1 de setembro de 2015

ANIVERSARIANTE DO DIA; JARDIM DO SERIDÓ COMPLETA 157 ANOS

Apesar de tantos desencontros e tantos descasos, tanta decadência, e falta de amor por parte de alguns de seus filhos, que lhe olham com desprezo, e que dela só quer se aproveitar, por vezes até sugando suas forças e lhe impedindo de tentar reagir, a cidade de Jardim do Seridó chega aos seus 157, não mais tão imponente e tranquila como antes, mas com o mesmo perfil de cidade hospitaleira e generosa, acolhendo a quem lhe procura, mesmo que receba ingratidão e maldade, mas sempre com forças para enfrentar as adversidades e covardias.

SDC17840 cópia_thumb[1]

Jardim do Seridó está ficando mais “idosa”, e como todos os “idosos”, precisa de um pouco mais de cuidados, dedicação, carinho, gratidão, generosidade e muito amor, pois ela é terra mãe de todos seus filhos naturais e adotados, aos quais sempre esteve disponível, e por isso merece muito mais respeito.

Vamos todos cuidar um pouco mais dessa terra querida que já foi orgulho para o Seridó e para o RN, mas que parece ter parado no tempo em se comparando com outras cidades que antes dela dependiam, mas que se emanciparam, e hoje se desenvolveram e cresceram assustadoramente enquanto a “Mãe” ficou para trás.

Por fim, apesar de alguns não entenderem nossas insistentes cobranças e denúncias, estamos convictos que estamos cumprindo nosso papel, não só como profissional de imprensa, mas, muito mais como filho, que vivenciou anos de glórias e espera ainda poder dizer que, assim como uma Fênix, Jardim do Seridó renasceu das cinzas. E como diz em sua música o saudado “Gonzaga de Moscouro”: [...meu Jardim do Seridó, não é o primeiro, mas é o melhor...]. Parabéns Meu Jardim do Seridó!”.

Por: Paulo Gomes da Silva Filho. “Paulinho Filho”.

TURISMO DO RN APRESENTARÁ PROPOSTA DE CENTRO CULTURAL E DO GEOPARQUE SERIDÓ NESTA QUARTA-FEIRA

A 53ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo do RN (Conetur) acontece amanhã (2), às 10h, no Centro de Convenções de Natal. Na oportunidade será apresentado o projeto de implantação do Geoparque Seridó, a proposta de um Centro Cultural Banco do Brasil em Natal, além do projeto de efetivação do Parque Nacional de Furna Feia, em Mossoró. A reunião, presidida pela Secretaria de Estado do Turismo (SeturRN), é aberta à imprensa.

ruy gaspar - foto de DEMIS ROUSSOS

A proposta do Centro Cultural Banco do Brasil já foi apresentada pelo Governo do Estado ao Banco do Brasil, através da SeturRN e da Procuradoria Geral do Estado. Durante a reunião serão apresentados os trâmites e os detalhes do novo equipamento pelo secretário Ruy Gaspar e pela procuradora Marjorie Madruga.

O projeto do Geoparque Seridó, além das ações da SeturRN para sua implantação, será apresentado previamente durante o Conetur pelo professor Marcos Nascimento e pelo secretário Ruy Gaspar, e discutido amplamente durante workshop realizado nesta quinta-feira (3), também no Centro de Convenções e com convidados nacionais e presença do governador do Estado, Robinson Faria.

A pauta do Parque Nacional de Furna Feia terá apresentação do analista ambiental Diego de Medeiros Bento, chefe da base avançada do Centro Nacional de Conservação e Pesquisa de Cavernas em Natal, além de técnico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. E ainda uma explanação do chefe do Parque, Leonardo Nunes, que também abordarão todo o apoio da Setur para a gestão do equipamento.

Outro tema discutido durante o Conetur será o sistema de transporte coletivo para o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, para então abrir a reunião para debates e outros possíveis assuntos a serem abordados. O Governo do RN, por meio da SeturRN, tem mantido a regularidade bimestral das reuniões do Conetur.

PRESIDÊNCIA DO TJRN CONVOCA REUNIÃO E CARTÓRIO DE SÃO GONÇALO REABRE EM NOVO ENDEREÇO

Dr. ClaudioO 1º Cartório de São Gonçalo do Amarante está funcionando em novo endereço, das 8h às 17h, na Avenida Tomaz Landim, 3080-A. O funcionamento da unidade foi tema de reunião convocada pelo presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Claudio Santos na manhã de hoje (1º), na sede do TJRN, na qual ficou definida a interinidade do tabelião Carlos Magno Alves de Souza até que seja realizada a audiência de reescolha, marcada para o dia 10 de setembro.

O desembargador Claudio Santos declarou que em nenhum momento é admissível a interrupção da prestação de serviço público pelos cartórios do Estado. O tabelião Carlos Magno informou que está sendo dada prioridade inicial aos registros de imóveis em função da “grande demanda reprimida”. Ele disse que não houve interrupção nas atividades desde a mudança de endereço.

Participaram da reunião, a juíza auxiliar da Presidência, Ticiana Nobre; o juiz auxiliar da Corregedoria, Flávio Barbalho; o presidente da Associação dos Magistrados, juiz Cleófas Coelho; e os magistrados Odinei Draeger e Denise Léa Aquino, da comarca São Gonçalo.

Audiência de Reescolha

Portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do dia 31 de agosto, torna sem efeito os atos de outorga das delegações de atividades notarial e de registro realizados em favor dos aprovados no concurso que não assumiram no prazo estipulado ou renunciaram a outorga. A Portaria nº 1.480/2015 traz a relação das serventias que estarão disponíveis para os demais candidatos durante a audiência de reescolha.

TIROTEIO ENTRE EX-PRESIDIÁRIO E PISTOLEIROS DEIXA DOIS INOCENTES MORTOS EM CHURRASCARIA NO INTERIOR DO RN

Duas pessoas foram mortas na cidade de Lucrécia, Região Oeste do Rio Grande do Norte, durante um tiroteio em uma churrascaria. A ação criminosa foi registrada no início da tarde desta segunda-feira, (31).

Segundo informações, pistoleiros chegaram na Churrascaria por volta do meio dia, para matar um desafeto, conhecido apenas como “Idalecio”, e ele revidou atirando nos acusados. Idalecio, que é ex presidiário não se feriu.

No meio do fogo cruzado o empresário do ramo da construção civil Francisco Ivanilton Cavalcante, de 43 anos de idade, foi baleado e morreu no local. O comerciante de roupas, Jurandir Costa, também foi baleado. Depois de recebeu os primeiros socorros no local, ele estava sendo transferido, para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas não resistiu e morreu a caminho.

A Polícia acredita que um dos pistoleiros tenha saído ferido do tiroteio. Ex-presidiário trocou tiros com os matadores e conseguiu fugir sem ser atingido. A polícia realizou diligências pelas mediações, mas, ninguém foi preso até o momento.

Fonte: O camera.

DENÚNCIA! ÔNIBUS ESCOLAR TRANSITA SEM PLACAS HÁ QUASE DOIS ANOS EM OURO BRANCO

Parece que o cumprimento das leis de trânsito também não é compromisso da atual gestão pública do município de Ouro Branco, pois há quase dois anos, um veículo trafega no município sem as placas.

menina-eletrocutada

A falta das placas do veículo deixa uma dúvida quando a legalização do mesmo junto ao DETRAN/RN, além do fato de impedi-lo de transitar.

Ademais, vale salientar que, todo veículo só deve transitar com total legalização, ainda mais quando se trata de um veículo que transporta crianças, como é o caso do referido veículo doado ao município pelo ‘Programa Caminho da Escola’ do Governo Federal.

Do Blog: Pensa numa gestão para ter irregularidades!

MENINA DE 9 ANOS MORTA EM CERCA ELÉTRICA É SEPULTADA EM NATAL

Foi sepultada no início da tarde desta segunda-feira (31) a menina Ana Clarice dos Santos Silva, de 9 anos, que morreu eletrocutada ao levar um choque em uma cerca elétrica em Natal. O enterro aconteceu no cemitério de Igapó, na Zona Norte de Natal. O caso aconteceu no domingo (30) no bairro Nossa Senhora da Apresentação, também na Zona Norte.

menina-eletrocutada

A criança sofreu o choque em uma cerca improvisada na casa de um vizinho, onde Ana Clarice brincava com uma amiga. De acordo com Ana Kelly dos Santos, mãe da criança, a cerca foi armada para evitar o roubo de galos de briga que são criados pelo vizinho. A família da vítima prestou queixa na Delegacia de Plantão da Zona Norte e o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom).

O delegado Roberto Andrade, responsável pelas investigações, informou que ainda aguarda os resultados da perícia do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para aprofundar a investigação. Andrade afirma que a cena do crime foi alterada antes da chegada da polícia.

De acordo com o delegado, a polícia não localizou o vizinho até o momento.


Apesar da cautela, o delegado afirma que as provas colhidas até o momento são suficientes para caracterizar o crime de homicídio.


O inquérito tem 30 dias para ser concluído e enviado ao Ministério Público. O MP, por sua vez, é respónsável por acatar ou não a denúncia. Em caso de a denúncia ser acatada, o caso será levado à Justiça.

CÂMARA ABRE POÇO ARTESIANO PARA CONSUMO PRÓPRIO E SERVIR POPULAÇÃO DE ACARI

Preocupada com a falta d’água na cidade, a mesa diretora da Câmara Municipal de Acari usou recursos próprios para perfurar um poço artesiano no terreno por trás da sede da casa de leis.

11937966_725336814278401_3852883990982431213_n

Segundo o presidente do legislativo acarienses, Leonardo Ferreira, “Leó”, além de abastecer a câmara, o poço também servirá para distribuir água para a população.

6ed4e7bb-b751-4654-9ca5-db1d27cec75b

A vazão do poço é de aproximadamente 2 mil litros/hora, o que é suficiente para abastecer a câmara e distribuir água para a população. Vamos instalar o poço e colocar uma caixa d’água para ficar à disposição da população”, disse “Leó”.

Do Blog: Parabéns à mesa diretora da casa pela atitude!

PREFEITURA PREPARA ILUMINAÇÃO ESPECIAL EM NATAL PARA AS CAMPANHAS “SETEMBRO DOURADO” E “SETEMBRO CIDADÃO” ‏

Setembro CidadãoCom o objetivo de despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e também promover o estímulo a boas práticas de educação e cidadania, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai realizar durante todo o mês de setembro uma iluminação especial pela cidade. Prédios públicos e monumentos como o Palácio Felipe Camarão, Ponte Newton Navarro, viaduto estaiado do Complexo Dom Eugênio de Araújo Sales e Pórtico dos Reis Magos, serão iluminados nas cores verde e amarelo, dando ênfase e uma maior visibilidade às campanhas “Setembro Dourado” e “Setembro Cidadão”.

Como parte da ação também serão colocados laços nas cores verde, amarelo e dourado nas principais avenidas da cidade: Prudente de Morais com Bernardo Vieira. Alexandrino de Alencar com Salgado Filho; João Medeiros Filho (Rotatória do Nordestão do Igapó); Praça Cívica; Engenheiro Roberto Freire com Via Costeira (Rotatória) e Engenheiro Roberto Freire, na altura do Shopping Cidade Jardim. 

“VIVA”! GÁS DE COZINHA TERÁ AUMENTO DE 15% A PARTIR DE TERÇA, (01)

gás-de-cozinha-aumentoA Petrobras informou nesta segunda-feira, (31) que reajustará os preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13).

Segundo nota enviada à imprensa, a alta média será de 15% e entra em vigência a partir de desta terça (1).

Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002.

Em nota divulgada na sexta-feira (28), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) havia informado que haveria o aumento, sem precisar de quanto seria.

De acordo com o Sindigás, o presidente da Sergás (sindicato das revendedoras), Robson Carneiro dos Santos, afirma que o reajuste será repassado ao consumidor.

JUNTA INTERVENTORA FOI INSTALADA NO HOSPITAL DO SERIDÓ

Foi instalada nesta segunda-feira, (31), a junta interventora no Hospital do Seridó. Foram empossadas representando o Município a secretária de saúde, Zezé Soares; e a secretária adjunta de administração, Marilene Bezerra; Fávia Cirlei de Pereira, representando o Governo do Estado; e Sebastião Paulino, representando a Fundação Carlindo Dantas.

DSC_4533

Por determinação da Justiça Federal, a junta vai a partir de agora iniciar os trabalhos dentro da unidade hospitalar, fazendo um levantamento de todo o hospital para traçar um raio X da fundação e consequentemente buscar as soluções.

A junta tem o prazo de 60 dias para apresentar um diagnóstico da real situação em que se encontra o hospital.

GOVERNO ENTREGA PLANO DE METAS PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

O Governo do Estado protocolou na manhã desta segunda-feira (31), na Assembleia Legislativa, o Plano Plurianual 2016-2019. Os secretários de Estado Tatiana Mendes Cunha (Casa Civil) e Gustavo Nogueira (Planejamento e Finanças) entregaram o documento, com 614 páginas, pessoalmente ao presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza. Os deputados estaduais Fernando Mineiro e Luiz Antônio Tomba também participaram da entrega oficial do PPA, instrumento que define as metas do Governo para os próximos quatro anos e norteia tanto a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) como a Lei Orçamentária Anual (LOA). A partir de agora, o Plano Plurianual será analisado pelos deputados e aprovado em plenário, na Casa legislativa.

6ed4e7bb-b751-4654-9ca5-db1d27cec75b

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), o PPA Participativo, inédito na história do Estado, incorporou 67% das propostas sugeridas pela sociedade durante as reuniões presenciais realizadas nos dez territórios do Estado e 73% das sugestões apresentadas pela população via internet. Ao todo, 1081 propostas foram feitas pelos cidadãos e cidadãs norte-rio-grandenses. As áreas mais demandas foram segurança, saúde, educação, infraestrutura e transporte, recursos hídricos e saneamento.

O Plano prevê uma estimativa orçamentária de R$ 45,7 bilhões em investimentos, custeio e folha de pessoal. Desse total, R$ 7,8 bilhões serão para investimentos.  A principal fonte dos recursos virá do tesouro estadual, com um percentual de 63%. Ao todo, 55% dos recursos serão aplicados diretamente no atendimento à sociedade.

Entre as obras e ações previstas para o período estão a conclusão das obras de acesso ao aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, a terceira ponte sobre o rio Potengi, o hospital de Traumas/Terciário, a barragem de Oiticica, conclusão da estrada da produção RN 203/RN087, parque tecnológico do Estado, criação das centrais de polícia 24 horas, fortalecimento do ronda cidadã, entre outros.

Para o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, a participação popular foi o grande diferencial do Plano Plurianual realizado pela atual gestão. “Essa é a primeira vez na história que um Governo do Rio Grande do Norte convoca a sociedade para participar da elaboração do PPA. São vários os benefícios a partir desse novo modelo. O principal deles é elaborar um Plano Plurianual afinado com as demandas sociedade. Além do exercício da cidadania, o Governo dá transparência às ações, estimula o controle social e mantém um canal aberto de diálogo com a sociedade civil”, afirmou.

A partir de agora a SEPLAN vai criar um sistema de monitoramento com uma nova metodologia para acompanhar a execução dos projetos previstos no Plano Plurianual.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...