passeio. 







A PM não tem detalhes de como ocorreu o acidente, mas disse que a batida foi frontal. 




A polícia disse também que o motorista do caminhão não estava no local do acidente quando a guarnição chegou para atender a ocorrência. O veículo transportava carga de verdura. 





A área do acidente foi isolada pela PM e a Polícia Técnica foi acionada para perícia. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê, cidade a cerca de 51 km de América Dourada. Ainda não há detalhes sobre os sepultamentos. 




Por conta do acidente, a prefeitura de América Dourada emitiu nota de pesar e cancelou, nesta segunda-feira (25), os festejos de emancipação do município, que está completando 34 anos.

AGRICULTOR MORRE AO COLIDIR MOTO COM AMBULÂNCIA DO SAMU NO SERTÃO PARAIBANO

O agricultor, Armando de Sousa Fernandes, morador na zona rural de Pombal/PB, morreu neste domingo, (24), ao colidir sua moto com uma com uma ambulância do SAMU. O acidente aconteceu na rodovia BR-230 em Pombal, quando a ambulância seguia de Catolé do Rocha para Pombal, levando uma criança doente. 










Segundo testemunhas, Armando entrou na pista de rolamento da BR sem olhar, e deu de frente com a ambulância. O motorista da ambulância não teve como evitar a colisão. O motoqueiro morreu no local.

PM FISCALIZA BANHO NA BARRAGEM DE OITICICA PARA COIBIR ABUSOS



A Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental, iniciou neste domingo (24) um trabalho preventivo para coibir abusos que vê ocorrendo na barragem de Oiticica, na região Seridó potiguar. O objetivo é proibir a pesca ilegal, já que está em vigência a piracema (período de reprodução de peixes de água doce), o descarte irregular de lixo, poluição sonora, além de crimes de trânsito.









O reservatório ainda está em construção. Porém, com as boas chuvas registradas no início do ano, uma das paredes secundárias da barragem começou a sangrar – atraindo centenas de visitantes. O movimento no balneário torna-se ainda maior durante os finais de semana.




"Não estamos querendo impedir o banho nem a diversão de ninguém. Mas abusos precisam ser evitados. Estão lavando veículos dentro da água, além da pesca irregular. Nossa missão é fiscalizar e dar segurança, visto a grande quantidade de pessoas. Assim, fomos de barraca em barraca para orientar para não jogarem lixo. A poluição sonora também é uma preocupação", reforçou o tenente Rafael Victor, comandante da Cipam na região.



Foto: Edilson Silva.

PREFEITO FOGE PELA MATA E DENUNCIA 25 MORTES NA VENEZUELA PERTO DO BRASIL


Conflitos em localidades venezuelanas perto da fronteira com o Brasil deixaram cerca de 25 mortos e 84 feridos desde sexta-feira (22), segundo Emilio González, prefeito da municipalidade de Gran Sabana. Opositor de Maduro, ele contou ter usado rotas clandestinas para chegar a Roraima, onde pediu ajuda internacional neste domingo (24). 









Na região de Gran Sabana, administrada por González, fica a cidade de Santa Elena de Uairén, a 15 quilômetros do Brasil, e a localidade de Kumaparakay, a cerca de 85 quilômetros da fronteira, onde houve o primeiro conflito




Esses números de mortos e de feridos não foram citados por fontes oficiais, tanto do presidente Nicolás Maduro, quanto de grupos ligados ao autoproclamado presidente Juan Guaidó. 




Emilio, que é um índio pemon, afirma que está sendo perseguido pelo governo de Nicolás Maduro, do qual é opositor. Ele veio para o Brasil por meio da mata, em rotas clandestinas e deixou a cidade de Santa Elena por volta das 18h de sábado, chegando a Pacaraima por volta das 11h deste domingo.




Segundo o prefeito, há uma ordem de prisão para ele, feita pelos chavistas. Ele afirmou que o município de Santa Elena está "tomado pelos pranes (chefes de facção), pelos sindicatos do governo" e que são "os pranes, sindicatos do crime (grupos que controlam as áreas de garimpo) e militares venezuelanos" que estão matando as pessoas.



Fonte: G1/RR - Foto: Emily Costa/G1 RR. 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...