16 de abril de 2016

FONOAUDIÓLOGA ORIENTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A VOZ

Neste sábado (16), é comemorado o Dia Mundial da Voz. Uma data propícia para lembrar a importância do instrumento que facilita a comunicação e merece cuidados, principalmente, por parte de quem utiliza o som como mecanismo de trabalho.
 
A fonoaudióloga Andreza Farias, do Hapvida Saúde, lembra que a hidratação é o cuidado mais importante que devemos ter. “A voz é a nossa identidade, por isso é necessário que as pessoas evitem hábitos inadequados como pigarrear, tossir, gritar e falar muito em ambientes com ruído. Mas, em contra partida, sempre que acordar é bom fazer bocejos exagerados buscando aliviar a tensão da musculatura do pescoço e ombros, e ao final do dia um repouso vocal”, disse.
 
Existem alimentos que são aliados da voz, como exemplo, a maçã que afina a saliva e tem ação adstringente, ou seja, limpa o trato vocal que promove uma sensação de bem estar. A água também é importante para o aparelho vocal. Segundo a especialista, alguns alimentos devem ser evitados, como os muito condimentados, refrigerantes, leite e derivados, pois deixam a saliva mais expeça provocando com isso a vontade de pigarrear. Ela destaca que as balas de gengibre, assim como álcool, causam uma sensação anestésica permitindo que se faça uso da voz de forma inadequada.
 
Outro ponto que a fonoaudióloga destaca é o ambiente que convivemos. “O ar-condicionado resseca mais rapidamente o trato vocal, por isso devemos redobrar a hidratação, tomando cuidado também com a mudança brusca de temperatura”, esclarece.
 
Entre as doenças que podem causar prejuízo ou impactos na voz, as mais comuns são: Laringites, nódulos ou calos nas cordas vocais, pólipos vocais, edema de Reinke, cistos e sulcos vocais, leucoplasias, paralisias de pregas vocais, papilomatose da laringe, disfonia psicogênica, doença do refluxo gastro esofágico. “O problema mais comum que continua sendo a principal queixa nos consultório, é a rouquidão, pois ela é ocasionada pelo uso incorreto e abuso da voz. Para quem tem a voz como instrumento de trabalho como professores, jornalistas e vendedores, é necessário que visitem periodicamente o otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...