14 de outubro de 2016

TEORI NEGA PEDIDO DE LIBERDADE E MANTÉM DIRCEU NA CADEIA

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de liberdade apresentado pela defesa de José Dirceu e manteve o ex-ministro na cadeia em Curitiba. Ao negar o habeas corpus, o magistrado afirmou que o pedido deverá ser analisado diretamente no plenário do tribunal. Ainda não há data para os ministros da Suprema Corte julgarem o caso.
O petista está preso preventivamente (sem prazo determinado) desde agosto do ano passado por suspeita de envolvimento na Lava Jato.
 
 
 
No habeas corpus, a defesa de Dirceu alegava que a prisão não era mais necessária pela "ausência de risco" de cometimento de novos crimes.
 
 
 
A prisão preventiva do petista foi decretada no ano passado sob o argumento de que ele recebeu propina oriunda de contratos da Petrobras enquanto era investigado pelo mensalão do PT.
 
 
 
Segundo as investigações da Lava Jato, Dirceru teria simulado contratos com empresas para receber R$ 1,7 milhão desviado da Petrobras.
 
 
 
A defesa nega e diz que ele efetivamente prestou serviços de consultoria para construtoras e outras firmas.
 
 
 
Os advogados afirmam que os pagamentos feitos ao ex-chefe da Casa Civil são decorrentes de relações profissionais celebradas "anteriormente” a sua condenação no processo do mensalão do PT, em 2012.
 
 
 
Dirceu foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...