19 de fevereiro de 2018

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE A SEMANA PEDAGÓGICA 2018 EM JARDIM DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim do Seridó (SEME), realizou, na manhã desta segunda-feira, 19, a cerimônia de abertura da Semana Pedagógica 2018: “Avaliação e  letramento numa perspectiva de inovação pedagógica”.
 
 
 


 



 
O momento reuniu professores, diretores e coordenadores no Auditório Mestre Galinho. Os mesmos foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, aconteceram duas palestras ministradas pelo professor da UFRN, o jardinense Luiz Eduardo, e a professora da UFRN, Suenyra Nóbrega.



 
 
 



 
 
O evento contou, ainda, com a presença do Secretário de Educação, Joaquim Alberto e do prefeito Amazan, que deu as boas-vindas aos profissionais da educação, reconhecendo o empenho de todos e desejando-lhes um ano letivo de muito êxito.

CRIANÇA E MÉDICO SÃO BALEADOS DURANTE ASSALTO A GRANJA NO RN

Um assalto a uma granja terminou com uma criança de 8 anos, um médico e uma terceira vítima baleados na noite deste domingo (18) na comunidade de Peri-Peri, na zona rural de Macaíba, cidade da Grande Natal. Os três passam bem. Durante a fuga, os criminosos abandonaram uma Hilux e um Voyage roubados, mas acabaram escapando em outro automóvel, que também foi tomado.
 
 
 
 
 
Dentro da caminhonete, os policiais que prestaram socorro às vítimas disseram ter encontrado manchas de sangue, o que indica que um dos assaltantes foi ferido. Na manhã desta segunda (19), a assessoria de comunicação da PM disse que existe um homem internado no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, com um tiro na coluna, e que ele corre risco de ficar paraplégico. Contudo, ainda é preciso que testemunhas façam o reconhecimento do suspeito.
 
 
 
 
 
 
A Hilux foi abandonada em Riacho do Sangue, onde os criminosos roubaram o Voyage. Já o Voyage, foi deixado em Cana Brava, onde os bandidos roubaram um Sonic. A PM ainda busca por este último veículo, assim como também tenta descobrir onde estão os assaltantes.

 

O assalto a granja, segundo relatório da PM, aconteceu por volta das 18h30, quando quatro criminosos chegaram à propriedade. A Hilux e o Voyage recuperados foram entregues aos seus respectivos proprietários.

PRF APREENDE 28 PAPAGAIOS E 40 XEXÉUS DENTRO DE CARRO NO INTERIOR DO RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite deste domingo (18), 28 papagaios e 40 xexéus na carroceria de um carro na BR-304, em Mossoró, na região Oeste potiguar. Motorista foi detido e carro e aves entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
 
 
 
 
 
 
 
A equipe da PRF realizava ronda na rodovia federal, quando uma Saveiro ultrapassou a viatura em local proibido. Os policiais abordaram o veículo e, ao verificar a carroceria, que estava coberta por uma lona, foram encontradas diversas gaiolas e caixas de papelão com papagaios e xéxeus.
 
 
 
 
 
De acordo com a PRF, o condutor do carro, um homem de 39 anos, relatou que os animais foram comprados numa feira em Fortaleza e iriam ser vendidos na cidade de Caruaru, em Pernambuco.
 
 
 
 
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido para a Delegacia de Plantão. Já as aves e o veículo, foram entregues ao Ibama para as providências cabíveis.
 
 
 
 
O detido vai responder pelo crime ambiental, sujeito a pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa, além da perda do carro.

EX-DEPUTADO MANOEL TORRES RECEBE HOMENAGEM PÓSTUMA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Sua liderança política, atuação e reconhecimento ultrapassaram as fronteiras do Seridó e caso estivesse vivo, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caicó, Manoel Torres, teria completado 100 anos esse mês. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa irá promover uma sessão solene, evento que acontecerá na próxima sexta-feira (23), por iniciativa do deputado Gustavo Carvalho (PSDB).



 
 

 





 
Manoel Torres, o homem, o político, o empresário, o pai, o amigo. Um grande homem honrado, correto e íntegro, que dignificou a história de Caicó, do Seridó e do nosso Estado pela sua determinação e entrega às causas do povo. A homenagem a esse grande líder é justa e merecida pelos serviços prestados a Caicó e ao Seridó”, afirmou Gustavo Carvalho.
 

 
 


Prefeito de Caicó por dois mandatos (1973-1977 e 1989-1992), vice-prefeito uma, deputado estadual em quatro legislaturas e suplente de senador, era respeitado até pelos adversários. Em Caicó as homenagens pelo centenário foram iniciadas na semana do seu nascimento, em 15 de fevereiro, com eventos promovidos pela prefeitura e câmara municipal.
 
 
 


O ex-deputado nasceu em 1918, no sítio Clemente, município de Timbaúba dos Batistas, quando o sítio ainda pertencia ao território de Caicó. Faleceu aos 93 anos e era filho do casal Paulino Batista Pereira Torres e Maria Marcolina de Oliveira Torres. Casou-se com Dona Oscarina, com quem viveu mais de 50 anos, construindo uma família com seis filhos, 13 netos e 18 bisnetos.
 
 
 


Como empresário, sua trajetória foi marcada por um comércio de automóveis e peças, através da conhecida Santorres Comércio S/A, e por ter sido fundador da Algadoeira Seridó Comércio e Indústria S/A – ALSECOSA, que chegou a ser uma das maiores empresas do mercado do algodão.
 
 
 


Na sua vida pública, Manoel Torres participou da Cruzada da Esperança em 1960, apoiando Aluízio Alves e Monsenhor Walfredo Gurgel.

POLÍCIA DO RN APREENDE DEZENAS DE TABLETES DE MACONHA EM CARRO ROUBADO

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 100 tabletes de maconha dentro de um carro roubado em uma residência na localidade de Cajupiranga, em Parnamirim, Grande Natal. A apreensão aconteceu no final da manhã deste domingo (18).
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a PM, uma mulher foi presa na ação. A polícia afirma que ela é companheira de um traficante, que seria o dono da droga. O homem conseguiu fugir no momento da abordagem dos policiais do 3º Batalhão. Tanto a mulher suspeita, quanto os tabletes de maconha, bem como o veículo roubado apreendido, foram encaminhados à Central de Flagrantes.

JOVEM MORRE AO BATER MOTO EM F-4.000 EM ESTRADA CARROSSÁVEL EM CERRO CORÓ

Um acidente com vítima fatal foi registrado no sítio Posso da Serra, em Cerro Corá, na tarde deste domingo, (18), envolvendo uma moto e uma caminhonete F-4.000.
 
 
 
Segundo a PM, a motocicleta era conduzida por Fernando Batista da Silva, de 23 anos de idade, residente na Serra dos Brandões, local próximo do acidente. Ele morreu no local.
 
 
 
Informações que a vítima teria colidido seu veículo no retrovisor de uma camionete Ford F-4000. Policiais do 2º GPRE foram os responsáveis pelo registro da ocorrência de trânsito.

BANDIDOS PROMOVEM ARRASTÃO EM TRADICIONAL RESTAURANTE DO RN

Um tradicional restaurante especializado em frutos do mar foi alvo de um arrastão promovido por quatro homens armados, na tarde deste domingo, em Nísia Floresta, na região turística Polo Costa das Dunas.
 
 
 
 
 
Vários clientes que estavam no Camarão do Olavo tiveram seus pertences levados pelos assaltantes, que chegaram em uma picape e fugiram, após o roubo, em direção a Monte Alegre.
 
 
 
 
Várias guarnições da Polícia Militar foram deslocadas à região para dar apoio a equipes locais. Até o momento, não há informações sobre a prisão dos criminosos.

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS DE 19 A 24 DE FEVEREIRO

ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de  19 24 de Fevereiro.





PT JÁ DISCUTE ESTRATÉGIAS EM CASO DE PRISÃO DE LULA

Enquanto torcem para que o Supremo Tribunal Federal (STF) conceda um habeas corpus em favor de Luiz Inácio Lula da Silva, petistas próximos ao ex-presidente discutem o que fazer caso o líder máximo do partido vá para a prisão. Os petistas calculam que, se consumada, a prisão de Lula deve ocorrer em março.
 
 
 
 
 
O debate ainda não foi colocado formalmente para deliberação das instâncias partidárias, mas um grupo restrito formado por dirigentes, parlamentares, ex-ministros e líderes de movimentos sociais tem conversado sobre quais ações podem ser postas em prática enquanto Lula estiver detido.
 
 
 
 
 
As discussões vão desde a estratégia eleitoral em caso de impedimento do ex-presidente até mobilizações de rua, campanhas na internet e o comportamento do próprio petista na cadeia. Segundo um membro do partido próximo de Lula, o ex-presidente não vai reconhecer “moralmente” a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), não deve ser um preso dócil e “vai dar trabalho”.
 
 
 
 
 
Alguns petistas chegam a falar em greve de fome, mas auxiliares mais próximos do ex-presidente garantem que Lula nunca cogitou a ideia. Ele ficou seis dias sem comer quando foi preso em 1980, durante a ditadura militar, por liderar uma paralisação de 41 dias dos metalúrgicos do ABC. Mas em 2005, quando era presidente, Lula criticou essa forma de protesto quando o bispo Luiz Flávio Cappio fez uma greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco. “Greve de fome é judiar do próprio corpo”, disse Lula, à época.
 
 
 
 
 
Algumas iniciativas têm sido tomadas à revelia do ex-presidente. No dia 1º de fevereiro a Frente Brasil Popular (FBP), formada por cerca de 200 movimentos sociais ligados ao PT e ao PCdoB, aprovou proposta do Movimento dos Sem Terra (MST) para a realização de um acampamento na frente da casa do petista, em São Bernardo, a partir de segunda-feira. O objetivo seria constranger a Polícia Federal ou até, no limite, impedir o cumprimento de um eventual mandado de prisão. Lula não foi consultado e integrantes da direção da Frente acham pouco provável que a proposta seja colocada em prática.
 
 
 
 
 
Alguns dirigentes petistas sugeriram a realização de uma vigília na frente da prisão em Curitiba para onde o ex-presidente pode ser levado. Um grupo de parlamentares do partido propõe organizar caravanas diárias para visitar Lula e, assim, propagar as mensagens do petista para fora da cadeia e manter seu nome em evidência. Ainda não há decisão se, em caso de prisão, ele vai se entregar ou esperar a chegada da PF em casa. Os petistas acham difícil a manutenção de grandes mobilizações populares.

CHEFE DE FACÇÃO DE SP E COMPARSA SÃO ENCONTRADOS MORTOS NO CE

Um dos chefes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, foi encontrado morto em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao lado dele foi encontrado e já identificado o corpo de Fabiano Alves de Souza, conhecido como Paca. As informações foram confirmadas  pelo procurador de Justiça Marcio Sérgio Christino.
 
 
 
 
 
De acordo com o procurador, os dois eram foragidos da Justiça de São Paulo e líderes da facção criminosa. As duas principais suspeitas da polícia para as mortes são execução por facção rival ou retaliação do próprio PCC. Eles foram mortos com tiro no rosto e facada no olho.
 
 
 
 
 
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, os corpos estavam na área de uma reserva indígena e sem identificação. A polícia investiga quem são os autores do crime.
 
 
 
 
 
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya disse na tarde deste domingo (18) que a morte de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua dentro e fora dos presídios, "é um duro golpe na facção".
 
 
 
 
 
 "É uma grande baixa para o PCC. Gegê era considerado o número 1 do PCC em liberade, abaixo apenas do Marcola. O Paca estava entre os seis da facção. Já não existem elementos da facção na rua para exercer essa liderança", afirmou Gakiya, que trabalha no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual em Presidente Prudente e é um dos promotores que mais investigam a facção.
 
 
 
 
 
Segundo o promotor, "não há informações de conflito com outras facções" sobre a morte de Gege e Paca no Ceará. "Segundo as nossas investigações não se trata de briga de facções. Ninguém sabia, a não ser alguns integrantes do PCC, que eles estariam no Ceará nessa época. Possivelmente possa ser um racha dentro da facção que levou a essas mortes."
 
 
 
 

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...