10 de agosto de 2010

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA CENTRAL DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS EM MOSSORÓ

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 9, a Central de Monitoramento por Câmeras em Mossoró. O sistema cobre 24 horas por dia 90% da área comercial da cidade. Em Natal, a tecnologia garantiu uma queda de até 60% nos registros de violência nos locais onde existem os pontos de monitoramento. Mossoró é a segunda cidade do RN a receber o sistema. O investimento é de mais de meio milhão de reais.

O secretário da Segurança Pública, desembargador Cristóvam Praxedes, e o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, inauguraram o sistema e as novas instalações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). “Instalamos em Mossoró o mesmo sistema utilizado pelas polícias dos Estados Unidos e principais países da Europa. Este é um sistema de última geração. Em Natal, mês a mês, temos notado redução nos índices de violência na área monitorada”, disse o secretário.


O diretor do Ciosp, major Carlos Macedo, disse que as câmeras são fortes aliadas da polícia. “Em Mossoró pensamos em expandir o sistema nos próximos meses. Iniciamos com seis pontos de monitoramento, mas já estamos nos programando triplicar a quantidade de câmeras até o fim do ano. Esperamos que aqui em Mossoró o programa obtenha o mesmo sucesso de Natal”, declarou o responsável pela implantação do programa.

As seis câmeras instaladas na cidade estão em pontos estratégicos do Centro. O major explicou que as câmeras são de alta tecnologia e alcance. “Elas possuem ângulo de virada horizontal de 360º e de 190º na vertical. Nosso sistema é de qualidade digital e as imagens podem permanecer armazenadas por até 90 dias. As câmeras têm zoom de dois quilômetros”, explicou o major Macedo.

O sistema também permite que as placas dos veículos sejam capturadas e as informações checadas no sistema automaticamente. Caso o carro seja roubado ou esteja com a documentação atrasada, o sistema informa imediatamente a situação do veículo. Ao checar a placa, de imediato, aparece uma tela verde (para o carro em dia), amarela (para os carros com documentação atrasada), ou uma tela vermelha (para os carros roubados). Isso permite que o policial que monitora o sistema possa repassar a informação à guarnição da polícia mais próxima. “A blitz eletrônica reduz o tempo de resposta da polícia no atendimento das ocorrências”, disse o comandante geral, coronel Francisco Araújo.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), coronel Eliezer Alves, se mostrou animado com o programa. “Essa tecnologia será muito bem-vinda. Estamos confiantes que iremos desenvolver um trabalho de mais qualidade para a população local. Acreditamos que com as câmeras os nossos policiais vão conseguir acompanhar muito melhor as necessidades de nossa população. Vamos prestar um trabalho ainda melhor e mais satisfatório para todos”, declarou o comandante.


COMERCIANTE APONTADO COMO MANDANTE DE MORTE DE ASSALTANTES É PRESO

Apontado como mandante de pelo menos dois homicídios, o comerciante Eronides Cândido de Oliveira, de 61 anos, foi preso por força de mandado de prisão, na tarde desta segunda-feira (09), em uma loja de automóveis na Av. Bernardo Vieira. A prisão dele se deu em decorrência das operações Laduma e Jabulani, deflagradas no dia 10 de junho deste ano, que prendeu pessoas envolvidas com o tráfico de armas e desarticulou um grupo de extermínio cujos executores tinham o comerciante como o mandante dos crimes.

Eronides Cândido de Oliveira começou a ser investigado a partir de três assassinatos com características semelhantes, contra homens envolvidos em um assalto cuja vítima foi o próprio comerciante, no ano de 2005. Na ocasião, oito suspeitos teriam o seguido até um banco, onde anunciaram o assalto e mataram com dois tiros de calibre 12 o segurança particular dele, levando um malote com a quantia de R$ 30 mil.

Os oito envolvidos no assalto chegaram a ser presos e foi a partir das prisões que Eronides Cândido pôde identificá-los. Ele teria encomendado a morte de todos os assaltantes e três chegaram a ser executados. Até o momento, o comerciante é acusado de ser o mandante da morte de Antônio Flávio, na Zona Norte de Natal, e da tentativa de homicídio contra “Nilsinho”, em São Paulo do Potengi, mas ainda está sendo investigado por envolvimento em outros crimes.

Busca e apreensão

Além de terem cumprido o mandado de prisão, policiais da Delegacia de Homicídios e Núcleo de Inteligência da Polícia Civil também cumpriram um mandado de busca e apreensão no estabelecimento do acusado, na rua Boa Vista, em São Gonçalo do Amarante, onde foi apreendido um pequeno arsenal de munições e armas. No total, foram encontrados no local um rifle calibre 22, uma espingarda calibre 12 de cano duplo e um revólver calibre 38, além de 160 munições calibre 9mm, 23 calibre .10mm, 18 munições calibre 44, 40 munições calibre 45, 5 calibre 32, 36 de calibre 38, entre outras.

No comércio de Eronides Cândido, ainda foi detida uma funcionária que assumiu a posse de todo o material encontrado, mas que, ao chegar na delegacia e tomar conhecimento de que seria presa em flagrante, resolveu confessar que as munições e armas pertenciam ao comerciante.


GARIBALDI É VAIADO EM EQUADOR APÓS CITAR NOME DE PREFEITO EM PALANQUE ADVERSÁRIO

Como a misturada está muito grande, onde os principais concorrentes ao cargo de Governador do RN têm um aliado do (PMDB), o candidato do (PMDB) ao senado, Garibaldi Filho, que está apoiando a candidata do (DEM), Rosalba Ciarlini, cometeu uma gafe sem tamanho na cidade de Equador.

O fato aconteceu neste domingo (08), logo após adesão do ex-prefeito ZENON SABINO à candidatura de Rosalba para governadora e Zé Agripino ao senado, Garibaldi que também fazia parte da comitiva, e que não é apoiado por Zenon, foi vaiado em praça pública quando em sua fala citou o nome do atual prefeito da cidade. Ocorre que o grupo de Zenon é inimigo ferrenho do atual prefeito e não aceita, jamais, que seja falado o nome do prefeito em seu palanque.


As pessoas que ouviam as lideranças vaiaram o senador que tentou consertar, sem muito êxito, sua falha. "É lamentável que o Senador Garibaldi não conheça a realidade de Equador como o Senador Zé Agripino e que tenha cometido esse erro, pois o povo que está vivendo e sentindo os descasos dessa administração não perdoa" comentou Zenon.


BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...