14 de maio de 2015

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA É UM SUCESSO EM ESCOLA MUNICIPAL DE EQUADOR

A Escola Municipal CEMEI, em Equador,  colocou em prática o projeto "Sacola Viajante" para incentivar a leitura em família. Todos os dias, um aluno é sorteado e escolhe três livros para levar para casa e lá a família escolhe um dos livros para fazer a leitura. No outro dia, o aluno conta a história em sala de aula.

11011719_453587958151295_5350436295121962167_n11011838_453587828151308_7893293060884984084_n11140326_453587878151303_1981681144560185046_nmoleque

Segundo a diretora, Valquiria Santos, foi um método escolhido pela escola como forma de incentivar a leitura e aproximar cada vez mais a família do cotidiano do estudante. Valquíria lembra que existem também mais dois projetos de incentivo: a mala e o carro de leitura na escola. O CEMEI atende crianças de 04 e 05 anos.

BANDO INVADE POSTO DE SAÚDE E REALIZA ARRASTÃO EM CIDADE DO RN

Quatro homens armados de revólveres invadiram e assaltaram, na manhã desta quinta-feira (14), uma unidade de saúde localizada no bairro Bela Parnamirim, na cidade de Parnamirim, região da grande Natal. De acordo com a polícia os suspeitos agiram com muita violência ameaçando atirar na cabeça de funcionários e pacientes caso as exigências deles não fossem atendidas. O fato aconteceu por volta das 10h no momento em que o posto estava lotado devido ser um dia de marcação de exames.

Segundo o sub tenente Figuêiredo, do 3º Batalhão, os suspeitos chegaram de bicicleta, entraram na unidade, fizeram o arrastão e fugiram tranquilamente. “Eu conversei com a diretora do posto e ela me informou que os assaltantes apontaram por várias vezes as armas para a cabeça dos pacientes e funcionários e ainda atiraram para o alto antes de fugirem tranquilamente”, disse.

A polícia realizou diligências por toda a cidade de posse de informações sobre paradeiro dos suspeitos, mas nenhum deles foi identificado ou preso. A direção da unidade não quis conversar com a imprensa, mas informou que a unidade ficará fechada nos próximos dois dias por causa da insegurança.

INUSITADO! JOVEM PESCA TARTARUGA EXÓTICA PARECIDA COM DINOSSAURO NO AC

O designer gráfico Edson Souza, de 34 anos, levou um grande susto durante uma pescaria, nesta segunda-feira (11), em uma fazenda próxima ao município de Xapuri, distante 188 km de Rio Branco. Na esperança de retirar apenas peixes de um açude no local, o acreano acabou se surpreendendo com uma tartaruga diferente das outras.

Biólogo da Ufac diz que tartaruga é, popularmente, conhecida como matamatá (Foto: Edson Souza/Arquivo pessoal)

"Ocorreu em um açude, a tartaruga estava presa em uma rede de pesca. Ficamos todos surpresos por aquele bicho tão estranho. Parecia um dinossauro. Nem o pessoal da fazenda sabia o que era. Depois, as pessoas mais antigas falaram que era uma matamatá", relembra.

Designer gráfico pescou matamatá na segunda-feira (11) em uma fazenda no interior do Acre (Foto: Edson Souza/Arquivo pessoal)

Souza conta a tartaruga estava cansada por tentar se soltar da rede. Ele diz ainda que, após fotografar o animal, o liberou novamente no açude da fazenda. Era a primeira vez que o designer acreano pescava no local. "Sou acreano e foi a primeira vez que vi esse bicho. Ele estava muito cansado e nós o devolvemos ao açude", acrescenta.

De acordo com o biólogo Moisés Barbosa, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), da Universidade Federal do Acre (Ufac), a tartaruga, conhecida popularmente como matamatá, é uma Chelus fibriatus. Apesar da aparência exótica, o réptil é comum na região amazônica.

Matamatá tem o nome científico Chelus fibriatus, diz biológo Moisés Barbosa, da Ufac (Foto: Edson Souza/Arquivo pessoal)

"Ela tem uma carapaça cheia de ondulações. É bastante comum na região amazônica, em áreas de igapó e açudes, principalmente, em ambientes com água escura, parada, onde existem matas preservadas. Ela se alimenta principalmente de peixes", explica.

O biólogo diz ainda que muitas podem ser as explicações para a aparência diferenciada da matamatá. Uma delas é a própria seleção natural. "Existe a seleção natural, sobrevive aquele animal que passa despercebido pelos seus predadores. Esse é um animal pré-histórico, que está no planeta em torno de 250 a 300 milhões de anos. Esse é um dos grupos mais antigos, que não se modificou tanto desde os primeiros grupos", diz..

Após pescar o animal, designer gráfico diz que o devolveu ao açude (Foto: Edson Souza/Arquivo pessoal)

Barbosa acrescenta que a formato do bicho ajuda na alimentação. "Ele tem um pescoço grande, alargado e cheio de estruturas que parecem algas. Muitas vezes, as águas movimentam essas pequenas barbatanas e isso pode, muito bem, atrair os peixes. Então, umas das justificativas é essa camuflagem no meio que ele vive", finaliza.

 

‘CORRUPÇÃO TAMBÉM É MARCA DO PT NA EDUCAÇÃO’, DIZ ROGÉRIO MARINHO

O Brasil ocupa a 60ª posição na avaliação de seu sistema educacional num ranking que avaliou 76 países. O levantamento foi produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgado pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (13). A medição considerou o resultado de testes de matemática e ciência aplicados nos países pesquisados. Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), o resultado comprova a falta de gestão realizada pelo governo federal no setor.

2012.06.26 - PSDB - Aprovação PNE

Parte do governo federal a política de coordenação e definição das estratégias aplicadas para a educação no país. Mas estamos falando de uma gestão que se caracteriza por arrecadar recursos e não os administrar de maneira regular. Corrupção e desperdício são, também, marcas do PT presentes na educação. O resultado frágil mostrado pelo ranking não é, de modo algum, surpreendente”, destacou o tucano, que é coordenador do PSDB na Comissão de Educação da Câmara.

Segundo o deputado, as falhas na gestão praticadas pelo governo federal são mais decisivas para os problemas na área do que uma possível insuficiência de recursos.

Há muita discussão sobre o financiamento da educação, mas os problemas vão além disso. O governo do PT não promoveu uma estruturação da carreira de professor, um currículo mínimo para a educação, e nem mesmo uma atribuição clara do papel de cada ente da federação para a área. O Brasil não discute que tipo de profissional quer formar. Há muitos pontos críticos, e o governo não apresenta a solução para esses gargalos”,destacou.

Consequências

Rogério Marinho citou a incoerência do governo de Dilma Rousseff, que escolheu “pátria educadora” como slogan do segundo mandato da petista mas tem, nos últimos meses, atacado programas de acesso estudantil como Pronatec e FIES.

O deputado avaliou que o mau momento vivido pela economia nacional – projeções do mercado apontam inflação alta e retração do PIB em 2015 – se explica também pelas falhas na condução da educação.

Os defeitos ficam mais expostos quando o Brasil é comparado com outros países. E não é por acaso que estamos perdendo credibilidade e competitividade no cenário internacional. A educação tem peso decisivo para isso”, reiterou.

PREFEITURA E CÂMARA DE CAICÓ FARÃO MUTIRÃO DE LIMPEZA NO RIO SERIDÓ E NA ILHA DE SANT’ANA

Com o tema “Rio da Minha Cidade”, a Prefeitura de Caicó através das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbano, e de Meio Ambiente além de parceria com a Câmara Municipal, estará realizando no próximo dia 24 de maio (domingo) uma campanha de limpeza das margens do Rio Seridó que circunda a Ilha de Sant’Ana, trilha ecológica, poço de Sant’Ana e área interna da ilha.

60642638

De acordo com Jorge Araújo, Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, A ação tem o objetivo principal da busca pela qualidade de vida ambiental, envolvimento da população e de entidades das diversas esferas para a melhoria do nosso patrimônio, palco de atividades físicas, eventos e atividades culturais”.

O momento marcará um divisor para uma nova gestão à frente da administração da Ilha de Sant’Ana pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do município de Caicó, pautada na participação pública e dos permissionários.

Quem quiser fazer parte deste mutirão de limpeza que terá coleta de resíduos sólidos, sinalização, organização, plantio de mudas e replantio das áreas de preservação permanente, pode entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura através do número (84) 9841-1338 ou mandar e-mail para obrasdecaico@gmail.com

ASSEMBLEIAS DO RN E PE FIRMAM PARCERIA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO

Os núcleos de comunicação das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco discutiram ações de integração entre os setores de mídia das Casas, nesta quinta-feira (14). A coordenadora do setor no RN, Marília Rocha, e a superintendente de Comunicação da Assembleia de Pernambuco, Margot Dourado, trocaram experiências e firmaram parceria para a divulgação dos trabalhos no Poder Legislativo.


Assim como a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Legislativo pernambucano também completa 180 anos em 2015. Nos dois estados estão programadas atividades para relembrar fatos que marcaram a história das Casas e, no encontro, foram debatidas possibilidades de integração dos projetos de Comunicação nas redes sociais, TVs e rádios legislativas.


A coordenadora de Comunicação da ALRN apresentou as ações programadas e projetos para comemoração dos 180 anos da ALRN, inclusive o aplicativo para celular, tablets e smartphones, que permite que o internauta acesse as atividades dos deputados, além de acompanhar as TV Assembleia de qualquer lugar.


Com cronograma de ações definido para os próximos meses na Assembleia do Rio Grande do Norte, Marília Rocha convidou Margot Dourado para uma visita ao Poder Legislativo potiguar ainda neste semestre, quando discutirão estratégias conjuntas para a divulgação das atividades das Casas Legislativas.

GRUPO ARMADO INCENDEIA ÔNIBUS EM CAMPINA GRANDE, DIZ POLÍCIA

Um grupo de pessoas armadas e encapuzadas incendiou um ônibus em Campina Grande, no início da tarde desta quarta-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, o serviço de emergência foi chamado às 14h30 e, até as 15h, continuava no local apagando as chamas. De acordo com a polícia, não houve feridos.

A assessoria de comunicação da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) informou, às 15h15, que a Polícia Militar solicitou ao órgão a interrupção temporária do tráfego de ônibus na região onde houve o incêndio criminoso.

O caso aconteceu na rua Edmundo Pereira da Silva, bairro do Pedregal. Testemunhas informaram aos policiais que os criminosos mandaram todos os passageiros e funcionários descerem do veículo. Em seguida, atearam fogo no ônibus.

Ônibus é incendiado por criminosos em Campina Grande (Foto: Marcos Vasconcelos/TV Paraíba)

O transporte público faz parte da frota municipal e seguia no sentido Centro, quando foi abordado pelos suspeitos. Até as 15h15, não houve prisões e o 2º Batalhão da Polícia Militar realizava buscas na área.

 

RÉU ACUSADO DA MORTE DE CRIANÇA EM CAICÓ É CONDENADO A 27 ANOS

O julgamento popular do réu, Milton da Silva, acusado de ser um dos partícipes da morte do garoto Vitor Manoel da Silva, de apenas 08 anos, crime ocorrido em setembro de 2009, nas margens do Rio Seridó, em Caicó. No final da sessão, o Conselho de Sentença, entendeu em sua maioria, que ele era culpado.


O juiz que presidiu a sessão do Tribunal do Júri, foi Luiz Cândido de Andrade Villaça, e depois saber o veredito dos jurados, aplicou a pena de 27 anos e 5 meses de condenação ao réu. Os advogados de defesa, Navde Rafael Varela e Sildilon Maia, decidiram imediatamente por interpor um recurso. Com isso, ele fica em liberdade à disposição da Justiça.


O julgamento aconteceu sem a presença do réu, Milton da Silva, e de portas fechadas, ou seja, ninguém teve acesso ao plenário do Fórum durante toda a sessão.


De acordo com advogado, Navde Rafael, seu cliente sofre de transtornos mentais, inclusive, foram apresentados nos debates durante o julgamento, quatro laudos atestando a insanidade mental. Uma das teses da defesa era a de negativa de autoria. “Está comprovado que ele (Milton) estava no local do crime, mas, ele não matou o pequeno Vitor Manuel, já o outro réu que já está condenado, confessou ter sido ele quem violentou e matou a criança“, disse.


Com Informações de: Sidney Silva.

CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE AUMENTAM QUASE 300% NO RN

untitledA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta quarta-feira (13) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 18, com dados coletados até o dia 9 de maio. Ao todo, foram notificados 17.343 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.995 casos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (4.718), Parnamirim (1.024), Mossoró (734), Ceará-Mirim (690) e Caicó (627). Quanto à incidência em dengue, 73 municípios apresentaram alta, 31 estão com média, 45 estão com baixa e 18 apresentaram incidência silenciosa.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, para diminuição da transmissão da dengue onde há epidemia, vem sendo feita operação UBV (carro fumacê), de acordo com os critérios estabelecidos na Nota Técnica 01/2013, elaborada pelo Programa.

TRAGÉDIA! FOGO EM FÁBRICA DEIXA 55 MORTOS NAS FILIPINAS

As autoridades das Filipinas elevaram, nesta quinta-feira (14), para 55 o número de mortos no incêndio ocorrido na quarta (13) em uma fábrica de calçados no município de Valenzuela, na região metropolitana da capital Manila, e informaram que outras 13 pessoas continuam desaparecidas.

Bombeiros lutam contra fogo em fábrica da cidade de Valenzuela, em Manila, nesta quarta-feira (13) (Foto: Al Falcon/Reuters)

"Até as 11h45 de hoje (0h45 de Brasília) foi possível encontrar 55 corpos, mas ainda há 13 pessoas desaparecidas", disse o prefeito de Valenzuela, Rexlon Gatchalian.

"Não sabemos o que aconteceu com os 13 desaparecidos, mas é possível que os mesmos tenham saído da fábrica antes do início do incêndio", acrescentou Gatchalian.

As equipes de resgate relataram que muitos dos que estavam no interior da fábrica ficaram presos no segundo andar do edifício, enquanto tentavam escapar das chamas, e que ninguém sobreviveu ao incêndio que os bombeiros levaram mais de sete horas para apagar.

As autoridades ainda não estabeleceram o número exato de pessoas que estavam no interior da fábrica.

Representantes do Escritório de Proteção de Incêndios disseram que vão averiguar se a fábrica possui todas as licenças e se estava cumprindo devidamente as normas de segurança.

MULTA DIÁRIA AO SISJERN POR DESCUMPRIMENTO DE RETORNO AO TRABALHO TEM VALOR DUPLICADO

untitledO Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na sessão ordinária desta quarta-feira (13), decidiu aumentar o valor da multa diária aplicada ao Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual do Rio Grande do Norte (Sisjern) em virtude do descumprimento de decisão judicial de 16 de abril, que declarou a greve iniciada em 17 de março como ilegal. A multa foi reajustada de R$ 10 mil para R$ 20 mil. A decisão da Corte Estadual de Justiça concedeu em parte pedidos contidos em recurso apresentado pela Procuradoria Geral do Estado, que pleiteavam alterações na decisão de abril, do desembargador Glauber Rêgo, relator do processo.

O Estado pediu a majoração da multa diária, definida pelo desembargador relator em abril, por cada dia que o Sindicato mantivesse o movimento paredista. No recurso, o Estado pedia que a penalidade fosse elevada, de R$ 10 mil para R$ 100 mil. No entanto, o desembargador Glauber Rêgo estabeleceu o valor em R$ 20 mil, aprovado por maioria de votos.

 

BEIRA-MAR PEGA MAIS 120 ANOS DE PRISÃO

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 120 anos de prisão na madrugada desta quinta-feira (14) no Rio. Ele era acusado de ter liderado uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, e respondia pelo assassinato de quatro pessoas.

Traficante Fernandinho Beira-Mar dentro do tribunal (Foto: Erbs Jr. / Frame / Estadão Conteúdo)

Beira-Mar acumula agora penas que somam quase 320 anos de prisão - condenações anteriores de quase 200 anos de prisão, mais os 120 anos da sentença desta madrugada.

Após mais de 10 horas de julamento, a sentença foi lida na madrugada desta quinta pelo juiz Fábio Uchoa. O traficante foi condenado por quatro homicídios duplamente qualificados, por motivo torpe e sem dar chance de defesa às vítimas, que são os detentos Ernaldo Pinto Medeiros (Uê), Carlos Alberto da Costa (Robertinho do Adeus), Wanderlei Soares (Orelha) e Elpídio Rodrigues Sabino (Pidi). Para cada crime pegou 30 anos de cadeia.

Ao ser interrogado, Beira-Mar declarou inocência. “Eu cometi vários crimes. Nesse, eu sou inocente”, afirmou.

PREFEITA DE EQUADOR SE REÚNE COM BASE ALIADA DA CÂMARA DE VEREADORES

A prefeita de Equador, Noeide Sabino, se reuniu com a base aliada de vereadores na Câmara Municipal. A reunião foi realizada no gabinete da Prefeitura e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Cletson Rivaldo, vereadores Mariano Noberto, Rau Guedes, José Geraldo Júnior e José Dirceu.

11012970_817491895009068_2715604921668273923_n

Para Noeide Sabino, o alinhamento com os vereadores da base é muito importante, pois garante governabilidade e a execução dos projetos para o crescimento e desenvolvimento de Equador. “Quero estar sempre alinhando com nossos vereadores para que eles saibam quais são os nossos projetos, desafios e propostas de desenvolvimento para o município. É importante ouvir as demandas que eles trazem até nós, pois também são os representantes da população e vivenciam a cidade no seu dia a dia”, afirmou a prefeita.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...