16 de abril de 2016

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO RN PÕE CARGO À DISPOSIÇÃO

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, médico José Ricardo Lagreca, colocou o cargo à disposição do governador Robinson Faria. Segundo a assessoria de comunicação do governo, o fato aconteceu em meio a uma “conversa tranquila, em que prevaleceu o entendimento e o reconhecimento ao trabalho realizado”.
 
 
 
 
Segundo nota enviada à imprensa neste sábado (16), a assessoria afirma que o secretário assegurou que permanecerá à frente da pasta, ainda na condução da Saúde estadual, “até que seja definido um novo nome”. O motivo da saída, no entanto, não foi revelado.
 
A assessoria complementa que o governador deverá anunciar o substituto de Lagreca nos próximos dias.

DILMA DESISTE DE IR A ATO POLÍTICO PARA BUSCAR VOTOS CONTRA IMPEACHMENT

A assessoria do Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff cancelou o encontro previsto para a manhã deste sábado (16), em Brasília, com um grupo de integrantes de movimentos sociais contrários ao processo de impeachment, que se autodeclaram "Movimentos Populares pela Democracia e Contra o Golpe".
 
 
 
 
Segundo a Presidência, Dilma dedicará o dia para comandar reuniões com parlamentares, na tentativa de garantir os votos necessários para que a Câmara não aprove o seu afastamento.
  
A participação de Dilma no ato estava prevista desde a última quinta (14) e chegou a constar da agenda oficial da presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social na noite desta sexta (15). Apesar de a presidente ter desistido de ir ao encontro com os militantes contrários ao impeachment, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao evento.
 
Na noite desta sexta, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nas redes sociais um vídeo gravado por Dilma no qual a presidente critica o processo de impeachment. Em sua fala, a petista voltou a chamar os coordenadores do movimento pró-impeachment de "golpistas" e reiterou que não há fundamento jurídico para ser afastada do comando do país.
 
Inicialmente, a gravação seria veiculada em cadeia nacional de rádio e TV, mas, segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, orientou Dilma a desistir do pronunciamento para não gerar "polêmica".
 
De acordo com o governador maranhense, que se reuniu com a presidente nesta sexta no Planalto, o "foco" da petista tem de ser o diálogo com os parlamentares da base para que eles votem contra o impeachment.
 
Desde a manhã desta sexta (15), deputados favoráveis e contrários ao impeachment têm se revezado na tribuna da Câmara para se posicionar sobre o processo de afastamento. Os deputados devem votar em plenário, neste domingo (17), se abrem ou não o processo de impeachment.

POLÍCIA DO RN IDENTIFICA MULHER QUE MATOU CRIANÇA DE 11 MESES COM TIRO NA CABEÇA

Polícia identifica mulher acusada de matar criança de 11 meses em Felipe camarão, a mesma é conhecida como CIDINEIA.
 
 


Uma criança de apenas 11 meses foi alvo de um tiro na cabeça e morreu, na tarde desta quinta-feira, (14), na comunidade do Fio, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. O bebê estava no colo de uma tia, que também foi baleada, mas não corre risco de morte.

De acordo com a família das vítimas, o crime teria sido cometido por uma vizinha. A mulher teria atirado contra a tia da criança e acertou os dois.

O bebê, identificado como Thales da Silva, chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu e morreu.

Quem tiver informações sobre o paradeiro dela ligue-190 ou 181.

Fonte: Focoelho.

JARDIM DO SERIDÓ TERÁ ÁGUA NAS TORNEIRAS 4 DIAS E 1/2 POR SEMANA, DIZ CAERN

Em, contato com nossa reportagem, o chefe do escritório da CAERN em Jardim do Seridó, “Zé Vital”, informou que, a distribuição de água na cidade será das terças até o meio dia dos sábado.
A medida é necessária, haja vista que a quantidade de água do reservatório, barragem ‘Passagem das Traíras’, ainda não é o suficiente para manter um abastecimento ininterrupto.
Ademais, “Zé Vital” aproveita a oportunidade, e pede o apoio da população, no sentindo de economizar água, e em caso de vazamentos na rede, já que ficou vários meses sem água, que se possível, façam a interrupção até a chegada dos profissionais da CAERN para o conserto.
Do Blog: Vamos lembrar do sofrimento com a falta d’água, e economizarmos, para não sofrermos depois.

POLÍCIA CIVIL E MILITAR APREENDEM QUASE 3 KG DE DROGAS NO SERIDÓ

Policiais Militares da cidade de São João do Sabugi juntamente com policiais civis de Caicó apreenderam quase três quilos de drogas nesta sexta na RN-118 que liga Caicó a são João do Sabugi.
 
 


 
 
 
A apreensão do material se deu a astúcia dos policiais, que um dia antes passava nas imediações da Pracinha da Lua, local frequentado por usuários de drogas, os policiais vendo alguma movimentação de suspeitos pelo local resolveram intervir, fazendo com que alguns deles fugissem e nada sendo encontrado.

Nesta manhã de sexta, os policiais insistiram nas buscas no local vindo a encontrar a droga prensada pronta para ser comercializada.

 
Fonte: Caicó Digital.

PREFEITURA DE EQUADOR INTENSIFICA SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO, CAPINAGEM, PODA DE ARVORES E LIMPEZAS DA CIDADE

A Prefeitura de Equador faz melhorias em calçamentos na cidade, visando oferecer uma infra estrutura de qualidade para seus moradores e visitantes.
 

 
 
Além da frente de trabalho para recuperar a pavimentação da cidade, a prefeitura também intensifica o trabalho de capina, já que com o inverno a mato cresceu muito, com também limpeza de ruas e praças, poda de árvore, entre outras ações.

MAIS DE 15 TIROS FORAM DISPARADOS EM MAIS UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM CAICÓ NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA, (15)

Uma verdadeira “saraivada” de bala assustou a população do Bairro Adjunto Dias em Caicó. O tiroteio aconteceu na noite desta sexta-feira, (15), quando dois jovens conversavam, e foram surpreendidos pelos atiradores.
O alvo dos atiradores era um adolescente de 17 anos, que foi atingido por vários tiros, mas, o outro jovem que estava com ele também foi atingido, e mesmo ferido conseguiu fugir do local, e só depois apareceu no hospital com um ferimento de bala em um dos pés. A polícia investiga o caso.
Do Blog: Quase certeza de serem envolvidos com o mundo das drogas.

GILBERTO KASSAB PEDE DEMISSÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

Ministro Gilberto Kassab participou de ação contra o Aedes em Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
A assessoria do ministro Jaques Wagner, chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff, informou na noite desta sexta-feira que Gilberto Kassab (PSD) entregou mais cedo carta de demissão do cargo de ministro das Cidades. O pedido do ministro para deixar o governo se dá a dois dia da votação do processo de impeachment na Câmara.
 
O anúncio foi feito pela assessoria dois dias após o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), informar que vai orientar a bancada a votar favoravelmente à continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
 
O Ministério das Cidades é uma das pastas com maior orçamento do governo e a única que estava sob o comando do PSD. Ao anunciar o posicionamento da bancada da Câmara favorável ao impeachment, o deputado Rogério Rosso afirmou que não seria cobrado de Kassab, que é presidente nacional licenciado da sigla, que deixasse o cargo no governo.

Conforme informou o colunista Gerson Camarotti na última quarta-feira (13), havia sentimento de contrariedade no Palácio do Planalto com a postura de Kassab. A avaliação de auxiliares mais próximos à presidente é que ele traiu a presidente Dilma Rousseff, diante do posicionamento do partido de apoiar o impeachment. A avaliação do governo é que Kassab fez jogo duplo durante esses últimos meses.

Fundador do PSD, Kassab assumiu o comando do Ministério das Cidades no final de 2014, quando foi anunciada a nova equipe ministerial do segundo mandato de Dilma. Ex-prefeito de São Paulo, ele já fez oposição ao governo do PT, na época em que pertencia ao DEM. No entanto, com a força política do PSD, uma das maiores bancadas da Câmara, deixou para trás as antigas divergências passou a reforçar a base governista.

AMAZAN E DR. EDIMAR “LUTAM” POR VERBAS PARA O HOSPITAL DR. RUY MARIZ E OUTROS BENEFICIOS PARA JARDIM DO SERIDÓ

O suplente de Deputado, Amazan Silva, e o ex-prefeito de Jardim do Seridó, Dr. Edimar Medeiros, uniram “forças” em busca de melhorias para o município de Jardim do Seridó.
Entre os compromissos desta semana na capital do Estado, Amazan e Dr. Edimar estiveram na Secretaria de Saúde, resolvendo as pendências burocráticas para liberação da emenda que em breve será liberada e destinada pelo governo do Estado para o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz.
Ante dos compromissos em Natal, o suplente de Deputado, Amazan Silva, que é aliado do atual governador Robinson Faria, esteve na prefeitura de Jardim do Seridó, onde entregou ofícios comprobatórios de uma emenda por ele conseguida junto ao Deputado Fábio Faria, no valor de 250 mil reais.

TRAGÉDIA! TERREMOTO MATOU AO MENOS 13 NO JAPÃO

O terremoto de magnitude 7,3 que sacudiu o sudoeste do Japão na madrugada deste sábado (16) deixou pelo menos 13 mortos e mil feridos, em uma região onde um dia antes outro potente tremor matou nove pessoas.
 
 
Casas desabaram em Kumamoto (Foto: Kazuhiro Nogi / AFP Photo)
O último terremoto ocorreu à 1h25 (horário local, 13h25 da sexta-feira, 15, em Brasília) na cidade de Kumamoto, no litoral ocidental da ilha de Kyushu, e seu hipocentro foi localizado a cerca de 10 km de profundidade.
 
Na cidade de Aso o tremor atingiu o nível seis na escala japonesa (que tem no máximo sete), que se centra mais nas áreas afetadas que na intensidade do tremor.
 
Treze pessoas morreram por enquanto como consequência do último terremoto e mais de 1.000 estão recebendo tratamento médico por causa de ferimentos, informou a rede de televisão japonesa "NHK".
 
 
O tremor causou em Aso o desmoronamento de mais de 50 casas onde ficaram presos alguns de seus moradores, disse o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, após uma reunião de emergência.
 
A agência "Kyodo" afirmou que 11 pessoas estão presas em vários lugares como consequência dos deslizamentos de terra.
 
 
Equipes de resgate usam cães para procurar por sobreviventes sob  (Foto: Kazuhiro Nogi / AFP Photo)
 
Mais de 27 mil pessoas foram retiradas de suas casas e os cortes de energia elétrica e gás afetaram cerca de 180 mil lares em toda a cidade de Kumamoto, onde também foram cancelados os voos e viagens de trens bala.
 
A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) descartou o alerta de tsunami por causa do terremoto, enquanto a empresa que opera a usina nuclear de Sendai, que fica a cerca de 120 km ao sul do epicentro e que é a única atualmente operacional no país, informou que ela continua funcionando sem problemas.
 
Desde o momento do terremoto até as 8h (20h da sexta em Brasília) aconteceram 25 réplicas, segundo a JMA, que alertou sobre a possibilidade de que aconteçam novos tremores, inclusive alguns de elevada intensidade.
 
Uma das réplicas atingiu magnitude 5,4, segundo a imprensa local.
Um primeiro terremoto ocorrido na quinta (14) causou, além dos nove mortos, 1.126 feridos em 13 municípios e 44.400 pessoas foram evacuadas, das quais 16 mil procedentes de 18 localidades ainda permanecem fora de suas casas, segundo os dados mais recentes divulgados pelas autoridades japonesas.
 
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, cancelou a viagem que tinha previsto para a região castigada pelo terremoto para visitar alguns dos afetados.
 
Foto: Kazuhiro Nogi / AFP Photo.

FONOAUDIÓLOGA ORIENTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A VOZ

Neste sábado (16), é comemorado o Dia Mundial da Voz. Uma data propícia para lembrar a importância do instrumento que facilita a comunicação e merece cuidados, principalmente, por parte de quem utiliza o som como mecanismo de trabalho.
 
A fonoaudióloga Andreza Farias, do Hapvida Saúde, lembra que a hidratação é o cuidado mais importante que devemos ter. “A voz é a nossa identidade, por isso é necessário que as pessoas evitem hábitos inadequados como pigarrear, tossir, gritar e falar muito em ambientes com ruído. Mas, em contra partida, sempre que acordar é bom fazer bocejos exagerados buscando aliviar a tensão da musculatura do pescoço e ombros, e ao final do dia um repouso vocal”, disse.
 
Existem alimentos que são aliados da voz, como exemplo, a maçã que afina a saliva e tem ação adstringente, ou seja, limpa o trato vocal que promove uma sensação de bem estar. A água também é importante para o aparelho vocal. Segundo a especialista, alguns alimentos devem ser evitados, como os muito condimentados, refrigerantes, leite e derivados, pois deixam a saliva mais expeça provocando com isso a vontade de pigarrear. Ela destaca que as balas de gengibre, assim como álcool, causam uma sensação anestésica permitindo que se faça uso da voz de forma inadequada.
 
Outro ponto que a fonoaudióloga destaca é o ambiente que convivemos. “O ar-condicionado resseca mais rapidamente o trato vocal, por isso devemos redobrar a hidratação, tomando cuidado também com a mudança brusca de temperatura”, esclarece.
 
Entre as doenças que podem causar prejuízo ou impactos na voz, as mais comuns são: Laringites, nódulos ou calos nas cordas vocais, pólipos vocais, edema de Reinke, cistos e sulcos vocais, leucoplasias, paralisias de pregas vocais, papilomatose da laringe, disfonia psicogênica, doença do refluxo gastro esofágico. “O problema mais comum que continua sendo a principal queixa nos consultório, é a rouquidão, pois ela é ocasionada pelo uso incorreto e abuso da voz. Para quem tem a voz como instrumento de trabalho como professores, jornalistas e vendedores, é necessário que visitem periodicamente o otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo”, orienta.

CONVITE MISSA DE 30º DIA DE “BASTO GRANDE”

Conceição de Cirilo” e família, convidam parentes, amigos e o povo em geral, para juntos assistirem a missa de 30º dia de falecimento do senhor, Sebastião Lucena, “Basto Grande”, que será celebrada neste sábado, (16), às 16hs, (4 da tarde), na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó/RN.
Ainda consternados com sua partida, os familiares agradecem antecipadamente aos que comparecerem à este ato de fé e solidariedade cristão. Este convite é extensivo à comunidade ‘São Bento’ e todo o município de Santana do Seridó.

GOVERNADOR PARTICIPA DA SOLENIDADE DE POSSE DOS 40 NOVOS JUÍZES DO TJRN

O governador Robinson Faria participou da solenidade de posse dos 40 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), realizada na tarde desta sexta-feira (15), na Escola da Magistratura do RN (Esmarn). A sessão solene foi presidida pelo desembargador Claudio Santos.
 

 
Estes juízes vêm reforçar o trabalho sério do judiciário potiguar. Desejo uma trilha de retidão a todos eles”, ressaltou Robinson. Os novos empossados preencherão as vagas em 35 comarcas. Eles devem atender 49 unidades judiciais das 210 existentes, aumentando significativamente o número de processos julgados no RN.
 

 
Após a posse, os magistrados passarão por um curso de formação com quatro meses de duração, realizado pela Esmarn. Esta é a última etapa antes de assumirem unidades judiciais e começarem a atender a população do RN.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...