23 de abril de 2013

“É DIFÍCIL RESPIRAR LÁ DENTRO”, DIZ JUIZ DO CNJ AO INSPECIONAR ALCAÇUZ

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi a 22ª unidade prisional inspecionada pelo juiz convocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para coordenar o Mutirão Carcerário, Esmar Custódio Filho. No maior presídio do Estado também foram encontrados, proporcionalmente, os maiores problemas: celas sem qualquer ventilação, com pouca iluminação, lixo espalhado, esgoto a céu aberto. A inspeção aconteceu na manhã desta terça-feira (23) e o magistrado passou aproximadamente duas horas na área interna dos pavilhões 1, 3, 5 e o de Adaptação. Os demais foram vistos na última sexta-feira (19) juntamente com o presidente do CNJ e STF, ministro Joaquim Barbosa.

DSC_0075

Deixei Alcaçuz mais para o final porque já sabia que é uma unidade maior, mais complicada. Tudo que foi encontrado nas outras unidades encontramos aqui, mas em uma proporção bem maior. Superlotação, falta de higiene, celas escuras e abafadas, falta de manutenção, de assistência material, do básico de higiene e limpeza. Um local totalmente insalubre e inapropriado para a segurança do preso. Há fossas abertas em quase todos os pavilhões. É difícil respirar lá dentro, ainda mais poder se alimentar”, disse o juiz Esmar Custódio Filho ao terminar a inspeção.

A informações colhidas na inspeção de Alcaçuz, juntamente com as das demais unidades, farão parte de um relatório elaborado pelo magistrado e que será encaminhado ao plenário do CNJ para análise e possíveis recomendações ao governo do Estado para que sejam realizadas ações que revertam as péssimas condições do sistema prisional do RN. No relatório preliminar da equipe foram apontadas 16 irregularidades. Além da superlotação, existente em quase todos os prédios, foi detectado falta de espaço para o banho de sol e a inexistência de área para visitas em delegacias que servem como locais de custódia de presos.

Está sendo elaborado um relatório com as informações de todas as unidades, que será somado ao trabalho feito em Mossoró, e encaminhado ao CNJ onde uma equipe técnica fará a revisão. Esse material será levado ao plenário para análise. Sendo aprovado será dada publicidade e o Conselho vai fazer recomendações, se necessário ao Tribunal de Justiça, mas especialmente ao Poder Executivo que é a quem cabe tomar as providências necessárias”, explicou o magistrado.

O Presídio Estadual de Parnamirim é o próximo a ser visitado pela equipe do Mutirão Carcerário. Segundo o magistrado, a previsão é que a inspeção seja feita ainda esta semana.

ATENÇÃO! RECEITA PARA ENGANAR “INOCENTES” EM ÉPOCA DE CAMPANHA

Os panfletos com as promessas do atual gestor de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas e de seu vice, Anchieta Moura, que foram distribuídos e jogados nas ruas de Jardim do Seridó durante a campanha passada, só faltava prometer Coca-cola e Leite encanados, mas acreditar nas promessas desses dois é o mesmo que acreditar em mula-sem-cabeça, papa-figo, entre outros.

1ª

Entre as promessas mirabolantes estava o tão comemorado e explorado Matadouro Público, que segundo o próprio panfleto, já tinha seus “RECURSOS GARANTIDOS”, e que “CHEGARIA EM BREVE À JARDIM DO SERIDÓ”, mas tudo não passou de uma grande farsa envolvendo vários políticos do sistema que ora “administra” o município, e outros que estavam querendo “mostrar serviço”, mas enganaram o povo mais uma vez.

Apesar de ter se sustentado por mais de um ano, a farsa da construção do matadouro que foi anunciada pelo prefeito Jocimar Dantas e pelo deputado federal João Maia em 17 de abril de 2012, teve seu fim após confirmação do representante do próprio partido do referido deputado, o vereador “Zé da Noite”, (PR), durante sessão da câmara de Jardim do Seridó, quando o mesmo declarou que os recursos não existem.

Por fim, resta saber até quando esse povo vai se deixar enganar por esses políticos que buscam apenas o poder em detrimento da população, mostrando que estão “brigando” apenas por seus interesses próprios. Cada povo tem o governo que merece. É peia Jardim do Seridó!

Do Blog: E eu ainda sou condenado por defender o povo desses “lobos vestidos de cordeiros”! Jornalismo Sério é Jornalismo Sem “Rabo Preso”!

DELEGADA DEPÕE POR CERCA DE 6 HORAS NO PRIMEIRO DIA DE JÚRI DE BOLA

A juíza Marixa Fabiane Lopes encerrou a sessão desta segunda-feira (22) por volata das 22h30 no primeiro dia de julgamento do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar e ocultar o cadáver de Eliza Samudio – ex-amante do goleiro Bruno Fernandes – após o depoimento da Delegada Ana Maria Santos. A policial falou no Fórum de Contagem por cerca de seis horas como informante. Ela participou das investigações do caso na época do inquérito policial. Ela havia sido arrolada como testemunha de defesa e de acusação, porém, Ana Maria pediu que fosse ouvida apenas como informante e a solicitação foi deferida pela juíza, conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

22/04/2013 - Após retomada da sessão, advogados conversavam ao lado de Bola. (Foto: Maurício Vieira/G1)

Ana Maria afirmou que Jorge Luiz Rosa – primo do goleiro Bruno Fernandes, e adolescente na época do crime – disse em um dos depoimentos que o executor de Eliza seria branco, "patolinha", com falhas nos dentes e responderia pelo apelido de Neném. Segundo a delegada por medo, Jorge deu outra descrição do executor de Eliza quando ouvido no Rio de Janeiro, dizendo que era pessoa "alta e negra". "Ele disse que o fizera porque estava com medo", relatou a delegada. O medo, conforme ela, era do executor de Eliza.

Segundo a delegada, os olhos do primo de Bruno ficavam lacrimejando durante o depoimento. "Não raras vezes, conteve o choro ao falar do momento da execução", disse. Ela ainda afirmou que Jorge estava tranquilo e lucido no depoimento. "Eu reafirmo, ele [Jorge] me transmitiu muita credibilidade, ele foi bastante detalhista”. Jorge foi ouvido pela primeira vez no Rio de Janeiro e depois em Contagem, ambas na época em que o crime foi descoberto e começou a ser investigado. O primo de Bruno foi o primeiro a falar que Eliza Samudio estava morta.

O depoimento da policial também foi marcado por questionamentos de um dos advogados de Bola, Ércio Quaresma, sobre a investigação policial e o trabalho da Polícia Civil. Como o não indiciamento do policial civil aposentado José Lauriano de Assis Filho, também conhecido como Zezé, e investigado pelo Ministério Público por participação no crime. Ana Maria afirmou que os elementos não eram suficientes para indiciar Zezé. "Isso aqui foi fraude, nós vamos provar", diz o advogado segurando o relatório do inquérito.

Vários objetos apreendidos durante a investigação foram expostos no plenário: algo parecido com um tapete, um travesseiro, facas, embalagens de produtos de higiene infantil, cheques e cartões em nome de Luiz Henrique Romão. Havia também notebooks e um envelope fechado onde estava escrito a palavra cabelo. Até mesmo uma arma foi mostrada. Segundo o assistente de acusação, José Arteiro, a arma e outros objetos mostrados durante o júri ficam guardados no cartório e foram expostos a pedido da defesa.

A sessão desta segunda-feira (22) durou cerca de 13 horas. Os trabalhos começaram durante a manhã, onde foram ouvidas as preliminares da defesa de Marcos Aparecido dos Santos e da promotoria. Após um intervalo para almoço, o Conselho de Sentença foi definido: quatro homens e três mulheres julgarão o ex-policial pelos crimes de assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes – já condenado pelos crimes.

Antes disso, a juíza Marixa Fabiane indeferiu pedidos da defesa para desconsiderar a certidão de óbito de Eliza Samudio e de adiamento do julgamento pela ausência de duas testemunhas: a delegada Alessandra Wilke e de Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno.

Os três filhos e a mulher de Bola acompanham a sessão no Tribunal do Júri de Contagem.

O início dos trabalhos também foi marcado pela ausência de uma testemunha, José Cleves, que precisou ser localizada por um oficial de Justiça. A juíza determinou que ele fosse buscado em casa e considerou a falta como "um absurdo". O depoimento das testemunhas deve ser iniciado na tarde desta segunda-feira (22).

Fonte e foto: G1.

PIADA DO DIA, PRESENTE PARA A PUTA QUE PARIU!

RISADAO cara está preso na delegacia, roxo de cima a baixo, todo arrebentado.........
O advogado comparece para libertá-lo, e pergunta o que havia acontecido.
O cliente, preso, começa a explicar:
- Bem, eu estava passando na rua e de repente, vi um monte de gente correndo.
Estavam socorrendo uma prostituta, que acabava de dar a luz a um lindo menino. Solidário, comprei um pacote de fraldas para presentear a prostituta.
Então, um PM, com 2 metros de largura, se aproximou e vendo o pacote de fraldas nas minhas mãos, perguntou:
- Pra onde vai isso?
E eu respondi:
- Vai pra PQP.......
Depois disso não lembro de mais nada....
Acordei aqui ......Por gentileza..... que dia é hoje, onde estou, quem sou eu??!!....

TRAGÉDIA! DOIS HOMENS MORREM ELETROCUTADOS AO TENTAREM PUXAR GAMBIARRA DE POSTE EM CIDADE DO RN

Uma tragédia foi registrada no último sábado, (20), quando dois homens identificados como sendo, Francisco Canindé Oliveira dos Santos, de 34 anos, e João Maria Teixeira da Silva de 39 anos morreram eletrocutados. O fato aconteceu na rua Das Oliveiras ao lado do Posto Industrial na BR 304 em Macaíba.

el 1 copy

Segundo informações, os dois homens foram atingidos quando tentavam puxar uma gambiarra de um poste para uma residência, ocasião que receberam uma descarga elétrica de 13 mil volts, ocasionando suas mortes instantâneas.

Fotos: Macaíba Polícia. Montagem: Paulinho Filho.

PREFEITO DE CIDADE DO RN ANUNCIA DEMISSÕES DE SECRETÁRIOS EM PROGRAMA DE RÁDIO

1ªEm pronunciamento oficial, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, pôs fim às especulações em torno de um possível afastamento de secretários da sua gestão e anunciou no programa Panorama Político, da Rádio Vale do Apodi, as demissões do secretário de Urbanismo, Reginaldo Ponciano e da secretária de Finanças, Regina Duarte.

Depois que retornou da viagem a Olinda, onde foi conhecer o modelo de gestão implantado pelo prefeito Renildo Calheiros, do PC do B, Flaviano participou de diversas reuniões, com o vice-prefeito, secretários e pessoas que ajudaram a construir o processo de construção do projeto político da Nova Geração, para se posicionar a respeito do gerenciamento do mandato.

À tarde, em reunião com secretários e assessores, Flaviano anunciou a difícil decisão. “Não está sendo fácil, mas não havia outra saída. Para o bem do nosso governo, foi preciso tomar essa decisão", lamentou o prefeito, acrescentando que o gestor é fiscalizado pelas redes sociais e as informações se disseminam com muita rapidez na mídia. "São decisões difíceis por envolver colegas de lutas, mas agimos de forma democrática, ouvindo o grupo", pontuou.

O prefeito reconheceu ter problemas internos. "Reginaldo é um amigo e foi meu braço direito durante a campanha de construção do nosso mandato, Devo muito a ele. E Regina, é uma guerreira. Ela não merece a difamação que está sendo feita nas redes sociais, sendo mal interpretada por ser uma guardiã dos recursos públicos. Trata-se de uma profissional muito competente, mas tivemos que afastar esses dois grandes companheiros para poder dar sequência ao nosso mandato", justificou.

"Quando disse na campanha que se fosse preciso cortar na carne, eu cortaria, estava sendo sincero. O futuro vai dizer se a decisão foi correta ou não, mas precisava preservar o governo e os interesses de Apodi", argumentou Flaviano, reconhecendo que foi preciso coragem para tomar essa decisão, mas entende que isso está dentro da normalidade do processo democrático.

Com relação ao pedido de demissão do secretário de Saúde, Paulo Viana, o prefeito disse só ter tomado conhecimento do fato durante a viagem e que ainda não conversou com o secretário, mas fará isso amanhã. Quanto aos substitutos dos secretários afastados, Flaviano disse ainda não ter nomes para anunciar.

NILDSON DANTAS COBRA INFORMAÇÃO SOBRE ANDAMENTO DOS PREPARATIVOS DO EVENTO SOCIAL NO DISTRITO PALMA

nildsondantas-demVoz constante na defesa de ações que beneficiem o distrito da Palma, o vereador Nildson Medeiros Dantas, líder do Democratas na Câmara Municipal de Caicó, encaminhou na sessão desta segunda-feira (23) requerimento endereçado ao gabinete do prefeito onde solicita informações sobre o andamento dos preparativos da festa social do Distrito.

É tradição comemorar com uma grande festa social a implantação do distrito Palma. Uma comunidade que vem crescendo e se desenvolvendo a cada ano que passa e este ano estamos cobrando para que a prefeitura continue realizando este grande evento para a comunidade”, destacou Nildson Dantas.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...