23 de abril de 2013

“É DIFÍCIL RESPIRAR LÁ DENTRO”, DIZ JUIZ DO CNJ AO INSPECIONAR ALCAÇUZ

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi a 22ª unidade prisional inspecionada pelo juiz convocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para coordenar o Mutirão Carcerário, Esmar Custódio Filho. No maior presídio do Estado também foram encontrados, proporcionalmente, os maiores problemas: celas sem qualquer ventilação, com pouca iluminação, lixo espalhado, esgoto a céu aberto. A inspeção aconteceu na manhã desta terça-feira (23) e o magistrado passou aproximadamente duas horas na área interna dos pavilhões 1, 3, 5 e o de Adaptação. Os demais foram vistos na última sexta-feira (19) juntamente com o presidente do CNJ e STF, ministro Joaquim Barbosa.

DSC_0075

Deixei Alcaçuz mais para o final porque já sabia que é uma unidade maior, mais complicada. Tudo que foi encontrado nas outras unidades encontramos aqui, mas em uma proporção bem maior. Superlotação, falta de higiene, celas escuras e abafadas, falta de manutenção, de assistência material, do básico de higiene e limpeza. Um local totalmente insalubre e inapropriado para a segurança do preso. Há fossas abertas em quase todos os pavilhões. É difícil respirar lá dentro, ainda mais poder se alimentar”, disse o juiz Esmar Custódio Filho ao terminar a inspeção.

A informações colhidas na inspeção de Alcaçuz, juntamente com as das demais unidades, farão parte de um relatório elaborado pelo magistrado e que será encaminhado ao plenário do CNJ para análise e possíveis recomendações ao governo do Estado para que sejam realizadas ações que revertam as péssimas condições do sistema prisional do RN. No relatório preliminar da equipe foram apontadas 16 irregularidades. Além da superlotação, existente em quase todos os prédios, foi detectado falta de espaço para o banho de sol e a inexistência de área para visitas em delegacias que servem como locais de custódia de presos.

Está sendo elaborado um relatório com as informações de todas as unidades, que será somado ao trabalho feito em Mossoró, e encaminhado ao CNJ onde uma equipe técnica fará a revisão. Esse material será levado ao plenário para análise. Sendo aprovado será dada publicidade e o Conselho vai fazer recomendações, se necessário ao Tribunal de Justiça, mas especialmente ao Poder Executivo que é a quem cabe tomar as providências necessárias”, explicou o magistrado.

O Presídio Estadual de Parnamirim é o próximo a ser visitado pela equipe do Mutirão Carcerário. Segundo o magistrado, a previsão é que a inspeção seja feita ainda esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...