10 de outubro de 2019

SÉRGIO CABRAL É CONDENADO PELA 12ª VEZ E PENA CHEGA A 267 ANOS DE PRISÃO

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi condenado a mais 33 anos, 3 meses e 13 dias de prisão. É a 12ª condenação dele na Lava Jato. Somadas, as penas chegam a 267 anos. 




Esta denúncia trata de recebimento de propina da Odebrecht, no valor de US$ 3 milhões. A acusação diz que Cabral recebeu o valor através de uma empresa de fachada no exterior, em troca de benefícios à empreiteira nas obras realizadas pelo poder público. 




Em nota, o ex-governador informou que vai recorrer e que vai manter a "postura de auxiliar as autoridades". 




Nesta ação penal, segundo o advogado Márcio Delambert, Cabral não chegou a ser reinterrogado e ainda era atendido por outro advogado. Até então, ele não havia confessado o recebimento de propina.

CANDIDATA ELEITA PARA CONSELHEIRA TUTELAR DE JARDIM DO SERIDÓ DIVULGA ÁUDIO ATRIBUINDO VITÓRIA DELA E MAIS 3 CANDIDATOS À FACÇÃO POLÍTICA

Apesar da proibição de qualquer vínculo com partido político, sendo até vetada a filiação dos candidatos(as) à partidos políticos, uma candidata eleita no último domingo (06), para uma das 05 vagas do Conselho Tutelar de Jardim do Seridó, divulgou um áudio nas redes sociais, agradecendo aos “Bacuraus”, pela sua vitória e pela vitória de mais 3 eleitos, e ainda por cima agradeceu os votos ao ex-prefeito e ex-padre, Jocimar Dantas, que por sinal nem pode mais ser candidato, haja vista que teve seus direitos políticos cassados por improbidade administrativa. 




As declarações de “Ilma do Dindim”, caíram como uma bomba, revoltando muitos eleitores que acompanham outra sistema político, mais que usaram do bom senso, pois souberam separar o referido pleito da política partidária, e votam nela e em outros candidatos, mesmo sabendo que os mesmo são partidários do sistema político contrário.




Vale salientar que, em vários municípios brasileiros, fatos iguais ao acima narrado, além do em que candidatos tiveram apoio de igrejas, foram motivos até de cancelamento dos pleitos, pois esse tipo de apoio é vetado durante a campanha.




Por fim, mesmo que nenhuma providência seja tomada, no mínimo, resta a frustração daqueles que saíram de suas casas, imaginando que estariam votando em candidatos totalmente independentes do “seboso” partidarismo político que é fomentado por “apaixonados” dessa desastrosa facção política, em detrimento do desenvolvimento do município.




Do Blog: Ela deveria ter falado que só queria votos dos “bacuraus” antes da campanha. Mas, de forma “covarde”, dizia à todos que não queria saber de política partidária, mas, depois que ganhou os votos de todos, mostrou sua “doença” política. Eu mesmo votei em candidato que eu sei que é “bacurau”, mas por saber que ele tem seriedade e compromisso. Lamentável!

EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Em uma ação movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a justiça potiguar condenou o ex-prefeito de Baraúna Aldivon Simão do Nascimento por ato de improbidade administrativa. O ex-gestor deixou de prestar contas da Prefeitura no ano de 2007 e, com isso, está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
 
 
 
 
 
Aldivon Simão também foi condenado a pagar multa civil equivalente a dez vezes o valor da remuneração mensal recebida à época pelo réu como prefeito municipal, além de ter que ressarcir integralmente o dano suportado pelo Município de Baraúna, no valor de R$ 152.308,81, a título de despesas não comprovadas.
 
 
 
 
 
A condenação surgiu após o MPRN promover Ação Civil Pública contra o ex-gestor. O MPRN instaurou um inquérito civil para apurar a ausência de prestação de contas referente ao exercício de 2007 da Prefeitura Municipal de Baraúna. O órgão ministerial afirmou que o ato do acusado de não apresentar o Relatório de Gestão Fiscal do 2º bimestre de 2007 e os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária dos três últimos bimestres de 2007 é tipificado pelo artigo 11 da Lei 8.429/92 como sendo de improbidade administrativa. 
 
 
 
 
 
Ao analisar as provas do processo, a Justiça percebeu que ficou comprovada a prática do ato de improbidade administrativa. Ela explicou que a gestão da coisa pública exige, por sua própria natureza, a prestação de contas aos administrados.

PAULO ROQUE VISITA SECRETARIA DE SAÚDE PARA COBRAR LIBERAÇÃO DE EMENDA PARA SAÚDE DE CAICÓ

O deputado Vivaldo Costa (PSD) comentou em seu programa de rádio, nesta quarta-feira (9), da ida do seu chefe de gabinete, Paulo Roque à Secretaria Estadual de Saúde. Paulo foi buscar informações sobre o andamento de um recurso que deverá ser liberado para a saúde pública da cidade de Caicó, na ordem de 1,2 milhão orçado pelo deputado federal Fábio Faria. Segundo Paulo, que é ex-vereador caicoense, a governadora deverá priorizar a liberação da emenda. 







 
"Pedi em nome do deputado Vivaldo, do médico Dr. Tadeu, e em nome do povo do Seridó, que possa agilizar o repasse do recurso. Segundo Kátia de Oliveira, que é chefe de gabinete da secretaria de saúde, tem várias emendas, inclusive esta que beneficia o Hospital Regional do Seridó, será liberada. É desejo da governadora Fátima Bezerra que é aliada de Vivaldo. É uma prioridade", contou Paulo Roque. Vivaldo lembrou que Paulo é uma pessoa da sua inteira confiança e que tem visitado algumas secretarias em busca de resolver demandas de vários municípios do Rio Grande do Norte.



 
Paulo Roque tem sido estimulado a disputar o legislativo caicoense e voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal.

MANCHAS DE ÓLEO SÃO ENCONTRADAS NOS PARRACHOS DE MARACAJAÚ, NO RN


Um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, os parrachos de Maracajaú foram afetados pelas manchas de óleo que aparecem desde setembro no litoral nordestino. 








Segundo informações, a presença do óleo não atrapalhou os passeios turísticos da região e a quantidade do óleo encontrada pela equipe desde a semana passada é pequena, mas a situação gera preocupação. O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de áreas afetadas: são pelo menos 43, segundo levantamento do Ibama. 




Os parrachos ficam na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, e a região é denominada como o 'Caribe brasileiro'.


Fonte: G1/RN - Foto: Canindé Soares.

GOVERNO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR INCÊNDIO EM CIDADES DO RN

Em decorrência do aumento do número de incêndios florestais, o Governo do RN decretou situação de emergência nos municípios de Portalegre e Viçosa por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O texto será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial nesta quarta-feira (9).Além do aumento do número de incêndios, a medida considera os graves danos provocados à fauna e à flora, a dificuldade na recuperação natural das áreas devastadas pelo fogo, agravamento da situação hídrica do Estado e o impacto socioeconômico no setor agropecuário.




O decreto permite ao Corpo de Bombeiros contratar, mediante dispensa de licitação, as obras e os serviços necessários a mitigar as consequências provocadas pelos incêndios, além da aquisição de materiais e equipamentos necessários ao combate às queimadas. Será possível também adotar medidas preventivas junto aos municípios, dentre elas a formação e treinamento de brigadas de incêndio e ações educativas para a população.




Já são mais de 40 horas de combate ao fogo na serra do município de Portalegre. Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 militares estão trabalhando no local com a ajuda de voluntários, carros-pipa e máquinas cedidos pela Prefeitura. Nesta quarta-feira, mais 20 bombeiros foram enviados à cidade para reforçar o combate ao incêndio. Equipe da Defesa Civil que está no município trabalha junto às coordenadorias de Defesa Civil de Portalegre e de Viçosa. Foi elaborado plano de ação que inclui o uso de drone para levantamento da área atingida e mapeamento dos locais de mais fácil acesso aos focos de incêndio.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...