27 de agosto de 2013

GARIBALDI FILHO ENTREGA CARGOS NO GOVERNO E PMDB OFICIALIZA O ROMPIMENTO COM ROSALBA CIARLINI

 

Garibaldi Alves Filho apoiou Rosalba Ciarlini durante a campanha de 2010, contudo, tem feito críticas a gestão estadual desde o ano passado, antecipando ideia de rompimento. Foto: Divulgação
 
O presidente do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, deverá agendar para os próximos dias – provavelmente a próxima sexta-feira, a depender da agenda da Presidência da Câmara Federal – reunião da executiva estadual do PMDB com vistas à discussão quanto ao fim da aliança da legenda com o governo Rosalba Ciarlini (DEM).
 
Nesta tarde, os indicados do partido para compor a gestão estadual avalizados pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, deverão ter reuniões com a governadora para a entrega dos respectivos cargos, segundo o que ficou acertado durante o último final de semana.
 
No último sábado, o ministro da Previdência e o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, se reuniram com o secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Luis Eduardo Carneiro Costa. Eles solicitaram que o auxiliar entregasse o cargo, oficializando a saída do governo.
 
Garibaldi e Walter conversaram ainda com os presidentes da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Getúlio Batista, e da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), João Felipe, orientando que eles dispusessem dos cargos em razão da postura política de rompimento com o governo.
 
Fundac e CEHAB pertencem à estrutura organizacional da Sethas e estão subordinados ao secretário Luis Eduardo Carneiro Costa.

O presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Fernando Dinoá, também participou de reunião com o ministro e com o líder do PMDB, e também deverá entregar o cargo hoje. A Sethas, a Fundac, a CEHAB e a Potigás constituem as indicações do ministro da Previdência na gestão Rosalba Ciarlini.
 

O secretário Luis Eduardo Carneiro Costa solicitou uma audiência com a governadora. O encontro estava previsto para hoje. Nesta manhã, o secretário, que aniversariou domingo, foi festejado pelos funcionários da Sethas, que aproveitaram a oportunidade para se despedir dele, diante das notícias de que deixará a pasta.
 
Ainda na manhã de hoje, o ministro da Previdência e o deputado Walter Alves participaram de reuniões internas, discutindo o desfecho da aliança com o governo Rosalba Ciarlini. Ambos não puderam ser contatados pela reportagem de O Jornal de Hoje.

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL FOI REGISTRADO NA RN 093 CONSIDERADA A RODOVIA DA MORTE

Mais um acidente grave com vitima fatal ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 26, RN 093, elevando o numero de 14 mortes fatais só nesse ano (2013) no trecho que vai de Tangará até Passa e Fica, nesse final de tarde mais um trágico acidente, dessa vez na ponte sobre o Rio Jacu, a 2 km de São José do Campestre.
 
 
 
 
 Segundo informações, um tratorista de nome JOSÉ PAULINO ALEXANDRO de 36 anos, casado, conhecido por Zé tratorista, 37 anos, conduzia seu veículo Gol de cor branca de placas MXO 2118, vindo do trabalho na fazenda Umbuzeiro no sentido Campestre quando na cabeceira da ponte um buraco fez o condutor perder o controle do veículo e indo de encontro a uma das muretas de proteção da ponte. O condutor teve morte no local "possivelmente" por não dirigir com cinto de segurança. O corpo encontra-se no local a espera do ITEP. José Paulino Alexandro residia em Campestre na rua Lindolfo Damião de Souza, seu sepultamento será realizado na tarde dessa terça 27.
 
Fonte: Blog o Paralelo.

MÉDICOS ESTRANGEIROS QUE ATUARÃO NO PERNAMBUCO TÊM AULA DE PORTUGUÊS E SOBRE O SUS

Os 115 médicos estrangeiros que desembarcaram no Recife no último fim de semana para atuar como parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, vão participar de um curso de três semanas a partir desta segunda-feira (26) no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Vitória de Santo Antão, Região Metropolitana do Recife. Durante esta capacitação, os estrangeiros e brasileiros formados no exterior vão conhecer melhor a língua portuguesa e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 Médicos estrangeiros têm aula sobre o SUS (Foto: Lorena Aquino/G1)

 
Em bom português, o médico italiano Filipo Santini contou que, para ele, o programa é uma oportunidade interessante para continuar os estudos na área. "Fiz parte do meu trabalho de conclusão de curso aqui no Recife, sobre a acessibilidade ao SUS através dos programas de saúde da família. [O Mais Médicos] é uma continuação ideal para mim, como profissional, que sempre achei interessante o trabalho aqui no Brasil", disse.

Vinte e três professores da UFPE e da Universidade de Pernambuco (UPE) estão envolvidos de alguma maneira na formação dos 115 médicos em treinamento no Grande Recife, além de três profissionais de língua portuguesa vindos da Bahia. Ao todo, são 96 médicos cubanos e 19 de outras nacionalidades, que devem atuar nas zonas rurais e periferias das grandes cidades. De acordo com o coordenador pedagógico do programa, Paulo Santana, a aula inaugural é uma das formas de acolher os profissonais. "Eles vão conhecer o SUS, a realidade do povo, o perfil epidemiológico do país e os principais problemas", afirmou ele, antes do início da aula, quando os profissionais receberam calorosamente uma declamação de literatura de cordel, gênero tipicamente nordestino. "Hoje conversei com alguns e eles não tiveram maiores problemas de comunicação", destacou o coordenador.

NILDSON DANTAS COBRA ATUALIZAÇÃO DA TABELA SALARIAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara Municipal de Caicó, o vereador Nildson Medeiros Dantas (DEM) apresentou a indicação Nº 802/2013 onde solicita que seja encaminhado ofício ao prefeito Roberto Germano solicitando a atualização da tabela salarial do Plano de Cargos e Carreira e Salários dos servidores municipais, Lei 4.384/2009 de acordo com a política salarial a serem ajustadas para o ano de 2013, contemplado todas as categorias funcionais dos três níveis (fundamental, médio e superior).
 
Esta solicitação vem de encontro ao anseio dos servidores públicos municipais. Que detém toda uma legislação favorável e nada mais justo do que conceder este benefício que trará mais valorização a categoria”, justificou Nildson Dantas.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...