17 de dezembro de 2015

GOVERNADOR RECEBE HOMENAGEM POR SERVIÇOS PRESTADOS À CARCINICULTURA

O governador Robinson Faria foi homenageado durante jantar de confraternização dos carcinicultores potiguares, na noite desta quarta-feira (16). A homenagem faz menção aos serviços prestados ao segmento cuja atividade foi regulamentada em lei no último setembro.
 
 
 
Gostaria de ressaltar a coragem e determinação, sabendo dos problemas e das correntes contrárias que ele enfrentou para aprovar esta lei. A atitude do governador representa pra nós um marco maior da sensatez e do reconhecimento da Carcinicultura”, destacou o presidente da Cooperativa dos Criadores de Camarão (Coopercam), Pedro Fernandes, que pontuou ainda os avanços do Idema na emissão de licenças e o bom relacionamento que a categoria tem tido com o governo.
 
O governador Robinson Faria realçou que, quando deputado, foi o autor de um projeto de lei que regulamentava a atividade, vetado à época pelo Executivo estadual. “Fico muito feliz em agora, como governador do estado, poder reparar este erro. Sinto-me muito lisonjeado pela homenagem. Fiz o que minha consciência mandou. E podem contar sempre com o governador”, afirmou.
 
Ainda foram homenageados o deputado Gustavo Carvalho, autor da lei estadual da Carcinicultura, o secretário de desenvolvimento econômico, Flávio Azevedo, e o presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, entre outras autoridades ligadas ao segmento. 

CERVERÓ DIZ TER ANGARIADO PROPINA PARA DELCÍDIO, RENAN E JADER

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró disse em depoimento aos procuradores que investigam os desvios de dinheiro da Petrobras que intermediou o pagamento de propina aos senadores Renan Calheiros (PMDB), Jader Barbalho (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT).
 
A declaração foi feita na delação premiada que o ex-executivo da estatal negociou com a Procuradoria Geral da República (PGR), em troca de redução de penas nos processos a que responde na Operação Lava Jato.
 
Cerveró disse que se comprometeu a repassar US$ 2,5 milhões ao senador Delcídio do Amaral, por diversos contratos firmados na área internacional da Petrobras. Ele também afirmou que ajudou a destinar US$ 6 milhões de propina para Renan Calheiros e Jader Barbalho. 
 
Entre os contratos suspeitos está a construção de navios-sonda e a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, durante o governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO NA NOITE DESTA QUARTA EM CIDADE DO SERIDÓ

O ex-presidiário identificado apenas pelo apelido de “Cacau”, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira, (16), na cidade de Cruzeta. “Cacau” havia saído há poucos dias do “Pereirão”.
Segundo informações, a vítima foi atingida por 3 dos 7 tiros disparados contra o mesmo, e mesmo tendo sido socorrido e transferido para Caicó, não resistiu aos ferimentos e morreu.

ASSEMBLEIA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

O combate ao mosquito Aedes Aegypyti, transmissor de doenças como zika, dengue e chikungunya, será reforçado no Rio Grande do Norte com a campanha da Assembleia Legislativa que visa alertar a população sobre os perigos da doença. A campanha será lançada ainda esta semana nos veículos de comunicação, redes sociais e informativos.



"Queremos que a população fique alerta sobre os riscos da doença e se previna de picadas do mosquito transmissor da doença", destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB).

Os textos lembram dados da epidemia que está colocando a vida de muita gente em risco e em mulheres grávidas pode provocar a microcefalia em bebês. Os anúncios da campanha da Assembleia Legislativa lembram ainda cuidados básicos que a população deve ter como não deixar água parada em casa e em locais expostos.

Com o tema "O Perigo Aumentou", a campanha pretende alertar a população potiguar sobre os riscos da doença. "O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é urgente. Faremos campanha junto ao Governo do Estado, Prefeitura e Ministério da Saúde para proteger a população. Juntos, com certeza, somos mais fortes", argumenta Ezequiel.

No Rio Grande do Norte já foram confirmados 35 casos de microcefalia ocasionadas pelo zika vírus, além de mais 140 casos suspeitos no estado, o que faz do Rio Grande do Norte o segundo estado com mais diagnósticos da doença no país.

PREFEITURA FAZ MUTIRÃO PARA COMBATER DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA EM EQUADOR

A Prefeitura de Equador, através das Secretarias de Saúde e Obras, intensifica as ações de combate aos mosquitos aedes aegypti e albopictus, transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya, com a realização de um “Mutirão”, nesta quinta-feira, (17), a partir das 7h, por toda a cidade para eliminar focos e criadouros dos mosquitos. As equipes vão trabalhar com distribuição de panfletos, hipoclorito de sódio, peixes e na remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros.
 
 
 
Agenda dos Mutirões:

Bairros Dinarte Mariz:
Aluilda, Edileuza, Dora, Preta, Guilherme e Daniel e alguém da Secretaria de Obras. 

Centro:
Netinha, Leninha, Josa, Kergivaldo, Aline, Joana e alguém da Secretaria de Obras.

José Marcelino:
Zé Inaldo, Adenilson, Mira, Maurício, Cidinha e alguém da Secretaria de Obras.
Alto Bela vista:
Talita, Francileide, Arleide, Korrinha e Pedro.

COHAB:
Ceicinha, Everaldo, Cida da Dengue, Josinaldo, Regina e Junior.

PARCERIA ENTRE ESCOLA DE GOVERNO E UERN FORMA 143 SERVIDORES EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Em solenidade realizada na Escola de Governo, na noite desta terça-feira (15), 143 servidores públicos do RN foram formados nas primeiras turmas do curso de Tecnologia em Gestão Pública, uma parceira entre Escola de Governo e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O governador, escolhido paraninfo da turma, esteve no evento ao lado do secretário de Estado da Educação, Francisco das Chagas Fernandes. Os concluintes são dos campi Central, em Mossoró, Natal, Caicó e Pau dos Ferros. Em Natal, foram formados 55 alunos. 
 
 
 
O próximo passo da parceria entre o Governo do Estado e UERN será a abertura de mais quatro turmas do curso tecnológicos, sendo duas em Mossoró e duas em Pau dos Ferros para 2016/2017. O objetivo da união interinstitucional é a capacitação para que o servidor público estadual possa desenvolver o trabalho com maior qualificação. 
 
O governador Robinson Faria ressaltou a união entre Governo e UERN com o intuito de universalizar o acesso ao ensino também aos servidores. “Essa parceria inovadora que firmamos só tem a acrescentar ao Rio Grande do Norte porque teremos servidores motivados, capacitados e valorizados oferecendo um melhor serviço aos cidadãos potiguares”, declarou. 
 
 
 
O reitor da UERN, Pedro Fernandes, explicou que o curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, oficializado pelo próprio governador em decreto publicado no final de novembro deste ano. 
 
Além da solenidade simbólica realizada nesta terça-feira (15), mais três datas marcarão a formatura dos demais servidores. Dia 17 de dezembro a colação de grau será em Caicó, no dia 21, em Mossoró e 22 de dezembro, em Pau dos Ferros. 

ANIVERSÁRIO DE CAICÓ FOI COMEMORADO MUITO ESPORTE E CULTURA NAS RUAS DA CIDADE

O Município de Caicó fez aniversário nesta quarta-feira (16) e para comemorar seus 147 anos de emancipação política e 227 anos de criação a Prefeitura preparou uma programação que começou ainda no sábado(12) com incentivo ao esporte através da realização da III Mostra Esportiva e Cultural que contou com a participação de 42 modalidades esportivas, além da realização de apresentações culturais e danças na Praça da Matriz de Santana.
 
 
 
A III Mostra Esportiva e Cultural “Emancipar com Saúde e Cultura” transcorreu durante 96 horas com esporte em vários locais da zona urbana e até rural do município de Caicó. O evento teve competições de modalidades como rapel, Futsal Mirim, Karatê, Jogo de Espada, Natação, Futsal, Rubgy, Futvolei, Dama, Gamão, Futebol, Capoeira, Slick Line, BMX, Patins, Skate, Peteca, Welling, Basquete, Judô, Voleibol, Muay Thai, Xadrez, Jiu Jitsu, Tenis de Mesa, Ginástica, Ciclismo, Corrida de Criança, wheeling, além de atrações de Dança de Rua, Ballet/Dança de Salão e entre outras atividades.
 
O Prefeito Roberto Germano mais uma parabenizou todos os envolvidos na mostra esportiva e disse que a Prefeitura continuará apoiando atividades como essa que reuniu mais de 1 mil atletas de diferentes modalidades e lugares durante três dias em Caicó. A Mostra Esportiva e Cultural de Caicó foi idealizada pelo Vereador Batata e é realizada pela Secretaria de Educação Cultura e Esportes tendo a coordenação técnica de François Fernandes (Poposa).
 
A comemoração do aniversário de Caicó foi encerrada já na noite desta terça-feira com a realização da parte cultural do evento em frente a 'matriz de Sant’Ana onde foram realizadas diversas atividades de dança e música com a participação de crianças, jovens e adultos.

GOVERNADOR RECEBE O SINTRO PARA DISCUTIR SEGURANÇA NO TRANSPORTE PÚBLICO

O governador Robinson Faria e a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, receberam em seu gabinete no final da manhã de hoje (16) uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN). Na pauta, a segurança dos motoristas, cobradores e passageiros de transporte urbano de Natal que, segundo o Sintro, têm sofrido com assaltos, principalmente em alguns terminais. O governador garantiu que as viaturas vão passar nos terminais indicados por eles, tais como do Planalto, Vale Dourado e Parque dos Coqueiros, no período da noite. Entretanto, adiantou que o Estado não pode fazer segurança para o setor privado.


  
A reunião foi bastante satisfatória. A parte do Governo nós vamos fazer, porque a segurança pública é uma bandeira muito forte do nosso trabalho. Agora, precisamos chamar outros atores para compor essas discussões e tomada de medidas, como a Prefeitura de Natal e os empresários de transporte”, afirmou o chefe do Executivo.
 
A secretária Kalina Leite sugeriu que seja criada uma espécie de Câmara Técnica que envolva a Sesed, Sintro, empresas e Prefeitura para que sejam unificados os dados sobre o número de assaltos. “Todos sabemos que o número de assaltos reduziu com relação ao ano passado. Mas, os dados são desencontrados, então precisamos criar um banco de dados confiável e, a partir daí, lançarmos estratégias”, disse ela, acrescentando que desde o início do ano estava à disposição para a criação dessa câmara técnica.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...