7 de abril de 2016

DETRAN INICIA CRONOGRAMA DE TESTES DE DIREÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR

As equipes de examinadores de trânsito do Detran iniciaram as avaliações dos testes práticos de direção veicular no interior do Estado. O cronograma de exames seguido neste mês de abril atende municípios polos espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Norte. Serão visitados 24 cidades com previsão de realização de 3 mil exames.
 
Nestes primeiros dias de abril o Detran já chegou com avaliações práticas nas cidades de Parelhas, Macau, Ceará-Mirim, Acari, São José do Mipibu e Santa Cruz. Nesta quinta (07) e sexta-feira (08) os examinadores avaliam os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do município de Pau dos Ferros e vizinhança.
 
Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.
   
CRONOGRAMA DE EXAMES PRÁTICOS DE DIREÇÃO VEOCULAR – ABRIL 2016
 
01/04 – Parelhas;
04/04 – Macau e Ceará-Mirim;
05/04 – Acari e São José do Mipibu;
06/04 – Santa Cruz;
07/04 – Pau dos Ferros;
08/04 – Pau dos Ferros;
11/04 – João Câmara;
12/04 – Extremoz e São Miguel do Gostoso;
13/04 – Passa e Fica e Monte Alegra;
14/04 – Caraúbas e Apodi;
15/04 – Apodi;
18/04 – Angicos e Alto dos Rodrigues;
19/04 – Jaçanã e Canguaretama;
20/04 – Currais Novos;
25/04 – Ceará-Mirim e Santa Cruz;
26/04 – Nova Cruz;
27/04 – Goianinha;
28/04 – Caicó;
29/04 – Caicó.

TEXAS EXECUTA CONDENADO À MORTE QUE MATOU E BEBEU SANGUE DE GAROTO

Pablo Vasquez, de 38 anos, recebeu uma injeção letal (Foto: Texas Department of Criminal Justice/AP)
O estado americano do Texas executou na quarta-feira (07) um homem que havia espancado até a morte e depois mutilado um adolescente de 12 anos, cujo sangue disse ter bebido.
 
Pablo Vasquez, de 38 anos, recebeu uma injeção letal e morreu às 18h35 (22h35 de Brasília), anunciou à AFP um porta-voz da administração penitenciária local.
 
Vasquez foi declarado culpado de ter espancado violentamente com um tubo metálico em 1998, quando tinha 20 anos, David Cárdenas, e de ter cortado a sua garganta.
 
Durante a confissão gravada e filmada pela polícia, o assassino disse que agiu por ordem do demônio e acrescentou que havia tentado em vão decapitar o adolescente.
 
Os advogados do condenado entraram com ações para tentar anular sua execução, afirmando que o prisioneiro sofria de uma deficiência mental, mas estes recursos foram rejeitados.
 
Esta foi a sexta execução no Texas durante o ano. O Texas é o estado americano que mais condenados executa.

PREFEITA NOEIDE SABINO HOMENAGEIA JORNALISTAS POTIGUARES

Dia  07 de abril, comemora-se o dia do Jornalista. Para a prefeita de Equador, Noeide Sabino, o Jornalista tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, humana e com olhares e  oportunidades iguais para todos. Agindo com ética e seriedade, é capaz de  exercer o papel de agente conciliador, gerador e modificador de contextos, fiscal e parceiro na melhoria da qualidade de vida da sociedade.  “A todos os jornalistas potiguares, nosso agradecimento, respeito e reconhecimento”, mensagem da prefeita.

“MATARAM O MEU FILHO POR CAUSA DA PORCARIA DE UM CELULAR", DIZ MÃE DE RAPAZ MORTO EM NATAL

"Mataram o meu filho por causa da porcaria de um celular". O misto de revolta e a tristeza vem de Maria das Graças Silva, mãe do estudante de pedagogia Joaquim Zacarias. Em entrevista à Inter TV Cabugi, ela desabafou (veja vídeo aqui) e falou sobre a morte do filho, ocorrida na noite desta quarta-feira (6) no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste de Natal.
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Joaquim Zacarias da Silva Neto, de 29 anos, tinha acabado de deixar a namorada em casa, na rua Raimundo Filgueira, quando foi abordado por dois criminosos em uma motocicleta. Eles atiraram e a vítima foi atingida na cabeça e no tórax. Joaquim ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

"A sogra dele ligou para mim e disse: dona Graça, chame Djanira que eu quero falar com ela. Eu disse: mataram Joaquim, foi? Ela disse: não, dona Graça. Eu disse: 'fala, droga! Mataram o meu filho, não foi? Por causa da porcaria de um celular que ele trabalhou para comprar", desabafou.

Joaquim era estudante de pedagogia e fazia parte de um grupo de teatro da igreja católica. "Era um rapaz gente boa, só vivia na igreja. Saia da faculdade para o trabalho e do trabalho para a casa da namorada. Não vivia em festa", lamentou um amigo da família.

A polícia não sabe se Joaquim reagiu ou não ao assalto. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: G1/RN.

DEPUTADOS DO PMDB SE RECUSAM A PARTICIPAR DE COMISSÃO DE IMPEACHMENT DE TEMER

O líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), afirmou nesta quinta-feira (7) que os deputados da bancada do partido têm se recusado a participar da comissão que dará parecer sobre o processo de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer.
 
A instalação da comissão foi determinada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), arquivar o pedido de afastamento de Temer.
 
Diante da decisão do ministro, Cunha enviou ofício aos líderes partidários pedindo indicação de membros para o colegiado. Ele afirmou, porém, que não instalará a comissão, se os líderes se recusarem a fazer as indicações.
 
Fomos notificados para indicar membros. No entanto, não encontrei deputados do PMDB dispostos a participar da comissão, de modo que não posso indicar, porque não tenho quem indicar", disse Picciani.
 
Picciani afirmou que não estará descumprindo a decisão de Marco Aurélio caso não faça a indicação, porque não pode “obrigar” os parlamentares do PMDB a integrarem a comissão do impeachment.
 
Não há descumprimento de ordem judicial. Nenhuma ordem judicial vai obrigar um parlamentar de participar de um colegiado que ele não deseja participar. Tem que haver desejo de participar. Não posso indicar um deputado que não queira, porque ele pode retirar, por vontade própria, a sua indicação”, disse.
 
A estratégia de Cunha e de parlamentares contrários ao processo de impeachment do vice-presidente é ganhar tempo na esperança de que o plenário do STF reverta a decisão de Marco Aurélio Mello.
 
O DEM, por exemplo, já anunciou que não fará a indicação de integrantes até que o plenário do Supremo analise o caso.
 
Já o PT, que tem interesse na instalação da comissão, indicou os seguintes deputados como titulares: Arlindo Chinaglia (SP), Henrique Fontana (RS), José Mentor (SP), Paulo Teixeira (SP), Pepe Vargas (RS), Vicente Cândido (SP), Wadih Damous (RJ) e Zé Geraldo (PA).
 
Os suplentes serão Léo de Brito (AC), Benedita da Silva (RJ),Bohn Gass (RS), Carlos Zarattini (SP), Luiz Sérgio (RJ), Jorge Solla (BA), Paulo Pimenta (RS) e Valmir Assunção (BA).
 
O PSOL também indicou integrantes para a comissão do impeachment. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) será titular e Jean Wyllys (PSOL-RJ), suplente.
 

Além de indicar nomes para a comissão, o PT também apresentou questão de ordem no plenário da Câmara pedindo que Cunha estabeleça prazo para que os partidos escolham os integrantes do colegiado. O pedido foi feito pelo deputado Wadih Damous. Cabe ao próprio Cunha decidir sobre o questionamento.
 
"O presidente Eduardo Cunha, do nosso ponto de vista, não está cumprindo a determinação judicial. O que se pretende através dessa questão de ordem é o efetivo cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que seja fixado prazo para as indicações dos membros da comissão especial", afirmou Damous

HOMEM FURTA BOI E COLOCA O ANIMAL DENTRO DE UM FIAT UNO NO INTERIOR DO RN

Um agricultor de 31 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (6) suspeito de ter furtado um boi de uma fazenda na zona rural de Upanema, município da região Oeste potiguar. O animal foi encontrado dentro de um Fiat Uno. Um adolescente de 15 anos, que também estava no carro, acabou apreendido.


Banco traseiro do Fiat foi retirado para que o boi coubesse dentro do veículo (Foto: Renato Medeiros)


Chefe de investigações da Delegacia de Polícia Civil de Upanema, Sérgio Henrique contou que o agricultor nega o crime. “Ele disse que o adolescente pegou o carro escondido e saiu para dar uma volta, e que também foi o garoto, sozinho, quem furtou o animal e o colocou dentro do Uno”, afirmou. “Só que o carro quebrou, e ele foi encontrar com o rapaz para tentar ajeitar o carro. Por coincidência, quando ele chegou para pegar o carro, foi na mesma hora que a polícia chegou”, acrescentou.

O policial contou que a prisão foi feita pela PM, que fazia buscas na região na tentativa de encontrar ladrões que haviam acabado de roubar um posto de combustíveis. “Os policiais estavam atrás dos assaltantes, mas acabaram se deparando com um Fiat Uno com um boi dentro. Uma cena realmente inesperada”, comentou.


Depois de resgatado pelos policiais, boi foi devolvido ao dono  (Foto: Renato Medeiros)


Pela imagem dá para ver que o banco traseiro foi retirado para que o boi coubesse dentro do veículo, dividindo o espaço com dois botijões de gás. 

Sérgio Henrique disse que o adolescente foi liberado na presença dos pais. Já o agricultor, permanece preso.

Fonte: G1/RN. - Fotos: Renato Medeiros.

VILA CIDADÃ CHEGA AO INTERIOR DO ESTADO NESTE FIM DE SEMANA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), levará, neste sábado (09) e domingo (10), o projeto Vila Cidadã para o interior do RN. As primeiras cidades contempladas serão Pedro Avelino e Lajes. O projeto vai oferecer um dia de cidadania, lazer, educação e uma série de serviços para a população dos municípios.




Em Pedro Avelino, o evento será realizado, no sábado, na Escola Estadual Abel Furtado, das 10h às 16h, e oferecerá serviços como emissão de carteira de identidade, de CPF e de carteira de trabalho. Serão realizadas também ações educativas, apresentações culturais e palestras. Para as crianças haverá parquinho de diversões, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé. Já em Lajes, no domingo, o evento será na Casa de Cultura, das 10h às 16h, e contará com os mesmos serviços e a entrega de 250 cheques do programa Microcrédito do Empreendedor para moradores do município e de Santana do Matos.
 
A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, explica que o projeto está sendo bem aceito pela população e ressalta o compromisso do governo em levar esses serviços essenciais do Estado para próximo das pessoas. “O Vila Cidadã foi pensado para atender as pessoas que precisam de serviços básicos como a emissão da identidade, orientação jurídica, entre outros. É um programa que valoriza o cidadão, promovendo um dia de lazer, educação e cidadania. E agora temos a satisfação de expandir e levar esses serviços para o interior”, ressalta.   

O Vila Cidadã é uma ação integrada entre as diversas secretarias do Governo do Estado, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã. A ideia é oferecer os serviços públicos para os moradores das comunidades e bairros em situação de vulnerabilidade social na Capital e no interior do estado. Lançado em agosto, em Mãe Luiza, zona leste de Natal, o projeto foi considerado um sucesso com cerca de 2 mil atendimentos.
 

Serviços oferecidos
CAERN
Orientação e informações
CEHAB
Informações sobre programas habitacionais
CENTRAL DO CIDADÃO
Emissão de CPF e de carteira de trabalho
DETRAN
Habilitação, registro e consulta de veículos
ITEP
Emissão de carteira de identidade
SETHAS
Cadastro de artesãos no Proart
Informações sobre o Bolsa Família, Cadastro Único e Programa do Leite
SINE-RN
Cadastramento para vagas de emprego
AGN
Microcrédito do Empreendedor
SECRETARIA DE MULHER
Orientação e informações
SECRETARIA DE JUVENTUDE
Orientação e informações
PROCON
Orientação, informação ao consumidor, consulta de processos

CAICOENSE INVESTIGADO POR ASSALTO É PRESO EM PARELHAS COM MOTO ROUBADA

Suspeito investigado por vários roubos em Caicó e na região do Seridó, o “vida loka” Geovane Mateus Santos da Silva, 18 anos, foi detido pela Polícia Militar de Parelhas. À polícia ele admitiu está na posse de uma moto roubada em Jucurutu.




O veículo da cor amarela e de Placa MZE-7434, com inscrições em Caicó-RN, foi usada por Geovane numa ação criminosa em Jardim do Seridó, e possivelmente, em Parelhas.

A polícia localizou o veículo roubado no sítio São Bento, município de Santana do Seridó, e já encontra-se recolhida no Pelotão de Polícia de Parelhas. Geovane relata que não esperava de forma alguma a investida da Polícia Parelhense.

O elemento responderá pelos crimes de roubo, direção perigosa, e outros que ainda serão investigados pela Polícia Civil.

Fonte: Carcará Parelhas.

VIVALDO COSTA DIZ QUE FRANCIELE INSPIRA POUCA CONFIANÇA POIS VIVE MUDANDO DE PARTIDO

Ainda em recente entrevista Vivaldo disse que não votaria em Franciele Lopes, pois em sua opinião ela inspira pouca confiança. O parlamentar acha que a candidata muda de partida constantemente e não tem autoridade para falar de políticos que ela considera tradicionais.

Franciele inspira pouca confiança, ela muda de partida. Já foi do PPS, ensaiou ir ao partido do governador (PSD), mudou para o partido de Marina e agora está no Solidariedade. Ta sempre mudando. Ela fala dos políticos tradicionais e muda de partido. Dentro de pouco tempo vai pra um canto e vem pra outro.”.

PRESOS ESTUDAM DENTRO DE PRESÍDIO PARA DIMINUIR PENA E POR FUTURO MELHOR

Felipe é um dos quatro alunos de um grupo de trabalho de um curso a distância de administração. Duas vezes por semana, se dedica três horas aos estudos diante de um computador. Apesar das facilidades da tecnologia, ele não conhece quase nada dos colegas de turma, praticamente só o nome. O endereço dele é uma penitenciária de segurança máxima, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Laboratório com computadores permite ensino a distância em complexo de segurança máxima, em Contagem (Foto: Flávia Cristini/G1)


Seguindo as regras impostas, ele não pode ultrapassar as barreiras do site acadêmico e de páginas de pesquisa monitoradas. Além de reduzir a pena, a oportunidade de estudar na prisão é mecanismo de reinserção social. Esta é a realidade de 41 presos em Minas Gerais, que estão matriculados em curso de graduação após serem aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). 

Condenado por latrocínio, o preso diz ter receio de se revelar para quem está do outro lado da tela. “Ele pode estar em outra unidade [prisional] ou ser um cidadão comum. Às vezes não é bom falar, pois tem gente que aceita, mas tem gente que tem preconceito”, conta Felipe Cleto, 30 anos. Segundo ele, sete anos dos cerca de 20 de condenação foram cumpridos até agora.


Quando foi preso em 2009, já tinha concluído o Ensino Médio e diz ter visto no Enem uma possibilidade para o futuro. “Cometi este erro, aceito a punição e estou cumprindo com decência e disciplina. Decidi sair daqui e dar continuidade as coisas de uma forma diferente. Ser igual aos meus irmãos, ter um trabalho e uma família”, faz planos para quando deixar a prisão.


Felipe Ernane Cleto cumpre pena na Penitenciária Nelson Hungria e cursa gradução a distância (Foto: Flávia Cristini/G1)



 De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais, 354 dos 1.986 detentos da Nelson Hungria fizeram as provas do Enem PPL em 2015. Em todo o estado, foram 7,4 mil inscritos. No complexo, que abriga presos do regime fechado, 23 detentos foram aprovados e estudam com bolsa integral da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead), que é parceira do projeto. As aulas começaram em fevereiro. Os alunos da turma de Cleto tem previsão de formação em 2019.

Ao lado dele, se assentou Sérgio dos Santos, 35 anos, que foi condenado por assalto a banco. Preso desde 2007, ele atribui muito valor ao projeto. “Esta oportunidade no contexto que eu vivo é um oportunidade muito grande. Eu quero sair daqui e dar continuidade”, fala. Ele vê nos estudos a chance de um recomeço ao lado da mulher e de duas filhas, que moram em outro estado.

O caminho até lá pode ser longo. A condenação, segundo Santos, é de 97 anos, dos quais nove foram cumpridos. Ele trabalha e estuda na prisão para ter dias da pena perdoados. No caso da graduação, segundo a secretaria, 12 horas/aula equivalem a um dia de pena perdoado. O hábito de leitura na prisão pode ter garantido a vaga. “Não me preparei muito porque não tinha material. Mas obtive média 760 na redação, porque eu leio muito”, disse. A Seds afirmou que, agora, já são feitas atividades preparatórias com servidores voluntários.


Sérgio Felipe dos Santos cursa administração de dentro do presídio Nelson Hungria, em Contagem (Foto: Flávia Cristini/G1)

Educação é direito para todos. Então, o Enem PPL é ofertado para todos os presos da unidade”, diz a pedagoga Rhamayana Carvalho, que acompanha os detentos aprovados. Segundo ela, a única exigência é um mínimo de escolaridade. “Eles precisam de alguém que acredite neles, que reconheçam a capacidade deles. O preso concorreu com o pessoal de fora, é merecedor”, incentiva.

Para a Superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Louise Bernardes, o acesso ao ensino é um importante passo para a ressocialização. “A nossa perspectiva é poder soltar uma pessoa melhor do que quando ela foi presa. É uma oportunidade que eles têm de mostrar para a sociedade que estão aqui pagando a pena e começando a ser disciplinado, para quando saírem, darem continuidade a este fluxo de trabalho e educação”, afirma.

O laboratório dentro da universidade foi implantado por meio de um convênio com a Secretaria de Educação, que cedeu os computadores. Louise diz que o espaço é o primeiro no estado dentro de um complexo de segurança máxima, onde os presos não podem sair para estudar. Conforme a superintendente, como o projeto é novo em Minas, ainda não há dados sobre a reinserção no mercado de trabalho.

Fonte: G1/MG.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...