14 de outubro de 2016

ORIVAL PESSINI, CRIADOR DO FOFÃO E PATROPI, MORRE AOS 72 ANOS

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14) em São Paulo Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi. O ator e humorista de 72 anos tinha câncer no baço e estava internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, na Zona Sul da capital.
 
 
 
 
 
Álvaro Gomes, empresário do ator, afirmou por meio do Facebook que Pessini faleceu às 4h.
 
 
 
Nascido em Pompeia (SP), na região de Marília, em 1944, Pessini iniciou a carreira no teatro amador e atuando em comerciais. Estreou na TV em 1963, no infantil “Quem conta um conto”, da TV Tupi. O sucesso viria anos depois, com os personagens Sócrates e Charles, do “Planeta dos Homens” (Globo).
 
 
 
O Fofão foi criado em 1983, para o programa “Balão Mágico” (Globo). O alienígena atrapalhado de enormes bochechas, nascido no planeta fictício “Fofolândia”, tornou-se um dos mais populares personagens infantis dos anos 1980.
 
 
Em 1986, migrou para a Rede Bandeirantes, onde estreou um programa inteiramente dedicado ao monstrinho. O “TV Fofão” ficou no ar até 1989.
 
 
 
Antes do fim da atração, criou outro personagem de sucesso, o Patropi, para o programa “Praça Brasil”. Um típico hippie universitário, o personagem tornou famosos bordões como “Sei lá, entende?!” e “Sem crise, meu!”. Como Patropi, participou ainda do “A Praça É Nossa” e “Escolinha do Gugu”, ambos do SBT, “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo) e “Escolinha do Barulho” (Record).
 
 
 
No “A Praça É Nossa”, também lançou o locutor Juvenal, conhecido pelo bordão “Numa velocidade...”. Entre seus personagens, está ainda Ranulpho Pereira, um aposentado reclamão que participou de “Uma Escolinha Muito Louca” (Band).
 
 
 
Em 2014, atuou sem máscara na série “Amores Roubados” (Globo), como o padre José. Nos últimos anos da carreira, também se apresentava com o espetáculo “Eles sou eu”, uma síntese dos quase 30 anos de trabalho, na qual revivia alguns de seus principais personagens.
 
 
 
O personagem Fofão foi um dos homenageados pela escola de samba Rosas de Ouro em 2014.
 
 
Fonte: G1.

GAROTA DE 14 MORRE COM TIRO NA CABEÇA DURANTE “BRINCADEIRA” COM ARMA DE FOGO NO INTERIOR DO RN

Uma adolescente de 14 anos morreu após se baleada na cabeça acidentalmente, no início tarde desta sexta-feira (14) na cidade de Caraúbas.
 
 
 
A vítima estava com mais duas pessoas no quarto de uma residência, dois menores de idade e uma das adolescentes manuseava a arma quando a mesma teria disparado e atingiu o ouvido da garota, que morreu no local. A vítima foi identificada como Raysla da Silva Costa, de 14 anos.
 


A Polícia Militar e os peritos do ITEP foram acionados para fazer a remoção do corpo. O caso será investigado pelo delegado Erick Gomes, titular da Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas

 

Com Informações de: Jarbas Rocha.

DETRAN/RN VAI LEILOAR 300 VEÍCULOS NO DIA 25 DE OUTUBRO

Cerca de 300 veículos entre carros, motos e sucatas serão leiloados no dia 25 deste mês. O leilão será realizado a partir das 9h no Espaço Cuxá, um anexo do Hotel Maine, que fica na Avenida Salgado Filho, no bairro Lagoa Nova, em Natal. A lista abrange carros e motos que ainda devem permanecer em circulação e outros destinados exclusivamente à sucata – veículo não recuperável que não pode mais circular. Os veículos estarão disponíveis para visitação nos próximos dias 21 e 24, das 8h às 14h, no pátio do Detran em Natal, que fica no cruzamento da Avenida Capitão Mor Gouveia com Rua Bom Pastor, onde funcionava a garagem da Empresa Guanabara.
 
 
 

 
 
 
Segundo o diretor geral do Detran, Marco Medeiros, o Governo do Estado está comprometido em manter uma regularidade na realização de leilões e, assim, evitar a lotação dos pátios. Atualmente, os pátios do Departamento em todo o Estado têm uma média de 5 mil veículos. A expectativa do órgão é realizar leilões mensais. O valor arrecadado deve ser utilizado para custeio com a realização do leilão, despesas de remoção e pátio, para pagar impostos atrasados e multas, se houver saldo remanescente será repassado ao proprietário.
 
 
 
 
 
 
O Detran aproveita a oportunidade do leilão para chamar atenção para as novas regras sobre retenção e leilão de veículos. De acordo com a lei 13.160, em vigor desde janeiro deste ano, os veículos apreendidos e que não forem reclamados em um prazo de 60 dias contados a partir do recolhimento podem ir a leilão. Anteriormente, o Código de Trânsito previa um prazo de 90 dias para que ocorresse o leilão.
 
 
 
A mudança na lei se dá também em relação à notificação, que agora só precisa ser feita durante a remoção do veículo. Ou seja, caso o veículo seja apreendido conduzido pelo proprietário, no momento da autuação ele será notificado dos prazos de retenção e as providências para restituição. Se o proprietário ou condutor não estiver presente na hora da remoção, a autoridade de trânsito tem dez dias contados a partir da apreensão para expedir o comunicado para o endereço do dono do veículo ou por algum meio tecnológico.
 
 
 
No leilão do próximo dia 25, a cota mínima para o lance de motos é de R$200,00 e para carros é de R$1500,00. Quem tiver interesse em participar pode comparecer ao evento com a documentação exigida e comprovante de residência. Para pessoas físicas, é necessário apresentar RG, CPF, pessoa jurídica precisa levar o contrato social e o CNPJ da empresa. O pagamento deve ser efetuado à vista em dinheiro ou cheque. Mais informações por meio do telefone 99865-2897 ou pelo site da Lance Certo Leilões: http://www.lancecertoleiloes.com.br/leilao/25102016VE. 

TRE/RN ANULA SENTENÇA DE CASSAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATO A PREFEITO MAIS VOTADO EM CIDADE DO RN

Em Sessão Ordinária, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), por maioria, anulou as provas e, consequentemente, a sentença do juiz da Comarca de Martins que pedia a impugnação do registro do candidato a prefeito mais votado de Antônio Martins, Jorge Fernandes, que, no pleito do último dia 02 de outubro, obteve nas urnas 2.729 votos.
 
 
 
 
Os juízes da Corte Eleitoral decidiram pelo retorno dos autos à primeira instância, para que se proceda à regular instrução do feito, nos termos do voto do relator e das notas de julgamento, partes integrantes da presente decisão.
 
 
 
Os magistrados consideraram o cerceamento da defesa para decretar a nulidade da sentença proferida pelo juiz eleitoral de 1ª Instância da Comarca de Martins e das provas colhidas na inspeção judicial.
 
 
 
 
Com a decisão, o processo irá outra vez a julgamento, o qual acontecerá sem provas contrárias, sendo, portanto, uma outra situação, totalmente favorável ao candidato Jorge Fernandes.
 
 
 
 
De todo modo, o candidato adversário não será diplomado ou empossado como prefeito, já que foi derrotado nas urnas, em 02 de outubro, por uma maioria estrondosa de 667 votos.
 
 
 
Dentro desse novo cenário, a Coligação “Por Amor A Antônio Martins” avalia as perspectivas de vitória de Jorge Fernandes, diante do cumprimento do dever do mesmo, como candidato, tendo se desincompatibilizado em data correta, 31 de maio, não tendo ainda aferido os vencimentos e não praticando nenhum ato administrativo, no período vedado, e espera, com isso, o deferimento da candidatura do prefeito eleito nas urnas, atendendo, assim, a ampla maioria e o desejo do povo do município.

ASSALTANTES PARAIBANOS SÃO PRESOS LOGO APÓS ROUBAREM MOTO NO SERIDÓ POTIGUAR

O Grupo Tático Operacional (GTO) da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), com o apoio do Destacamento de Timbaúba dos Batistas, prendeu no início da tarde desta sexta-feira (14) na cidade de Jardim de Piranhas, Francisco Edson Linhares Nunes, de 20 anos, e apreenderam um adolescente de 17 anos, após roubo de uma moto em uma estrada carroçavel no município de Timbaúba dos Batistas, na região Seridó. Eles, que são da Paraíba, também são suspeitos de tentarem roubar outro veículo na cidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
A dupla foi detida enquanto tentava fugir, sendo interceptados pelos policiais militares em Jardim de Piranhas. Com eles, a PM apreendeu um revólver calibre 38 municiado e recuperou o veículo roubado. A dupla foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Caicó para as devidas autuações. A Polícia Civil irá investigar a participação deles em outros crimes na região.


Do Blog: Parabéns à Polícia!


DOM JAIME CELEBRA MISSA NA ASSEMBLEIA EM HOMENAGEM À PADROEIRA DE NATAL

Os servidores da Assembleia Legislativa participaram nesta sexta-feira (14) de uma missa em ação de graças a Nossa Senhora da Apresentação, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha em homenagem à passagem da imagem da santa pela Casa. A eucaristia foi acompanhada pelo presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e marca o período de peregrinação que antecede os festejos em torno da padroeira de Natal.
 
 

TESTE
 
 
A peregrinação significa um gesto da igreja em atenção ao povo de Deus, tudo isso com vistas à preparação para a festa da padroeira da cidade. A passagem da santa pelos lares e instituições reforça o convite para a festa religiosa e transmite a mensagem do ano santo da misericórdia. Agradecemos a todos pela acolhida à imagem de Nossa Senhora da Apresentação”, esclarece Dom Jaime.
 

Durante a missa, o arcebispo dedicou a celebração à ex-servidora da Casa, Maria Cleonice Maia, falecida nesta sexta-feira. “Uma pessoa que dedicou toda a sua vida a serviço da Assembleia Legislativa”, disse.
 
 
Ao final da celebração, o presidente Ezequiel Ferreira agradeceu aos párocos e servidores presentes e enalteceu a presença da imagem da padroeira na sede do Legislativo.
 
 

 
 
 
A visita de Nossa Senhora da Apresentação nos traz não apenas suas bênçãos e proteção, mas renova a nossa fé, fortalece a nossa alma e o nosso desejo, em nome de todos os deputados, em continuar trabalhando com muito empenho em favor do bem comum, com uma gestão focada na eficiência, transparência e economicidade”, disse Ezequiel se solidarizando com os familiares da servidora Cleonice Maia e do jornalista Marcelo Abdon, que também faleceu nesta sexta.
 
 

A imagem da santa chegou à Assembleia na última quinta-feira (13) e segue agora para a paróquia Santa Terezinha. Os festejos para a festa de Nossa Senhora da Apresentação acontecem de 11 a 21 de novembro, com vasta programação religiosa e social na cidade. A festa da padroeira é promovida pela Arquidiocese de Natal e este ano tem como tema ‘Senhora da Apresentação, Mãe da Misericórdia’.


 

ALELUIA! PETROBRAS APROVA REDUÇÃO DE PREÇOS DE DIESEL E GASOLINA NAS REFINARIAS

A Petrobras informou nesta sexta-feira (14) que reduzirá o preço da gasolina e do diesel nas suas refinarias, pela primeira vez desde 2009. A diretoria executiva da companhia aprovou na véspera a implantação de uma nova política de preços para esses combustíveis, considerando o mercado internacional.
 
 
 
 
Petrobras detalha nova política de preços em coletiva no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. (Foto: Daniel Silveira/G1)
 
 
 
 
A Acompanhia decidiu reduzir o preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% na refinaria. Esses preços entrarão em vigor a partir da zero hora de sábado (15).
 
 
 
"Pode-se esperar um maior número de reajustes. A expectativa é que a gente possa fazer uma avaliação mais rápida dos nossos preços", disse o presidente da Petrobras, Pedro Parente.
 
 
 
Segundo a petroleira, se a redução aplicada na refinaria for integralmente repassada ao consumidor final, na bomba dos postos, o diesel pode cair 1,8%, ou R$ 0,05 por litro. Já a gasolina pode cair 1,4%, ou R$ 0,05 por litro.
 
 
 
"Commodities são precificadas pelo mercado. Nós vamos nos referenciar pelo preço de mercado", disse o diretor de refino e gás natural, Jorge Celestino, ao explicar a base da nova política de preços.
 
 
 
De acordo com comunicado da Petrobras, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a decisão considerou "o crescente volume de importações, o que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados".

 

MP/RN FIRMA TERMO DE CONDUTA PARA REGULAMENTAR ETAPA DE VAQUEJADA

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou nesta quinta-feira (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regulamentar uma etapa do circuito amador de vaquejada do Rio Grande do Norte. O termo define que a Associação de Vaqueiros Amadores do RN (Assovarn) e os responsáveis diretos pela organização da sétima etapa do circuito terão que garantir contrapartidas, como o atendimento veterinário e o plantio de mudas de árvores nativas. O evento deve acontecer entre os dias 14 e 16 de outubro na cidade de Santo Antônio, no Agreste potiguar. O termo terá validade até a publicação oficial da decisão final da ADI 4983 do STF.
 
 
 
 
Puxador e esteira em ação na Vaquejada em Petrolina (Foto: Magda Lomeu/GloboEsporte.com)
 
 
Dentre os termos estabelecidos no ajustamento, a organização do evento terá que garantir que todos os animais participantes no evento - bovinos e equinos - passem por uma inspeção veterinária prévia. Durante o evento também será obrigatória a presença de um médico veterinário, a fim de atender qualquer emergência envolvendo os animais.
 
 
Outra garantia estabelecida pela regulamentação é que os bovinos que participem do evento só podem ser usados em dias intercalados, não podendo ser utilizados em dias subsequentes. Após as corridas, os animais também deverão passar por uma inspeção posterior, na qual um laudo veterinário será enviado ao Ministério Público. Em caso de lesão dos animais, os promotores do evento terão por obrigação tratar dos cuidados veterinários necessários.
 
 
 
O acordo também proíbe o uso de luvas de prego, parafusos e qualquer outro material que possa danificar a cauda do boi. O vaqueiro também fica proibido de bater no boi de forma que possa causar ferimentos ao animal. Também estão proibidos os usos de espora, chicote e objetos cortantes no boi e no cavalo.
 
 
 
Por fim, o TAC estabelece como contrapartida que, como forma de promover o Meio Ambiente, os organizadores doem 200 mudas de árvores nativas para fins de reflorestamento da Mata do Pilão, devastada por um incêndio nesta semana.
 
 
 
Em caso de lesão de algum bovino, os organizadores terão, como penalidade, que reflorestar uma área de 0,5 hectare de mata nativa. Em caso de morte de algum animal - hipótese 'remota', segundo o documento - a área reflorestada deve ser de 2 hectare.
 
 
 
Proibição
O
Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (6) derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada, tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.
 
 
 
Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais. Caso algum outro estado tenha legalizado a prática, outras ações poderão ser apresentadas ao STF para derrubar a regulamentação.

TRAFICANTE É PRESO COM 1 KG DE MACONHA EM ÔNIBUS DA LINHA NATAL/CAICÓ

A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta quinta-feira, (13), durante uma fiscalização de rotina, um jovem de 20 anos por tráfico de drogas.
 
 
 
O fato se deu após ser abordado no Posto da PRF de Macaíba, um ônibus que fazia a linha Natal/Caicó. Durante uma fiscalização mais detalhada foi encontrada dentro de uma bolsa do passageiro, um pacote com aproximadamente um kg de maconha prensada, dividida em diversos pacotes menores.


 
Ao ser questionado, o rapaz não informou onde pegou o entorpecente nem para quem estaria levando.


 
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão, sendo este encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, onde responderá pelo crime de tráfico de droga, sujeito a uma pena que varia de cinco a quinze anos de prisão e multa.

GOVERNO FEDERAL LIBERA R$ 1,9 BILHÃO PARA RESSARCIR ESTADOS EXPORTADORES

O Ministério da Fazenda informou na noite desta quinta-feira (13) que o governo editou uma medida provisória autorizando o repasse, até o fim deste ano, de R$ 1,95 bilhão aos estados por conta de perdas com as exportações. A MP foi publicada nesta quinta em uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União".
 
 
 
A compensação financeira do Executivo federal aos estados exportadores é prevista pela Lei Kandir, que isentou o pagamento de ICMS na exportação de produtos não industrializados. Os recursos que serão repassados aos governos estaduais já estavam previstos no Orçamento da União deste ano.
  
 
 
No mesmo comunicado no qual anunciou a liberação do dinheiro, o ministério ressaltou que a distribuição dos recursos será feita com base em coeficientes individuais de participação de cada unidade da federação definidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), fórum que reúne o governo federal e secretários de Fazenda dos estados.
 
 
 
O ressarcimento das perdas com exportações era um pedido recorrente dos governadores, que têm pressionado o presidente Michel Temer a liberar dinheiro do Tesouro Nacional para ajudá-los a enfrentar a queda de receitas. No início da semana, governantes de vários estados voltaram a Brasília para, entre outros motivos, reivindicar o ressarcimento dos estados com as exportações.
 
 
Além do pagamento das perdas decorrentes das vendas externas, os governadores também têm solicitado que o Tesouro Nacional avalize os estados a buscar financiamentos junto a instituições financeiras internacionais.
 
 
 
As unidades da federação também querem que governo federal divida parte da arrecadação obtida com o pagamento da multa cobrada dos contribuintes brasileiros que estão tentando repatriar recursos mantidos no exterior sem declaração à Receita Federal.
 
 
 
O Ministério da Fazenda já sinalizou que concorda com em distribuir com os estados parte dos valores obtidos com o pagamento dessas multas, mas somente com relação à parte da arrecadação que superar R$ 50 bilhões.
 
 
 
A lei em vigor que regulamenta a repatriação de ativos depositados fora do país prevê que os estados têm direito apenas a 21,5% da alíquota de imposto de renda paga pelos contribuintes que estão trazendo o dinheiro para o Brasil. Atualmente, o Congresso Nacional está discutindo alterações nesta lei.
 
 
 
 

TRISTEZA! PILAR CAI EM CIMA DA CABEÇA E MATA CRIANÇA DE 6 ANOS DENTRO DE REDE NO INTERIOR DO RN

A menina, Maria Vitória, de apenas 6 anos de idade, morreu vítima de um acidente doméstico na tarde desta quinta-feira, (13) na zona rural do município de Triunfo Potiguar/RN.
 
Segundo informações, a criança estava deitada em uma rede, armada em um pilar, que caiu e atingiu a garota na cabeça. Maria Vitória morre ainda no local.
 
Foto: Arquivo da Família. 

DETRAN REINAUGURA UNIDADE EM PAU DOS FERROS

O Detran de Pau dos Ferros foi reaberto em novo local. A unidade passou a funcionar na Avenida Vereador Gaudêncio Jerônimo de Souza, em frente à UERN, e agora oferece melhor estrutura e mais conforto para motoristas e donos de veículos.
 
 
 

 
 
A nova sede conta com sala aparelhada para aplicação dos testes teóricos, estrutura coberta e mais confortável para realização da vistoria, espaço específico para o emplacamento de veículos e uma agência PagFácil para atender aos usuários.
 
 
 
O diretor geral do Detran/RN, Marco Medeiros, avalia que a mudança de prédio da Ciretran de Pau dos Ferros vai expandir os serviços do órgão na região, na medida em que vai oferecer à população maior acesso e melhores condições de atendimento.
 
 
 
 
 
 
A Ciretran de Pau dos Ferros atende cerca de 20 municípios da região. Na unidade, os proprietários de veículos podem realizar com agilidade, serviços como: licenciamento, vistoria e transferência de veículos de outros estados ou municípios, segunda via do CRV e CRLV, comunicação de venda, mudança de categoria, de características e de endereço, entre outros atendimentos.

TEORI NEGA PEDIDO DE LIBERDADE E MANTÉM DIRCEU NA CADEIA

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de liberdade apresentado pela defesa de José Dirceu e manteve o ex-ministro na cadeia em Curitiba. Ao negar o habeas corpus, o magistrado afirmou que o pedido deverá ser analisado diretamente no plenário do tribunal. Ainda não há data para os ministros da Suprema Corte julgarem o caso.
O petista está preso preventivamente (sem prazo determinado) desde agosto do ano passado por suspeita de envolvimento na Lava Jato.
 
 
 
No habeas corpus, a defesa de Dirceu alegava que a prisão não era mais necessária pela "ausência de risco" de cometimento de novos crimes.
 
 
 
A prisão preventiva do petista foi decretada no ano passado sob o argumento de que ele recebeu propina oriunda de contratos da Petrobras enquanto era investigado pelo mensalão do PT.
 
 
 
Segundo as investigações da Lava Jato, Dirceru teria simulado contratos com empresas para receber R$ 1,7 milhão desviado da Petrobras.
 
 
 
A defesa nega e diz que ele efetivamente prestou serviços de consultoria para construtoras e outras firmas.
 
 
 
Os advogados afirmam que os pagamentos feitos ao ex-chefe da Casa Civil são decorrentes de relações profissionais celebradas "anteriormente” a sua condenação no processo do mensalão do PT, em 2012.
 
 
 
Dirceu foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...