10 de agosto de 2010

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA CENTRAL DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS EM MOSSORÓ

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 9, a Central de Monitoramento por Câmeras em Mossoró. O sistema cobre 24 horas por dia 90% da área comercial da cidade. Em Natal, a tecnologia garantiu uma queda de até 60% nos registros de violência nos locais onde existem os pontos de monitoramento. Mossoró é a segunda cidade do RN a receber o sistema. O investimento é de mais de meio milhão de reais.

O secretário da Segurança Pública, desembargador Cristóvam Praxedes, e o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, inauguraram o sistema e as novas instalações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). “Instalamos em Mossoró o mesmo sistema utilizado pelas polícias dos Estados Unidos e principais países da Europa. Este é um sistema de última geração. Em Natal, mês a mês, temos notado redução nos índices de violência na área monitorada”, disse o secretário.


O diretor do Ciosp, major Carlos Macedo, disse que as câmeras são fortes aliadas da polícia. “Em Mossoró pensamos em expandir o sistema nos próximos meses. Iniciamos com seis pontos de monitoramento, mas já estamos nos programando triplicar a quantidade de câmeras até o fim do ano. Esperamos que aqui em Mossoró o programa obtenha o mesmo sucesso de Natal”, declarou o responsável pela implantação do programa.

As seis câmeras instaladas na cidade estão em pontos estratégicos do Centro. O major explicou que as câmeras são de alta tecnologia e alcance. “Elas possuem ângulo de virada horizontal de 360º e de 190º na vertical. Nosso sistema é de qualidade digital e as imagens podem permanecer armazenadas por até 90 dias. As câmeras têm zoom de dois quilômetros”, explicou o major Macedo.

O sistema também permite que as placas dos veículos sejam capturadas e as informações checadas no sistema automaticamente. Caso o carro seja roubado ou esteja com a documentação atrasada, o sistema informa imediatamente a situação do veículo. Ao checar a placa, de imediato, aparece uma tela verde (para o carro em dia), amarela (para os carros com documentação atrasada), ou uma tela vermelha (para os carros roubados). Isso permite que o policial que monitora o sistema possa repassar a informação à guarnição da polícia mais próxima. “A blitz eletrônica reduz o tempo de resposta da polícia no atendimento das ocorrências”, disse o comandante geral, coronel Francisco Araújo.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), coronel Eliezer Alves, se mostrou animado com o programa. “Essa tecnologia será muito bem-vinda. Estamos confiantes que iremos desenvolver um trabalho de mais qualidade para a população local. Acreditamos que com as câmeras os nossos policiais vão conseguir acompanhar muito melhor as necessidades de nossa população. Vamos prestar um trabalho ainda melhor e mais satisfatório para todos”, declarou o comandante.


COMERCIANTE APONTADO COMO MANDANTE DE MORTE DE ASSALTANTES É PRESO

Apontado como mandante de pelo menos dois homicídios, o comerciante Eronides Cândido de Oliveira, de 61 anos, foi preso por força de mandado de prisão, na tarde desta segunda-feira (09), em uma loja de automóveis na Av. Bernardo Vieira. A prisão dele se deu em decorrência das operações Laduma e Jabulani, deflagradas no dia 10 de junho deste ano, que prendeu pessoas envolvidas com o tráfico de armas e desarticulou um grupo de extermínio cujos executores tinham o comerciante como o mandante dos crimes.

Eronides Cândido de Oliveira começou a ser investigado a partir de três assassinatos com características semelhantes, contra homens envolvidos em um assalto cuja vítima foi o próprio comerciante, no ano de 2005. Na ocasião, oito suspeitos teriam o seguido até um banco, onde anunciaram o assalto e mataram com dois tiros de calibre 12 o segurança particular dele, levando um malote com a quantia de R$ 30 mil.

Os oito envolvidos no assalto chegaram a ser presos e foi a partir das prisões que Eronides Cândido pôde identificá-los. Ele teria encomendado a morte de todos os assaltantes e três chegaram a ser executados. Até o momento, o comerciante é acusado de ser o mandante da morte de Antônio Flávio, na Zona Norte de Natal, e da tentativa de homicídio contra “Nilsinho”, em São Paulo do Potengi, mas ainda está sendo investigado por envolvimento em outros crimes.

Busca e apreensão

Além de terem cumprido o mandado de prisão, policiais da Delegacia de Homicídios e Núcleo de Inteligência da Polícia Civil também cumpriram um mandado de busca e apreensão no estabelecimento do acusado, na rua Boa Vista, em São Gonçalo do Amarante, onde foi apreendido um pequeno arsenal de munições e armas. No total, foram encontrados no local um rifle calibre 22, uma espingarda calibre 12 de cano duplo e um revólver calibre 38, além de 160 munições calibre 9mm, 23 calibre .10mm, 18 munições calibre 44, 40 munições calibre 45, 5 calibre 32, 36 de calibre 38, entre outras.

No comércio de Eronides Cândido, ainda foi detida uma funcionária que assumiu a posse de todo o material encontrado, mas que, ao chegar na delegacia e tomar conhecimento de que seria presa em flagrante, resolveu confessar que as munições e armas pertenciam ao comerciante.


GARIBALDI É VAIADO EM EQUADOR APÓS CITAR NOME DE PREFEITO EM PALANQUE ADVERSÁRIO

Como a misturada está muito grande, onde os principais concorrentes ao cargo de Governador do RN têm um aliado do (PMDB), o candidato do (PMDB) ao senado, Garibaldi Filho, que está apoiando a candidata do (DEM), Rosalba Ciarlini, cometeu uma gafe sem tamanho na cidade de Equador.

O fato aconteceu neste domingo (08), logo após adesão do ex-prefeito ZENON SABINO à candidatura de Rosalba para governadora e Zé Agripino ao senado, Garibaldi que também fazia parte da comitiva, e que não é apoiado por Zenon, foi vaiado em praça pública quando em sua fala citou o nome do atual prefeito da cidade. Ocorre que o grupo de Zenon é inimigo ferrenho do atual prefeito e não aceita, jamais, que seja falado o nome do prefeito em seu palanque.


As pessoas que ouviam as lideranças vaiaram o senador que tentou consertar, sem muito êxito, sua falha. "É lamentável que o Senador Garibaldi não conheça a realidade de Equador como o Senador Zé Agripino e que tenha cometido esse erro, pois o povo que está vivendo e sentindo os descasos dessa administração não perdoa" comentou Zenon.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...