9 de abril de 2015

PREFEITO ROBERTO GERMANO VISITOU LOCAIS AFETADOS PELA VENTANIA EM CAICÓ

O Prefeito de Caicó, Roberto Germano, esteve na manhã desta quinta-feira(09), ao lado do Secretário de Infraestrutura, Jorge Araújo, visitando locais que foram afetados pela forte ventania que veio junto com nuvens de chuva arrancando árvores e destruindo telhados e causando vários estragos em Caicó. Muitas telhas também foram levadas pela ventania.

DSC_9180DSC_9182 

Roberto esteve na Ilha de Sant’Ana onde constatou problemas na praça de alimentação, praça de artesanato, anfiteatro e até na cobertura do ginásio de esportes que sofreu vários danos. O Prefeito também esteve no largo da praça de Sant’Ana onde acompanhou trabalho das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e de Infraestrutura que realizaram os procedimentos necessários para retirar as árvores que caíram ou quebraram.

DSC_9208

O gestor determinou que fossem feitos os levantamentos de todos os problemas deixados pela forte ventania para que medidas urgentes possam ser adotadas no sentido de sanar todos os problemas.

MAIS UMA! MPRN INTERPÕE AÇÃO CIVIL PÚBLICA PARA RESPONSABILIZAR PREFEITA E SECRETÁRIOS DE OURO BRANCO POR IMPROBIDADE

imagesCAFT8045O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Jardim de Seridó, ingressou com Ação Civil Pública de responsabilização pelo cometimento de atos de improbidade administrativa contra a prefeita de Ouro Branco, os secretários de Administração e Planejamento e de Educação, a presidente do Instituto de Previdência do Município, uma prestadora de serviço e um psicólogo lotado na Secretaria Municipal de Saúde.

Em investigação realizada pelo MPRN, no âmbito do Inquérito Civil n.º 06.2015.00001222-1, apurou-se que não foram respeitados os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade e nem a obrigatoriedade de realização de concurso público, conforme previsto no art. 37, inciso II da Constituição Federal, nos processos seletivos n.ºs 001/2015 e 002/2015, realizados pelo Município de Ouro Branco.

Ocorre que o MPRN pede a responsabilização dos atos de improbidade administrativa contra a prefeita Maria de Fátima Araújo da Silva, pois a realização dos certames se deu sob sua gestão. À secretária municipal de Educação, Meirielle de Souza Santos Lucena, à presidente do Instituto de Previdência do Município de Ouro Branco, Ednilda da Silva Oliveira, ao psicólogo Flávio Medeiros de Azevedo e à prestadora de serviço junto à Secretaria de Saúde, Ilaionara Márcia Pereira de Araújo, pesam o fato de terem integrado a Comissão Municipal do Processo Seletivo.

Ainda de acordo com argumentação do MPRN, o secretário Francisco Segundo de Souza, colaborou para que os processos seletivos não observassem os princípios constitucionais de a legalidade, impessoalidade e moralidade. O gestor, por exemplo, assinou atestados de capacidade técnica de candidatos à seleção, confirmando o vínculo deles com o Município em alguns cargos.

Desta forma, foram perpetradas inúmeras ilegalidades, com o intuito de beneficiar pessoas certas e pré-determinadas, tudo sob a anuência da prefeita e em combinação com os membros da Comissão Municipal do Processo Seletivo e com o secretário municipal de Administração e Planejamento. Inclusive, até mesmo a existência de relação de parentesco entre integrante da comissão citada e candidata foi tolerada.

Para o MPRN, os processos seletivos tiveram o intuito de burlar a obrigação constitucional de realizar concurso público para beneficiar, em quase sua totalidade, pessoas que já possuíam algum tipo de vínculo com a municipalidade e/ou aliados/apadrinhados da atual gestão. Destaque-se ainda que a maior parte desses vínculos são irregulares.

Assim, na ACP, o MPRN pede que a Justiça condene os requeridos nas sanções civis e administrativas, notadamente multa civil, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Irregularidades

De posse de parte da documentação relacionada aos certames, o MPRN verificou a existência de diversas irregularidades, tais como: exíguos prazos previstos nos editais para inscrição e interposição de recursos; exigência para todos os cargos de realização de entrevistas, sem, contudo, indicar critérios objetivos para a classificação dos candidatos (abrindo margem para adoção de opções subjetivas).

Além disso, o MPRN observou também que analisando os currículos dos candidatos que participaram dos certames, diversos candidatos que possuíam experiências mais significativas foram preteridos em favor de outros candidatos que, muitas vezes, já tinham sido contratados temporariamente pelo Município de Ouro Branco em ocasiões anteriores.

GOVERNADOR ROBINSON FARIA CONFIRMA PRORROGAÇÃO DO PROGÁS NO RN

Uma boa notícia para a economia e desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O Governador Robinson Faria confirmou nesta quinta-feira (9) a prorrogação do maior incentivo para atrair indústrias ao Rio Grande do Norte: o Progás, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo ao Gás Natural.

 industrial

O programa teria seu fim no próximo dia 30 de abril, porém um intenso trabalho de negociações e articulações foi desenvolvido entre o Governador Robinson Faria com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, com a Petrobras, contando com apoio do deputado federal Fábio Faria, da senadora Fátima Bezerra e do Grupo de Trabalho formado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás), representado pelo Diretor-presidente Carlos Alberto Santos, Idema pelo diretor geral Rondinelli Oliveira, Sedec pelo secretário Paulo Roberto Cordeiro, e pela Secretaria de Tributação, com o secretário André Horta, que desde janeiro vinham realizando tratativas junto a Petrobras em um trabalho intenso para mostrar a importância do programa e alertar o que poderia ocasionar caso o fim do incentivo do gás natural com preço subsidiado no RN chegasse ao fim.

Atualmente utilizam o Progás a Vicunha, Guararapes, Três Corações Natal, Sterbom, Rarus, Nortex, Três Corações Mossoró, Multdia, Coteminas SGA, Coteminas MAC, Fortcola, Refimosal, Porcelanatti (Itagrês) e Vittra.

O Progás impacta em 22 mil empregos diretos só no setor têxtil. A possibilidade do programa não continuar no Rio Grande do Norte afetaria diretamente a economia potiguar, com as indústrias que poderiam deixar de produzir produtos, de gerar emprego, renda, divisas para o Estado, em função de um diferencial tão competitivo.

HOSPITAL DE JARDIM DE PIRANHAS RECEBEU MAIS DOAÇÕES NESTE MÊS DE ABRIL

A Unidade Mista Francisca Pereira Mariz em Jardim de Piranhas recebeu mais doações neste mês de abril. Foram quatro novas camas com colchão, dez escadas e uma televisão que será instalada na enfermaria pediátrica.

doaçao hospital  (1)

O prefeito Elídio Queiroz analisa de forma positiva essas doações. “O povo de Jardim de Piranhas querem bem a cidade, pois desde o mês de novembro passado que estamos recebendo doações e essas pessoas mostram que dão com amor”.Disse Elidio.

doaçao hospital  (4)

O hospital da cidade vem passando por mais mudanças na parte física, depois de melhorar a pintura, enfermarias e consultórios médicos foi instalada também uma nova porta que dá acesso as enfermarias. A população pode contar com uma farmácia recém-reformulada que atende de segunda a sexta da 7:00h as 11:00h e das 13:00h as 17:00h e aos sábados das 7:00h as 11:00h.

CRISTIANE DANTAS DESTACA AÇÕES DO GOVERNO PARA RECUPERAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL DO RN

O Governo do Rio Grande do Norte deve iniciar, até segunda-feira (13), a reforma de quatro unidades prisionais que foram atingidas durante as rebeliões que aconteceram no mês de março. Foi com essa informação que a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) abriu os pronunciamentos da sessão ordinária, desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa. A parlamentar fez uma prestação de contas das ações do Governo para recuperação do sistema prisional.


As ações foram apresentadas durante coletiva realizada na manhã de hoje. O secretário de infraestrutura Jader Torres, explicou que as obras estão previstas para serem concluídas em até 180 dias. O Governo está de parabéns pela realização das ações”, disse Cristiane Dantas.


Dezesseis unidades foram depredadas durante as rebeliões. Seis já tiveram reparos iniciados desde 21 de março. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, 60 operários estão atuando nas obras, sendo que 11 são apenados.


A deputada Márcia Maia (PSB) aparteou Cristiane Dantas e elogiou as ações do Governo, mas ressaltou que é preciso também olhar com mais atenção para os agentes penitenciários e investir em políticas sociais. “É importante que haja segurança nas unidades prisionais, mas é preciso um olhar especial para os agentes penitenciários, que exercem uma das profissões mais perigosas e estressantes”, disse Márcia Maia.


Audiência Pública


A deputada Cristiane Dantas aproveitou a ocasião para convidar a todos para participarem de uma Audiência Pública, na próxima segunda-feira (13), para tratar do tema “Violência Quando a Vítima é a mulher”. Evento acontece às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa (Plenarinho).

AZUL VIAGENS CONFIRMA VOO MOSSORÓ/RECIFE E BELO HORIZONTE/NATAL

imagesO Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo do RN mantém o foco na recuperação de voos perdidos na última década e conta agora com mais uma conquista. Em reunião do titular da pasta, Ruy Gaspar, com diretores da Azul Viagens, na sede da empresa, em São Paulo, foi confirmado o voo Mossoró/Recife tão logo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) libere o Aeroporto Dix-Sept Rosado.

Além desta novidade, anunciada na tarde de ontem (8), a Azul também se comprometeu a colocar voos extras ligando Belo Horizonte a Natal, no período de alta temporada, em julho. Solicitado pelo secretário, a empresa prometeu estudar a possibilidade de voos diretos para Natal vindos de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, municípios situados no interior de São Paulo, e ainda do município mineiro de Uberlândia, além da capital paranaense, Curitiba.

Para o Aeroporto de Mossoró ser liberado são necessárias adequações já encaminhadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Para o início das obras é necessária abertura de licitação. A empresa vencedora do processo tem entre três e quatro meses para conclusão das obras. Segundo Ruy Gaspar, o comprometimento da Azul é de que dois meses após a liberação da ANAC, o voo Mossoró-Recife comece a operar.

Já nos três primeiros meses de gestão, o trabalho do Governo do Estado e da Setur RN foi responsável pela conquista do voo internacional vindo de Bueno Aires, pela Gol Linhas Aéreas, e ainda do voo fretado Campinas-Natal-Campinas, da mesma empresa em parceria com a CVC. Afora a possibilidade de mais dois voos oriundos da Europa: Estocolmo (Suécia) e Milão (Itália), com operação prevista para até o fim deste ano.

O secretário Ruy Gaspar se encontra em São Paulo desde ontem, onde participará de uma das principais feiras do turismo nacional, promovida pela Associação das Agências de Viagem do Interior do Estado de SP. O governador Robinson Faria também estará presente à feira, na sexta-feira, sendo o primeiro chefe de Estado do Brasil e participar de uma das 38 edições do evento. Hoje, São Paulo é o principal emissor de turistas ao Rio Grande do Norte.

INDONÉSIA ADIA EXECUÇÕES, INCLUINDO A DO RÉU BRASILEIRO

A Indonésia afirmou nesta quinta-feira (9) que a execução de vários réus condenados por narcotráfico no país, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, será adiada até depois do encerramento do Congresso Ásia-África, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 24 deste mês.

Segundo imprensa local, execução de Gularte poderia ocorrer ainda neste mês (Foto: AFP)

"A realização do próximo Congresso Ásia-África é a principal consideração para a suspensão", disse o porta-voz da procuradoria da Indonésia, Tonny Spontana, que afirmou anteriormente que as execuções seriam feitas em abril, informou o jornal "Jakarta Post".

As autoridades do país não querem executar os presos enquanto líderes dos dois continentes estiverem na Indonésia para o evento, que celebra também o 60ª aniversário da Conferência de Bandung.

São 11 os réus no corredor da morte à espera da execução, entre eles franceses, filipinos, nigerianos e ganeses. O brasileiro Rodrigo Gularte foi preso em 2004 com vários quilos de cocaína escondidos em uma de suas pranchas de surfe.

O governo federal e familiares de Gularte alegam que ele sofre de esquizofrenia, por isso não deveria ser executado.

Apesar dos pedidos de clemência por parte da presidente Dilma Rousseff, do primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, e do presidente da França, François Hollande, o líder indonésio, Joko Widodo, reiterou a firmeza de seu governo contra o narcotráfico e descartou as solicitações.

Em janeiro, a Indonésia fuzilou seis presos acusados de narcotráfico, entre eles Marco Archer Cardoso Moreira, o que causou uma crise diplomática entre o país asiático e o Brasil.

A Indonésia, que retomou as execuções de réus em 2013, mantém 133 prisioneiros no corredor da morte, 57 acusados por tráfico de drogas, dois por terrorismo e 74 por outros crimes.

POLÍCIA SUSPEITA QUE FILHO DE JARDINENSE TENHA SE SUICIDADO NA PRAIA DE TABATINGA

O delegado de Nísia Floresta, Vicente Filho, afirmou que a Polícia Civil trabalha com a possibilidade de Mychael Rocha de Medeiros, de 29 anos, ter se jogado da falésia a uma altura de 50 metros da Praia de Tabatinga. Com isso a investigação vem descartando a hipótese de acidente de trânsito.

IMG-20150408-WA0014

IMG-20150408-WA0020Segundo informações de parentes, Mychael havia discutido com a esposa, e mesmo ela tendo escondido a chave da moto, ele saiu no carro e possivelmente cometido o suicídio.

Michael foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (08) pelos banhistas que estava circulando pelo local e acionaram a Polícia Militar. O corpo foi resgatado pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O sepultamento de Mychael acontecerá no final da manhã desta quinta-feira (9), no Cemitério Morada da Paz, no conjunto Emaús, no município de Parnamirim. Michael era filho de “Manoel da Petrobras”, da conhecida família dos “Braúnas” da comunidade “Cachoeira dos Braúnas” em Jardim do Seridó.

Outra

Do Blog: Ao amigo Manoel e demais familiares, nossos mais sinceros votos de pesar.

POLÍCIA CIVIL DIVULGA FOTOS DE QUADRILHA DE ESTRANGEIROS QUE PRATICAVAM AGIOTAGEM NO RN

A Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor) deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) a Operação “Colômbia” com o objetivo de prender uma quadrilha de Colombianos que estava praticando o crime de agiotagem em Natal. Ao todo, 15 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime foram presas.

A organização criminosa agia emprestando dinheiro a pequenos comerciantes em toda a cidade com taxas de juros que chegavam a 20% ao dia. Caso a vítima não conseguisse pagar a dívida, o grupo a pressionava através de ameaças. A quadrilha, inclusive, chegou a tomar bens de vítimas para que a dívida fosse sanada. Durante as investigações, que duraram cerca de 6 meses, a equipe da Deicor constatou que uma das vítimas da organização cometeu suicídio após ser ameaçada pela quadrilha.

Os mandados resultaram na prisão dos colombianos: John Fredy Marin, Jhofre Antônio Lerna Alzate, vulgo “Julio”, Yeizon Andrés Baquero Delgado, Guillermo Rastiblanco Delgado, Eveyer Ortega Ortiz, vulgo “Santiago”, Monica Alejandra Serna Rubiano, Sandra Lorena Rubiano Aranha, Rosa Otília Aranha Correa, Stiven Castaño Montoya e Oscar Herman Gonzalez Romero. Além dos colombianos a Polícia Civil também prendeu o equatoriano Sérgio Dumas Perea Carlozoma, vulgo “Ed”, e os quatro brasileiros: Genilson Lourenço de Araújo, Anderson Teixeira de Brito, Linderval de Oliveira Pedro da Silva e Cícero Kledson Silva.

Na Operação ainda foram apreendidas 8 motos, 1 veículo Renaut Sandero, cerca de R$74 mil, cadernos com anotações das dívidas, notebooks, celulares e cartões de divulgação e cadastro das vítimas.

De acordo com a delegada Sheila Freitas, titular da Deicor, os líderes do grupo viviam uma vida de luxo em Natal e é possível que a quadrilha tenha ramificações em outros estados.  Todos os acusados responderão pelos crimes de associação criminosa e crime contra a economia popular. Os detidos estão à disposição da Justiça.

RAIOS QUEIMAM ELETRODOMÉSTICOS EM SANTANA DO SERIDÓ

imagesCALETPKENem parece que estamos em pleno século XXI, quando sistemas de para-raios evitam que as descargas dos relâmpagos queimem aparelhos eletro-eletrônicos em sedes de municípios, pois, em Santana do Seridó, várias residências do centro tiveram prejuízos com eletrodomésticos queimados por raios.

Segundo informações de uma moradora do centro da cidade, em sua residência queimou o receptor da antena parabólico e um aparelho de TV, enquanto que, em outras residências também queimou outros eletrodomésticos.

Resta saber se na cidade não existem para-raios, ou se os mesmos estão ultrapassados e sem manutenção, pois deveriam evitar esses tipos de problemas.

Ademais, os danos aos eletrodomésticos mostram que a população correr risco, pois a cidade está desguarnecida de para-raios.

Do Blog: As autoridades devem olhar com bons olhos esse problema.

DISON LISBOA AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DO GOVERNO ROBINSON

O deputado estadual Dison Lisboa (PSD) fez uma breve avaliação do Governo Robinson Faria durante a sessão ordinária desta quarta-feira (8). Diante das críticas feitas ao Governo na sessão de ontem (7), o parlamentar disse que as dificuldades existem, mas não falta empenho, nem planejamento para resolver os problemas.


O Rio Grande do Norte acumula dificuldades de toda ordem e não é fácil resolver um problema de décadas em apenas 100 dias. É injusto dizer que o governador não estava preparado e que não tinha planejamento ou que está se limitando a apagar incêndios pontuais. Temos muito que comemorar no atual governo e é preciso registrar o empenho de Robinson Faria para resgatar a credibilidade administrativa”, disse Dison Lisboa.


O parlamentar lembrou algumas ações do governador Robinson Faria (PSD), como o decreto que autoriza a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o querosene de aviação (QAV), fomentando o turismo.


Dison Lisboa teve acesso a alguns números da Secretaria de Tributação. De acordo com os dados, o Rio Grande do Norte teve em março uma arrecadação superior a de fevereiro em R$ 18 milhões, o que não acontecia há 10 anos.


Os deputados Galeno Torquato (PSD), Carlos Augusto (PTdoB) e Fernando Mineiro (PT) registraram o apoio ao governador e ressaltaram o esforço de Robinson Faria e dos secretários para atender às demandas do estado.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...