27 de abril de 2010

INCRÍVEL! JARDIM DO SERIDÓ É MAIS UMA VEZ DESTAQUE NA IMPRENSA DA CAPITAL POR CAUSA DA DENGUE; TIPO DE DENGUE APARECE NO MUNICÍPIO APÓS 8 ANOS

O jornal eletrônico, Diário de Natal, “dnonline”,divulgou mais uma vez matéria que mostra a cidade de Jardim do Seridó como protagonista da triste realidade que vive a saúde pública, onde a mesma está ganhado destaque por causa da dengue, e que agora além de ser o segundo município Potiguar com mais casos de dengue, agora também é a única cidade do RN que apareceu depois de oito anos o sorotipo DENV 1, o que mostra a fragilidade do sistema de saúde da atual administração.

Segundo o Diário de Natal, Depois da confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de Dengue no Estado (que não circulava há 8 anos), os técnicos do Programa de Controle da Dengue da Sesap intensificam o trabalho de supervisão na região do Seridó.

A estratégia está sendo reforçada porque na última quinta-feira, a Sesap recebeu a confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de dengue no Estado, através de 02 amostras isoladas e positivas para este sorotipo no município de Jardim do Seridó. O resultado serve de alerta para os profissionais de saúde, uma vez que o último registro desse tipo de vírus no estado ocorreu há oito anos.
Segundo a coordenadora do Programa, Kristiane Fialho, a circulação do dengue 01 (Denv 01) é preocupante pelo fato de que as pessoas que não foram infectadas por este sorotipo, ressaltando os que nasceram a partir de 2002, pertencem ao grupo dos considerados susceptíveis.

O programa disponibilizou um carro para a 4ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), exclusivo para as ações de dengue, para assessorar os municípios que compõe esta região. Além disso, no início de maio enviará dois técnicos da Subcooordenadoria de Vigilância Ambiental para investigar e intensificar o controle vetorial na região. Os técnicos buscam implementar as ações nos municípios que estão sob risco.

"A detecção do sorotipo só foi possível porque a coleta para realizar o teste para isolamento viral foi solicitado por profissionais médicos da região e a rapidez do resultado também se deve ao fato de termos condições laboratoriais por parte do Lacen/RN para a realização desde teste", explicou Kristiane. A coordenadora alerta ainda para a importância dessa solicitação para casos suspeitos de dengue com base nas Normas Técnicas de Laboratório elaborada pela equipe de Vigilância Epidemiológica e Lacen. "É com base nesses dados que podemos intensificar nossas ações. Reforçando ainda que o monitoramento do sorotipo circulante deve ser uma rotina parte dos profissionais de saúde. Informamos também que este ano comprovadamente temos a circulação de dois sorotipos o DENV 1 e DENV 2 no Rio Grande do Norte", informou.

A coordenadora explicou ainda que todos os hospitais regionais dispõem da realização de teste rápido de dengue o NS1. Ele deve ser realizado nos primeiros três dias do início dos sintomas.
Kristiane Fialho indica que, uma vez positivado o teste rápido(NS1) deve-se proceder a coleta para isolamento viral e posteriormente a sorologia, respeitando as Normas de Laboratório.

De janeiro até o momento foram registrados 364 casos somente na grande Natal, entre os municípios de Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba e Parnamirim, sendo 336 casos notificados apenas em Natal. Dos 167 municípios, 63 apresentam notificações de dengue. Em Jardim do Seridó, até o momento foram notificados 55 casos, configurando alta possibilidade de epidemia. Em todo o Rio Grande do Norte são 610 casos notificados.


6 comentários:

  1. Mas você tem é muita coragem rapaz, cuidado para não ser processado, em J. do Seridó tem muita gente que se acha importante, se acham superiores às outros, todos os meses recebem salário do herário mas tem gente que não gosta de ser criticado apesar de merecerem.

    Um abraço amigo e obrigado por ter a coragem e a dignidade de falar em defesa dos mais pobres, principalmente aqueles que nem sabem o que é internet e sofrem na pele a irresponsabilidade da politicagem.

    ResponderExcluir
  2. e é porque não choveu, imagina aí um inverno regular, quem seria capaz de controlar isso?

    ResponderExcluir
  3. Tanto que ele pediu em seu último comício, ou melhor, em suas últimas inverdades, de frente a igreja matriz que Nossa Senhora ajudasse a ele a tirar o povo de nossa terra deste sofrimento. Tai a sua grande capacidade de administração. Na gestão passada o vice prefeito, na época secretário de saúde José da Noite de Medeiros fez um programa de combate a dengue que o mesmo foi solicitado para apresentar este em Natal como modelo para o estado. Aí sim, tinha capacidade e conhecia sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Pior que o mosquito da dengue, é esse prefeito que botaram aí. Que alem de não procurar combater o mosquito da dengue, ainda vem procurando aterrozirar a saúde de nosso municipio com apoio de seus vereadores fecharem o hospital.

    ResponderExcluir
  5. Não se aflinjam, pois Dom quixote(prefeito) que vive no mundo dos sonhos sairá montado no pescoço de seu roxinante(vereador)como fazia nas passeatas e irá curar a todos, com rezas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. eH UMA VERGONHA, NOSSA CIDADE SÓ É MANCHETE DE COISAS RUIS, SERÁ QUE ATUAL ADMINISTRAÇÃO TEM ALGO IMPORTANTE PARA DIVULGAR. aCHO QUE OS JARDINENSE S TEM QUE SE UNIREM E IR AS RUAS TORE ONDE SE TORAR, FICAR PIOR NÃO PODE, ESTAMOS DE OLHO.

    ResponderExcluir

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...