30 de janeiro de 2024

BRASIL FECHA 2023 COM 2º PIOR DÉFICIT DA HISTÓRIA

De acordo com dados do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, o governo Lula fechou o primeiro ano de governo com déficit primário de R$ 230,5 bilhões, o segundo pior da história, perdendo apenas para o ano de 2020, início da pandemia de Covid-19 reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o rombo foi R$ 940 bilhões. O valor divulgado nesta segunda-feira (29), representa 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB). 

 

 

O déficit primário resulta do desajuste entre as despesas do governo e as receitas, quando os gastos superam o caixa do dinheiro público. Ao afinal do último ano, o governo recuou da proposta ventilada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mediante compromisso com o Congresso, de alcançar o ‘déficit zero’. 

 

 

Em declaração à imprensa, ao final do último ano, Lula admitiu que o Brasil não alcançará a meta da Fazenda e descartou cortar despesas com obras. Sequer mencionou o corte à privilégios e penduricalhos do alto escalão.

PF PRENDE PASSAGEIRO COM QUASE 10 KG DE COCAÍNA NO AEROPORTO DE NATAL

Um passageiro foi preso no Aeroporto de Natal após ser flagrado com quase 10 kg de cocaína escondidos dentro de duas malas. Segundo a Polícia Federal, o homem pretendia levar a droga para Luanda, capital de Angola, na África.

 

Ainda segundo a PF, o homem é natural do Rio de Janeiro, tem 29 anos, e disse que morava em São José dos Campos, interior de São Paulo. Durante uma fiscalização de rotina, os policiais entrevistaram o suspeito e localizaram 9,72 kg de cocaína escondidos no forro de duas malas.

 

Ao encontraram o pó esbranquiçado em embalagens de papel alumínio e camuflado na estrutura das malas, os policiais aplicaram um teste que indicou resultado positivo para cocaína. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Superintendência da PF na capital potiguar.

OPOSIÇÃO DEMORA A REAGIR, MAS SE VÊ VÍTIMA DE PERSEGUIÇÃO

Parlamentares demoraram a reagir, mas denunciaram “perseguição” na ação da Polícia Federal contra o vereador Carlos Bolsonaro (Rep), ordenada por Alexandre de Moraes (STF). Tudo aconteceu horas após a “super-live”, em que o ex-presidente montrou sua força nas redes sociais, e na sequência de operações contra os deputados Carlos Jordy, líder da oposição, e Alexandre Ramagem (PL-RJ), ambos ligados a Bolsonaro. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) não tem dúvida: é “vingança política”.

 

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que a ordem era do dia da operação (29) e a PF chegou às 10h, não 6h. A decisão do STF é do sábado (27).

 

A ordem para realizar a operação saiu na madrugada, diz Eduardo Bolsonaro, com objetivo de atingir todos na casa, pós-live.

 

Tanto Eduardo quanto o senador Flávio Bolsonaro denunciaram fake news na TV a cabo e nas redes sociais, em torno da operação.

 

Para Portinho, a ação da PF é “pescaria” com o objetivo final de prender o ex-presidente Jair Bolsonaro: “qualquer coisa serve de mote”.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...