3 de junho de 2020

JARDIM DO SERIDÓ FICA ENTRE AS MELHORES AVALIAÇÕES DO GAECO EM TRANSPARÊNCIA COM GASTOS COM COVID-19


Empatado com a mesma nota de mais 3 municípios, Jardim do Seridó aparece em segundo lugar como os mais transparentes com o gasto com a prevenção do covid-19. A avaliação é feita 3 vezes ao dia pela equipe do laboratório de dados do Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado - do Ministério Publico do Rio Grande do Norte.






 

Conforme tabela, dos 24 municípios seridoenses, avaliados através de seus portais da transparência, o município de São José do Seridó fica em penúltimo lugar, e a cidade de Acari em último lugar,com nota muito abaixo dos demais.

DEPUTADO UBALDO PROPÕE MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA VISITAÇÃO DE IDOSOS EM ASILOS E INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

Durante a pandemia do coronavírus, a atenção e os cuidados com os idosos (acima dos 60 anos) têm sido reforçados, justamente porque este público compõe a parcela da população mais vulnerável ao Covid-19. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Proteção da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Ubaldo Fernandes tomou conhecimento dos primeiros casos de idosos infectados em abrigos na cidade de Natal. O parlamentar, então, deu entrada num projeto de lei que dispõe sobre medidas a serem adotadas em todo Estado, no que se refere a visitações de idosos em asilos ou instituições de longa permanência, bem como ao distanciamento social de pessoas com mais de 60 anos de idade, durante a pandemia.




“Medidas mais rígidas de prevenção e proteção para nossos idosos devem ser adotadas imediatamente, a fim de resguardar a vida dessas pessoas. Queremos que essas medidas protetivas sejam aprovadas e sancionadas logo, para garantir o melhor acompanhamento dos quesitos de limpeza, higiene e isolamento nesses locais”, disse o deputado Ubaldo.




Pelo projeto, os asilos ou instituições de longa permanência para idosos ficam obrigados a restringir para apenas um visitante por idoso durante o dia de visitação, que será permitido uma única vez na semana e com duração máxima de 30 minutos. Os visitantes ficam proibidos de ter contato físico com os idosos, enquanto perdurar as regras do distanciamento social impostas durante a pandemia. Os responsáveis pelos asilos e instituições também devem solicitar aos visitantes e idosos a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. E também é obrigatório o uso de máscaras N-95 durante a visitação.



“Outra preocupação nossa é que acompanhantes e visitantes que apresentem algum sintoma gripal, como tosse, coriza, febre ou dor de garganta, fiquem proibidos de visitar ou serem visitados, até que seja comprovado o exame negativo para Covid-19”, explica o parlamentar. Para os idosos que não estão em abrigos, o projeto de lei prevê o distanciamento social, sendo limitado seu deslocamento somente, para realização de exames laboratoriais, atendimento hospitalar e médico, compras de produtos de saúde e produtos alimentícios e aplicação de vacinas. E, em qualquer caso, o projeto prevê a proibição de visitas de menores de idade.

JOGADOR DE FUTEBOL VICIADO EM DROGAS É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA NO RN

Um jogador de futebol foi assassinado dentro da própria casa na noite de terça-feira (02) em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. Marcos Antônio da Silva Neto, de 19 anos, estava no quarto quando os atiradores invadiram a residência. O crime foi presenciado pelo pai dele. 




Segundo a Polícia Militar, quatro atiradores foram ao local em um carro preto. Eles desceram do veículo, arrombaram o portão da residência e atiraram com uma arma de calibre 12 na vítima. "Não falaram nada, foram logo atirando", disse o pai do jovem. 




Marquinhos, como era mais conhecido, sonhava em ser jogador de futebol profissional. Ele tinha passagens pelos times potiguares ABC e Globo. "Tinha seus problemas, era usuário de drogas, mas era um menino bom, nunca roubou, nunca matou. Não merecia morrer dessa forma", afirmou o pai de Marquinhos. 



Do Blog: Quem é bom não se envolve com Drogas. Usuários são financiadores do crime organizado. Dura realidade!


MOTORISTA É PRESO PELA PRF NO SERIDÓ POTIGUAR COM VEÍCULO ROUBADO EM NATAL


A PRF - Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta terça-feira, (02), na BR 427,   em Caicó, um homem de 25 anos que dirigia um veículo modelo Ford Ka, roubado no dia 25 de maio passado em Natal. Após sua prisão, o condutor do veículo foi encaminhado para a delegacia de Caicó.

AMAZAN COMEMORA PAVIMENTAÇÃO DE RUA ONDE MOROU “NUM RACHINHO” QUANDO CRIANÇA


O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, comemorou ao visitar a obra de pavimentação da Rua: José do Patrocínio Fernandes, no Bairro São João, onde o mesmo morou quando criança. 








Já bem próxima do centro da cidade, a referida rua, assim como várias outras ruas que também serão calçadas dentro do mesmo convênio da emenda destinada pelo Deputado Federal Fábio Faria, sua pavimentação sempre foi promessa de gestores passados, mas, só agora se torna uma realidade.




Em verso, o prefeito/poeta descreveu a alegria de agora como prefeito, calçar a rua onde morou em um “rachinho” quando criança:



Grato a Deus pelo destino
Concede-me a graça sua
D’eu pavimentar a rua
Que morei quando menino.

JUSTIÇA DERRUBA DECRETO QUE AUTORIZAVA REABERTURA DO COMÉRCIO EM CIDADE DO SERTÃO PARAIBANO


A Justiça da Paraíba através da 5ª Vara Mista de Sousa, Sertão do estado, decidiu suspender o funcionamento os estabelecimentos comerciais não essenciais nesta terça-feira (2). O comércio foi reaberto nesta terça-feira (2) após flexibilização de decreto municipal.




 
A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria de Comunicação, declarou que vai recorrer da decisão, inclusive porque um plano de reabertura do comércio foi planejado e isso faz com que as próximas etapas de execução fiquem prejudicadas. 




De acordo com a decisão, a Justiça concedeu tutela provisória de urgência para suspender os efeitos do ato normativo nº 11, de 29 de maio que autoriza o funcionamento dos estabelecimentos comerciais no município solicitado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Sousa e Região. 




Conforme o ato, os estabelecimentos considerados não essenciais poderiam funcionar entre 7h e 12h, seguindo algumas regras de higienização e distanciamento. 




Na decisão desta terça-feira (2), a Justiça entendeu que o município de Sousa deve seguir o decreto estadual que proíbe a abertura de comércio não essencial até 14 de junho. 




Na sentença, a Justiça determinou que a Prefeitura de Sousa deve comunicar ampla e imediatamente à população a respeito da suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais, realizar fiscalização e cumprir imediatamente a decisão.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...