17 de julho de 2020

FUGITIVO QUE ESTUPROU A PRÓPRIA FILHA É RECAPTURADO NO RN

Um homem de 41 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável cometido contra a própria filha em 2003, foi preso nesta sexta-feira (17) em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar de Macau, na Costa Branca potiguar. 



De acordo com a polícia, havia um mandado de prisão contra ele. Apesar de ter sido preso e condenado em 2007, o homem fugiu após passar para o regime semiaberto. A prisão aconteceu no município de Galinhos. 



Segundo a polícia, o preso foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.


Foto: Ilustração. 

ESCOLAS PARTICULARES DE MANAUS RETOMAM AULAS PRESENCIAIS


Depois de três meses sem atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, escolas particulares de Manaus voltaram a abrir as portas para os alunos no início deste mês de julho. O Governo do Amazonas autorizou o retorno das atividades presenciais nessas instituições e divulgou uma cartilha com normas e recomendações oficiais de segurança. 




Manaus foi a primeira capital do país a enfrentar colapso nos sistemas de saúde e funerário por causa do coronavírus. Mas os números de casos e mortes vêm caindo nas últimas semanas. A capital amazonense concentra mais de 31 mil casos confirmados de Covid-19 até a última atualização.




Do ensino infantil ao médio, as escolas particulares da capital amazonense vão se adaptando com a adoção de diversas medidas, como, alunos sem sapatos; escudo facial; recreio a dois; e rodízio de aula presencial e on-line, por exemplo. 


Fonte: G1/AM - Foto: Divulgação/Escola Meu Caminho.

PESQUISADORES CRIAM EXAME DE SANGUE QUE DETECTA COVID-19 EM 20 MINUTOS


Pesquisadores da Austrália criaram um teste que pode determinar uma nova infecção por coronavírus em cerca de 20 minutos usando amostras de sangue, no que eles dizem ser uma inovação mundial. 




Os pesquisadores da Universidade Monash disseram que o teste pode determinar se a pessoa está infectada no momento e se já teve Covid-19 no passado. 





"As aplicações a curto prazo incluem identificação rápida de casos e rastreamento de contatos para limitar a disseminação viral, enquanto a triagem populacional para determinar a extensão da infecção viral nas comunidades é uma necessidade a longo prazo", disseram os cientistas em um artigo publicado na revista ACS Sensors nesta sexta-feira (17). 




A equipe de pesquisa foi liderada pelo BioPRIA e pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash, incluindo pesquisadores do Centro de Excelência ARC em Ciência Convergente BioNano e Tecnologia (CBNS). 



Foto: Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash/Divulgação via Reuters. 

VIVALDO COSTA SOLICITA DISTRIBUIÇÃO DE COMPUTADORES E INTERNET PARA DOCENTES DO RN

Atento ao momento de pandemia pelo novo Coronavírus no Rio Grande do Norte e às consequentes limitações impostas em função do vírus, o deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou requerimento ao Governo do Estado solicitando a distribuição de computadores portáteis, com acesso gratuito à internet, aos docentes da rede pública de ensino do RN. De acordo com a proposta parlamentar, os equipamentos devem ser disponibilizados provisoriamente aos professores, enquanto durar o estado de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia.





“O isolamento social em regime de quarentena mostrou-se o método mais efetivo na contenção da proliferação do novo Coronavírus. Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Educação implementou a permissão das atividades educacionais por meio de ensino a distância aos alunos do ensino fundamental e médio, durante o período de suspensão das aulas, sendo computados como dias letivos. Ocorre que o programa de EaD previsto pelo Estado igualmente ignora que parcela considerável do corpo docente não dispõe da tecnologia wi-fi em suas em suas residências”, justifica Vivaldo.




De acordo com o documento, boa parte da população costuma utilizar as redes de internet disponibilizadas por locais de atendimento ao público, como shoppings, lojas e restaurantes, os quais igualmente encontram-se limitados em razão do momento. “Desta forma, mediante a presente propositura, almeja-se solucionar tal fato, fornecendo aos professores meios de efetivamente implementar uma Educação a Distância com o mínimo de qualidade”, avalia o deputado.

GOVERNO DE SP AFIRMA QUE VOLTA ÀS AULAS EM SETEMBRO ESTÁ MANTIDA


O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse nesta sexta-feira (17) que está mantida a volta às aulas no início de setembro para as cidades que tiverem mais de 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização. 




Na quinta (16) o governo havia anunciado que a retomada das escolas seria objeto de uma “reavaliação” por conta de estudos que estimaram aumento de mortes entre crianças com a volta às aulas. O anúncio, feito pelo coordenador-executivo do grupo, João Gabbardo, ocorreu quando ele foi questionado sobre uma projeção matemática que estimava até 17 mil mortes entre crianças com a retomada




Nesta sexta, Rossieli Soares disse que a projeção, na verdade, é de 1.577 mortes, e que houve um erro na divulgação do estudo do matemático Eduardo Massad, professor titular da Escola de Matemática Aplicada Fundação Getúlio Vargas (FGV), que criticou a retomada das aulas em SP.


Fonte: G1/SP.

EX-VEREADOR DE 68 ANOS É PRESO 14 ANOS DE APÓS COMETER ABUSO SEXUAL CONTRA MENINA DE 13 ANOS NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam, nesta quinta-feira (16), Ambrósio Lucas da Silva, 68 anos. A prisão aconteceu, no município de Tangará, em cumprimento a um mandado de prisão decorrente de sentença condenatória, pela prática do crime de estupro de vulnerável. Ele foi condenado pela Justiça a uma pena de sete anos. 




De acordo com investigações, Ambrósio Lucas, que é ex-vereador da cidade de São Bento do Trairí, teria abusado sexualmente uma adolescente de 13 anos, no ano de 2006, no município de Bom Jesus. Ele já havia sido preso anteriormente, no ano de 2008, durante a apuração do crime, quando sugiram denúncias de outros supostos crimes sexuais atribuídos a ele.



No entanto, após permanecer 64 dias preso, o acusado teria conseguido fugir. Ambrósio Lucas foi recapturado nesta quinta-feira (16), conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

IMAGEM MOSTRA AGLOMERAÇÃO EM CORTEJO FÚNEBRE DE PREFEITO DE CIDADE DA PB QUE MORREU DE COVID-19


Imagens feitas durante o cortejo fúnebre do prefeito de Ingá, Manoel Batista Chaves Filho (PSD), mostram centenas de pessoas aglomeradas enquanto homenageavam o gestor. Manoel da Lenha, como era popularmente conhecido, faleceu aos 64 anos na manhã desta quinta-feira (16), em um hospital localizado em Campina Grande. 








A secretária de saúde adjunta do município e sobrinha do prefeito, Ezilãene Chaves Monteiro, disse que não houve velório e o sepultamento aconteceu no cemitério com portas fechadas. De acordo com ela, apenas a família presenciou o sepultamento. 




As imagens mostram algumas pessoas sem máscaras e desrespeitando o distanciamento mínimo recomendado por autoridades de saúde. 




Como a entrada das pessoas não foi permitida no cemitério, elas se reuniram na frente do local. Motoristas em carros e motocicletas também fizeram um cortejo fúnebre. 


Fonte: G1/PB.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...