3 de outubro de 2011

HOJE É FERIADO ESTADUAL NO RN EM CONSAGRAÇÃO AOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU

Decretado pela então governadora Wilma de Faria em 7 de dezembro de 2006, o dia 3 de outubro passou a ser feriado estadual em consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, quando a Igreja Católica e os religiosos relembram do martírio que aconteceu no ano de 1645, onde católicos foram massacrados por holandeses. De acordo com a Arquidiocese de Natal, em 16 de julho de 1645, o padre André de Soveral e 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares.


Os fiéis participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, localizado no município de Canguaretama, no Rio Grande do Norte. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé devido a intolerância dos invasores.


Segundo a Arquidiocerse de Natal, três meses depois aconteceu outro martírio, onde 80 pessoas foram mortas por holandeses, entre elas o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". Este massacre ocorreu na Comunidade Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.


Para o Postulador da Causa dos Mártires, monsenhor Francisco de Assis Pereira, "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como ínclitos defensores da fé católica".


VERDADE SEJA DITA! FESTA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ FOI UM GRANDE SUCESSO

É até meio constrangedor para um Jardinense falar em festas de ruas de outras cidades vizinhas, já que a atual administração “acabou” literalmente com nossas festas, que por décadas foram orgulho para os acolhedores filhos de Jardim do Seridó.



Festas como as das cidades de Jardim de Piranhas, e por último a da vizinha cidade de São José do Seridó, mostram que essa conversa fiada que não fazem mais festas em Jardim do Seridó por falta de recursos, é pura “ludibriação”, pois respeitem as festas dos referidos municípios, e de muitos outros da região, ficando só Jardim do Seridó fora desse grupo de administrações que zelam pelos eventos públicos, que geram renda e empregos temporários.


No último fim de semana a cidade de São José do Seridó proporcionou um verdadeiro “espetáculo” de festa de rua, dentro das festividades da festa de seu padroeiro, oferecendo atrações de ótima qualidade, além de uma estrutura invejável por muitos outros municípios muito maiores que a referida cidade.


No sábado (01), uma grande queima de fogos de artifícios já dava boas vindas aos visitantes, e anunciava o início de mais uma noite de muita festa, onde os moradores e visitantes de muitos outros municípios da região curtiram as atrações musicais na praça de evento da cidade, isso sem falar na “feirinha”, que diferentemente de Jardim do Seridó, também foi realizada no mesmo local, onde todos puderam participar, enquanto que em Jardim do Seridó a “Feirinha”, virou uma festa de clube privado, onde só participa quem tem dinheiro.


Resta apenas parabenizar os organizadores da festa da cidade de São José do Seridó. Parabéns mesmo!


Do Blog: Acho que o prefeito de Jardim do Seridó, o ex-padre Jocimar Dantas estava morrendo de vergonha na noite de sábado em São José do Seridó. Festa é daquele tipo Jocimar!



TRAGÉDIA! TRÊS MORREM E TRÊS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE AO VOLTAREM DE FESTA NO SERIDÓ POTIGUAR

Um grave acidente registrado na madrugada deste domingo (02), na RN-288 em um local chamado curva do "badaruco", entre as cidade de São José do Seridó e Cruzeta deixou pelo menos três pessoas mortas e outras feridas.


De acordo com informações colhidas pela reportagem as vitimas se deslocavam em um veículo modelo Ford Ranger XLT, cor preta e placas NNQ-6352 Parnamirim/RN, no sentido São José do Seridó - Cruzeta-RN, quando o condutor perdeu o controle do carro e veio a capotar por varias vezes com 6 pessoas em seu interior.


As vitimas fatais foram identificadas por: HAMORABI ZACARIAS DE MEDEIROS FILHO, 25 anos, que era o motorista veículo, JOSIVANIA MEDEIROS DOS SANTOS, 30 ANOS, moradora da Rua Oscar Lopes, 122, na cidade de Acari, e EZAÚ RODRIGUES BEZERRA, 29 ANOS, vaqueiro da fazenda pertencente ao pai do motorista.



A outras três pessoas que estavam no carro foram identificadas preliminarmente como MARIA DAS VITÓRIAS, JANAINE E JAQUELINE, todas irmãs, JOSIVANIA MEDEIROS que morreu na hora. As três sobreviventes foram socorridas e Jaqueline foi encaminhada para Natal mais segundo informações seu quadro de saúde é considerado estável e ela não corre risco de morte.


Equipes do Corpo de Bombeiros de Caicó foram acionadas para fazer o socorro das vitimas que estavam presas as ferragens e tiveram que usar equipamentos de desencaceramento para obter êxito no socorro. A Policia Civil também foi comunicada do fato e o ITEP de Caicó esteve no local onde removeu os corpos para a sede do órgão em Caicó.


Fonte e fotos: Eduardo Silva.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...