7 de maio de 2015

BRASIL ESTÁ FORA DA 'ROTA' DE NAVE DESGOVERNADA; NAVE DEVE CAIR NAS PRÓXIMAS HORAS

Saiu a última previsão do horário da queda do módulo Progress. Essa previsão foi calculada pelo Comando Estratégico dos EUA, um órgão de defesa militar norte americana. Ela foi feita baseada na observação das órbitas mais recentes e é a mais precisa até o momento.

De acordo com os cálculos, a reentrada do módulo russo na atmosfera terrestre se daria às 22h36 (horário de Brasília) da noite desta quinta (7). A margem de erro é de 2 horas para mais e para menos – ou seja, a “janela” de reentrada vai desde às 20h36 até 00h36 de amanhã (8).

Com essas informações é possível mostrar as órbitas que vão ocorrer nesse período de 4 horas e o resultado está na figura acima. As linhas amarelas representam essas órbitas do módulo e fica claro que nenhuma delas cruza o Brasil, nem os EUA, Europa e Austrália.

Por outro lado, China e Índia, dois países muito populosos estão no caminho. Como eu disse no post publicado mais cedo, existe o risco dos destroços da nave russa caírem em terra firme, mas a maior parte do trajeto da Progress, seguindo as linhas que representam suas órbitas, está sobre o Oceano Pacífico.

Destinada a levar duas toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, a nave não-tripulada Progress M-27M está fora de controle após a ocorrência de uma falha assim que foi colocada em órbita, no dia 28 de abril.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA PROJETO DE INCLUSÃO DE CATADORES

O Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), realizou na manhã desta quinta-feira (07), na Escola de Governo, o lançamento do Projeto de Inclusão Socioprodutiva de Catadores (as) de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Rio Grande do Norte.

Foto 02

O projeto, fruto da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva de 2.600 catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e seus familiares atuantes nas ruas e nos lixões, assim como fomentar empreendimentos econômicos solidários, novos e existentes, nos 32 municípios selecionados. Isso, mediante um conjunto de ações focadas no acesso a políticas públicas, máquinas e equipamentos, assessoramento técnico e qualificação profissional.

Esse lançamento é um marco histórico para o estado do Rio Grande do Norte, pois é um pontapé inicial para a política de resíduos sólidos, além de dar assistências aos catadores do estado. Nós devemos seguir em frente com esse projeto para alcançar o maior número de catadores”, ressaltou a secretária da Sethas, Julianne Faria.

Estavam presentes no evento também o representante do MTE no RN, Jurandir Silvério, a diretora presidente da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), Jurema Dantas, o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sérgio Pinheiro, deputado estadual Fernando Mineiro e o representante do Movimento Nacional de Catadores, Severino Júnior.

Os municípios beneficiados são: Arez, Goianinha, Canguaretama, Santa Cruz, Jaçanã, Campo Redondo, São Paulo do Potengi, São Pedro, Barcelona, Caicó, Parelhas, Currais Novos, Luis Gomes, Portalegre, Pau dos Ferros, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Mossoró, Assu, Areia Branca, Afonso Bezerra, Angicos, Guamaré, Ceará-Mirim, Touros, João Câmara, Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz.

INDIGNADA, MÃE DENUNCIA DESCASO EM CRECHE DE ACARI

Uma mãe mostrando-se muito indignada fez duras críticas ao executivo de Acari, onde, segundo a denunciante, os funcionários da creche são “obrigados” à comprar materiais de limpeza para poder manter o local limpo.

Den

SC20150506-211025Com medo de represálias, durante o “bate papo” através do ‘facebook’ a mãe pede para não ser identificada, mas deixa bem claro sua indignação para com o descaso da atual gestão pública para com a creche.

Por fim, as imagens do “bate papo” são suficientes para mostrar uma dura realidade, que muitos tentam esconder da sociedade, mas que aqui são “estampadas” sem medo das ameaças e perseguições.

Do Blog: Se desmantelo fosse flor, Acari hoje seria um grande jardim!

“CONFORTA EM PARTE”, DIZ PAI DE ESTUDANTE CAICOENSE ASSASSINADO APÓS PRISÃO DE SUSPEITO

Apesar do alívio pela prisão dos suspeitos do crime, o aposentado Máximo Medeiros de Araújo ainda não se conforma com a "maneira brutal" como seu filho Máximo Augusto, de 23 anos, foi assassinado. O universitário foi encontrado morto no último domingo (3) na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, após dois dias desaparecido. Dois suspeitos foram presos nesta quarta-feira (6). Um deles confessou ter matado o estudante.

presos_2
"Em parte conforta, mas independente de qualquer coisa, a forma como ele foi assassinado não justifica nada. Foi de maneira brutal. Nenhum ser humano merece ser morto daquela forma", afirma o pai. De acordo com o aposentado, a família vem se recuperando aos poucos. "Vamos retomando a vida da gente. A justiça decide isso. Eu acredito na justiça e em Deus, assim como sempre acreditei que a polícia resolveria o caso", diz.

O delegado Fábio Rogério afirmou que um dos suspeitos admitiu ter matado o estudante ao esganá-lo com um lençol durante um desentendimento dentro de um motel. O preso foi identificado como Jean de Araújo Rocha, de 19 anos. Depois do crime, ele levou o corpo para uma região de mata, entre Macaíba e São Gonçalo do Amarante, e desovou o corpo", acrescentou o titular da Dehom.


O outro suspeito, chamado Erick Jonatha da Silva, de 25 anos, ainda segundo o delegado, foi preso por ter ficado com o carro e alguns objetos que pertenciam ao estudante. "Ele vai responder por receptação de material roubado", afirmou Fábio Rogério.

O veículo, que posteriormente foi abandonado, foi encontrado na terça-feira (5) no bairro de Candelária, que fica perto da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Na mala, foi encontrada a roupa de Máximo, uma calça escura e uma camisa vermelha. O corpo dele foi encontrado nu e com marcas de espancamento. A roupa é a mesma que o estudante usava no dia em que sumiu e que vestia ao posar para uma foto postada por ele numa rede social.

A identificação do corpo de Máximo só foi possível após análise das impressões digitais, exame realizado no Itep. A causa da morte, no entanto, ainda não foi oficialmente revelada.


De acordo com a Polícia Civil, Máximo esteve em uma boate na Zona Sul de Natal na madrugada do dia 1º de maio. Ele saiu da boate com duas amigas e as deixou em casa. Em seguida, seguiu para a boate Vogue, no bairro de Candelária, também na Zona Sul da capital.

Da boate, o universitário foi visto saindo com um homem que segurava um capacete. O segurança suspeitou da situação e chegou a perguntar ao estudante se estava tudo bem com ele. Ao receber uma resposta positiva de Máximo, viu o jovem deixar o local acompanhado do homem.

Câmeras de segurança de um motel próximo a boate mostram o carro de Máximo entrando no estabelecimento às 5h35 e saindo às 5h59.

CONVITE MISSA DE 30º DIA DE “ZÉ PINTO”

11080973_700313550098000_5427430102887063328_nOs familiares do falecido, José Medeiros, carinhosamente conhecido como “Zé Pinto”, convidam parentes, amigos e o povo em geral para juntos rezarem a Missa de 30º dia de seu falecimento, que será realizada neste sábado, (09), às 16 horas, (4 da tarde), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó.

Ainda consternados com a sua partida, os familiares do falecido antecipam os agradecimentos à todos que comparecerem à este ato de fé e solidariedade cristã.

CÂMARA APROVA MP DO AJUSTE FISCAL APÓS PANELAÇO E TUMULTO

4160929_x360Em uma sessão conturbada, com tumulto entre deputados, panelaço no plenário e retirada de sindicalistas das galerias, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) com votação apertada (252 votos a favor e 227 contra) o texto-base da MP 665, que endurece as regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso). Um dos principais pontos do texto é a ampliação do tempo de trabalho necessário para a requisição do seguro-desemprego (de seis para 12 meses).

Para concluir a análise do texto, os deputados ainda precisam votar cinco destaques (propostas de alteração), o que está previsto para esta quinta-feira (7). Dois destaques foram votados nesta quarta, após a aprovação do texto principal, mas ambos foram rejeitados.

Considerada pelo governo como necessária para o ajuste fiscal que visa reequilibrar as contas públicas, a medida provisória 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff juntamente com a MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte – a 664 foi aprovada na última terça em comissão especial e será apreciada pelo plenário depois da conclusão da votação da 665.

Seguro-desemprego

Pelo texto aprovado pela Câmara, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos dois anos. O prazo inicial proposto pelo governo era de 18 meses. Antes, o trabalhador precisava de apenas seis meses.

Para poder pedir o benefício pela segunda vez, o projeto estipula que o trabalhador tenha nove meses de atividade. Antes, esse prazo exigido era de seis meses de trabalho, e o governo queria ampliar para 12 meses. A proposta mantém a regra prevista na MP (seis meses) se o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez.

Abono salarial
Em relação ao abono salarial, o texto prevê que o trabalhador que recebe até dois salários mínimos deverá ter trabalhado por três meses para ter direito ao benefício. O texto do Executivo exigia seis meses.

O abono salarial equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.

O texto aprovado na Câmara mantém o pagamento do abono ao empregado que comprovar vínculo formal de no mínimo 90 dias no ano anterior ao do pagamento. Paulo Rocha explicou que a regra seguirá a mesma linha de pagamento do 13º salario. Por exemplo, quem trabalhou um mês ou cinco meses receberá respectivamente 1/12 e 5/12 do abono, explicou o senador.

Seguro-defeso

Para o seguro-defeso, pago ao pescador durante o período em que a pesca é proibida, o foi mantida a regra vigente antes da edição da medida provisória- o pescador necessita ter ao menos um ano de registro na categoria. A intenção do governo era aumentar essa exigência para três anos.

 

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA ‘SEMANA DAS MÃES’ EM EQUADOR

Beto Rosado com o ministro Gilberto OcchiA Prefeitura de Equador, através das secretarias municipais, convida todas as mães equadorenses para participar da programação especial do "Dia das Mães":

07/05- (quinta-feira) às 19h, na Praça de Eventos- Abertura com brincadeiras e sorteios- org. Secretaria de Educação;

08/05- (sexta- feira) - 16h, na Praça de Eventos: Campanha de Vacina da Gripe (Influenza) - para gestante e idosas- Org. Secretaria da Saúde; das 18h às 20h, no CRAS - Ações de beleza- Org. Secretaria de Assistência Social;

09/05- (sábado) - 8h, na Praça de Eventos: CAFÉ DA MANHÃ COMEMORATIVO: Bingo, sorteios, brincadeiras e entrega de brindes. Org. secretarias municipais;

10/05 – (domingo) – 8h, no Ginásio “Gilsão”: Torneio feminino de futsal – Org. Departamento de Esportes.
Participe! Venha festejar o seu dia!

11206069_450807651762659_2954794398980167547_n

Do Blog: Parabéns à todas as Mamães!

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VAI LIBERAR MAIS R$ 3 MILHÕES PARA OBRAS DE OITICICA

Beto Rosado com o ministro Gilberto OcchiO ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, antecipou ao deputado Beto Rosado (PP), que irá liberar mais R$ 3 milhões, ainda esta semana, para que a obra da barragem de Oiticica tenha continuidade. Com o repasse, Occhi cumpre a promessa que havia feito à bancada potiguar na última reunião, de que mensalmente iria fazer um esforço para destinar recursos à obra. O último repasse, de R$ 6 milhões, priorizou o pagamento das indenizações referentes às desapropriações.

Nesta quarta-feira (06), Beto Rosado foi ao ministro para convidá-lo a participar do seminário sobre as obras da Transposição do São Francisco, que vai ocorrer dia 29 de maio, no auditório do Hotel Villa Oeste, em Mossoró. O evento será promovido pela Comissão Externa do São Francisco, a pedido do deputado, em parceria com a UERN e a UFERSA. Beto está preocupado com o projeto do ramal da bacia do rio Apodi-Mossoró, que ainda não foi apresentado.

ATENÇÃO! DESLIZAMENTOS COLOCAM EM RISCOS VIDAS EM “CORTE” NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ; VEJA VÍDEO

Desabamentos no “corte” da BR 227, na entrada da cidade de Jardim do Seridó, está colocando em risco a vida de pedestres, motorista e motoci...