20 de abril de 2013

ALELUIA! CHUVAS DE ATÉ 170 MILÍMETROS SÃO REGISTRADAS NO SERIDÓ POTIGUAR

Passando de meados de abril, restando ainda a esperança do mês de maio para que a situação da seca seja amenizada, o sertanejo Seridoense teve uma noite de muito inverno, com chuvas de até 170 milímetros.

SAM_1145 copy

Principalmente em Serra Negra do Norte, onde o abastecimento está sendo feito através de caminhões pipas, agora o situação vai melhorar, pois foi exatamente a maior precipitação pluviométrica registrada no Seridó Potiguar com 170 milímetros, além de chuvas de 160, 120, 90, 70, entre outras de menores intensidades.

SAM_1147 copy

Conforme fotos, nesse momento, (tarde de sábado, 20) o céu está com muitas nuvens carregadas, mostrando que as chuvas podem voltar a cair ainda hoje em toda a região. Em Jardim do Seridó, (cidade) choveu 22 milímetros, mas outras chuvas maiores foram registradas no município.

Do Blog: Engraçado, ontem em todos os tele-jornais não deram previsão de chuva para o nordeste. Parece que o “Homem lá de cima” vai fazer muitos rasgarem os diplomas!

“É MUITO DESUMANO VER O QUE NÓS VIMOS AQUI HOJE”, DIZ JOAQUIM BARBOSA AO VISITAR ALCAÇUZ

O presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, declarou que o sistema carcerário do Rio Grande do Norte está entre os piores do Brasil. “É muito desumano ver o que nós vimos aqui hoje”, avaliou Joaquim Barbosa após visitar o Pavilhão II, da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na tarde de hoje (19). Para o presidente do CNJ, o mais urgente é fazer uma tentativa de humanizar minimamente as situações vistas nas inspeções do Mutirão Carcerário.

slide-joaquim4

No local, Joaquim Barbosa constatou a situação degradante a qual estão submetidos os mais de 160 apenados daquele pavilhão. Ao todo, Alcaçuz abriga mais de mil condenados. No Pavilhão II, o presidente do CNJ se deparou com um cenário “caótico e desumano”. Celas sem ventilação ou iluminação, gambiarras nas fiações elétricas, urina escorrendo pelos corredores, estrutura física do pavilhão completamente degradada, forte cheiro de urina e fezes, além de problemas com o sistema de esgoto, que está empoçado ao lado do local. Estas foram algumas das cenas vistas pelo ministro Joaquim Barbosa em sua inspeção ao presídio.

Em conversa com o juiz de Execuções Penais e corregedor do presídio, Henrique Baltazar, o presidente do CNJ quis saber detalhes sobre a situação dos presos, se tinham banho de sol, acesso a a serviços de saúde e visitas íntimas. Mas o que mais chamou sua atenção foram as condições precárias da infraestrutura e a situação dos apenados.

Muito pouco ou quase nada foi feito do último mutirão para cá. As coisas não evoluíram. As autoridades desse estado precisam refletir seriamente sobre esse problema. É um avanço civilizacional que precisa ser feito urgentemente porque as consequências desse descaso, desse abandono, se refletem no desassossego social”, declarou o ministro em coletiva à imprensa.

Questionado sobre que medidas devem ser tomadas para melhorar essa situação, Joaquim Barbosa respondeu que “o Governo do Estado sabe muito bem o que precisa ser feito, já há dois anos. Nada foi feito, há reclamações de que há entraves administrativos. Me prontifiquei a conversar com a governadora do Estado e o ministro da Justiça para remover esses entraves”.

O presidente do CNJ frisou que a resolutividade dos problemas do sistema carcerário são de incumbência do Poder Executivo local. “A medida a ser feita quem tem que fazer não somos nós, o Judiciário. O que falta aqui na verdade é a tomada de deliberações concretas no sentido, pelo menos minimizar uma situação que é caótica, que é desumana”, encerrou.

RINALDO REIS É ELEITO PARA PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO RN

rinaldo-reisO Promotor de Justiça Rinaldo Reis de Lima foi eleito na tarde ontem, 19, como o candidato mais votado no pleito para formação de lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2013-2015. Rinaldo teve 132 votos na eleição que ocorreu em Natal e em Mossoró e estavam habilitados para votar todos os Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público Estadual. O Promotor de Justiça Oscar Hugo de Souza Ramos obteve 82 votos e foram contabilizados, ainda, 4 votos em branco.

O resultado da eleição será homologado pelo Colégio de Procuradores de Justiça e a lista será encaminhada à Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, visando a nomeação. O Procurador-Geral de Justiça Manoel Onofre Neto destaca que "a expectativa da Instituição é que a Chefe do Executivo Estadual nomeie o vencedor do pleito como tem, tradicionalmente, respeitando a vontade e democrática deliberação dos membros do Ministério Público". Ambos candidatos assinaram um termo de compromisso para não assumir o cargo caso não obtivesse êxito e não fosse o escolhido em votação da classe.

mostra_imagem

O novo Procurador-Geral de Justiça vai substituir o atual chefe do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que esteve à frente da Instituição pelos últimos quatro anos, com dois mandatos consecutivos, os biênios 2009/2011, por eleição, e 2011/2013, em processo de recondução.


Desejo ao colega Rinaldo Reis toda a serenidade e êxito na condução dos rumos dessa Instituição tão importante para a sociedade, principalmente, nesse período de luta contra a aprovação da PEC 37 e enfretamento às dificuldades na estruturação de políticas nas áreas da saude, educação, meio-ambiente, segurança pública e que promovam os direitos de crianças e adolescentes, idosos, pessoa com deficiência e consumidor, sem esquecer no incessante combate à improbidade e à corrupção, que tanto afetam nosso país”, pontuou Manoel Onofre Neto, que ainda ressaltou a forma madura, pacífica e tranquila como o pleito transcorreu.


Uma vez nomeado pela Chefe do Executivo Estadual, o Promotor de Justiça Rinaldo Reis deverá tomar posse no cargo de Procurador-Geral de Justiça em solenidade prevista para o dia 18 de junho, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, em local e horário ainda a serem definidos.

PIADA DO DIA, TUDO POR UMA GELADA!

untitledTrês amigos estavam no bar há mais de quatro horas. De repente um deles diz:
— Bom, meus... Hic... Irmãos, eu já vou!
— Tá legal! — responde um deles. — A gente se vê amanhã, hein, Zé!
Os outros dois continuam até altas horas quando o dono do boteco fala:
— Olha só, meus amigos... O bar tá fechando e vocês precisam ir embora.
O dono do bar fecha o estabelecimento e os dois bêbados começam a discutir:
— E agora? Onde é que nós vamos beber?
— Não tenho nem idéia! Hic... Hic...
— Já sei! Lá na minha casa tem... Duas cervejas! Fica uma pra você e outra pra mim.
E lá vão os dois amigos cambaleando pelas ruas até chegarem na casa:
— Muito cuidado! Minha mulher tá dormindo... Trate de não fazer barulho.
— Tá legal, vou ficar quietinho... He, he, he...
E entraram os dois na pontinha do pé. Ao passar pelo quarto do amigo, o bêbado comenta:
— Ih... Olha só quem tá lá no seu quarto! É o nosso amigo Zé. Ele saiu mais cedo pra vir aqui com a sua...
— Xiiiiiiiu... Fale baixo se não ele acorda e nós só temos duas cervejas na geladeira!

MEGA OPERAÇÃO É MONTADA PARA RETIRADA DE CARRETA TOMBADA EM SERRA NO SERIDÓ POTIGUAR

Uma mega operação foi montada na tarde de hoje (19\04\13) para retirada de uma carreta de placas NNV-9591-Mossoró que tombou na última quarta-feira na subida da serra que dar acesso a cidade de Lagoa Nova.

O trabalho teve que ser minucioso, tendo em vista que havia o perigo do veículo cair no abismo de aproximadamente 50 metros de altura. A RN ficou interditada por mais de uma hora e um grande congestionamento se formou nos dois sentidos na via.

O trabalho foi bem sucedido e a operação transcorreu dentro da normalidade sem maiores incidentes

Fonte: PM Currais Novos - Fotos: Ivanildo.

HOJE É O DIA “D” DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

imagesCA6PK7O6O Ministério da Saúde realiza, hoje (20), em todo país o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus da Influenza 2013. Em Natal, a abertura da campanha será feita pelo secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, às 8h, na Estratégia da Saúde da Família – ESF de Nova Natal.

Sob o slogan “Quem Lembra da Vacina se Protege da Gripe”, a campanha de vacinação vem se desenvolvendo em todas as unidades básicas de saúde de Natal desde o dia 15 e prossegue até 26 de abril.

A meta é vacinar pelo menos 104.559 pessoas em Natal, número que corresponde a 80% da população alvo. A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando 1.500 profissionais e disponibilizando 140 mil doses da vacina.

O público alvo da campanha é formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde, além de mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

2º SUSPEITO POR ATENTADO NA MARATONA DE BOSTON É CAPTURADO VIVO NOS EUA

Dzhokar Tsarnaev, de 19 anos, suspeito de participar do atentado terrorista na Maratona de Boston, na segunda-feira (15), foi preso pela polícia americana na noite desta sexta (19) em Watertown, cidade do estado de Massachusetts. O desfecho da caçada policial ocorreu após mais de 20 horas de perseguição e uma hora de cerco ao jovem, que conseguiu fugir da primeira vez em que foi encurralado e que estava refugiado em um barco no quintal de uma casa.

mont7

Após localizar o suspeito, a polícia montou um bloqueio na área. Testemunhas dizem ter ouvido diversos disparos de armas de fogo. Depois de algum tempo, a cobertura do barco foi retirada, tendo sido encontrado sangue no local, segundo informações do jornal Boston Globe e da rede WCVB, respectivamente.

O Boston Globe disse que a polícia utilizou "flash bangs", bombas não-letais que emitem luz e produzem muito barulho, para deixar o suspeito desorientado. Segundo a emissora NBC, a polícia fez uso de um negociador durante a ação.

Minutos depois, por volta das 20h50 locais (21h50 em Brasília), a polícia de Boston confirmou a prisão de Dzhokhar Tsarnaev. A notícia foi recebida com aplausos pelas pessoas próximas ao local do cerco.

A polícia confirmou que o suspeito está em estado grave no hospital e que não houve troca de tiros no barco. Segundo a agência de notícias Reuters, a polícia chegou ao suspeito por informações de vizinhos que disseram ter visto sangue perto do barco.

O irmão mais velho de Dzhokar, identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, também suspeito de participação no atentado, foi morto durante a madrugada após uma troca de tiros nas imediações de um shopping center no subúrbio de Boston. Mais de 200 munições foram usadas pela polícia.

NESTE SÁBADO TEM LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM CAICÓ

untitledNeste sábado (20) acontece em Caicó a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A abertura será as 8 horas na Unidade de Saúde Enfermeiro José Menandro Cruz, no Bairro Castelo Branco, zona leste da cidade. A vacina contra a Influenza esta disponível à população de adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 2 anos , gestantes de qualquer idade gestacional e puérperas (mulheres em pós-parto) e população indígena.

Desde segunda-feira passada que a população da zona rural em Caicó está sendo vacinada pela equipe de técnicos da Secretaria. Já conseguimos um número expressivo, principalmente de idosos, que tomaram a vacina. Mesmo assim, pedimos a todas as comunidades que estejam atentas a presença da nossa equipe técnica para que possam ser vacinadas”, destacou Josilene Maria, coordenadora da Secretaria de Saúde.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...