27 de abril de 2010

INCRÍVEL! JARDIM DO SERIDÓ É MAIS UMA VEZ DESTAQUE NA IMPRENSA DA CAPITAL POR CAUSA DA DENGUE; TIPO DE DENGUE APARECE NO MUNICÍPIO APÓS 8 ANOS

O jornal eletrônico, Diário de Natal, “dnonline”,divulgou mais uma vez matéria que mostra a cidade de Jardim do Seridó como protagonista da triste realidade que vive a saúde pública, onde a mesma está ganhado destaque por causa da dengue, e que agora além de ser o segundo município Potiguar com mais casos de dengue, agora também é a única cidade do RN que apareceu depois de oito anos o sorotipo DENV 1, o que mostra a fragilidade do sistema de saúde da atual administração.

Segundo o Diário de Natal, Depois da confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de Dengue no Estado (que não circulava há 8 anos), os técnicos do Programa de Controle da Dengue da Sesap intensificam o trabalho de supervisão na região do Seridó.

A estratégia está sendo reforçada porque na última quinta-feira, a Sesap recebeu a confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de dengue no Estado, através de 02 amostras isoladas e positivas para este sorotipo no município de Jardim do Seridó. O resultado serve de alerta para os profissionais de saúde, uma vez que o último registro desse tipo de vírus no estado ocorreu há oito anos.
Segundo a coordenadora do Programa, Kristiane Fialho, a circulação do dengue 01 (Denv 01) é preocupante pelo fato de que as pessoas que não foram infectadas por este sorotipo, ressaltando os que nasceram a partir de 2002, pertencem ao grupo dos considerados susceptíveis.

O programa disponibilizou um carro para a 4ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), exclusivo para as ações de dengue, para assessorar os municípios que compõe esta região. Além disso, no início de maio enviará dois técnicos da Subcooordenadoria de Vigilância Ambiental para investigar e intensificar o controle vetorial na região. Os técnicos buscam implementar as ações nos municípios que estão sob risco.

"A detecção do sorotipo só foi possível porque a coleta para realizar o teste para isolamento viral foi solicitado por profissionais médicos da região e a rapidez do resultado também se deve ao fato de termos condições laboratoriais por parte do Lacen/RN para a realização desde teste", explicou Kristiane. A coordenadora alerta ainda para a importância dessa solicitação para casos suspeitos de dengue com base nas Normas Técnicas de Laboratório elaborada pela equipe de Vigilância Epidemiológica e Lacen. "É com base nesses dados que podemos intensificar nossas ações. Reforçando ainda que o monitoramento do sorotipo circulante deve ser uma rotina parte dos profissionais de saúde. Informamos também que este ano comprovadamente temos a circulação de dois sorotipos o DENV 1 e DENV 2 no Rio Grande do Norte", informou.

A coordenadora explicou ainda que todos os hospitais regionais dispõem da realização de teste rápido de dengue o NS1. Ele deve ser realizado nos primeiros três dias do início dos sintomas.
Kristiane Fialho indica que, uma vez positivado o teste rápido(NS1) deve-se proceder a coleta para isolamento viral e posteriormente a sorologia, respeitando as Normas de Laboratório.

De janeiro até o momento foram registrados 364 casos somente na grande Natal, entre os municípios de Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba e Parnamirim, sendo 336 casos notificados apenas em Natal. Dos 167 municípios, 63 apresentam notificações de dengue. Em Jardim do Seridó, até o momento foram notificados 55 casos, configurando alta possibilidade de epidemia. Em todo o Rio Grande do Norte são 610 casos notificados.


PERIGO! DIREÇÃO DO HOSPITAL DR. RUY MARIZ ANUNCIA SUSPENSÃO DOS PLANTÕES MÉDICOS

Para agonia da população da cidade de Jardim do Seridó, o pior aconteceu, e a direção do Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz acaba de anunciar em primeira mão através do "Blog Barra Pesada" a suspensão dos atendimentos dos médicos de plantão. A suspensão por tempo indeterminado acontecerá logo a partir desde próximo fim de semana, e não tem previsão para ser retomado.

A drástica medida aconteceu após a suspensão do repasse da prefeitura municipal para a casa de saúde, já que a ajuda financeira que em todas outras administrações eram repassadas e que servia para pagar as despesas dos plantões, mas que nesta atual administração se tornou uma moeda de politicagem, principalmente para ser usada como estratégia para tentar tomar a direção da instituição, como bem disse o vereador/contraventor, e pai do atual prefeito Jocimar Dantas, Joaci Costa em sessão da câmara municipal, que só seria repassado dinheiro para a instituição caso a direção fosse entregue ao seu sistema política partidário. “O minino num vai dá dinhero pro hospitá não, eu dissi ao minino qui só é pra dá dinhero pro hospitá se o diretor for do nosso lado, o minino num vai dá dinhero e pronto”. Disse o contraventor Joaci Costa em sessão da câmara.

Os plantões médicos do HMRM aconteciam nos fins de semanas e feriados, quando os PSFs estão fechados, mas agora a cidade ficará sem médico para atender as emergências, ficando apenas a opção de procurar a secretária de saúde para autorizar as ambulâncias para serem transferidos para outras cidades. A direção do hospital confirmou que continuará apenas com os atendimentos ambulatoriais (Consultas) de segunda a sexta-feira, já que a instituição não tem condições de pagar os médicos para os plantões.


Ademais, a atual administração está mais uma vez tentando enganar a população, divulgando que não é responsável pela suspensão do pagamento, mas o "Blog Barra Pesada", também em primeira mão confirma que foi ajuizado um pedido feito pela administração pública, e assinada pelo ex-vereador e advogado, Jonatas Azevedo, “TAZ”, pedindo a suspensão do repasse, e que mesmo sem procuração, o que deveria não ter validade jurídica, foi julgado procedente pelo magistrado.

Esperamos agora que a secretária de saúde do município viabilize outra forma de socorro para a população, e que “Deus nos Acuda” e ajude que ninguém venha precisar de primeiros socorros no município, pois o Hospital Dr. Ruy Mariz, pela primeira vez na historia da cidade é abandonado por quem nele próprio nasceu, e que nunca moveu uma palha para ajudá-lo, mas que agora como “TODO PODEROSO”, tenta de todas as formas prejudicá-lo.


JUSTIÇA ELEITORAL ESTARÁ QUARTA (28) EM CARNAÚBA DOS DANTAS COM ÔNIBUS ITINERANTE

O Tribunal Regional Eleitoral, através do ônibus itinerante, estará amanhã (28) disponibilizando à população de Carnaúba dos Dantas os serviços eleitorais, tais como: emissão do primeiro título, transferência de título, emissão de segunda via de título e emissão de certidão eleitoral.

O carro itinerante ficará estacionado ao lado da prefeitura municipal e estará aberto ao público a partir das 8:00 horas da manhã.

O ônibus itinerante da justiça eleitoral faz parte do programa de interiorização dos serviços eleitorais visando atender a população carente, evitando assim o deslocamento até a sede da Comarca de Acari.

Vale sempre lembrar que o prazo final para emissão de títulos é dia 05 de maio de 2010.

DEGEPOL AFASTA DELEGADO E AGENTES DE DP

O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, (foto) acatou na manhã desta segunda-feira, dia 26, pedido da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social e afastou por 60 dias, através de portaria, o delegado de Goianinha, Robson José Coelho, e os agentes Sanderson Alexandro Soares da Silva e Alexandro das Chagas Soares. A Corregedoria investiga a denúncia de que os policiais teriam permitido que o ex-agente penitenciário e preso daquela DP, Rogério Tavares da Silva, participasse de uma transferência de preso armado.

Os fatos narrados por testemunhas teriam acontecido no dia 15 de abril. Pela denúncia, Rogério Tavares teria chegado ao presídio Provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal, em uma viatura da DP de Goianinha e ostentava uma arma. Ele foi reconhecido por agentes penitenciários que imediatamente repassaram a informação aos superiores.

Ao tomar conhecimento do caso, o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, determinou a investigação dos fatos através de procedimento administrativo disciplinar na Corregedoria e abertura de inquérito policial. O afastamento dos policiais é justificado para evitar a influência deles no comportamento das testemunhas.


BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...